Saiba como economizar com alimentação em San Pedro de Atacama no Chile. Os gastos com alimentação representam uma parte significativa dos custos de uma viagem para o Deserto do Atacama. Nesse post damos dicas de como economizar.
San Pedro de Atacama (SPA) é a cidade base para os passeios no Deserto do Atacama no Chile. Essa pequena cidade encravada no meio do deserto mais árido do mundo, fica isolada ao norte do Chile e ainda sofre com certa escassez de infraestrutura, como a ausência de grandes mercados, hospitais, pronto socorro e aeroporto.
Como em qualquer cidade com localização remota, é totalmente compreensivo que comer em San Pedro de Atacama custe caro. Pouca produtos podem ser produzidos no deserto e fazer com que os itens alimentícios cheguem lá é caro.
Somado a isso, o fato de ser uma cidade turística, que recebe viajantes do mundo todo, também ajuda para que os preços fiquem um pouco acima da média de outras cidades chilenas.
Como economizar com alimentação em SPA
No Chile as refeições são servidas de uma forma um pouco diferente do Brasil. Lá não existem restaurantes do tipo buffet ou self service onde você mesmo se serve de acordo. Mesmo que encontre um restaurante que tenha buffet, é um funcionário do local que irá servir seu prato.
A maioria absoluta dos restaurantes funcionam no sistema à la carte, oferecendo uma lista de pratos através do cardápio.
Os pratos estão divididos em entrada, prato principal e caso queira, a sobremesa (em espanhol: entrada, plato principal e postre).
Em San Pedro de Atacama uma refeição completa com entrada, prato principal e postre costuma custar bem caro. Nos restaurantes mais frequentados pelos turistas, prepare-se para gastar mais de R$100,00 por pessoa.
Mas mesmo em San Pedro de Atacama é possível economizar com alimentação e abaixo estão algumas dicas para isso.
1) Procurar restaurantes afastados do centro turístico
A melhor forma de economizar com alimentação em San Pedro de Atacama é procurar pelos restaurantes que ficam um pouco mais afastados da rua da cidade, a Caracoles. O fato é que os restaurantes localizados na Caracoles são restaurantes turísticos e consequentemente tem preços altos.
Mesmo no “centrinho turístico”, mas afastado 3 ou 4 quadras da rua principal (Caracoles), é possível encontrar restaurantes de boa qualidade com preços bem menores que os da Caracoles.
Se afastando um pouco mais do centro você vai encontrar os restaurantes onde os moradores locais comem e que praticam preços bem inferiores aos da região turística.
Leia as avaliações no Google Maps ou TripAdvisor antes de escolher onde vai se alimentar para evitar surpresas.
2) Pedir pelo Menu del Día
Existe uma opção “econômica”: o menú del día. Todos os restaurantes possuem essa opção, mesmo que não esteja no cardápio pergunte por ela. Nada mais é que o nosso prato do dia, ou seja, todos os dias alguns pratos são oferecidos com preços reduzidos, geralmente apenas no horário do almoço. É uma ótima dica para quem quer economizar com alimentação.
Pedir pelo Menu del Día, que consiste em uma entrada, geralmente sopa ou salada e prato principal com carne é custa cerca de 3.800 pesos nos restaurantes locais e entre 5 e 6.000 pesos nos restaurantes turísticos da região da Caracoles.
3) Aprecie as empanadas chilenas
As empanadas chilenas são deliciosas e grandes o suficiente para substituir uma refeição. São várias opções de recheio, mas não deixe de provar as de queijo.
Elas são vendidas por todos os lados, mas dê preferência pelos locais que as assam na hora, pois são muito mais saborosas quando acabam de sair do forno.
Custam em média 1.800 pesos e o combo empanada + bebida + gorjeta costuma custar menos de 3.500 pesos.
Você não vai encontrar nenhuma outra opção de refeições por menos de 3.500 pesos em San Pedro de Atacama.
4) Abuse dos restaurantes de comida peruana
SPA é uma ótima cidade para apreciar a deliciosa comida peruana. Isso porque há diversos restaurantes de comida peruana por lá e os preços costumam ser até inferiores aos de comida chilena.
Se você não sabe, a culinária peruana é uma das mais apreciadas do mundo, bem mais conceituada que a chilena.
5) Priorize o almoço ao jantar
Para o jantar os preços são sempre mais altos e dificilmente você encontrará a opção do menu del día.
Priorize comer fora no almoço e a para o jantar opte por fazer um lanche, comida de rua ou cozinhar suas própria refeição.
6) Prepare suas próprias refeições
Preparar suas próprias refeições é uma forma de economizar com alimentação em qualquer lugar e em San Pedro de Atacama não é diferente. Só não se esqueça de checar se sua hospedagem tem cozinha compartilhada antes de reserva-lá.
Se você pretende economizar preparando suas refeições em sua hospedagem, saiba que não há grandes mercados, muito menos supermercados em SPA. Os mini mercados ou mercearias tem preços mais altos do que os de outras cidades chilenas.
Para quem pretende cozinhar todos os dias é recomendável fazer uma compra em algum supermercado em Calama antes de seguir viagem para San Pedro.
7) Café da manhã e lanche da tarde inclusos nos passeios
Escolher uma opção de hospedagem que inclua café da manhã nem sempre é necessário em San Pedro de Atacama, já que a maioria dos passeios para o Deserto do Atacama saem antes do horário em que ele é servido pelos hotéis, pousadas e hostels.
Quase todas as agências oferecem o “desayuno” durante os passeios da manhã, assim como o lanche da tarde, em cenários hipnotizantes em pleno Deserto do Atacama.
Confirme com sua agência antes de fechar se o café da manhã e lanche da tarde estão inclusos nos passeios e assim economizará com essas refeições.
Nós temos duas indicações de agências de turismo no Deserto do Atacama.
A primeira indicação é a TourGo , agência BRASILEIRA de turismo receptivo especializada no atendimento de brasileiros. São brasileiros atendendo brasileiros. Você pode inclusive solicitar o contato de um consultor brasileiro para te ajudar a montar seu roteiro.
Acesse agora o site da TourGo e solicite um orçamento. Nossos leitores tem 10% de desconto.
E a Denomades.com, empresa chilena criada em 2013 e que é o principal site de reserva online de passeios e excursões na América do Sul, oferecendo mais de 450 atividades em 7 países.
Nós testamos e aprovamos as duas empresas. Tanto a TourGo quanto a Denomades.com são recomendada por nós e muitos outros blogs de viagem.
Elas tem preços competitivos para os passeios no Deserto do Atacama, sempre com tours em promoções e pacotes que se encaixam nos seus planos de viagem.
Dicas de restaurantes e lanchonetes com bom preços e qualidade
Abaixo algumas dicas de restaurantes e lanchonetes que tivemos a oportunidade de conhecer em San Pedro de Atacama.
Para o almoço
Deixamos a dica de um restaurante com comida de qualidade e bons preços, bem no centro de SPA.
Restaurante Los Gor 2
O Los Gor 2 fica na Tocopilla 372. O menu del día com couvert (aperitivo de pão bem gostoso e molho delicioso), entrada, prato principal, sobremesa e um chopp custou 5500 pesos.
Fica a 3 quadras da rua principal onde o menu do dia não sai por menos de 9 mil pesos.
Boa opção para quem quer economizar mas mesmo assim comer com qualidade. A comida foi tanta que sobrou. Duas pessoas que comem pouco conseguem dividir tranquilamente.
Restaurante Estrella Negra
E olha que incrível, essa outra dica fica na avenida principal, porém já um pouco afastado. O restaurante Estrella Negra, localizado na Caracoles, 362, é uma opção de comida barata no centro de SPA.
O menu do dia custou 6.500 pesos e a comida é simples mas saborosa. Eles funcionam no estilo bandejão, onde uma pessoa te serve a salada, pão, um tipo de carne e dois acompanhamentos, sobremesa e uma bebida (refrigerante ou água).
Pelos preços de San Pedro é uma boa opção. Eles também trabalham com opções a la carte, incluindo vegetarianas.
Para o jantar
Após um dia cansativo, nada melhor que uma refeição rápida e saborosa. Abaixo uma opção de lanchonete com preços razoáveis em San Pedro de Atacama.
Burger Garden Atacama
Bem próximo ao local onde as agências deixam os turistas na volta dos passeios, encontramos uma hamburgueria gourmet que vale a pena indicar. O nome é Burger Garden Atacama e fica na Calle Tocopilla 455-B.
Escolhi a opção com carne bovina 220g, queijo, cebola caramelizada e bacon, acompanhado de batata rústica. O combo é enorme e satisfez totalmente minha fome. Com o refrigerante saiu 6500 pesos.
O local é simples e as mesas são coletivas, nada que tenha atrapalhado desfrutar o lanche.
Não deixe de ler Deserto do Atacama – Tudo o que você precisa saber antes de viajar.
Leia também
Viagem para o Chile: o que fazer, pontos turísticos, roteiros, dicas para economizar
Roteiro de 5 dias em Santiago – Chile
Documentos necessários para entrar no Chile
Como escolher uma mochila de viagem
VIAJE POR CONTA PRÓPRIA E ECONOMIZE MUITO! Reserve hospedagem no Booking.com Seguro Viagem com desconto em Segurospromo Passeios em Santiago e no Atacama com TourGo Tours pela América do sul em Denomades.com Passagens de ônibus, trem e avião dentro da Europa em Omio Ingressos e passeios pelo mundo em GetYourGuide CHIP Internacional com 10% de desconto em Airalo |