fbpx

O que fazer em Fez no Marrocos

Saiba o que fazer em Fez no Marrocos. Atrações imperdíveis e dicas importantes para aproveitar melhor sua viagem.

Bab Bou Jeloud

Em uma análise geral, os marroquinos preferem deixar quase tudo escondido, já que para eles, a parte mais importante, é reconhecer os prazeres e belezas da vida aos poucos.

O mistério é uma marca desse país impressionante, e principalmente de Fez, presente na comida, nas casas, no jeito como eles interagem e até na forma que recebem os visitantes.

Medina de Fez no Marrocos

Fez no Marrocos

Fez é o coração cultural e religioso do Marrocos, a segunda maior cidade do país, com uma atmosfera bem diferente de outras cidades turísticas como Marrakech e Casablanca, por exemplo.

Enquanto Casablanca é uma cidade que se destaca pela importância na economia e Marrakech é a cidade mais turística e famosa do Marrocos, Fez acredita nela mesma como única e perseverante, preservando e revivendo a história e cultura da região, com investimentos em gastronomia, cultura, arquitetura e artesanato. A verdade é que Fez há pouco começou a se abrir para o turismo, e os turistas também a estão descobrindo pouco a pouco.

Medina de Fes no Marrocos
Medina de Fez

Fez foi fundada no século IX, mas seus anos mais prósperos foram entre o século XIII e o século XV, quando a maioria dos monumentos da cidade foi construído.

Dentre as grandes cidades do país, Fez é uma das cidades mais conservadoras, então encontrar bebida alcoólica por lá não é uma tarefa fácil, já que bebida alcoólica é proibida pela religião. Você poderá até encontrar vinhos tinto de Meknès ou cervejas de Casablanca, com bastante dificuldade, mas se desejar algo realmente forte, somente nos hotéis para estrangeiros. Além disso, é ilegal vender ou anunciar qualquer tipo de bebida alcoólica para muçulmanos.

O que fazer em Fez

Quando se pensa em Fez, surge a sua esplêndida Medina, que é algo comum em todas as cidades marroquinas, já que desenvolveram a cidade moderna sem destruir ou deixar de lado a sua cidade histórica e a maior parte das atrações turísticas estão dentro da Medina.

A seguir estão os principais pontos turísticos de Fez.

Fez El Bali (Medina)

Uma das Almedina/Medina mais antiga e famosa do Marrocos, tombada como Patrimônio Mundial, pela Unesco, onde você se insere em outro universo. A Medina de Fez é uma das maiores do Marrocos, possui mais de dez mil ruas, onde só é possível se locomover a pé ou em burrinhos.

Medina de Fez

Construída no período medieval, por volta do século IX, era considerada na época um dos principais centros comerciais do Marrocos, e até hoje é possível adquirir variados conteúdos em seu mercado aberto, como vestuários, calçados, comidas típicas, artesanatos, cosméticos e entre outras coisas.

Medina de Fes no Marrocos

Sua grande glória foi nos séculos XIII e XIV, quando se tornou a capital oficial do reino, por conta disso, possui monumentos grandiosos, que dão a Medina de Fez um ar medieval e majestoso. Mesmo que a capital política tenha sido transferida para Rebate, a Medina de Fez continua sendo o coração das pessoas a capital histórica e espiritual do Marrocos.

Universidade de al Quaraouiyine

Localizada no interior da Medina de Fez, está é a universidade mais antiga do mundo, que até hoje está ativa e possui a biblioteca mais antiga existente, com um acervo histórico de valor imensurável de mais de quatro mil livros e manuscritos árabes.

Universidade de al Quaraouiyine

A Universidade de al Quaraouiyine data do século IX, com sua construção no ano de 859, e após 1.163 anos, ainda está transmitindo o conhecimento que lhe foi confiado.

A Universidade não está aberta ao público, pois semelhante as Mesquitas do Marrocos, o acesso só é permitido aos muçulmanos, mas isso não impede de ir ao local, o seu exterior é belíssimo e vai render lindas fotos com a Medina como fundo.

Talaa Kebira e Talaa Seghira

As duas ruas mais famosas da Medina de Fez, que são o coração da região, Talaa Kebira e Talaa Seghira são pontos que não se pode deixar de visitar, pois lá você poderá ver como o mundo mudou no último milênio e como essa região parece ainda estar na época medieval, ou seja, você é inserido em uma aventura milenar, um local que parece estar lutando para manter suas raízes. É comum avistar artesãos, oficinas de ateliê e ferreiros forjando utensílios para a população local.

Talaa Sghira é maravilhosa para se hospedar ou degustar de uma excêntrica gastronomia local, e ainda mais, como ponto de partida para sua aventura dentro da famosa e majestosa Medina de Fez, além de possuir as melhores lojas e atrações da cidade. É nos arredores dessa rua que você irá encontrar a Universidade de al Quaraouiyine.

Talaa Kebira, por outro lado, é um imenso shopping, como uma galeria a céu aberto onde você poderá encontrar de tudo, realmente tudo, desde produtos nacionais a internacionais, mas sem perder o clima e a cultura milenar da região.

Madraça Attarine

A antiga escola Islâmica, datada do século XIV, até hoje está em funcionamento e é uma parada obrigatória a todos que passarem pela cidade de Fez. Está aberta ao público, mas somente em horários que não estejam ocorrendo aulas no local.

A escola encanta mesmo estando de longe, e ao se aproximar, é possível deslumbrar uma construção da Idade Média que é considerada um patrimônio histórico da cidade e uma obra prima marroquina e da decoração, pois seu interior é riquíssimo em detalhes, e em sua maioria, datados de mais de 500 anos.

Bab Bou Jeloud

Conhecida como Porta Azul de Fez, a Bab Bou Jeloud separa a Medina de Fez da parte moderna da cidade marroquina. Incrivelmente decorada com mosaicos e arabescos, que impressionam a todos que estão próximo a ela, além de ser avistada de longe por seu tamanho e charme.

Bab Bou Jeloud

É um ponto bastante conhecido por abrigar muitos turistas nos hotéis a sua volta, já que desse ponto você está no coração da cidade, entre a cidade de mais de mil anos (Medina) e a cidade da nova era, a cidade moderna, da antiga capital do Marrocos.

Da Porta Azul você chega a quase todos os lugares, é um ótimo ponto de hospedagem para quem deseja conhecer as belezas da Medina, mas sem deixar de lado ao bares e restaurantes da nova era.

Palácio das Sete Portas (Palais Royal Dar El Makhzen)

O Palácio real Dar El Makhzen é conhecido como o Palácio das Sete Portas por conter sete portas em bronze que simbolizam cada dia da semana.

Palácio das Sete Portas

A visitação ao interior do palácio não é permitida ao público, pois ainda é utilizado pela família real marroquina em suas visitas a cidade de Fez, mas o local poderá render muitas fotos maravilhosas para o álbum de viagem, já que a decoração do local é digna de realeza, com todas as sete portas conterem cerâmicas pintadas a mão, é uma verdadeira obra de arte.

Curtume Chouwara

Localizado no interior da Medina de Fez, está o Curtume Chouwara, conhecido mundialmente por tingir e tratar couro a, pelo menos, 800 anos.

curtume de Fez no Marrocos
Tannerie Chouwara, o famoso curtume de Fez no Marrocos

O local possui um cheiro fortíssimo, por isso ao chegar você recebe uma folha de hortelã, para cheirar, e dessa forma mascarar o cheiro, e ela lhe é dada pelos donos de lojas e hotéis ao redor do Curtume, esses mesmos donos que são responsáveis pelas peças tingidas.

Normalmente a visita se resume a subir ao alto de um dos prédios dos donos de couro, e no local você poderá tirar fotos e receberá uma explicação de como todo o processo é feito. São peles de vacas, carneiros e até de camelos.

Ao fim do tour você passará por uma lojinha do Curtume, caso não deseje nada, basta seguir com seu dia de passeio, mas a expectativa dos donos é bem grande, em que seja deixado alguns euros, adquirindo os produtos.

Museu do Batha

No antigo palácio real do século XIX, está instalado o Museu do Batha, nomeado assim por ser o mesmo nome dado ao palácio, mas também conhecido como Museu de Artes e Tradições Populares, já que apresenta ao público a forma de viver dos Sultões da época, além de todas as riquezas e privilégios aos quais a grande nobreza tinha acesso.

O Palácio Dar Batha foi inicialmente planejado para ser a residência de verão do Sultão Hassan I, ao fim do século XIX, mas que foi finalizado e apreciado somente por seu filho e sucessor Abdelaziz.

Pode-se admirar no local, além de toda a história e riquezas da época, os belos e sinuosos jardins que encantavam as esposas do Sultão. São de uma beleza única, planejados para tornar o local um verdadeiro lar de descanso veraneio e para impressionar a todos que ali se reunissem a grande família da época.

Túmulos Marinid

Como parte da história de Fez, a antiga necrópole da família real, que governou durante a Dinastia Marinid, é bastante conhecida por ser parte da cidade histórica, ou seja, a antiga cidade de Fez, datada do século XIII a XV, também conhecido como Túmulos Merenid.

Tombe dei Merenidi em Fez no Marrocos
Tombe dei Merenidi em Fez (Muito cuidado ao visitar)

Infelizmente pouco do local ainda está intacto, já que com o passar dos séculos o palácio ali próximo e a necrópole foram ruindo, mas ainda sim, é um excelente ponto histórico para se visitar.

Borj Nord

O Borj Nord ou como é conhecido na região, Museu das Armas, é um forte construído no século XVI ao norte de Fez, que hoje é um museu militar.

Borj Nord

O forte, além de conter uma apresentação histórica rica do poderio militar da época pode trazer ao visitante uma vista simplesmente única da cidade de Fez, já que é possível avistar do alto desse local uma imensa parte da Medina e da cidade moderna de Fez.

Ótimo passeio para quem deseja sair um pouco do interior da cidade e ir ao entorno ter uma vista panorâmica dessa grande cidade medieval.

Jardins de Jnan Sbil

O Jardim de Jnan Sbil foi construído dentro dos muros que ligavam, na época, Fes el-Jdid a Fes el-Bali, pelo Sultão Hassan I.

Jardins de Jnan Sbil

Na época, por volta do século XIX, o Jardim era de uso exclusivo das grandes casas e somente a elite tinha acesso a ele. O local possui um túnel subterrâneo que o liga ao palácio real, que na época era a residência do então Sultão.

O jardim foi considerado incrivelmente belo pelos nobres da época, por conta disso, o Sultão decidiu construir em seu interior seus palácios de verão, vizinhos ao palácio Dar al-Beida, que significa Palácio Branco ou Casa Branca.

Foram abertos ao público somente no século XX e estão no auge de sua gloria, tendo em vista que, o Rei Mohammed VI, atual rei do Marrocos, determinou a poucos anos a sua restauração.

Onde ficar em Fez

Quem escolhe se hospedar dentro das Medinas geralmente procura vivenciar de perto as tradições marroquinas, mas é preciso estar disposto a andar bastante, já que os carros não entram na Medina de Fez.

É preciso estar ciente que em algum momento vai se perder pelas ruelas e becos e vai ser um alvo fácil dos aproveitadores, que nem sempre os cheiros e sons serão os mais agradáveis, que pode ser perigoso caminhar por lá a partir de certa hora da noite, que supermercados, bancos e tudo que remete ao mundo ocidental fica do lado de fora das Medinas, além de um respeito maior aos costumes, tradições e regras do islamismo no interior das muralhas.

Medina de Fez no Marrocos
Riad na Medina de Fez

Já no centro e bairros adjacentes localizados fora das Medinas estão o hotéis de redes internacionais, restaurantes de comida fast-food, shoppings centers, locadoras de veículos, além do fácil acesso ao transporte público, táxis, estações rodoviárias e de trens, bancos e outras facilidades.

Fes Centre Ville
Centro de Fez.

Me hospedei na Medina de Fez por 3 noites pois queria viver a experiência, mas sinceramente não faria essa escolha novamente e não recomendo a nenhum viajante, exceto para viajantes experientes ou se você tiver condições de optar por um Riad tradicional e localizado nas proximidades da Bab Bou Jeloud (Porta Azul).

Caso contrário, opte por se hospedar em hotéis das redes internacionais localizados no centro moderno de Fez.

SEGURO VIAGEM PARA O MARROCOS

Não viaje para o Marrocos sem seguro viagem. A saúde pública por lá é gratuita apenas para marroquinos pobres, devendo o restante da população pagar por qualquer atendimento, assim como os turistas. 

A maioria dos médicos por lá só falam francês ou árabe, mas há clínicas particulares que se especializam no atendimento estrangeiro. Contratar um seguro viagem com boa cobertura é essencial para garantir sua tranquilidade durante a viagem.

Nós sempre contratamos através da SegurosPromo, um site que compara preços em diversas seguradoras, apresentando diversas opções para que o viajante escolha a que melhor se encaixe no seu perfil.

SEGURO VIAGEM COM DESCONTO É NA SEGUROS PROMO!
15% OFF em todos os planos de seguro viagem e + 5% OFF no pagamento via PIX ou boleto.
Não dê bobeira, há opções por menos de R$10,00 por dia.
FAÇA UMA COTAÇÃO AGORA!


Leia também

Marrocos: o que você precisa saber antes de viajar

Como visitar o Deserto do Saara no Marrocos

O que fazer em Marrakech no Marrocos

O que fazer em Casablanca no Marrocos

O que fazer em Meknès

O que fazer em Rabat no Marrocos

Ramadan no Marrocos: o que é, quando acontece, como turistas devem se comportar

VIAJE POR CONTA PRÓPRIA E ECONOMIZE MUITO!
Reserve hospedagem no Booking.com
Seguro Viagem com desconto em Segurospromo
Passeios em Santiago e no Atacama com TourGo
Tours pela América do sul em Denomades.com
Passagens de ônibus, trem e avião dentro da Europa em Omio
Ingressos e passeios pelo mundo em GetYourGuide
CHIP Internacional com 10% de desconto em Airalo

Deixe um comentário