Nesse post tiramos todas as dúvidas sobre os documentos necessários para entrar no Chile. Saiba quais são e não tenha contratempos.
*Atualizado em abril de 2024
Por ser um país associado ao Mercosul, o Chile está sujeito as regras do bloco que visam facilitar o trânsito de cidadãos e aprofundar a integração regional, simplificando muito a entrada de brasileiros no país.
O Chile é um dos principais destinos dos brasileiros que viajam para o exterior. O crescimento do interesse dos brasileiros pelo nosso vizinho sul americano aconteceu por diversos fatores, entre eles a segurança e hospitalidade do país e a possibilidade de ver neve.
Recentemente eles foram premiados com o chamado ‘Oscar’ do turismo de aventura, o que demonstra que o Chile tem muito potencial turístico e que o número de visitantes estrangeiros deve continuar crescendo.
O interesse é tanto, que os posts sobre o Chile estão entre os mais acessados aqui do blog. Muita gente nos escreve com dúvidas em relação a documentação necessário para visitar o país e por isso resolvemos escrever esse post para esclarecer qualquer dúvida.
Documentos para entrar no Chile
Apesar de ser uma viagem internacional, brasileiros não precisam apresentar passaporte ou obter visto prévio para entrar no Chile.
A única documentação exigida é a carteira de identidade RG, sendo imprescindível que o RG seja a identidade civil, não sendo aceitos documentos funcionais ou Carteira de Habilitação (CNH). Além disso, é crucial verificar a validade do RG, que não pode ultrapassar 10 anos.
Obviamente, quem tem passaporte pode utilizá-lo para entrar no Chile, desde que esteja dentro da validade durante toda a estádia.
1) RG ou Passaporte
Para viajar para o Chile precisa de passaporte?
Não. Desde junho de 2008, os turistas dos países que compõem o Mercado Comum do Sul, o Mercosul, podem apresentar apenas a cédula de identidade (RG) nas viagens realizadas dentro do bloco.
Como o Chile é um país associado ao Mercosul não é preciso levar passaporte nem pedir visto de entrada para viajar para lá como turista.
Para que o documento de identidade seja aceito, ele deve ter fotografia atual. Recomenda-se que tenha no máximo 10 anos de emissão, porém se o documento tiver sido emitido há mais tempo e ainda for possível identificar seu portador pela foto, ele provavelmente será aceito.
Retirado do site do Itamaraty, na seção destino Chile:
“Devido à existência de acordo do MERCOSUL sobre documentos de viagem, cidadãos brasileiros podem ingressar no Chile portando documento de identidade civil, sem necessidade de passaporte. A exigência de RG emitido há menos de dez anos não consta do Acordo do MERCOSUL sobre documentos de viagem. Nos termos do Acordo, o RG brasileiro expedido pelas instituições competentes não tem prazo de validade e é documento hábil para entrada em países-parte do acordo. É necessário, no entanto, que o RG esteja 1) em bom estado de conservação e 2) com foto que permita identificar claramente o titular.
Ainda nos termos do Acordo do MERCOSUL sobre documentos de viagem, se houver alguma dúvida sobre a identificação do portador (RG com foto antiga), o agente da imigração poderá solicitar outro documento com foto para esclarecer a identidade (art. 1º – “Caso a fotografia gere dúvidas sobre a identidade do portador do documento, poderá ser solicitado outro documento efetivo para sanar tal circunstância.”) É possível, caso o RG esteja com foto desatualizada mas em bom estado de conservação, argumentar que o procedimento previsto no Acordo do MERCOSUL sobre Documentos de Viagem autoriza o esclarecimento da identidade do viajante com base em outro documento com foto. Mas tal possibilidade será aplicada ou não a critério do agente migratório. Assim sendo, caso o RG conte com foto muito desatualizada, recomenda-se que cidadãos brasileiros solicitem novo documento de viagem (RG ou passaporte) a fim de evitar dissabores.”
E segundo o site do Mercosul:
“O prazo de validade dos documentos do Anexo será o estabelecido nos mesmos pelo Estado emissor. No caso de não possuir data de vencimento, entender-se-á que os documentos mantém sua vigência por prazo indeterminado. Caso a fotografia gere dúvidas sobre a identidade do portador do documento, as autoridades poderão solicitar outro documento.
Além de passaportes, são documentos válidos para brasileiros e estrangeiros residentes no Brasil, conforme o caso, o Registro de Identidade Civil, as Cédulas de Identidade expedidas por cada Unidade da Federação com validade nacional ou as Cédulas de Identidade de Estrangeiro expedidas pela Polícia Federal.”
Atenção: não são aceitos documentos como CNH, Carteira Funcional, Carteira de Militar, Carteira de Trabalho, OAB, CREA, etc. Os únicos documentos aceitos pela imigração são o Passaporte ou a Carteira de Identidade (RG) emitida pelas Secretárias de Segurança Pública.
Obviamente, quem tem passaporte pode utilizá-lo para entrar no Chile, desde que esteja dentro da validade durante toda a estádia.
2) Precisa de Visto para o Chile?
Brasileiros não precisam de visto para entrar no Chile. O período máximo de permanência é de 90 dias.
Para estadias superiores a esse período, é necessária a solicitação do Visto de Estudante ou de Trabalho, conforme a situação. O blog O Melhor Mês do Ano tem um post super completo explicando Como conseguir visto de trabalho no Chile.
3) Precisa de Certificado Internacional de Vacinação?
O Chile não exige a apresentação do Certificado Internacional de Vacinação de turistas brasileiros. Tampouco é obrigatória qualquer tipo de vacina. Caso você tenha dúvidas, pode confirmar essa informação no site da Anvisa.
Atenção: se o seu voo fará conexão em algum país que exija o Certificado Internacional de Vacinação, como o Paraguai e a Bolívia, você precisa portar o documento. Caso seu voo seja direto do Brasil para o Chile ou faça conexão na Argentina ou Uruguai, o certificado não é necessário.
4) Outros documentos
É sempre bom, em viagens para o exterior, independente do país visitado, ter em mãos na hora da imigração documentos que comprovem o objetivo da viagem. Sempre há chances dos agentes de imigração solicitarem documentos como passagem de volta, comprovante de reserva de hospedagem e prova de meios de solvência econômica para se manter no país.
Agência de turismo em Santiago
Nossa indicação de agência de turismo em Santiago é a TourGo. Essa é uma agência BRASILEIRA de turismo receptivo voltada ao atendimento de brasileiros. São brasileiros atendendo brasileiros.
Você pode inclusive solicitar o contato de um consultor brasileiro para te ajudar a montar seu roteiro.
Acesse agora o site da TourGo e solicite um orçamento. Nossos leitores tem 10% de desconto.
SEGURO VIAGEM PARA O CHILE
No Chile não existe atendimento médico gratuito. Em caso de necessidade, é necessário pagar, mesmo em hospitais públicos. E se o turista ficar doente no Chile? Vai a um pronto-socorro e paga integralmente pelo atendimento, insumos utilizados e medicamentos administrados.
A melhor forma de se precaver e viajar com segurança é contratar um seguro viagem internacional. Nós utilizamos a SegurosPromo em nossas últimas viagens e recomendamos! Com um seguro viagem você terá, dentre outras coberturas, o atendimento médico pago pela seguradora ou o reembolso das despesas, incluindo assistência odontológica e farmacêutica (verifique condições da apólice).
SEGURO VIAGEM COM DESCONTO É NA SEGUROS PROMO!
15% OFF em todos os planos de seguro viagem e + 5% OFF no pagamento via PIX ou boleto.
Não dê bobeira, há opções por menos de R$10,00 por dia.
FAÇA UMA COTAÇÃO AGORA!
Leia também
Viagem para o Chile: o que fazer, pontos turísticos, roteiros, dicas para economizar
Santiago do Chile: roteiros, o que fazer, onde ficar e como economizar
Deserto do Atacama – Tudo o que você precisa saber antes de viajar
VIAJE POR CONTA PRÓPRIA E ECONOMIZE MUITO! Reserve hospedagem no Booking.com Seguro Viagem com desconto em Segurospromo Passeios em Santiago e no Atacama com TourGo Tours pela América do sul em Denomades.com Passagens de ônibus, trem e avião dentro da Europa em Omio Ingressos e passeios pelo mundo em GetYourGuide CHIP Internacional com 10% de desconto em Airalo |
Bem esclarecedor o post.
Sobre a CNH, vocês dizem que não é aceito como documento de identificação.
Mas e para os brasileiros que querem dirigir no Chile, eles não aceitam a CNH? Precisa de algum outro documento?
Para dirigir como turista vale sim.
Esclarecendo, a CNH não é aceita na imigração como documento para entrar no país, mas deve ser portada ao dirigir por lá, junto do documento usado na imigração, ao entrar no país, seja ele passaporte ou identidade, para comprovar que está no país como turista.
Isso porque brasileiros que residam por lá devem regularizar a CNH junto aos órgãos locais, assim como estrangeiros que venham a residir no Brasil.
Boa viagem! Depois volta para contar como foi dirigir por lá. Abraço!
Passagem comprada ida e volta, passar uns sete dias, mil reais da?
Já tem hospedagem paga também? Caso contrário vai ser bem difícil. Vai ter que economizar ao extremo. Depois nos conte como foi. Boa viagem!
Oi..com o rne posso viajar pro chile??
Segundo informações do site do Itamaraty: “Estrangeiros residentes permanentes no Brasil têm seu ingresso permitido mediante a apresentação do passaporte. O RNE não constitui documento de viagem, nem mesmo para o ingresso em cidades que fazem fronteira com o Brasil.” Fonte: http://www.portalconsular.itamaraty.gov.br/seu-destino/chile#entrada
Olá, tirei meu passaporte a um mês atrás, pretendo solicitar o “visto residência Mercosul”, é necessário validade mínima pro visto?
Mesmo com a nova lei ainda é possível fazer a solicitação estando no Chile? Obrigado
Olá Otávio,
nós só temos informações a respeito da entrada no Chile como turista.
Desculpa não poder ajudar.
O RG também é aceito para voos domésticos em Cias Aéreas chilenas, dentro do Chile?
Sim. O RG é aceito como documento de identificação também nos voos internos dentro do Chile.
Muito obrigado. Valeu mesmo. Excelente Blog.
Olá. Estou pretendendo ir a Santiago, vou me hospedar casa de amigo. Nesse casso o que necessito pra apresentar na imigração, se pedirem comprovação de hospedagem?
Olá Izabel!
Por precaução você pode apresentar uma carta convite escrita por ele. Mas é quase certo que só será preciso o endereço dele, já que a imigração não costuma ser rígida com brasileiros.
Boa viagem!
boa tarde ,quero viajar com minha filha e filho somente. Consigo aproveitar piscina no hotel e neve tambem? qual melhor periodo
Olá Jean!
Se você está falando da nossa indicação de apartamento em Providência, a piscina fica fechada no inverno, quando tem neve na cordilheira em Santiago.
Boa viagem!
Comprei a passagem aérea e perdi meu RG que foi feio em SP, como moro em SC fiz outro RG e consequentemente mudou o número do RG. Terei algum problema ao tentar ingressar no Chile?
Não. Nenhum problema. De toda forma o ideal é entrar em contato com a companhia aérea para que eles alterem o número do RG no sistema.
Boa viagem!
Sou italiano e residente no Brasil a 30 anos, possuo passaporte e RG de estrangeiro permanente, emitida pela policia FEDERAL BRASILEIRA, para poder viajar para o chile, preciso apresentar o passaporte? Com relação a ficar de quarentena por 5 dias no chile , esta restrição ainda é valida?
Quanto custa o seguro medico obrigatório e onde poderia estar adquirindo ?
grato