O vulcão Osorno é um vulcão ativo, localizado no sul do Chile, que pode ser visto desde Puerto Varas, Puerto Montt, Frutillar. É um dos símbolos da região dos Lagos e é considerado um dos vulcões mais bonitos do mundo. É possível chegar ao alto do vulcão de carro ou van. O Mochilão Barato já esteve lá duas vezes e nesse post contamos como foram nossas experiências.
O Vulcão Osorno
Ao lado de belo Lago Llanquihue, com 2.652 metros, o imponente vulcão Osorno domina a paisagem da região. Em dias de céu claro ele está visível de qualquer ponto das cidades ao seu redor. Com seu formato cônico perfeito decorado pela neve eterna em seu cume, é considerado um dos vulcões mais belos do planeta.
As 40 crateras agrupados em torno da sua base eclodiram onze vezes entre o século XVIII e XIX. O cientista Charles Darwin testemunhou a erupção de 1835 e a última aconteceu em 1869.
No inverno ele abriga uma estação de esqui. Mas durante todo o ano é possível visitar o vulcão. No Centro de Apoio, que fica a 1240 metros de altitude, está a estação base do teleférico, que funciona durante todo o ano e proporciona lindas vistas. Conta ainda com estacionamento, lanchonete e cafeteria, restaurante, banheiros e infraestrutura completa para o atendimento ao turista.
A partir da estação Base pode-se subir de teleférico mais dois estágios. Para alcançar o primeiro estágio a 1.450 metros de altitude, são 12 minutos de viagem. É possível ver a cratera secundária Roja e contemplar uma maravilhosa vista do lago Llinquehue e do vulcão Calbuco. Já no segundo estágio, a 1.700 metros, é possível realizar um trekking guiado até o glaciar ou descer de tirolesa até a estação Base.
É possível chegar ao Centro de Apoio do vulcão Osorno de carro próprio ou alugado. Entretanto a forma mais fácil e segura de chegar lá é através de um tour organizado por alguma das empresas de turismo de Puerto Varas. Isso porque pode haver neve e gelo na estrada, que apesar de ser asfaltada, é muito íngreme e possuí muitas curvas.
Está gostando desse post? Que tal curtir nossa página no Facebook?
Nós escolhemos a Patagônia Austral, uma das maiores e mais confiáveis empresas de turismo de Puerto Varas e que tem possui Certificado de Excelência concedido pela TripAdvisor. A Patagônia Austral oferece várias opções de passeios para o Vulcão Osorno. Nós fizemos o que combina a visita aos Saltos del Petrohué com o vulcão Osorno. O preço por pessoa era de 25.000 pesos e a duração de 9 horas.
No trajeto o guia explicou sobre os lagos e os outros vulcões da região. Há paradas para ver os buracos abertos no solo pelos gases expelidos e pela larva durante as erupções. Há vários mirantes para apreciar a paisagem da região.
Por fim chega-se ao centro de esqui, onde há um restaurante e você pode aproveitar para tomar um chocolate quente e comer uma deliciosa torta após se aventurar pelo gelado vulcão Osorno.
Mais informações
Quando ir: para contemplação é necessário subir ao vulcão em dias de tempo aberto.
Quanto custa: Quem vai por conta própria não paga entrada nem estacionamento. Para usar o teleférico a tarifa é de 12.000 pesos.
Atividades de inverno: Para saber mais sobre as atividades de inverno acesse o site oficial da estação de esqui.
Leia também
Viagem para o Chile: o que fazer, pontos turísticos, roteiros, dicas para economizar
Puerto Varas e Frutillar – Patagônia Chilena
Valdívia! Uma cidade a ser incluída em seu roteiro pelo Chile!
Valparaíso e Viña del Mar por conta própria
Cajón del Maipo e Embalse el Yeso
Não esqueça do Seguro Viagem!
No Chile não existe atendimento médico gratuito. Se você ficar doente ou sofrer um acidente a conta do hospital pode ficar muito cara. Mesmo em hospitais públicos todo o atendimento é pago. Contrate um seguro viagem e viaje com tranquilidade. A Segurospromo vende planos por menos de R$10 por dia. Saiba mais em Seguro Viagem Internacional com desconto.
VIAJE POR CONTA PRÓPRIA E ECONOMIZE MUITO! Reserve hospedagem no Booking.com Seguro Viagem com desconto em Segurospromo Passeios em Santiago e no Atacama com TourGo Tours pela América do sul em Denomades.com Passagens de ônibus, trem e avião dentro da Europa em Omio Ingressos e passeios pelo mundo em GetYourGuide CHIP Internacional com 10% de desconto em Airalo |
Muito lindo o post, deu vontade de conhecer.
Obrigado! Você vai gostar!
Muito bonito! Essa foto dele coberto de neve está demais. Vc disse que era possível ir com de carro, sabe quanto paga para entrar?
Se quiser ir de carro apenas para curtir o visual não paga nada. Agora se quiser utilizar os teleféricos ou esquiar terá que pagar as taxas da estação de esqui.
Esse lugar é sensacional! Parabéns pelo post e pelas belas fotos! Qual a melhor época para visitar?
Para contemplação no verão, para esquiar apenas no inverno.
Que vista incrível! Os vulcões do Chile me impressionaram, mas não tive oportunidade ainda de conhecer esse. E amo neve! Então adorei a dica 😀
Você vai amar!
Lindo!!!
Que sorte vc deu para conseguir um dia assim. Eu tbm fui duas vezes para essa região e uma delas estava bem nublado. Na outra, eu nem consegui ver o vulcão. =/
Preciso voltar pela terceira vez!
Adorei o post!!! Que paisagens lindas!!!
Que lugar lindo. E o passeio de teleférico parece ser o máximo!
Adoro vulcões e este realmente é muito bonito! Legal poder aproveitar a região tanto na temporada de neve, quanto fora dela. Ótima dica!
Um dos lugares mais lindos do Chile, esse vulcão é magnífico!
Há 2 lugares que ainda não fomos mas que sempre estiveram em nossa lista de destinos, mas que por motivos variados ainda não conseguimos ir: Gramado e o Chile. Posts assim me deixam com mais vontade ainda de conhecer o país e a ordem na wish list de destinos muda mais uma vez….
Vocês vão adorar! Tenho certeza!
realmente o chile é um pais de muitos contrastes né! quero muito visitar o sul e toda essa regiao, mas de preferencia no verao ahueahe
Muito legal, parabéns pelo blog. Estou com a passagem comprada para visitar o Chile em janeiro, será que é possível ver neve nesta época? Nós vulcões.
Olá Eduardo! Com sorte verá no topo do Vulcão Villarica em Pucón ou Osorno. Certeza mesmo somente na Patagônia. Boa sorte! Abraço!
Mochilão barato, parabéns pelo post e pelo blog. Um esclarecimento: no verão,o cume do vulcão osorno possui neve ?
Olá Luis!
Sim, porém para chegar ao cume você precisa contratar um tour de trekking até lá. Procure saber com o pessoal da agência Patagônia Austral. Te esperamos aqui de novo para contar como foi. Abraço!
Grato pelo retorno. Aproveito para lhe pedir uma sugestão: qual é uma boa opção para banho em praia de lago, no sul do Chile ?
Em Puerto Varas há várias praias de lago, pertinho do hostel que eu fiquei havia uma. Em Pucón também há muitas e uma bem no centro da cidade. Você também pode aproveitar as termas. Uma ótima viagem! Qualquer dúvida estamos a disposição.
Olá,
Você sabe outra maneira de chegar a base do vulcão, sem ser de carro alugado ou com empresa de turismo? Se há vans por exemplo. Abraço
Olá!
As vans são de empresas de turismo. Mas na alta temporada acredito que existam empresas que fazem apenas o transporte, sem tour. É isso que você quer?
Você também pode chegar de táxi, bicicleta e até mesmo caminhando (haja preparo físico!).
Depois conta como você chegou lá! Abraço e boa viagem!
Olá! Vocês sabem se há transporte público de Puerto Varas ou Puerto Montt até a base do Vulcão Osorno? Agradeço!
Olá Camila!
Quando estivemos por lá não havia transporte público, ao menos não vimos. Mas várias agências fazem passeios para lá, acredito que na temporada de neve eles façam esse tipo de transfer também. O ideal é confirmar com alguma agência que opera na região. Um abraço!
Olás, sabem se é possivel subir a pé direto da estação base? Quantos KM seriam?
Tinham vários ciclistas fazendo o percurso, mas com certeza também dá para ir a pé. É uma estrada, bem tranquilo. Só não sei dizer quantos quilômetros. Boa aventura!
Boa noite, tenho uma filha de 5 anos, tem restrição para usar o teleférico? Quanto tempo é de teleférico até o vulcão? Para ir de carro, conseguimos ir até a base dele? Vamos no verão. Obrigada e lindas fotos.
Olá Watuzy!
Na verdade você vai chegar a base do vulcão, onde está o restaurante e a estação de esqui de carro. De lá que parte o teleférico. Vale lembrar que nem sempre o teleférico funciona, dependendo das condições climáticas. Melhor confirmar no site do Vulcão.
Ótima viagem para vocês e voltem para contar como foi.
Abraço!
Obrigada! Volto sim!
Você fez o trekking ate o cume do vulcão?
Infelizmente não, mas temos muita vontade.
Se você fizer, volta aqui e conta como foi? Obrigado!