Vai viajar para o Chile e não sabe qual moeda levar? Reais, dólares, euros ou pesos chilenos? Essa é uma pergunta recorrente nos e-mails e mensagens enviadas pelos nossos leitores que não sabem que moeda levar para o Chile. Por isso preparamos esse post para esclarecer essa dúvida.
Atualizado em 06/05/2019
Moeda do Chile
A moeda corrente no Chile é o peso chileno. Em nossa última viagem para lá, em dezembro de 2018, 1 real valia em torno de 180 pesos chilenos. Já em outra viagem, em janeiro de 2017, 1 real valia 194 pesos. A melhor cotação sempre é encontrada em Santiago, sendo inferior no interior do país.
Vale a pena levar reais para o Chile?
A resposta é sim! Se você preferir comprar pesos chilenos em uma casa de câmbio aqui no Brasil, é quase certo que não vai conseguir uma taxa de câmbio igual a praticada em Santiago. Mas perceba, quando dizemos Santiago é porque essa lógica só é válida para a capital chilena, já que nas casas de câmbio do interior do país o real não tem o mesmo valor das casas de câmbio em Santiago.
Resumindo, nós recomendamos que o leitor leve reais para o Chile para fazer câmbio por pesos chilenos chegando em Santiago, onde vai encontrar as melhores cotações.
Vale a pena levar dólar, euros ou libras para o Chile?
Quem compra moeda estrangeira no Brasil precisa pagar o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) de 1,1% para papel moeda e 6,38% para cartão de débito pré-pago e cheques de viagem 6,3%. Dessa forma, se você comprar dólares, euro, libras ou qualquer outra moeda estrangeira para levar ao Chile e trocar por pesos chilenos ao pagar o IOF acaba perdendo um pouco do seu dinheiro, sem contar as taxas que algumas casas de câmbio e bancos costumam cobrar. Já no Chile não se paga taxa para conversão.
Caso você tenha já dólares, euros ou libras, vale a pena levá-los para o Chile, porém quem não tem, vale mais a pena levar reais e trocar por pesos em Santiago.
Dólares para pagamento de hospedagem
No Chile há um imposto sobre hospedagem de 19%, mas os estrangeiros que pagam em dólares ou no cartão de crédito estão isentos dessa taxa. Para quem vai pagar hospedagem no Chile em dinheiro é mais interessante comprar dólares no Brasil na quantidade suficiente para pagar essas despesas e deixar de pagar o imposto chileno de 19%.
Leia também Como acompanhar a cotação do dólar hoje: comercial e turismo.
Câmbio no aeroporto de Santiago
Como na maioria das cidades, a cotação das casas de câmbio do aeroporto de Santiago não são boas. Se você precisar de dinheiro para pagar o táxi, transfer ou transporte público tente trocar o mínimo possível. Lembre-se que você pode pagar o táxi ou transfer com o cartão de crédito e quem preferir utilizar o transporte público pode trocar alguns poucos reais por pesos para pagar pelas passagens.
No aeroporto as casas de câmbio funcionam 24 horas. Já no centro de Santiago, Providência e Bela Vista elas funcionam no horário comercial. As que ficam nos shoppings seguem o horário de funcionamento deles.
Câmbio no Centro de Santiago
As melhores cotações estão nas casas de câmbio da calle Agustinas entre o Paseo Ahumada e calle Banderas, no centro de Santiago. Nos bairros de Providencia e Bela Vista também há casas de câmbio com boa cotação para o real.
Conclusão
Entendemos que a melhor opção é levar reais para serem trocados por pesos chilenos em Santiago, para os gastos gerais da viagem e levar dólares no valor suficiente para pagar por sua hospedagem.
Quem não tem segurança de viajar com dinheiro vivo pode adquirir um cartão pré-pago internacional nas casas de câmbio ou bancos brasileiros e carregá-lo com dólares ou pesos chilenos. Apesar do valor mais alto do IOF e das taxas pagas a cada saque, você terá a segurança de ter o cartão reposto em caso de perda, furto ou roubo, onde estiver e em um prazo bem curto.
Se você preferir pagar suas despesas no Chile com o o cartão de crédito não se esqueça de pedir o desbloqueio junto a operadora. Você pagará IOF de 6,38% e ainda ficará sujeito a variação da cotação da moeda estrangeira até o fechamento da fatura.
Não compre pesos no Brasil, você pode ter perdas de até 20% em relação as trocas realizadas em Santiago. Até mesmo a cotação das casas de câmbio do aeroporto de Santiago são melhores que as praticadas no Brasil.
Agência de turismo em Santiago
Nossa indicação de agência de turismo em Santiago é a TourGo. Essa é uma agência BRASILEIRA de turismo receptivo voltada ao atendimento de brasileiros. São brasileiros atendendo brasileiros.
Você pode inclusive solicitar o contato de um consultor brasileiro para te ajudar a montar seu roteiro.
Acesse agora o site da TourGo e solicite um orçamento. Nossos leitores tem 10% de desconto.
SEGURO VIAGEM PARA O CHILE
No Chile não existe atendimento médico gratuito. Se você ficar doente por lá vai ter que pagar por atendimento médico, mesmo que seja em um hospital público.
A melhor forma de se precaver e poder viajar em segurança e ter a certeza que caso fique doente receberá um ótimo atendimento médico é contratar um seguro de viagem internacional.
Nós utilizamos a Segurospromo para contratar seguro viagem em nossas últimas viagens e recomendamos. Nesse site você encontra a comparação dos preços em diversas seguradoras, com várias opções de seguro para que você escolha o que melhor se encaixa no seu perfil e orçamento. A Segurospromo trabalha com preços promocionais, abaixo do que é cobrado contratando diretamente com as seguradoras.
SEGURO VIAGEM COM DESCONTO É NA SEGUROS PROMO!
15% OFF em todos os planos de seguro viagem e + 5% OFF no pagamento via PIX ou boleto.
Não dê bobeira, há opções por menos de R$10,00 por dia.
FAÇA UMA COTAÇÃO AGORA!
Saiba mais no post Seguro Viagem Internacional com desconto.
Leia também
Santiago do Chile: roteiros, o que fazer, onde ficar e como economizar
Viagem para o Chile: o que fazer, pontos turísticos, roteiros, dicas para economizar
Onde ficar em Santiago: melhores bairros, dicas de hotel, hostel e apartamento
Cajón del Maipo e Embalse el Yeso
Valle Nevado e Farellones: dia de neve em Santiago
Portillo: estação de esqui no Chile
Documentos necessários para entrar no Chile
Tudo o que você precisa saber antes de viajar para o Deserto do Atacama
VIAJE POR CONTA PRÓPRIA E ECONOMIZE MUITO! Reserve hospedagem no Booking.com Seguro Viagem com desconto em Segurospromo Passeios em Santiago e no Atacama com TourGo Tours pela América do sul em Denomades.com Passagens de ônibus, trem e avião dentro da Europa em Omio Ingressos e passeios pelo mundo em GetYourGuide CHIP Internacional com 10% de desconto em Airalo |
Em Santiago anda valendo super a pena levar real! 🙂 O complicado é mais pras ‘pontas’ mesmo, na Patagônia em San Pedro, por exemplo, o real perde muito valor!
OLa.
Adorei suuuper as dicas e o post está completinho e bem explicado.
Valeu por compartilhar.
abraços
Thais
Dicas anotadas! O Chile é um dos países que estamos mais de olho ultimamente! 😉
Vou anotar bem as dicas, porque saindo da Europa só tenho chances mesmo de levar euros.
Olha, que interessante, viu!? Adorei as dicas de levar real e adorei ainda mais saber que nossa moeda deu uma valorizada. Quem sabe a ideia de conhecer o Chile não sai do papel agora?!
Obrigada por compartilhar
Beijos
Tenho certeza que você vai adorar o Chile.
Muito joia esse post, pois essa é uma dúvida bastante recorrente. Obrigada por compartilhar conosco. Abraços
otimas explicacoes! eu levei tudo em peso pois fomos direto pra atacama e descobrimos q la a cotacao eh peeessima! se fosse pra santiago seria de buenas!
Sou marinheira de primeira viagem kkk estamos planejando uma viagem de carro para julho de 2018, eu, marido e uma filha de 10 anos. Se puderem dar sugestões sobre melhor destino Vila La Angostura na Argentina ou Santiago. Dicas de como viajar gastando pouco, obrigada.
Olá Néia!
Que legal saber da viagem de vocês.
Ainda não conhecemos vila La Angostura, então não podemos opinar.
Dicas de como viajar gastando pouco você encontra aqui no blog!
Um abraço e boa viagem!
Vi que seu post foi em abril desse ano!! Será que ainda esta valendo? Estou indo agora em setembro e estou muito na dúvida qual moeda levo!! Estou indo com hotel e translados aeroporto/hotel incluso e alguns passeios. O dinheiro seria mais para alimentação e compras. Obrigada
Ainda está valendo Lilian!
Pode seguir as dicas desse post sim!
Boa viagem!
Dicas muito boas! Muito obrigado!!! Se você puder me ajudar, eu agradeço. Estamos indo para Santiago agora em Setembro. Estou pretendendo comprar um Iphone, você acha que compensa comprar no aeroporto? Saindo ou entrando na volta no Brasil? Entrando ou saindo do Chile? Ou ainda, melhor comprar em alguma loja em Santiago? Mesmo que não puder responder, de qualquer maneira já agradeço pelas outras dicas, ajudam muito!
Olá Raphael!
Muito obrigado pelos elogios.
Quanto a informação de preço de Smartphone vamos ficar devendo, não temos conhecimento.
Abraço e boa viagem!
Vou em Março e gostaria de saber os locais mais baratos para alimentação e compras.
Olá Sônia!
Nesse post tem algumas dessas dicas. Abraço!
https://mochilaobarato.com.br/roteiro-de-12-dias-de-viagem-para-o-chile/
Pela sua experiência, sem hospedagem/café da manhã e passagens, qual o valor mínimo para passar oito dias em Santiago? Considere que vou me hospedar no centro.
olá, vou para santiago em setembro, tenho dolar e reais, devo levar as duas moedas, ou trocar tudo por reais?
Olá Juressi!
Pode levar os dólares sim. O que não vale a pena é comprar dólares no Brasil para levar para Santiago. Porém, quem já tem dólares, euros, libras ou qualquer outra moeda estrangeira forte, pode levar sem problemas.
Boa viagem!
Amei o post,vou de cara e coragem conhecer o Chile ,já que nunca sair do brasil.
Temos certeza que vai adorar! Boa viagem!
Ótimo Post! Muito explicativo, parabéns! Adoro seu blog.
Muito obrigada!! Tão bom encontrar um lugar onde achei todas as informações que buscava 🙂
Qualquer dúvida estamos a disposição!
Olá, muito obrigada pelas dicas.
Eu irei para o Chile em setembro, mas provavelmente irei parar em Santiago apenas no aeroporto e depois ir direto para o Atacama ficar 4/5 dias para só depois voltar para Santiago. Você sabe se seria melhor trocar reais no aeroporto de Santiago ou em Atacama?
Essa é uma dúvida cruel Eliana.
É provável que a melhor solução seja levar dólar nesse caso, já que o real no Atacama bem péssima cotação.
Dê uma lida no post Deserto do Atacama – Tudo o que você precisa saber antes de viajar que pode te ajudar.
Boa viagem!
Muitoooo bom ler esse post simples, sucinto e objetivo nas informações, era o que de fato precisava para pegar mais a manhã nessa questão de cotação em outros Países da AS.Obrigado por compartilhar!!!!
Boa viagem!