Uma das grandes dúvidas de quem está planejando um mochilão é qual tipo de mochila de viagem levar. Nesse artigo explicamos a diferença entre os diversos tipos de mochilas para que você saiba como escolher uma mochila de viagem.
Viajar com uma mochila nas costas pode ser sinônimo de liberdade e facilitar a vida do viajante, principalmente quando precisa caminhar carregando a bagagem da estação de trem até o hostel, ir para o aeroporto usando o transporte público ou caminhar por ruas íngremes e de pedras.
Mas o mochileiro precisa ficar atento a mochila adequada ao tipo de viagem que irá fazer para que as vantagens de viajar de mochila sejam maiores que as desvantagens.
Atualizado em 24/04/2019
Mala x Mochila para viagem
Os viajantes “tradicionais” preferem viajar com malas rígidas ou bolsas a viajar de mochila. A maioria sequer avalia a possibilidade de se aventurar pelo mundo com uma mochila nas costas. Algumas das vantagens de viajar com malas são a facilidade arrastá-las por lugares planos como aeroportos, fácil organização de roupas e demais itens transportados e maior proteção de objetos frágeis.
Já as mochilas são ideais para quem curte viagens mais econômicas. Elas dão mais liberdade ao viajante que pode caminhar e evitar chamar um táxi para curtas distâncias, facilitam a vida de quem compartilha quarto e precisa utilizar armários para guardar a bagagem, possibilita agregar objetos ao seu exterior como barraca, saco de dormir, colchonete, agasalho, botas, etc.
Malas podem ser a melhor opção para viagens curtas, de negócios ou para eventos em que o viajante vai precisar de roupas bem passadas, vai se deslocar com a bagagem sempre de táxi e se hospedar em hotéis com elevador e/ou carregadores.
Mas mesmo nessas ocasiões uma mochila média pode ser utilizada pois permite levar um terno (bem dobrado não vai amassar), sapatos, roupa casual, notebook, câmera e ainda ter a liberdade de caminhar e usar o transporte público facilmente com ela nas costas.
Mas definitivamente, em viagens longas viajar de mochila é a melhor opção. Além de facilitar nos deslocamentos, o viajante pode iniciar a viagem com pouco volume e peso nas costas e ir adaptando a mochila na medida que faz compras e, por incrível que pareça, tudo acaba cabendo dentro da mochila, já da mala nem sempre. Você vai ter certeza que fez a escolha certa em viajar de mochila quando estiver em uma estação metrô lotada, cheia de escadas, carregando tranquilamente sua mochila nas costas e ver ao seu lado alguém sofrendo para carregar uma mala de rodinhas ou quando tiver que andar por ruas e mais ruas procurando o hostel em que você vai se hospedar.
Novas regras para bagagem de mão
Recentemente, com as novas regras de medidas e pesos para bagagem de mão e a cobrança para despachar bagagem implementada pela maioria das companhia aéreas, antes de comprar a passagem é preciso conferir as regras de bagagem e as medidas da sua mochila ou mala. Fique atento, caso sua bagagem não preencha os requisitos, despachá-la pode ter um custo bem alto, principalmente nos voos internacionais.
Nos voos nacionais, as medidas para bagagem de mão são de no máximo 55 cm de altura, 35 cm de comprimento e 25 cm de largura, além do peso máximo de 10 quilos. Para os voos internacionais consulte as medidas no site da empresa, pois elas podem ser diferentes. Observe se a sua bagagem, seja ela mochila ou mala, está dentro dessas medidas. Caso contrário, verifique as taxas para despacho de bagagem antes de comprar a passagem para saber se vale a pena mudar a tarifa para uma que inclua o despacho ou trocar de mala ou mochila.
Nos voos nacionais também é permitido levar uma mochila pequena, do tipo mochila de notebook/escolar ou uma bolsa pequena, que devem ser acomodados abaixo da poltrona a sua frente. Já nos internacionais nem sempre é permitido, então não deixe de verificar esses detalhes antes de finalizar a compra.
Vale a pena investir em uma boa mochila de viagem
Atualmente é fácil encontrar mochilões de todos os tipos, tamanhos, aplicações e preços. Existem mochilas projetadas para levar carga, para caminhar, para viagens urbanas, escalada, ciclismo, específicas para mulheres, etc.
Mas a mochila ideal nem sempre é a mais cara. Se você não tem grana para comprar aquela cargueira de marca top, cheia de tecnologia e descolada, há muitas opções de marcas mais “populares” e muitas vezes com qualidade similar.
Nós temos mochilas compradas há mais de 15 anos e que continuamos usando em nossas viagens. Outras não duraram nem mesmo um mochilão, estragando no meio da viagem. O mais importante é pesquisar bastante na internet em fóruns e blogs a respeito da marca escolhida e verificar a garantia (algumas marcas tem garantia vitalícia).
Que mochila levar em uma viagem
Talvez sejamos suspeitos para falar, já que adoramos mochilas. A verdade é que temos várias, de todos os tipos e tamanhos e escolhemos qual levar de acordo com a viagem. Mas dois tipos não podem faltar em qualquer tipo de viagem: uma mochila de ataque e um mochilão.
Mochilas de ataque
Deve ser uma mochila pequena, leve e versátil. Geralmente tem vários pequenos compartimentos, ideais para colocar carteira, celular, câmeras, óculos, água, comida, etc e compartimentos maiores para roupas e até mesmo um notebook pequeno. Normalmente tem volume de carga de 20 a 40 litros.
São usadas no dia a dia da viagem, para levar quando for a passeios em que você precise carregar algum objeto ou mesmo um agasalho. São ideais para trilhas curtas, escaladas, passeios de bike, etc. Também podem ser utilizadas para transportas itens de valor durante os deslocamentos de ônibus, trem ou avião, já que podem ser levadas a tiracolo, como bagagem de mão ou item pessoal (dependendo das dimensões).
Nós sempre temos uma mochila de ataque conosco, geralmente para levar o equipamento fotográfico, água e algum lanche rápido.
Algumas Sugestões de mochilas de ataque
Mochila Trilhas & Rumos Commuter 35 | Mochila Trilhas & Rumos Crampon 38
Mochila Curtlo Hot Shot 25 L
Mochilão para viagem
É o mochilão que realmente vai substituir sua mala. Existem mochilões de diversos tamanhos, qualidades e finalidades. Dependendo da sua viagem não é extremamente necessário investir em um mochilão caro, mas para viagens longas ou que exijam deslocamentos maiores com a mochila nas costas, é extremamente recomendável investir em um equipamento de qualidade.
As mochilas cargueiras são fabricadas pensando em quem pratica atividade de trekking e ajudam a diminuir o desconforto, distribuem melhor o peso e facilitam o acesso as coisas guardadas em seu interior. São produzidas com material de qualidade e muitas tem alguma resistência a água, além de virem com capa de chuva embutida que pode ser colocada sobre a mochila.
As mochilas feitas especificamente para viagem não costumam usar tanta tecnologia como as cargueiras. São mais simples, já que serão usadas em situações menos severas em comparação a um trekking. Se sua viagem for feita em locais com infraestrutura e você não pretende caminhar longas distâncias, acoplar barraca, saco de dormir e outros a mochila, talvez uma mochila de viagem já te atenda, não sendo necessário investir em um mochila cargueira.
Entretanto, se você quer um equipamento que irá durar muitos e muitos anos e poderá ser utilizada em diferentes tipos de viagens, desde mochilões pelo Brasil, Camping, travessias, trekking, escaladas a longos mochilões pelo mundo, escolher uma mochila cargueira de qualidade pode te render uma companheira de longa data.
Na nossa opinião, as melhores marcas de mochilas encontradas no Brasil são a nacional Curtlo e a importada Deuter. Mas mochilas das nacionais Trilhas & Rumos, Nautika, Guepardo, dentre outras, tem um ótimo custo benefício e também são muito boas.
A litragem da mochila não deve ter relação direta a quantidade de dias de viagem, já que para viagens longas o ideal é lavar roupa durante a viagem. Tenha certeza que gastar algum dinheiro com lavanderia (fora do Brasil nem é tão caro) é bem melhor que carregar quilos a mais de roupa nas costas. Já a quantidade de equipamento que você vai levar e a condição climática do destino devem ser levadas em conta.
Em geral, um mochilão de 50 a 60 litros atende a maioria dos mochileiros que viajam com poucas roupas e poucos equipamentos. Já para longos trekkings e expedições, talvez seja necessário uma cargueira acima de 75 litros. Itens como barrigueira, regulador de altura e largura, fita peitoral, armação, compartimento para bolsa de hidratação, bolsos, capa de chuva e zíperes podem fazer a diferença entre uma mochila de boa e má qualidade.
A barrigueira é responsável por repartir o peso da carga pelo corpo e uma boa barrigueira pode aliviar em até 70% o peso nos ombros. A regulagem de altura ajuda a adaptar a mochila ao corpo e a fita peitoral a deixar a mochila justa, próxima ao corpo. Já a armação garante uma postura ereta e um encosto respirável pode garantir seu conforto ao reduzir a transpiração. Os bolsos são muito úteis para guardar objetos que você queira ter fácil acesso. Algumas mochilas tem bolsos “escondidos”, em que você pode guardar dinheiro e passaporte por exemplo.
Atualmente a mochila que mais utilizamos em nossas viagens pelo mundo é uma cargueira da Curtlo, uma marca brasileira, modelo Moutaineer 60+15. É uma ótima mochila e já nos acompanhou por mais de 20 países ao redor do mundo e já tem quase 10 anos de uso, nunca tendo apresentado nenhum problema. De toda forma a Curtlo fornece garantia vitalícia gratuita para suas mochilas em caso de descostura, zíperes quebrados entre outros problemas. Não é exatamente um Mochilão Barato, mas quem compra sabe que terá o equipamento por muitos e muitos anos. Outra marca nacional que conhecemos e podemos recomendar é a Trilhas & Rumos. Temos uma mochila de ataque da marca usamos para diversas finalidades há mais de 5 anos e também nunca apresentou defeito.
A mochila acima foi utilizada em um trekking de 3 dias na Serra dos Órgãos e passou no teste, suportando o peso e a caminhada. Entretanto, para quem vai utilizar os abrigos e não precisará carregar barraca, uma mochila um pouco menor já é suficiente. Saiba mais no post Travessia Petrópolis x Teresópolis – Serra dos Órgãos.
Algumas sugestões de mochilas para viagem
Baixo custo (até R$ 300):
Mochila Cargueira Trilhas & Rumos Caminhada – 50 Litros | Mochila Cargueira Nautika Intruder – 45L| Mochila Montanha 75 Litros Trilhas e Rumos
Médio custo (até R$ 600):
Mochila Trilhas & Rumos Crampon Tech 65 | Mochila Elbrus 60 l Preta – Guepardo |
Mochila Trilhas & Rumos Transglobe 78 L
Alto custo (acima de R$ 600):
Mochila Cargueira De Viagem Quantum 70+10 Capacidade 70 + 10 Litros Deuter |
Mochila cargueira 60+10L Quantum Deuter | Mochila Mountaineer 75 Litros Curtlo |
Mochila Highlander 60+15 10 Curtlo
Abaixo mochilas de ataque e cargueira prontas para um mochilão de 60 dias ao redor da Europa em 2013.
Prefere viajar com mala? Acesse o post Como escolher uma mala de bordo.
Leia também
Roteiro de 10 dias em Portugal – Lisboa, Cascais, Sintra, Porto e Lagos
Roteiro de 20 dias pela Europa: Alemanha, Polônia, Suíça e Luxemburgo
6 cidades alemãs para incluir no roteiro
6 Países baratos e imperdíveis na Europa
5 roteiros de mochilão pela América do Sul
Roteiro de 3 dias no Deserto do Atacama – Dicas, passeios, custos
VIAJE POR CONTA PRÓPRIA E ECONOMIZE MUITO! Reserve hospedagem no Booking.com Seguro Viagem com desconto em Segurospromo Passeios em Santiago e no Atacama com TourGo Tours pela América do sul em Denomades.com Passagens de ônibus, trem e avião dentro da Europa em Omio Ingressos e passeios pelo mundo em GetYourGuide CHIP Internacional com 10% de desconto em Airalo |
Para uma viagem curta de uns 15 dias em casal, compensa cada um ir com uma mochila de 35/40 litros? A intencao seria ela estar com a gente o tempo todo ate no aviao.
Olá Lucas!
Compensa sim, ainda mais com as novas regras de bagagem das empresas brasileiras. No exterior também é parecido, então cada um com um mochila de 40 litros poderia embarcar com ela como bagagem de mão. Boa viagem para vocês! Abraço!
Amigo, e vc sabe qual o tamanho máximo da mochila para eu não precisar despachar? Estou indo para um mochilao na america do sul de uns 15 dias com minha esposa, e a ideia e exatamente essa, ir com duas mochilas e mais uma para ataque no dia a dia.
obrigado
Lucas, na maioria das companhias aéreas a bagagem de mão tem que ter no máximo 55 x 35 x 25 cm e pesar 8 quilos. Para mochilas vale o mesmo. Aqui no Brasil é muito difícil eles medirem e pesarem a bagagem de mão mas em alguma companhia sul americana pode ser que eles meçam, então o ideal é respeitar os limites. A dica é sempre que tiver passando, um pouco antes de embarcar retirar um agasalho ou alguma peça que faça volume e levar na mão ou vestido. De toda foram, geralmente é uma bagagem de mão nas medidas acima e uma bolsa ou mochila menor que caiba debaixo do assento.
Boa viagem!
Bom dia, excelente post cara, muito obrigado pelas informações.
Tenho ainda algumas duvidas:
1 – considerando mochila de ataque e cargueira, qual as melhores opções tanto para uma viagem de 30 dias pela América do sul (Bolívia, Chile e Peru) como uma de um ano pela Nova Zelândia. Quais me indicariam?
2 – Essa Salomon que utilizam que tem na imagem, qual seria?
3 – considerando o preço/qualidade/durabilidade/conforto, qual valeria mais a pena: Mochila cargueira Curtlo Moutaineer 60+15 ou Mochila Quantum 70+10?
4 – no caso de mochilas, Curtlo, Deuter e tal, que vem com uma outra pequena mochila acoplada a elas como na Mochila Quantum 70+10, é possível usá-la como mochila de ataque? Tem tamanho e conforto suficiente para isso?
5 – qual a opinião de vocês quanto as mochilas cargueiras da Quechua?
6 – numa mochila de ataque, considerando fazer trilhas com ela, qual a necessidade de uma barrigueira? Visto que na cargueira ela é indispensável.
7 – qual a necessidade de “provar” a mochila antes da compra? no caso de comprar ela online.
hahahaha desculpe pelas inúmeras perguntas, é que o investimento é alto e não quero correr o risco de errar na escolha.
Muito obrigado e grande abraço.
Olá Marcel!
Obrigado pelo comentário. Vamos aos comentários das suas perguntas:
1 – considerando mochila de ataque e cargueira, qual as melhores opções tanto para uma viagem de 30 dias pela América do sul (Bolívia, Chile e Peru) como uma de um ano pela Nova Zelândia. Quais me indicariam?
As duas. A cargueira para utilizar nos deslocamentos entre uma cidade e outra, além de servir para guardar sua bagagem. A de ataque para o dia-a-dia.
2 – Essa Salomon que utilizam que tem na imagem, qual seria?
É um modelo bem antigo, acredito que não fabriquem mais.
3 – considerando o preço/qualidade/durabilidade/conforto, qual valeria mais a pena: Mochila cargueira Curtlo Moutaineer 60+15 ou Mochila Quantum 70+10?
Só conheço bem a Curtlo, não saberia falar da Quantum.
4 – no caso de mochilas, Curtlo, Deuter e tal, que vem com uma outra pequena mochila acoplada a elas como na Mochila Quantum 70+10, é possível usá-la como mochila de ataque? Tem tamanho e conforto suficiente para isso?
Sim, elas são feitas para isso.
5 – qual a opinião de vocês quanto as mochilas cargueiras da Quechua?
Tem um bom custo benefício, mas não espere a mesma qualidade da Curtlo e Deuter.
6 – numa mochila de ataque, considerando fazer trilhas com ela, qual a necessidade de uma barrigueira? Visto que na cargueira ela é indispensável.
Conforto, diminuir a transpiração, etc. Se puder pegue uma com.
7 – qual a necessidade de “provar” a mochila antes da compra? no caso de comprar ela online.
Pois só provando você vai sentir se ela encaixa perfeitamente ao seu corpo. Se for comprar online, tente antes ir em uma loja que tenha aquela mochila e faça a prova.
Um abraço!
Ola amigos, gostaria de uma ajuda de voces??? Estou a procura de uma mochila cargueira para meu primeiro mochilao, os produtos da marca GONEW são bons? Ja tiveram algum ou recomendam???
Olá!
São produtos mais simples e baratos. Vai de acordo com o seu bolso, se não puder pagar por uma mochila melhor, as dessa marca podem ser uma boa alternativa.
Abraço!
Muito bom o post!
Eu ainda estou na duvida de qual é a melhor opção para mim… Eu vou ficar 6 meses na Europa e não vai ser exatamente um mochilão, mas eu vou ficar um mês em cada país, mais ou menos e estou planejando algumas viagens curtinhas em cidades legais enquanto estiver lá (na Holanda, por exemplo, eu vou ficar uns 3-4 dias em cada cidade). Além das minhas roupas, eu preciso transportar material de desenho e pintura (só isso já enche uma mochila de ataque). Eu estava pensando, a principio em levar uma mala média e um mochilão. Vocês tem alguma ideia de como eu posso escolher melhor isso (ainda mais porque eu não preciso de uma mochila tão resistente assim, né?).
Obrigada!
Olá Ana!
muito obrigado pelo elogio.
Então, realmente no seu caso acho que uma mochila média e uma mala de mão pode ser uma boa ideia. Já que você vai ficar um mês em cada país e tem seu material de desenho e pintura. Aí você pode usar a mochila também nas suas viagens curtas e deixar parte da suas coisas na mala no hostel ou casa onde você estiver, aí quando voltar você pega. Vai te facilitar a vida.
Espero que faça um ótima viagem!
Abraço!
OLA td bem? Muito bom o post. Eu queria entender essa medida de litros por peso. Por ex.
As cias low cost da Europa usam 10kg pra bagagem de mão. Quantos litros seriam? 40?
Olá Andrea!
Obrigado pelo elogio.
Então, não seria muita uma equivalência pois depende da densidade do que você está carregando. Lembra lá da física d=m/v, ou seja, Densidade = massa dividido pelo volume. Ou seja, podemos chutar que com a mesma mochila de 40 litros você pode levar 1 kg de penas de galinha, que tem muito volume e pouca massa e 10 kg de chumbo, que tem pouco volume e muita massa. Entendeu ou compliquei mais? kkkkk
Simplificando, o que você deve ter em conta é o peso da sua bagagem e também as dimensões da mochila. Cada companhia tem suas medidas máximas para bagagem de mão. Aqui no Brasil as cias estão considerando mochilas pequenas e médias como bolsa pessoal e não estão contando na bagagem de mão. Já na Europa depende muito da cia, se for low cost é bem provável que vão ficar de olho na sua mochila. Se for uma viagem longa, dificilmente você vai conseguir viajar em low cost na Europa sem pagar por uma franquia de bagagem. Geralmente pagando pelo site é bem mais barato que no balcão.
Depois conta para nós como foi sua experiência.
Abraço!
Ola!! Tudo bem?? Vou fazer intercambio na Espanha e gostaria de levar uma mala grande e uma mochila de bordo confortavel e que tivesse rodinhas, para não não ter que arrastar as duas malas e poder usar essa mochila nas viagens mais curtas. Terias alguma dica de modelo? As que encontro são desconfortáveis..
Muito obrigada!!!!
Olá Roberta.
O jeito é bater perna até achar uma que se encaixe bem ao seu corpo.
Infelizmente vamos ficar devendo essa indicação.
Boa sorte!
Ta certo..muito obrigada!
Ola, pessoal, td bem?! Espero q possam m ajudar. Estou em duvida entre uma tempest 40 da Osprey e a Futura 34sl da Deuter. A Osprey m parece mais leve e mais confortavel e a Futura parece ter mais compartimentos. O objetivo é trekking de um dia, levando maquinas fotograficas e respectivos acessorios como bateria extra e lente . A osprey m encanta pela leveza mas serah q eh funcional?
Grata pela atençao!
Ana.
Olá Ana!
Infelizmente não conhecemos esses modelos específicos. O que sugiro é que façam um teste drive em uma loja física antes de comprar.
Boa sorte e um abraço!
Excelente post. Já me tirou a dúvida entre levar mala ou mochila (optei por mochila). Vou fazer uma trip de 30 dias por Polonia, Rep Tcheca, Hungria e talvez um “pulo” na Rússia. Pesquisei algumas opções que venham com mochila de ataque junto (vi uns modelos da Curtlo), mas o custo é ácido… to tentando achar algo nessa linha de até o no máximo uns 400.
legal Sandy! Desejamos uma excelente viagem! Pega as dicas da Polônia e Rep. Tcheca aqui no blog. Abraço!
Excelente postagem!
Tenho uma mochila bem bacana, de 65L, mas como irei pra Europa e farei viagens aéreas internas, ela não se enquadra como ‘bagagem de mão’ pq tem aquelas hastes de alumínio e não se verga ao ponto de entrar naquelas caixas que as Cias Aéreas colocam como limite!
Pelo que vi dessa da Trilhas e Rumos de 50L, ela se adequaria bem, vc também acha?
Parabéns pelo trabalho!
Obrigado Everaldo!
Sim, a de 50L dá para levar como bagagem de mão, desde que esteja no limite de peso.
Um abraço e aproveite as dicas da Europa aqui do blog!
Olá, Boa tarde.
Excelente post.
Vou fazer a trilha de Peregrinos de Santiago de Compostela ( O Caminho Francês ) de Saint Jean Pied de Port na França até Santiago de Compostela na Espanha. Vou fazer de Bicicleta, vocês conhecem ou pode sugerir qual a melhor mochila para esta ocasião, ou não . Uma vez que as Bikes estarão equipadas com alforjes. Pergunto porque já me orientaram a levar o mínimo possível de apetrechos e roupas, então pensei ao invés de sair do Brasil com uma Mala poderia optar por um mochilão.
Olá Nilson!
Que legal! Estou amadurecendo essa ideia também, mas penso em ir a pé mesmo, apesar de gostar muito de pedalar.
Bom, geralmente eu vejo cicloviajantes sem mochilas, com tudo nos alforjes. Olha direitinho, estava vendo esses dias é tem um jeito de mandar as coisas para as paradas para não ter que ficar carregando, entendeu? Não sei mais detalhes, mas procura em outros blogs e fóruns. Um abraço!
Bom Dia! Parabens pelo Blog. Gostaria que vocês me ajudassem, em outubro vou fazer meu primeiro mochilão. Vou ficar 30 dias viajando pela europa e estou com duvida em qual mochila comprar. Montainner curtlo 75+ 15 (esta estou achando que vai ficar grande e sobrar espaço) ou a Mochila Cargueira Curtlo Highlander 50+10. Qual vocês indicam? Obrigado.
Oi, voufazer um intercâmbio de 6 semanas na Argentina. Vou ficar em host family. Entao decidi por mochila. Uma de 50 da pra fazer de mala? Nao vou levar muita coisa.
De 50 litros não é muito grande, então realmente não vai poder levar muita coisa.
Ola, que artigo bom, parabéns!
Estou a viajar 14 dias na Europa sozinho ficando em hostel, com uma 45L trilhas e rumos e uma de 15L para bagagem de mão e uso no dia a dia.
Você acha que dá????
bem eu espero que sim, pois sao as unicas que tenho rs, se não terei que ir de mala de rodinhas. rs
Olá Gutierre!
Dá sim. Se for agora ainda durante o inverno vai acabar ocupando a mochila com agasalhos, então dê uma olhada bem nisso. O ideal é levar uma agasalho de qualidade, que seja impermeável e ocupe pouco espaço. Os agasalhos 3 x 1 são bem práticos, já que dá para usar a parte de fora e a de dentro, só a de fora ou só a de dentro, dependendo da situação e do frio.
Uma mal de rodinha que esteja dentro das especificações de bagagem de mão passou a ser uma ótima alternativa para quem vai pegar voos que não tem franquia de bagagem inclusa. Não sei se é o seu caso.
Um abraço!
No caso de necessidade de despacho da mochila, como que vocês fazem? Tranca os ziperes? Empacota ela? Existe algum tipo de mochila 2 em 1? Outra dúvida é, em uma viagem de trem pela California nos EUA, vocês tem algum relato de experiência com mochilas maiores? Como que funciona por lá?
Até hoje nunca trancamos os zíperes, mas é uma boa opção. Outra é passar aquele plástico protetor, mas costuma ser caro.
Trem pela Califórnia não pegamos, mas na Europa sim. A mochila vai dentro do vagão e você pode colocá-la em um dos bagageiros internos, próximo a você. Boa viagem!
Gostaria de saber sobre uma bolsa de apoio da mochila para carregar lanche, água e pequenos objetos. o objetivo é não ter que ficar abrindo a mochila toda hora. Alguém tem sugestão? Vou fazer o Caminho de Santiago.
Não conhecemos. Mas uma pequena mochila de ataque para ser carregada na frente do corpo resolveria essa questão. Boa viagem!
Depois nos conte como foi!