Ainda pouco visitada pelos brasileiros, Trier na Alemanha é um destino turístico muito procurado pelos europeus. É a cidade mais antiga da Alemanha e possui muitas atrações, a maioria relacionada ao tempo que foi a Capital do Império Romano no Ocidente. Nós reservamos 1 dia para conhecer a cidade. Chegamos de trem de Colônia e de lá seguimos de trem para Luxemburgo.
Cidade natal de Karl Marx, é a mais antiga da Alemanha. Foi fundada pelo imperador romano Augusto no século I a.C., quando se chamava Augusta Treverorum, quando chegou a ser apelidade de “segunda Roma”, já que foi capital do Império Romano no Ocidente, servindo de residência para seis imperadores. Abriga diversos monumentos do período romano que são considerados Patrimônios Mundiais da Unesco. Recebe de 3 a 4 milhões de visitantes por ano.
Como chegar em Trier
A forma mais usual de chegar a Trier é de trem, seja partindo de Frankfurt e Colônia na Alemanha, quanto de Luxemburgo, capital do país vizinho de mesmo nome. Há vários horários com a companhia de trens alemã Bahn.
Os trens partem de hora em hora de todas as 3 cidades e levam 3:30h saindo de Frankfurt e 2:40h de Colônia e 55 minutos de Luxemburgo.
O que fazer em Trier
Com 1 dia completo é possível conhecer os principais pontos turísticos de Trier, que em sua maioria ficam no centro da cidade. Mesmo as atrações localizadas fora do centro podem ser alcançadas a pé.
Porta Nigra
A Porta Nigra, ou Porta Negra, é o cartão postal de Trier. Foi construída pelos romanos em 180 d.C. para ser a um dos 4 portões de entrada da cidade. Entretanto, apenas Porta Nigra resistiu aos séculos. Foi apelidada com esse nome por causa das suas pedras escurecidas pelo tempo.
No século XII a construção foi transformada na Igreja de São Simeão, um dos motivos que garantiu sua preservação. Apenas no início do século XIX a Porta Nigra deixou de ser uma igreja. A estrutura de defesa mais antiga da Alemanha impressiona por seu 30 metros de altura, 36 de comprimento, 21 de largura. Toda a estrutura foi construída com grandes blocos de pedra, sem o uso de argamassa.
Da Porta Nigra é fácil chegar aos demais atrativos turísticos da cidade a pé, sendo o ponto de partida para conhecer Trier.
A Catedral – Dom St. Peter
A Catedral de Trier incorporou os restos de uma antiga igreja do século IV, a mais antiga igreja da Alemanha. Impressiona por sua forma de basílica com nave tripla, dois coros e seis torres. É reconhecida como Patrimônio da Unesco, assim como a Liebfrauenkirche (Igreja de Nossa Senhora) que está anexa à Catedral.
Igreja de Nossa Senhora – Liebfrauenkirche
Anexa à catedral fica a Igreja de Nossa Senhora. Construída no século XI, foi uma das primeiras construções góticas da Alemanha. Em seu interior estão afrescos do século XV pintados em doze colunas, que simbolizam os apóstolos, além de alguns túmulos importantes.
Aula Palatina
Aula Palatina ou saguão palatino é uma construção de 310 DC de tijolos com forma alongada e retangular. Mede 67 m de comprimento, 27,5 de largura e 30 de altura e exibe uma grande abside semicircular, que abrigava o trono do imperador romado.
O edifício foi quase totalmente destruído durante saques. Passou a fazer parte do Palácio Eleitoral no século XVII. Foi reconstruída em 1856 para abrigar a igreja protestante de São Salvador. Reerguida após o bombardeio de 1944, impressiona pelo seu tamanho.
Praça do Mercado – Hauptmarkt
A Praça do Mercado de Trier remonta ao século X. A cruz do mercado (Marktkreuz), da mesma época, simboliza o direito de sediar feiras conquistado pela cidade. A cruz atual é uma cópia da original. Abriga também a Fonte de São Pedro (Petrusbrunnen), de 1595. Está rodeada por lindos prédios históricos de diferentes épocas.
Karl-Marx-Haus
É a casa onde nasceu Karl Marx. Está aberta a visitação e abriga um museu que guarda a sua biografia.
Kaiserthermen
É um dos maiores banhos romanos do mundo. O edifício é tombado pela UNESCO e considerado a construção romana mais bem preservada existente. Construído no início do século IV, durante o reinado de Constantino, era o terceiro maior complexo de termas do mundo romano. Quando visitamos estava passando por restauração, mesmo assim aberta a visitação.
O espaçoso frigidário era usado para os banhos frios. Outra parte remanescente é o sistema de aquecimento, no qual o ar era aquecido por fornalhas e conduzido por baixo do piso.
Anfiteatro
Próximo das termas estão as ruínas do anfiteatro romano datado do século I. Era cenário de lutas entre gladiadores e competições de animais. A estrutura é constituída de uma arena e arquibancada. Abaixo destas ficavam as celas onde homens e animais aguardavam a hora de entrar na arena.
Bate-volta a Luxemburgo
De Trier é possível fazer um bate-volta a Luxemburgo, capital do país de mesmo nome. Basta comprar uma passagem especial de trem da Bahn, chamada Luxemburgo Especial, que permite ir de Trier a Luxemburgo e voltar no mesmo dia, ou no próximo, pagando apenas €9,90, em apenas 1:10h de viagem. Você pode comprar esse passe diretamente na estação de trem de Trier, já que o preço é fixo.
Saiba mais no post O que fazer em Luxemburgo – Roteiro de 1 dia.
Walking City Tour em Português
O Trier Tourismus und Marketing GmbH, o órgão de promoção do turismo da cidade, organiza City Tours guiados na cidade em mais 15 línguas, incluindo a portuguesa. Veja as opções no site ou visite o escritório do órgão, que fica bem ao lado da Porta Nigra.
Seguro viagem para Europa
A União Europeia, através do Tratado de Schengen, exige a apresentação de seguro viagem com cobertura de ao menos 30 mil euros, que deve ser contratado ainda no Brasil, para autorizar a entrada de estrangeiros como turista.
Nós sempre utilizamos a Seguros Promo para contratar nossos seguros viagem. Lá você encontra opções de seguro viagem de diversas seguradoras e com diferentes coberturas, podendo decidir qual atende melhor suas necessidades e orçamento.
SEGURO VIAGEM COM DESCONTO É NA SEGUROS PROMO!
15% OFF em todos os planos de seguro viagem e + 5% OFF no pagamento via PIX ou boleto.
Não dê bobeira, há opções por menos de R$10,00 por dia.
FAÇA UMA COTAÇÃO AGORA!
Saiba mais em Seguro Viagem Internacional com desconto.
*Durante a viagem contamos com o apoio do Trier Tourismus und Marketing GmbH. Agradecemos a parceira e afirmamos que todas as experiências e opiniões relatadas no blog são independentes e exprimem as realidades vivenciadas.
Mais sobre a Alemanha
O que fazer em Berlim
O que fazer em Frankfurt
O que fazer em Munique
O que fazer em Heidelberg
O que fazer em Colônia
Zugspitze – A montanha mais alta da Alemanha
Campo de Concentração Sachsenhausen
6 cidades alemãs para incluir no roteiro
Leia também
VIAJE POR CONTA PRÓPRIA E ECONOMIZE MUITO! Reserve hospedagem no Booking.com Seguro Viagem com desconto em Segurospromo Passeios em Santiago e no Atacama com TourGo Tours pela América do sul em Denomades.com Passagens de ônibus, trem e avião dentro da Europa em Omio Ingressos e passeios pelo mundo em GetYourGuide CHIP Internacional com 10% de desconto em Airalo |
Que cidade linda, nunca tinha ouvido falar! Essas cidades antigas da Alemanha são fantásticas né?
A Alemanha é fantástica! Trier é realmente linda.
Eu nunca tinha ouvido falar desse lugar. Achei encantador. E essa parte do walking tour em português é ótima, hein!
Realmente ainda é pouco visitada pelos brasileiros, mas o alemães e demais europeus visitam bastante a cidade.
Adorei o lugar! Já entrou na minha lista quando for a Alemanha ainda mais com um tour guiado em português.
Vale a pena. Aproveita para conhecer também Luxemburgo.
Adoramos conhecer essas cidades históricas pouco visitadas pelo turistão! Suas dicas foram cruciais. belo relato. Parabéns pelo post. Salvamos ele aqui
Obrigado! Um abraço!
Conheço Trier e gostei muito da cidade, cheia de monumentos antigos e importantes para o país!
Lugar cheia de história e monumentos impressionantes, deu muita vontade de conhecer!
Você vai adorar!
Olá! E possível ir de luxeLuxembpara Trier comprando na hora na estacaede luxeLuxemb por esse valor é nessa empresa Bahn? Obrigada! Cláudia
Olha Cláudia!
Isso mesmo! Compra na própria estação de Trier, nas mas máquinas ou na bilheteria. A Bahn é a única empresa de trem que opera por lá e em toda Alemanha.
Boa viagem!
Desculpa! Não entendi… Agradeço a atenção! Queria saber se consigo comprar em Luxemburgo por essa empresa… Estaremos em Luxemburgo! Grata!!! Cláudia
Ok. Me desculpe, não li direito sua pergunta.
Pesquisei aqui e vi que também há o passe para voltar no mesmo dia ou no dia seguinte no sentido Luxemburgo x Trier.
Aproveitem a viagem e depois voltem aqui para contar como foi.
Um abraço!
Olá!
Você sabe me dizer se visitar Trier no sábado ou domingo é uma boa? Pelo o que pesquisei domingo na Alemanha é meio parado.. principalmente a parte do comércio. Tenho o final de semana para visitar Trier e estou com dúvida se encontrarei lugares abertos.
Obrigada!
Olá!
Sim, no domingo o comércio em geral vai estar fechado, mas os pontos turísticos funcionam normalmente.
Obrigada pela resposta.
Então para ir a Trier, o sábado seria uma opção melhor que o domingo?
Se quiser pegar a cidade mais movimentada sim. Mas se conseguir ir só no domingo, acho que vale a pena também.
Depois queremos saber como foi sua viagem. Um abraço!
Uma bela reportagem.
Ir à Trier está em nossos planos. Pretendo fazer um resgate histórico de nossos antepassados que vieram daquela região da Alemanha.
Tenho certeza que será uma proveitosa viagem!
Cidade interessantíssima, espero poder visitá-la um dia!
Gostaria de fazer uma observação quanto ao local para se comprar passagens de trem.
Na verdade ela se chama “Bahnhof” = estação de trem ou ainda “Hauptbahnhof”= estação principal de trem. A palavra ‘Bahn” significa apenas trem.