Fomos conhecer a África do Sul. Em um Roteiro de 7 dias passamos pela capital Joanesburgo e pela mundialmente famosa Cidade do Cabo. Nesse post falamos sobre as comidas típicas na África do Sul.
Durante o voo, a caminho do continente africano, conversávamos sobre a obvia diversidade cultural e gastronômica que iríamos encontrar na África do Sul durante nossa primeira visita ao país, mas não imaginávamos que o contraste com a nossa realidade seria tão grande. Já em Joanesburgo, a primeira cidade que visitamos, pudemos perceber as distintas influências na gastronomia local.
Joanesburgo
Como bons viajantes, nos aventuramos nos restaurantes e feiras locais, buscando conhecer um pouco da cultura local e dos países vizinhos, presentes na África do Sul graças ao grande número de imigrantes estrangeiros. Logo ao desembarcar em Joanesburgo fomos conhecer a cultura local e matar nossa fome em uma feira bem típica e famosa.
Market on Main
Fomos a Market on Main, onde tivemos a oportunidade de conhecer os artesanatos locais e de toda a África, bem como a culinária local e dos demais países africanos, que de alguma forma somam a diversidade cultural sul africana. Pudemos observar, aprender e provar distintas culinárias como da Etiópia, Congo, Zimbábue, Madagascar, Índia, China, Inglaterra, Portugal, dentre outros países.
Essa feira fica localizada na região de Maboneng e acontece sempre aos domingos, sendo um local ideal para apreciar uma boa comida, beber algo e comprar arte e artesanato. A entrada é gratuita e toda a região ao entorno vale a pena ser conhecida. O artesanato no em torno da galeria é bem mais barato, caso queira levar uma lembrança.
*Market on Main, 264 Fox Street – 2001 Joanesburgo. Todos os domingos das 10 às 15h. Entrada gratuita
Adiantamos que a culinária sul africana é marcante pela paixão as variadas “peri peris”, as pimentas. Caso você tenha alguma restrição a essa iguaria ou não gosta, fique atento aos pratos e solicite que retire do seu pedido. Em suma, a inserção das pimentas são deliciosas e agregam um sabor inesquecível aos pratos locais, como a carne de cordeiro, cape malay food – um tipo de bolo de carne com batatas e cheio de iguarias trazido da Malásia e Indonésia somado a cultura local e o delicioso kingklip, um delicioso peixe rosado com batatas fritas temperado com peri peri e molhos.
Além dos restaurantes locais, você pode desbravar os restaurantes típicos de outras nacionalidades com ótimos preços e incríveis experiências. Esses restaurantes você encontrará principalmente na área central, tanto de Joanesburgo, quanto na cidade do Cabo.
Café da manha sul africano
O café da manhã é um ponto forte do país. Devido a influência britânica, sempre é servido com ovos, bacon, torradas, salsicha, café, suco e uma fruta, tudo preparado na hora.
Leia também O que fazer em Joanesburgo: 5 atrações imperdíveis.
Cape Town
Na Cidade do Cabo, você irá se deliciar com os pratos típicos locais, como os frutos do mar. A pimenta é marcante e soma a família “peri peri” a incrível geleia de pimenta, que eu tive que comprar em um supermercado e trazer para o Brasil. Os chocolates e tortas são outras iguarias que não pode deixar de provar, a torta de malva e os chocolates locais são incríveis, recomendamos que vá a um mercado e compre as marcas locais para experimentar.
Victoria & Albert Bay
Visite a Victoria & Albert Bay e seus restaurantes, já que além de ser uma região linda, a comida é maravilhosa e com bons preços. Escolhemos almoçar no Ocean Basket e recomendamos por ser o mais acessível da região. O prato para duas pessoas com ostra, camarão, arroz, batata, polvo e peixe “prawn calamari” custou Zar 295,00, cerca de R$85. Conheçam essa incrível região e vivencie a experiência única de almoçar ou jantar a beira-mar com vista para a Table Mountain.
On Long Street
Essa é uma rua totalmente turística com vários cafés, restaurantes, lanchonetes de fast-food, galerias de artesanato e próximo à uma feira de rua. Uma dica de alimentação é jantar nos restaurantes indianos da Long Street e para os que gostam de uma boa cerveja ou vinho, aproveitar o happy hour a partir das 17 horas e os preços reduzidos das bebidas.
Vinhos na Cidade do Cabo
E por fim, os vinhos, ah os vinhos! A uva Pinotage, típica da África do Sul, é super saborosa, doce e de um cheiro inigualável. Não deixe de tomar um vinho tinto dessa uva e ainda de provar os vinhos rosê desse país, para esse último, indicamos que compre nos mercados, encontrará ótimos vinhos e com valores incríveis.
Não deixe de conhecer uma das muitas vinícolas da cidade. Nossa escolha foi a incrível Groot Constantia, que foi fundada em 1685 e é uma das mais antigas da África do Sul, tendo sido tombada como Patrimônio Histórico pela Província Ocidental do Cabo.
Fica localizada numa região rodeada por montanhas, em um local incrivelmente lindo e são várias opções de passeios, onde se conhece a história da fazenda, da plantação, das formas de extração da uva, produção do vinho e chocolates e claro, com degustação de vinhos e chocolates.
Um alerta para que gosta da rede KFC: cuidado ao solicitar os combos, pois eles são muito apimentados, mas você pode solicitar que façam sem ou com menos pimenta. As redes de fast-food são uma alternativa para quem não se adaptar e são facilmente encontradas nas grandes cidades.
O chá de Rooibos, também conhecido como chá vermelho, é o chá mais famoso da África do sul e nos faz lembrar o chá inglês e logo, nosso chá preto. Ele é bem saboroso e pode acompanhar uma sobremesa ou um dos deliciosos pratos locais.
Já a Amarula, super famosa em todo mundo, para quem não sabe, é produzida a partir de uma fruta mística da África do Sul chamada Marula. Além do licor, por lá podemos provar e nos deliciar dos bombons, trufas, geleias, balas e uma vasta linha de produtos a base da Marula. Quem quiser trazer para o Brasil, pode deixar para comprar no Duty Free do aeroporto e economizar um pouco.
Leia também O que fazer em Cape Town: 10 atrações imperdíveis.
Enfim, não deixe de provar a deliciosas culinária sul africanas e demais países presentes nos restaurantes internacionais de Joanesburgo e Cidade do Cabo. Provar a cerveja e os vinhos locais também são experiências imperdíveis. Sem dúvidas, conhecer a culinária local é um dos pontos altos de cada viagem e a África do Sul é um daqueles destinos que encantam o paladar não só pelo sabor da comida, mas também pela aparência, cuidado no preparo e explosão de cores.
Leia também
Roteiro de 7 dias na África do Sul
É seguro viajar para África do Sul
Dificuldades de comunicação na África do Sul, um país com 11 línguas oficiais
Two Oceans Aquarium – O aquário da Cidade do Cabo
Groot Constantia na Cidade do Cabo – A vinícola mais antiga da África do Sul
VIAJE POR CONTA PRÓPRIA E ECONOMIZE MUITO! Reserve hospedagem no Booking.com Seguro Viagem com desconto em Segurospromo Passeios em Santiago e no Atacama com TourGo Tours pela América do sul em Denomades.com Passagens de ônibus, trem e avião dentro da Europa em Omio Ingressos e passeios pelo mundo em GetYourGuide CHIP Internacional com 10% de desconto em Airalo |