Canoa Quebrada é uma das praias mais bonitas do nordeste. Localizada no Ceará, fica a cerca de 163 quilômetros de Fortaleza. Nesse post como chegar, o que fazer, onde ficar e dicas para conhecer Canoa Quebrada.
Se você estava em dúvidas sobre qual praia conhecer nas suas próximas férias, a busca terminou agora. Saiba tudo sobre Canoa Quebrada nesse post.
Canoa Quebrada no Ceará
Canoa Quebrada não alcançou essa fama toda por mera sorte. Afinal, quando estamos planejando uma viagem de férias buscamos um lugar perfeito para descansar e repor as energias, não é mesmo? Bom, Canoa Quebrada no Ceará com certeza é um desses lugares.
Onde fica Canoa Quebrada
Canoa Quebrada fica no Litoral Leste cearense. Isso mesmo, litoral leste, já que o litoral do Ceará não é dividido em norte e sul, mas em leste e oeste (veja o mapa e entenderá o motivo).
A região é conhecida como Costa do Sol Nascente e fica a cerca de 160 quilômetro da capital Fortaleza.
Sua localização espacial, bem próxima da linha do Equador, já nos dá um excelente argumento para colocá-la como um lugar a se conhecer. Esse posicionamento geográfico imprime um clima estável, com temperaturas agradáveis e, principalmente, um cenário digno dos filmes mais atraentes.
Estrutura turística
As belezas naturais de Canoa Quebrada só se tornaram populares em meados da década de 1970. Isso porque, grupos de visitantes começaram a espalhar notícias sobre os cenários incríveis que haviam visitado, compostos por coqueiros e lagoas, em contraste com o inigualável céu azul do Nordeste brasileiro.
Com isso, Canoa Quebrada foi assumindo a sua posição como um dos destinos mais procurados para as viagens de férias no nordeste brasileiro.
Hoje, a estrutura para o recebimento de turistas é completa, com hotéis e atividades direcionadas ao lazer e ao relaxamento de quem visita o local.
Hospitalidade dos moradores
No entanto, é interessante reforçar uma das características mais interessantes de Canoa Quebrada e que a torna um destino inigualável: a hospitalidade dos moradores.
Por isso, além das atividades que você pode realizar, você também tem o privilégio de conhecer pessoas que são abençoadas com aquele cenário deslumbrante. É quase impossível não ser feliz morando no paraíso, não é mesmo?
Como chegar em Canoa Quebrada?
Para começar, vamos te explicar direitinho como se chega nesse lugar extraordinário.
1) Avião
Voos para Aracati
Como já foi dito, Canoa Quebrada fica na cidade de Aracati e recentemente a Azul Linhas Aéreas começou a operar voos diários para a cidade. É a melhor opção para quem quer comodidade e não pretende visitar a Fortaleza.
Como todo voo para cidades pequenas e turísticas, os preços costumam ser mais altos do que para Fortaleza. Mas nas nossas pesquisas conseguimos encontrar bons preços, com pouca diferença de preço levando em conta o deslocamento terrestre entre a capital do Ceará e Canoa Quebrada.
Voos para Fortaleza
A opção mais comum e que até há pouco tempo era a única, é voar para Fortaleza e de lá seguir via terrestre para Canoa Quebrada de carro, ônibus, transfer ou excursão.
O aeroporto de Fortaleza é bem equipado, considerando que é um dos principais pontos de apoio para os turistas que desejam conhecer o Nordeste brasileiro.
2) Carro Alugado
Para quem deseja conhecer além de Canoa Quebrada, uma excelente opção é o aluguel de um carro. Assim, você irá passear pelo trajeto que liga Fortaleza até Aracati, viajando pela CE-040. De lá, mais um trecho pequeno de estrada, através da BR-304, até chegar ao destino final.
3) Ônibus
Da rodoviária de Fortaleza partem ônibus para Aracati da Viação São Benedito. São vários horários por dia, as passagens custam R$24,75 cada trecho (novembro/2019) e a viagem dura 3h25.
Não recomendamos pois os ônibus fazem várias paradas pelo caminho, os famosos pinga-pinga, além da rodoviária de Fortaleza ficar longe do aeroporto e zona hoteleira, gerando um custo alto com táxi ou Uber. O pior é que o ponto final do ônibus é no centro de Aracati e de lá é preciso tomar outro transporte até Canoa Quebrada.
De Aracati até Canoa Quebrada são apenas 20 minutos de táxi ou o dobro de ônibus e transportes alternativos.
4) Excursões desde Fortaleza
A forma mais utilizada pelos turistas que estão em Fortaleza sem carro para ir a Canoa Quebrada é contratar uma excursão ou transfer que são exaustivamente oferecidos por agentes de turismo nos pontos turísticos de Fortaleza.
Excursões bate-volta de 1 dia
Excursões saem diariamente da capital cearense para passeios bate-volta de 1 dia para Canoa Quebrada. Geralmente as vans ou micro-ônibus buscam os turistas nos hotéis da Orla de Fortaleza a partir de 7h para um dia repleto de atividades.
No caminho para Canoa Quebrada há uma parada para conhecer o Morro Branco e suas falésias, assim como passagem na praia das Fontes. Morro Branco é um praia localizada na cidade de Beberibe, famosa pelas diversas colorações de suas areias. Na praia das Fontes fica um labirinto formado pelo conjunto de falésias coloridas.
A chegada em Canoa Quebrada acontece por volta das 13h, ficando a tarde livre para aproveitar a praia. O retorno a Fortaleza acontece às 16h.
Em Fortaleza existem várias empresas que fazem esse passeio. Nossa indicação é contratar através da Civitatis, maior plataforma de passeios e atividades no Brasil, que organiza passeios com 7 horas de duração, saindo dos hotéis da Beira Mar de Fortaleza com acompanhamento de guia e seguro incluso.
Excursões de mais de 1 dia em Canoa Quebrada
Sinceramente passar apenas uma tarde em Canoa Quebrada não é uma boa ideia. Prefira passar ao menos uma noite por lá, o que te permitirá conhecer melhor a praia, fazer atividades como passeios de Buggy e a noite passear na famosa Broadway de Canoa Quebrada, uma rua cheia de restaurantes e lojinhas.
Para isso é preciso combinar com a agência de ir em um dia com um grupo e voltar no dia seguinte com outro grupo. Não se esqueça de reservar a hospedagem por conta própria.
Onde ficar
Canoa Quebrada é um vilarejo bem pequeno, então independente de onde você ficar vai estar próximo da praia. Nossa dica é ficar próximo da região conhecida como Brodway, onde acontece a vida noturna e estão os restaurantes e lojinhas.
Nós ficamos hospedados na Pousada Colibri, uma pousada simples localizada a 50 metros da praia e a 100 metros da rua Dragão do Mar na Brodway.
A pousada tem uma ótima piscina, oferece escola de kitesurfe e os quartos tem varanda com rede, banheiro, TV a cabo, cofre, frigobar e ar-condicionado.
As diárias custam a partir de R$153,00 para o casal com café da manhã incluso. Reserve ou veja outras opções em Booking.com.
O que fazer em Canoa Quebrada
Além de se apaixonar pela natureza? Bom, se você quiser ir além disso, Canoa Quebrada te dá algumas opções. Mas, não ache que estamos falando por falar. Afinal, há grandes chances de você apenas querer se sentar na praia e curtir os momentos de paz e tranquilidade que o clima e o cenário te proporcionarão.
É por isso que, quem vai para Canoa Quebrada, volta revigorado. Só a paisagem já é um excelente modo de recarregar as energias e se conectar com a natureza.
Caminhadas na orla, com os pés sendo molhados pelas águas mornas, te deixam com a sensação de que tudo valeu a pena, só para que tivesse a oportunidade de estar ali.
Há muita coisa para se fazer em Canoa Quebrada e mesmo quem só tem a oportunidade de fazer um bate-volta de 1 dia se encanta com as praias, falésias e atrações do lugar.
Mas se você tem mais tempo disponível no seu roteiro, não deixe de reservar pelo menos 2 dias e 1 noite para conhecer melhor Canoa Quebrada.
1) Praia Canoa Quebrada
Chegamos em Canoa Quebrada! Agora, é só aproveitar a praia e todas as suas belezas natural. Efetivamente, não há mais de uma praia, considerando que a orla de Canoa Quebrada é única. Entretanto, ela é tão extensa, que você terá a impressão de estar conhecendo mais de um lugar.
Na orla de Canoa Quebrada há uma infinidade de pontos de atendimento. Todas com o aspecto que mais nos encanta ao estar em uma praia: barracas de todos os tipos, com várias opções de comidas e bebidas, e, principalmente, com o diferencial do bom atendimento dos nativos do local.
Devido à sua grande extensão você poderá usufruir de diversos pontos da praia de Canoa Quebrada. O mar à sua frente, com ondas calmas e atraentes, te fará desejar morar lá para sempre. E, se olhar para trás, terá todo o cenário disposto com as falésias coloridas, formando paredões que parecem ter sido esculpidos com o único propósito de te encantar.
Mas, se Canoa Quebrada te deixar animado a ponto de querer ainda mais, você também pode visitar a praia de Majorlândia, que fica em uma vila bem próxima. Então, se a sua intenção é se deliciar com as belezas naturais da região, anote essa dica em seu roteiro de viagem. É um local mais simples, mas de igual valia.
O mar de Canoa Quebrada também é um motivo para se apaixonar. Águas calmas, mornas e clarinhas, te deixarão com a sensação de estar no paraíso. Aproveite com a família e os amigos!
2) Esportes aquáticos
A praia de Canoa Quebrada é popular por ser ótima para prática de esportes aquáticos como kitesurf e windsurf. Devido aos seus ventos fortes, é considerada uma das melhores do Brasil para praticar esses esportes.
Diversos instrutores oferecem aulas de kitesurf, windsurf, surfe e bodyboard na praia de Canoa Quebrada.
O passeio de jangada ou barco a vela também é muito procurado por turistas.
3) Passeios de buggy
Se quiser ir além, você também pode aproveitar as dunas de areia para passeios de buggy. Como o sol está quase sempre presente, você pode viajar por aquela imensidão, sentindo o calor do Nordeste em sua pele e inspirando o maravilhoso ar de maresia.
Uma dica para quem está disposto a esse passeio paradisíaco, é a parada oficial de todos os turistas em Canoa Quebrada: a duna do pôr-do-sol. Esse espaço é muito frequentado pelas pessoas que estão à passeio na praia e, até mesmo, pelos moradores de lá. Reative as suas energias, se despedindo do sol com toda a beleza que o cenário irá te proporcionar.
Quando o sol cair e a lua chegar resplandecendo no céu – com aquela beleza que é ainda maior nas praias – você pode aproveitar a noite em Canoa Quebrada.
4) Voo de Parapente
Os mais aventureiros podem desfrutar do cenário para fazer um incrível passeio de parapente margeando as falésias da praia de Canoa Quebrada. É um voo duplo, onde um instrutor qualificado pilota o parapente e o turista só tem o trabalho de admirar a paisagem.
5) Brodway: a noite de Canoa Quebrada
Brodway é o nome dado ao centrinho de Canoa Quebrada, principal ponto de encontro dos visitantes à noite, com suas lojinhas de presentes cheia de mimos para você lembrar de quem ficou em casa.
Além disso, há muitos bares e restaurantes, que respeitam as tradições praianas e te dão uma série de opções gastronômicas bastante saborosas.
Depois de tirar várias fotos com o mar sendo o seu cenário de fundo, tire mais algumas com a arquitetura incomparável da Brodway de Canoa Quebrada.
Outras Dicas
Que Canoa Quebrada é extraordinário, isso você já deve ter notado. Que será o seu próximo destino de férias, provavelmente também já deduziu. Mas, é interessante que você tenha mais algumas dicas – muito boas, por sinal – para poder aproveitar ainda mais esse lugar tão encantador.
Então, confira o que preparamos para você!
Aproveite o clima, mas com segurança
Canoa Quebrada está estrategicamente localizada em uma região do planeta que sofre com incidência muito grande do sol. Logo, a sua localização perto da linha do Equador, faz com que os raios solares sejam bem fortes. Por isso, não se esqueça de usar e abusar do filtro solar, para não comprometer os seus dias de férias com queimaduras na pele.
Use roupas leves
Afinal, você está na praia! Então, aproveite para usar roupas mais leves e mais claras, para não sofrer tanto com o calor local. Lembre-se disso ao fazer a sua mala.
Se organize financeiramente
Os valores cobrados em Canoa Quebrada não são exorbitantes. Entretanto, há uma dificuldade em encontrar caixas eletrônicos de algumas instituições financeiras no local.
Efetivamente, há pontos do Banco do Brasil, Bradesco e Caixa Econômica Federal. Também, não confie em encontrar caixas eletrônicos especiais, que atendem todos os bancos. O melhor é utilizar as redes citadas ou dinheiro em espécie.
Pense na estrutura urbanizada
Canoa Quebrada é uma praia. Logo, toda a estrutura urbanizada da área é voltada para que você aproveite o máximo da natureza, apenas com o necessário para que você tenha uma estadia tranquila.
As ruas são pavimentadas com paralelepípedos, diferente do que a maioria das pessoas está acostumada. Por isso, se movimentar com malas pesadas pode ser um transtorno. Desligue sua mente da urbanização e aproveite o que Canoa Quebrada pode te oferecer em termos de vida natural.
Planeje os passeios
Como dissemos, um dos principais passeios em Canoa Quebrada é o feito de buggy. No entanto, em épocas de baixa temporada, pode ser difícil conseguir passeios coletivos, com outros turistas. Nesse caso, os valores podem aumentar, além de ter uma diminuição considerável na oferta desse tipo de serviço. Para evitar frustrações, vá até a Associação de Buggeiros e tire todas as suas dúvidas.
Organize a sua viagem com antecedência
Ainda mais se você decidir conhecer Canoa Quebrada na estação de maior visitação, também chamada de alta temporada. Um lugar incrível como esse recebe muitos turistas, principalmente em meses de férias, como janeiro, fevereiro, julho, agosto e dezembro, se estendendo até o fim do Carnaval.
Faça as suas reservas com antecedência e evite deixar para procurar um local para se instalar quando já estiver lá.
Quando ir
É impossível definir qual é a melhor época para conhecer esse paraíso, mesmo porque, Canoa Quebrada é extraordinária em qualquer período do ano. O que você deve considerar, para responder a esse questionamento, é o que você deseja para as suas férias.
Se quiser paz e tranquilidade, apenas para poder curtir a natureza com calma e usufruir dos benefícios que a própria praia te dá, o ideal é conhecer Canoa Quebrada fora da alta temporada. Além disso, nos feriados a praia também enche, principalmente com turistas que moram mais próximos ao local.
Já se você quiser aproveitar com amigos, talvez seja melhor investir nas épocas mais cheias. O Carnaval de Canoa Quebrada é muito animado! Também, na estação do verão tudo fica ainda mais mágico, com as ruas cheias de turistas e o comércio local trabalhando a todo vapor.
Se a sua preocupação é o clima, fique atento ao que iremos te dizer. A temperatura de Canoa Quebrada é bastante estável, variando em uma média de 30º. Porém, lembre-se de que o vento do mar e a própria areia podem gerar uma sensação térmica maior. Inclusive, com mais efeito sobre a sua pele. Por isso, não esqueça o filtro solar em nenhum momento.
A temporada de chuvas se dá entre os meses de fevereiro a maio. Mas, é comum que a chuva apareça fora desse período, justamente por sua configuração espacial e pela brisa do mar. Chuvas rápidas e que não irão atrapalhar seu passeio. Inclusive, podem até refrescar o clima e deixar mais agradável.
Então, estamos decididos? Partiu, Canoa Quebrada nas próximas férias? Siga as dicas que demos e você terá as férias mais perfeitas da sua vida!
Vale a pena um bate-volta?
Vale a pena sim, mas prefira ficar ao menos uma noite por lá, assim poderá aproveitar um pouco mais do que Canoa Quebrada tem a oferecer. Mas se você não tem tempo para isso, um bate-volta vai te deixar com gostinho de quero mais e na primeira oportunidade você irá voltar com mais tempo.
Dicas de Canoa Quebrada e de outras praias do Ceará em outros blogs
- Canoa Quebrada, Ceará – O que Fazer na Rota das Falésias por Viagens Cine.
- Canoa Quebrada: Falésia tatuada por Viaje na Viagem.
- Roteiro de viagem ao Ceará: Fortaleza, Canoa Quebrada, Beberibe, Mundaú e praia da Lagoinha por Viagens e Caminhos.
Você sabia que o Ceará faz parte da Rota das Emoções?
A Rota das Emoções é uma rota turística que corta 3 estados do nordeste do Brasil: Maranhão, Piauí e Ceará. Passa por 3 grandes maravilhas naturais do Brasil, os Lençóis Maranhenses, o Delta do Parnaíba e Jericoacoara.
No blog Fui Ser Viajante tem muitas dicas da Rota das Emoções.
Já o Maurício Oliveira do blog Viagens Possíveis organiza a Expedição Rota das Emoções com 12 dias de duração em carros 4×4, experiências, restaurantes e pousadas testadas e selecionadas por ele, que acompanha os grupos e dá dicas de fotografia, composição, edição e Instagram durante a viagem.
Leia também
Jericoacoara no Ceará: como chegar, o que fazer e muitas dicas
Maragogi: o que fazer, como chegar, dicas e praias
Cabo Frio no post Cabo Frio: praias, o que fazer, onde ficar, dicas
Arraial do Cabo: praias, o que fazer, onde ficar, dicas
As melhores praias do norte de Florianópolis
As melhores praias do leste de Florianópolis
Feriados de 2019: 9 ideias para viagens nacionais curtas e baratas
VIAJE POR CONTA PRÓPRIA E ECONOMIZE MUITO! Reserve hospedagem no Booking.com Seguro Viagem com desconto em Segurospromo Passeios em Santiago e no Atacama com TourGo Tours pela América do sul em Denomades.com Passagens de ônibus, trem e avião dentro da Europa em Omio Ingressos e passeios pelo mundo em GetYourGuide CHIP Internacional com 10% de desconto em Airalo |