Que a comida capixaba é deliciosa nós já sabíamos. Mas foi durante o encontro de blogueiros Pocando no ES que descobrimos que o Espírito Santo, além de ter belas praias, também é um destino gastronômico. A cada cidade que visitamos e a cada diferente restaurante fomos surpreendidos pela a rica culinária regional e pelas versões de pratos mundialmente conhecidos adaptados aos ingredientes locais.
Esse post faz parte da Blogagem Coletiva do Grupo Pequenos Grandes Viajantes intitulada “experiências gastronômicas”. Os blogs de viagem parceiros participantes estão listados ao fim da postagem.
Moqueca Capixaba
O principal prato da culinária capixaba, a moqueca é feita de peixe , tem um caldo bem temperado e é acompanhada de um pirão delicioso. Bem mais leve que a moqueca baiana, a moqueca típica do Espírito Santo é feita com tomates, óleo de urucum e caldo de peixe, agradando até mesmo quem diz não gostar de peixe. Os capixabas defendem que “Moqueca, só capixaba; O resto é peixada”.
Camarão no coco
Uma grata surpresa para os participantes do encontro. O Camarão no coco foi criado pelo tradicional restaurante Atlântica em Vila Velha e foi um dos pratos mais gostosos que provamos. Com água de coco e camarão como base, leva ainda salsa, leite de coco, sal e pimenta. É servido com arroz branco e batata palha. Simplesmente delicioso!
Torta Capixaba
Talvez o mais original prato capixaba. Tem uma massa super leve e é recheada com frutos do mar. Quem não conhecia adorou. Nós provamos uma versão contemporânea da torta capixaba preparada pelo chef André Cicilioti que é servida na folha de bananeira. É de dar água na boca e o melhor, não pesa na barriga e nem na consciência.
Paella à marineira
O prato mais famoso do premiado chef Gilson Surragechef é uma adaptação da Paella espanhola aos ingredientes mar de Iriri, em Anchieta. Símbolo do Festival Capixaba de Frutos do Mar em 2016, leva Lula, polvo, camarão, sururu, lagosta, siri e caranguejo e recebeu esse nome por reunir vários ingredientes em um só prato.
Doces capixabas
Após entrada e prato principal é hora para sobremesa! Vale a pena experimentar os doces capixabas vendidos por simpáticas senhoras nas ruas de Guarapari. Tem pé de moleque, cocada, doce de jaca e muitas outras delícias irresistíveis.
Já a torta de coco é o doce mais importante da culinária capixaba e é tradicionalmente preparado pelos restaurantes de moqueca do ES. Leva coco ralado fresco, leite condensado, leite de coco, ovo e manteiga. O resultado é sem dúvidas sensacional.
[divider]
Acesse os posts dos blogs participantes dessa blogagem para ler sobre outras experiências gastronômicas pelo mundo.
– Destinos por onde andei… – Minhas Experiências Gastronômicas pelo Mundo
– A Casa na Mala – 10 Comidas Estranhas pra Provar na Europa
– Tire a Bunda do Sofá – As 10 melhores (ou mais estranhas) comidas que comi em 2016
– Uma Viagem Diferente – O que e onde comer em Asunción, no Paraguay
– Viagens Invisíveis – Comidas da Índia – O paraíso dos vegetarianos é aqui
– Pequeno Grande Mundo – Comida Típica Chilena
– Foco no Mundo – Comida dos Estados Unidos: o que não deixar de experimentar?
– Arrumei as Malas e Parti – Experiências gastronômicas por aí
– Cantinho de Ná – 20 pratos típicos que comemos em viagens
– Bagagem de Memórias – Top 10 comidas da minha volta ao mundo
– Vou pra Roma – Top 10 dicas de comidas imperdíveis em Roma
– Vaneza com Z – Experiências Gastronômicas: do acarajé baiano até a galette francesa, passando pelo curanto chileno e muito mais
– Passeiorama – Restaurantes que amamos em Orlando
– Tirando Férias – Viajando através dos sabores
VIAJE POR CONTA PRÓPRIA E ECONOMIZE MUITO! Reserve hospedagem no Booking.com Seguro Viagem com desconto em Segurospromo Passeios em Santiago e no Atacama com TourGo Tours pela América do sul em Denomades.com Passagens de ônibus, trem e avião dentro da Europa em Omio Ingressos e passeios pelo mundo em GetYourGuide CHIP Internacional com 10% de desconto em Airalo |
Que delícias! Adoro Moqueca Capixaba e sei até fazer… afinal sou uma daquelas que curtem cozinhar.
Trouxe a panela aqui pra Roma e quando faço para os amigos italianos é um sucesso total!
Mandou muito bem neste Post! Adorei
Eu evito usar esta frase, mas não tem jeito “Moqueca é capixaba, o resto é peixada”. Abraço e volte para conhecer a gastronomia do interior do estado.
Ai esse Espírito Santo e essa culinária divina!!! Esse post está de dar água na boca. Parabéns!
Camarão ao coco é a melhor coisa do mundo!! Quero!!
Quero também!
Meu deus o que é esse camarão no coco!! Quero muito! hahaha
Adoro essa variedade gastronômica do Brasil, cada região é única!
Quantas comidas deliciosas. Fiquei com vontade de experimentar essa torta de coco, está com uma cara deliciosa.
Quanta delicias, meu povo! Cadê o teletransporte que não inventam logo! Rsrs
Esse camarão no coco não tem igual, é maravilhoso. Quero
Morri com essas fotos! O que é esse camarão no coco meodeus?!!! Da próxima vez vou me inscrever no Pocando só para garantir uns 2kg a mais rsrs
Eitha que esse camarão no coco é coisa de louco! Hum… e a sobremesa, casamento perfeito. Um dia aumento uns quilinhos provando as iguarias do ES.
Post delicioso!
Ah, que delícia. Amo a moqueca, e entre a moqueca capixaba e a baiana, fico com as duas, kkkkkkk.
Mas o que é esse camarão no coco, hein? Preciso provar isso, meu Deus!
O ES acabou de subir posições na minha wishlist de lugares a voltar.
Abraços
Quando vi o título do post sabia que iria encontrar uma bela moqueca capixaba, adoro!!! E essa torta? Nunca tinha ouvido falar, parece deliciosa.
Quantas delícias nos aguardam no Espírito Santo, já experimentei várias dessas que você citou, mas além da moqueca capixaba que amo demais, adorei a torta de coco. Desejo muito voltar só para repetir!!!
Ainda não tive o prazer de conhecer o Espírito Santo, mas depois de ler seu post preciso apressar minha visita! Quantas coisas deliciosas! Fiquei morrendo de vontade de provar tudo. Amo moqueca, e tenho certeza que a capixaba deve ser dos deuses! Obrigada pelas dicas! Adorei!!!
Nossa, que monte de coisa deliciosa e eu não conhecia! Mas a moqueca ganhou meu coração faz uns anos! Bom saber que tem mais coisas pra provar.
Adorei o post! Confesso que bateu saudades dessas comidas deliciosas.
Ah que delícia ler seu post…lembro de cada comida boa que pudemos degustar nesses dias…
Esse post tá um pecado!!! Engordei só de olhar e lembrar!!!
amei o site me ajudou em um trabalho
Ficamos felizes por isso!