fbpx

Como acumular milhas com os gastos do dia a dia e viajar muito mais

Você faz parte do grupo de pessoas que quer acumular milhas, mas não sabe por onde começar? Leia nossas dicas para acumular muitas milhas aéreas com os gastos do seu dia a dia e viajar muito mais.

ganhar dinheiro na internet

O mundo das milhas ainda não é entendido e muito menos explorado pela maioria das pessoas e por isso acaba levando a construir a crença de que é necessário gastar muito para começar a acumular, mas a verdade é que viajar mais gastando menos e até mesmo ganhar dinheiro com as milhas aéreas é possível e acessível para qualquer pessoa que conhece o “poder das milhas aéreas”.

O que são milhas aéreas

As milhas aéreas nada mais são que pontos registrados nos programas de fidelidades das companhias aéreas. O termo “milhas” foi o originalmente utilizado pelas companhias aéreas, porém atualmente algumas já utilizam a nomenclatura “pontos”.

Elas podem ser gerados de diversas formas, sendo as mais comum quando se voa um trecho por aquela companhia. Outra forma de acumular milhas nos programas aéreos é transferindo para eles os pontos acumulados nos programas de fidelidade dos cartões de créditos.

Isso pode parecer muito básico para você, porém ainda é mundo desconhecido para a maioria dos brasileiros. Atualmente, cerca de 50 bilhões de milhas expiram todos os anos no Brasil por falta de uso ou desconhecimento da sua existência por seus proprietários.

Programas de fidelidades das companhias aéreas brasileiras

Atualmente são apenas três: Smiles, Latampass e Tudo Azul.

  • Smiles: é o programa de fidelidade da Gol Linhas Aéreas. É possível emitir passagens domésticas e para todo o mundo através das mais de 40 companhias aéreas parceiras. 
  • LATAM Pass: é o programa de fidelidade da LATAM. Apesar de ter menos parceiros aéreos que a Smiles, também oferece muitas opções, sendo possível emitir passagens domésticas e para qualquer lugar do mundo.
  • Tudo Azul: é o programa de fidelidade da Azul Linhas Aéreas. É o programa com menos parceiros aéreos, sendo 4 principais companhias aéreas parceiras que permitem emitir passagens para alguns destinos da América do Sul, Europa e América do Norte. Dentro do Brasil, a Azul é a companhia com a maior malha aérea, voando inclusive para muitas cidades do interior.

Programas de fidelidade dos cartões de crédito

Os principais programas de fidelidade dos cartões de crédito são a Livelo, Esfera e Iupp.

  • Livelo: programa de fidelidade dos cartões do Bradesco e do Banco do Brasil. Mesmo quem não tem cartões emitidos por esses bancos pode se cadastrar no programa.
  • Esfera: programa de fidelidade dos cartões emitidos pelo Santander.
  • Iupp: programa de fidelidade dos cartões emitidos pelo Itaú. Substituiu o antigo programa Sempre Presente.

Os pontos acumulados nos programas de fidelidade dos cartões de crédito devem, preferencialmente, sempre serem transferidos para os programas de fidelidade das companhias aéreas durante as campanhas de bonificação de pontos por transferência, que oferecem entre 80% a 110% de bônus sobre os pontos transferidos.

Ou seja, transferindo os pontos nessas campanhas de bonificação os pontos do cartão de crédito serão creditados no programa de fidelidade aéreo escolhido com bônus de até 110%. Quando você transfere fora dessas campanhas está perdendo milhas bônus e consequentemente dinheiro.

Acumular milhas com seus gastos do dia a dia

Esclarecido o que são milhas e programas de fidelidade, vamos falar da melhor forma de acumular milhas aéreas: o acúmulo com os gatos normais do dia a dia, aqueles gastos que você não consegue evitar e tem de forma recorrente, seja mensal ou anualmente.

Todos nós temos que pagar contas de consumo (água, luz, telefone, gás), impostos, combustível, financiamentos, aluguel, mensalidade de escolas ou faculdades, boletos em geral, gastos no supermercado, etc. De tempos em tempos inevitavelmente precisamos trocar de celular, comprar um eletrodoméstico, roupas, dar manutenção no carro, etc.

Não estamos sugerindo que se endivide para ganhar milhas, mas que acumule com os seus gastos que irá ter querendo ou não. Ou seja, todos os meses você pode estar deixando de acumular milhares de pontos e/ou milhas aéreas pelo fato de desconhecer as estratégias abaixo:

1)- Tenha um cartão de crédito que acumule

Feito isso, busque informações sobre os benefícios que o seu cartão oferece, pois nem todos acumulam pontos, e após certificar-se de que tem um ou mais cartões bons, concentre todas as suas compras e pagamentos nele(s). Aprendendo a usufruir das vantagens, o seu cartão pode ser o seu melhor amigo.

Cartões de crédito para acumular milhas

Caso não tenha um cartão que tenha programa de pontuação, entre em contato com o gerente do seu banco e negocie a aquisição de cartões que possibilite acumular, no mínimo 1,2 pontos por dólar gasto. A oferta do cartão varia em função do seu relacionamento com a instituição bancária.

Frisa-se também que os cartões que tem uma boa pontuação geralmente cobram anuidade, mas é negociável, chegando a isentar o cliente dessa cobrança mensal. Portanto, não perca as oportunidades de iniciar a sua vida nesse mercado que movimenta bilhões de milhas anualmente.

2)- Concentre todos os seus gastos do dia a dia nos cartões de crédito

Você vai começar a acumular muitos pontos no seu cartão de crédito quando passar a concentrar nele todos os seus gastos. Faça todos os seus pagamentos, independentemente do valor, sempre com o cartão de crédito.

Como acumular milhas com Gastos com Cartão de Crédito

Pagando com cartão de débito ou em dinheiro você não acumula. Usando a estratégia de sempre pagar com cartão de crédito você vai acumular muitas milhas com dos gastos que já iria ter de qualquer forma, ou seja, acumula milhas gratuitamente, sem nenhum gasto extra por isso.

3)- Acumular milhas com suas contas de consumo

Para potencializar ainda mais o acúmulo de milhas, pague contas de consumo como água, luz, telefone, internet, dentre outros, por meios dos aplicativos de pagamentos do Mercado Pago, RecargaPay e PicPay.

Ao cadastrar o seu cartão de crédito nesses aplicativos, eles intermediam o pagamento das suas contas de consumo, o que gera o acúmulo de pontos e além de ganhar mais um prazo (até o dia do pagamento da fatura do cartão) para pagar as contas. Cuidado para não perder a data de pagamento da fatura do cartão e evite pagar a fatura de um cartão com outro cartão, o que é até possível, mas não é recomendado.

4)- Faça suas compras nos sites parceiros

De tempos em tempos você inevitavelmente vai precisar trocar de celular, comprar um notebook, eletrodoméstico, roupas, etc. Realizar essas essas compras em sites parceiros dos programas de fidelidade das companhias aéreas e durante campanhas de bonificação especial vai te gerar muitos milhares de milhas aéreas.

Na plataforma ou aplicativo de cada programa você encontra todos os parceiros e inclusive, quantos pontos você acumula a cada real gasto, alguns deles, além dos pontos dão também cashback. Normalmente a cotação é de 1 ponto por real gasto, mas só compre nessas condições se for urgente.

Se puder, espere as promoções que oferecem acima de 8 pontos por real gasto. Algumas vezes é possível acumular até 20 pontos por real gasto. E ao comprar utilizando o seu cartão, você também irá acumular pontos no programa do cartão.

Viu como é fácil começar a acumular milhas aéreas? Comece agora e não deixe mais dinheiro na mesa. Quando você não resgata ou troca os seus pontos, as companhias aéreas fazem isso por você e acreditem, elas gostam quando seus pontos expiram.

Agora é só aproveitar as vantagens de cada programa e viajar pagando barato ou fazer dos pontos e milhas, uma alternativa de colocar dinheiro no seu bolso.

Saiba mais em Como acumular milhas comprando fraldas e produtos de higiene.


Leia também

5 formas de ganhar dinheiro na internet relacionadas a viagem

VIAJE POR CONTA PRÓPRIA E ECONOMIZE MUITO!
Reserve hospedagem no Booking.com
Seguro Viagem com desconto em Segurospromo
Alugue um carro em Rentcars
Passagens aéreas promocionais em Passagens Promo
Passeios em Santiago com Destino Chile (cupom #bloglovers 10%OFF)
Tours pela América do sul em Denomades.com
Passagens de ônibus, trem e avião dentro da Europa em Omio
Ingressos e passeios pelo mundo em GetYourGuide
Chip Internacional com 5% de desconto em America Chip
Chip Internacional com frete grátis em EasySIM4U
Chip Internacional da Viaje Conectado com 10%OFF cupom PROMO10

Deixe um comentário