Uma das maiores dúvidas dos nossos leitores é como ir do Aeroporto ao centro de Santiago e demais bairros hoteleiros como Bellavista e Providencia. Nesse post reunimos todas as informações para que você possa escolher como se deslocar do aeroporto ao seu hotel e do hotel ao aeroporto internacional de Santiago no Chile.
*Post atualizado em 26/09/2019
O Chile é o destino do momento na América do Sul. Milhares de brasileiros desembarcam todos os dias na capital Santiago, principalmente durante o inverno, para visitar as estações de esqui. Para muitos é a primeira experiência internacional, o que trás muitas dúvidas e barreiras, entre elas a língua espanhola, já que mesmo quem tem algum conhecimento tem certa dificuldade para se comunicar, pois os chilenos falam com um sotaque tão carregado que costumam dizer que possuem uma língua própria, o chileno. Outra dúvida recorrente é como ir do Aeroporto ao centro de Santiago ou aos demais bairros, onde os turistas costumam se hospedar.
O Aeroporto Internacional Comodoro Arturo Merino Benítez foi inaugurado em 1967 e é o principal do país. Concentra a maioria dos voos domésticos e opera os destinos internacionais, sendo a porta de chegada no Chile, mesmo para quem tem voo de conexão para o interior. Conta com 2 terminais, o nacional e o internacional, funcionando 24 horas. Recebeu 21,4 milhões de passageiros em 2017 e é considerado um dos aeroportos mais modernos do mundo.
Como ir do Aeroporto ao centro de Santiago
O aeroporto de Santiago fica a 25 quilômetros do centro da cidade e conta com diversas facilidades e uma excelente estrutura. São muitos restaurantes e lojas, além, é claro, do free shop. Quem desembarca por lá tem várias opções para ir do aeroporto ao centro de Santiago, podendo escolher de acordo com a comodidade e com o seu orçamento.
1) Ônibus
É a opção mais barata para ir do aeroporto ao centro da Santiago. São duas empresas que realizam o serviço: A Turbus e a Centropuerto. O ponto de paradas de ambas é no primeiro piso, próximo a porta 5. A viagem dura em média 40 minutos, as passagens custam 1.900 CLP (pesos chilenos) ida, 3.400 CLP ida e volta e o pagamento é realizado diretamente ao motorista. É super tranquilo e seguro utilizar esse serviço, principalmente para quem viaja sozinho ou em casal. Os ônibus são confortáveis e tem espaço para colocar a bagagem. Para quem viaja em família, em grupo ou carrega muitas malas, talvez seja melhor optar uma das outras opções de transporte.
Turbus
Os ônibus da Turbus circulam todos os dias entre 05:00 e 00:00h com saídas a cada 10 minutos e entre 00:30 e 04:30h a cada 30 minutos. São 5 linhas diferentes que atendem diversas partes da cidade. As linhas de maior interesse para os turistas são a Tramo Terminal Alameda e Tramo Moneda.
A linha Tramo Alameda faz paradas no metrôs Pajaritos, Las Rejas e no terminal de ônibus Alameda. A Estação Pajaritos é a melhor opção para embarque no metro, pois faz parte da Linha 1 (vermelha), que dá acesso aos bairros hoteleiros centro, Santa Lucía, Bellavista e Providencia.
Já a linha Tramo Moneda faz paradas nos metrôs Universidad de Santiago, Estácion Central e na rua Tucapel Jimenez, bem no centro da cidade, próximo a La Moneda. Quem se hospeda na região central de Santiago, próximo ao Palácio La Moneda, pode descer na parada final em Tucapel Jimenez ou na Estácion Central, de acordo com a localização da sua hospedagem (verifique a melhor opção no Google Maps). Pode ser preciso tomar um Táxi ou Uber para chegar ao seu hotel. Já quem se hospeda em outras regiões como Bellavista e Providencia pode descer na Estácion Central e de lá seguir de metro, táxi ou Uber até o local de hospedagem.
Apesar de quase sempre ser necessário pegar outro meio de transporte para finalizar a viagem, com certeza o valor somado da passagem de ônibus com metrô, táxi ou Uber será muito menor do que se paga para uma viagem direta desde o aeroporto.
Mais informações no site da Turbus.
Centropuerto
Os ônibus da Centropuerto circulam todos os dias entre 06:00 e 23:30h com saídas a cada 10 minutos, entre 23:30 e 05:30h a cada 30 minutos. Essa empresa opera apenas uma linha que faz as seguintes paradas:
1) Aeropuerto 1º nível
2) Metrô Barrancas
3) Metrô Terminal Pajaritos
4) Metrô Las Rejas
5) Metrô San Alberto Hurtado
6) Metrô Universidad de Santiago
7) Metrô Estación Central
8) Metrô Unión Latinoamericana
9) Metrô República (Apenas após as 21h)
10) Metrô Los Héroes (Plazoleta Central)
Quem se hospeda na região central de Santiago, próximo ao Palácio La Moneda, pode descer no Metrô Los Héroes, bem na Avenida Libertador Bernado O`Higgins, principal da cidade e onde se concentram muitos hotéis. É provável que você possa ir andando até o seu hotel e se for preciso tomar um Táxi ou Uber, com certeza a corrida custará bem pouco. Já quem se hospeda em outras regiões como Bellavista e Providencia pode descer em Pajaritos e pegar o metro Linha 1 (vermelha) ou na estação mais próxima da hospedagem e finalizar a viagem de táxi ou Uber.
Mais informações no site da Centropuerto.
Atenção: Não é aceito nenhum tipo de cartão para pagamento da passagem de ônibus. Prepara-se para pagar a sua viagem em dinheiro e de preferência trocado. Faça câmbio em alguma das casas de câmbio do aeroporto apenas do valor necessário para o deslocamento e suas primeiras horas na cidade, já que a cotação praticada por lá é bem inferior a das casas de câmbio do centro de Santiago.
Saiba mais no post Câmbio em Santiago – Que moeda levar para o Chile.
2) Transfer exclusivo ou compartilhado
A melhor opção para quem viaja em família, em grupo, carrega muitas malas ou simplesmente quer mais conforto é a contratação de um transfer exclusivo ou compartilhado diretamente nos guichês do aeroporto. Quem optar pelo transfer exclusivo terá mais privacidade e irá diretamente ao local de hospedagem em cerca de 40 a 60 minutos. Já o transfer compartilhado geralmente é feito em vans e você viajará com outras pessoas, que estarão indo para mesma região, o que ocasionará paradas no meio do caminho, podendo aumentar o tempo de viagem para entre 1h e 1:30h. A vantagem é que é bem mais barato que o transfer exclusivo. Entretanto, se no seu grupo há pelo menos 4 pessoas, já é financeiramente mais vantajoso contratar um transfer exclusivo.
As empresas que nós conhecemos, já utilizamos e recomendamos são a Transfer Delphos e Transvip. As duas funcionam 24 horas por dia e você pode checar os preços e horários nos sites, porém não é necessário reservar com antecedência, podendo reservar e pagar diretamente nos guichês das empresas dentro do aeroporto, que ficam logo após o desembarque, com cartão de crédito, débito e dinheiro. A tarifa depende do bairro em que você vai se hospedar, começando em 6.900 CPL por pessoa no transfer compartilhado e 25.000 CPL no exclusivo para a região central, Bella Vista e Providência. Lembrando que esse tipo de transporte te deixa na porta do seu hotel/hostel e até mesmo apartamento alugado (confirme antes com a empresa) e também pode ser contrato para ir para o aeroporto.
3) Táxi ou Uber
É quase um consenso entre os blogs de viagem e moradores locais não recomendar o uso de táxis em Santiago. São muitos os relatos de pessoas que foram vítimas de golpes como a devolução do troco com notas falsas ou tiveram que pagar muito mais do que o habitual por uma corrida. De toda forma, no desembarque do aeroporto muitas pessoas irão te abordar oferecendo serviço de táxi. Caso você opte por esse tipo de transporte aconselhamos que certifique-se que o veículo é um táxi oficial, que possui taxímetro e que ele será utilizado ou de acertar o valor da corrida e ter certeza de que entendeu corretamente, assim como ter dinheiro trocado para não ser vítima do golpe das notas falsas. A corrida vai custar entre 20.000 e 25.000 CLP.
Já o Uber não é muito indicado pois ainda não é legalizado no Chile, sendo possível que o aplicativo te indique um local de encontro fora do aeroporto e ainda é possível haver alguma confusão com taxistas e a fiscalização do aeroporto. Para ir do seu local de hospedagem ao aeroporto você também pode ter problemas, já que algumas vezes os motoristas param antes de chegar no aeroporto e você vai precisar terminar o trajeto a pé. De toda forma, dependendo de quantas pessoas viajam com você, é mais barato contratar um transfer exclusivo do que viajar de Uber, até porque quem é usuário sabe que em aeroportos sempre costuma aparecer tarifa dinâmica.
Testamos o Uber no aeroporto na nossa última viagem a Santiago, em novembro de 2018. Tentamos chamar um carro ao desembarcar na cidade e não deu muito certo. O principal motivo foi a falta de conexão de internet. O aeroporto até disponibiliza Wi-Fi gratuito, porém como o motorista enviou mensagem avisando que seria necessário encontrá-lo já na saída do aeroporto, o celular ficou sem conexão e não conseguimos encontrar o carro. A solução foi recorrer ao ônibus e a viagem foi bem tranquila. Para ir do bairro Providencia ao aeroporto, como o voo era muito cedo, optamos pelo Uber. A única observação foi que o motorista avisou que iria entrar no estacionamento do aeroporto e realizar o desembarque como se fosse um amigo ou pessoa da família, ao invés de parar em frente ao saguão de embarque, para evitar confusão com os taxistas. O valor da corrida ficou em 12.351 CLP.
Se a sua opção for utilizar o Uber no desembarque, é importante chegar lá com conexão de internet, o que pode ser solucionado através da compra de um chip internacional ainda no Brasil ou de um chip local no aeroporto de Santiago. Além disso, é preciso ter um cartão de crédito internacional cadastrado no aplicativo, com a devida autorização junto ao banco para uso no exterior, já que por lá não é possível utilizar o aplicativo no modo pagamento em dinheiro.
4) Transfers privados de Agências de turismo e hotéis
A última opção é contratar um transfer privado diretamente com sua agência de viagem ou hotel. Certamente saíra mais caro que as opções anteriores, porém você terá a comodidade de ter alguém te esperando na porta do desembarque com uma plaquinha com o seu nome e que te levará diretamente ao seu hotel.
Nossa indicação de agência de turismo em Santiago é a TourGo. Essa é uma agência BRASILEIRA de turismo receptivo voltada ao atendimento de brasileiros. São brasileiros atendendo brasileiros. Eles organizam transfer do aeroporto para hospedagem e vice-versa, além de oferecer todos os passeios em Santiago e região.
De ônibus do centro ao aeroporto de Santiago
Para ir do centro de Santiago ao aeroporto de ônibus também é muito fácil. Se você optar pela Turbus vá ao terminal de ônibus Alameda e dirija-se à plataforma 22/23, de onde saem ônibus a cada 10 minutos desde às 05:00 às 02:00h. Caso você prefira a empresa Centropuerto, vá para a estação de metrô Los Heróes de onde partem os ônibus entre às 05:55 às 22:30 à cada 10 minutos.
Mais informações
- Tarifas do metrô de Santiago: entre 07-09h e 18-20h $800, entre 06:30-07h, 09-18h e 20-20:45h $720, entre 06-06:30h e 20:45-23h $670 CLP. É necessário comprar um cartão chamado “Tarjeta BIP” ao custo de $ 1.550 na primeira viagem e carregar com um valor (de acordo com a sua necessidade). Ele é recarregável e pode ser compartilhado por mais de uma pessoa, dando acesso também aos ônibus. Site oficial do metrô: https://www.metrosantiago.cl/.
- Nos horários de pico o metrô fica extremamente lotado, sendo desaconselhado utilizá-lo se estiver carregando malas.
- O Uber pode ser usado pela cidade sem nenhum problema, a única ressalva é para viagens que envolvam o aeroporto.
- Para mais informações acesse o site oficial do Aeroporto Internacional Comodoro Arturo Merino Benítez.
Não deixe de ler Documentos necessários para entrar no Chile.
SEGURO VIAGEM PARA O CHILE
Seguro viagem é um item fundamental para qualquer viagem para o Chile, já que no país não existe atendimento médico gratuito, mesmo nos hospitais públicos. Para atendimento médico, do básico ao emergencial, é necessário pagar integralmente por todo os procedimentos, insumos e medicamentos. Um acidente ou cirurgia de urgência facilmente vai gerar uma conta de alguns milhares de reais.
Mas quem contrata um seguro viagem tem a tranquilidade de ter todo o atendimento médico organizado e pago pela seguradora ou ressarcimento das despesas. E não custa caro, há opções a partir de R$9,90 por dia de viagem. Nós sempre utilizamos a Segurospromo para comparar os preços e coberturas de diversas seguradoras e contratar o seguro que melhor nos atenda.
SEGURO VIAGEM COM DESCONTO É NA SEGUROS PROMO!
15% OFF em todos os planos de seguro viagem e + 5% OFF no pagamento via PIX ou boleto.
Não dê bobeira, há opções por menos de R$10,00 por dia.
FAÇA UMA COTAÇÃO AGORA!
Saiba mais no post Seguro Viagem Internacional com desconto.
Leia também
Viagem para o Chile: o que fazer, pontos turísticos, roteiros, dicas para economizar
Onde ficar em Santiago: melhores bairros, dicas de hotel, hostel e apartamento
Portillo: estação de esqui no Chile
Tour Valle Nevado e Farellones: dia de neve em Santiago
Valparaíso e Viña del Mar por conta própria
Sky Costanera em Santiago – O mirante mais alto da América Latina
Tudo o que você precisa saber antes de viajar para o Atacama
VIAJE POR CONTA PRÓPRIA E ECONOMIZE MUITO! Reserve hospedagem no Booking.com Seguro Viagem com desconto em Segurospromo Passeios em Santiago e no Atacama com TourGo Tours pela América do sul em Denomades.com Passagens de ônibus, trem e avião dentro da Europa em Omio Ingressos e passeios pelo mundo em GetYourGuide CHIP Internacional com 10% de desconto em Airalo |
Olá! Fiquei com uma dúvida sobre o transfer. Eu entrei no site das duas empresas que você indicou e vi o valor de $50.000 para o transfer exclusivo. A minha pergunta é se esse valor é por pessoa ou é pela van, independente da quantidade de passageiros. No meu caso, estamos indo em 7 pessoas e acredito que o transfer exclusivo será o de melhor custo x benefício. Mas aí bateu a dúvida se esse valor é pelo carro ou por pessoa. Desde já, muito grata pelas dicas. Ajuda muito no nosso planejamento!
Olá Débora!
Sim, quando aparece exclusivo é o veículo fechado só para vocês, claro que dentro do número máximo de ocupação para o veículo. No caso de vocês o melhor é uma van. Acredito que esse valor que 50 mil pesos seja ida e volta. De toda forma você pode tentar chamar as empresas via chat no site delas e tirar as dúvidas.
Ficamos felizes por ajudar no planejamento.
Boa viagem!
Muito bom o post!
Obrigada pelas dicas e parabéns pelo blog!
Parabéns pelas informações sobre transporte do aeroporto e para o aeroporto…
Fui roubado em buenos Aires, por taxista, por isso busco informações. Obrigado
Obrigado Ricardo!
Nós fomos enganados em Buenos Aires por um taxista com taxímetro adulterado, pagamos bem mais caro do que deveríamos. Realmente buscar informação é a melhor forma de prevenir esses contratempos que pode acabar estragando nossas viagens.
Um abraço e boa viagem!
Pessoal quero agradecer a informação… Parabéns pelo trabalho… Esse tipo de informação e importante para nós que viajamos o mundo… Por favor nunca parem! Abraços
Adorei o blog!! Vou pra Santiago / Farellones em Julho com a família e já peguei várias dicas daqui!
Obrigado Carol!
Depois conta pra gente como foi a viagem!
Abraço!
Olá! Tenho aproveitado bastante as dicas. Seremos 6 pessoas e vamos preferir transfer exclusivo. Contatei uma outra empresa e só depois vi que era pessimamente avaliada pelos usuários. Espero ter bons resultados com as indicadas.
Desejamos boa viagem!
Depois nos conte como foi sua experiência, vai ser valioso para outros viajantes.
Obrigado por comentar!
Olá, td bem? O ônibus, saindo do aeroporto para o centro, é pago somente em pesos chilenos? Eu consigo trocar dinheiro no aeroporto? Obrigada
Somente em dinheiro e em pesos.
Consegue trocar sim, mas nas casas de câmbio do aeroporto são péssimas. Então só troque o suficiente para usar até conseguir ir em uma das casas de câmbio do centro ou providência.
Boa viagem!
Não usem o serviço da TRANSVIP! Desonestos! Paguei ída e volta em dólares (deu U$ 39), mas só me deixaram no centro e não me buscaram no horário combinado! Voltei de Uber pro aeroporto e não quiseram me reembolsar! Nem tinham anotado meu nome e telefone! Uma funcionário chamada Maria Eugênia ainda debochou de mim!
Que situação ruim Fabio. Quando utilizamos não tivemos problemas. Tenta entrar em contato com eles por e-mail, quem sabe consiga resolver o problema.
Abraço!
Primeiramente, parabéns pelo post, super explicativo !
Segundo, preciso de uma ajuda… hahahah
Chegarei no aeroporto em setembro, voo previsto para pousar as 3 da manhã, e estarei hospedada próximo ao Costanera. Segundo o post, o ônibus não vai até lá, e digamos que eu pegue o onibus no aeroporto as 3:30, chegarei na estação central umas 4:10 +/- (pelos 40 minutos citados acima), não vou conseguir pegar o metro certo ? porque ele começa a operar as 6, sendo assim, é fácil eu pegar Uber da estação central até meu hotel ?
Obrigada
Dani
Olá Danielle!
Isso mesmo. Mas considere que o voo vai pousar às 3h, mas até desembarcar e fazer os processos de imigração leva ao menos 1 hora. Se quiser economizar muito, pode “dar um tempo” no aeroporto e só pegar o ônibus mais próximo ao horário de abertura do metro.
De toda forma o Uber da
Acompanhe nossos stories no Instagram pois nesse exato momento estamos em Santiago.
Boa viagem!