Saiba como planejar uma Eurotrip por conta própria. Roteiros de viagem, como encontrar passagens de avião, trem e ônibus baratas, sugestões de hospedagem e muitas dicas para economizar.
Você pode economizar muito em sua viagem pela Europa sem abrir mão de conforto e de conhecer nenhuma atração.
A Europa é o nosso destino predileto. Já fizemos diversas viagens para lá, desde intercâmbio para estudar inglês em Londres, mochilão de 30 dias dormindo sempre em quarto compartilhado de hostel, mochilão no inverno passando por países do leste europeu, viagens econômicas com direito a um pouco mais de conforto com hospedagem sempre em quarto privativo e até viagens com hospedagem em hotéis de luxo.
Nesse post você vai encontrar todas as dicas para planejar sua Eurotrip por conta própria gastando pouco. Sim, é possível viajar para Europa gastando pouco ou ao pelo menos gastando bem menos do que a maioria dos seus amigos e familiares que já estiveram por lá gastaram.
E o melhor de tudo, você não precisa abrir mão do mínimo de conforto, de conhecer as atrações que deseja, de comer bem e até mesmo de fazer algumas compras.
Então chega de enrolação e vamos logo ao que interessa. Abaixo estão dicas importantes para que seu tour pela Europa seja um sucesso e para que você consiga economizar muito, mesmo em tempos de real desvalorizado.
Navegue pelo artigo
- O que é uma Eurotrip?
- Quais são os países da Europa
- Quando Visitar a Europa: Estações do Ano
- Visto para Europa
- Como encontrar passagens baratas
- Hospedagem
- Qual moeda levar
- Ingressos antecipados
- Seguro Viagem
- Roteiros de Eurotrip
O que é uma Eurotrip?
Eurotrip é como são conhecidas as viagens pela Europa que passam por mais de um país. Geralmente elas duram pelo menos 10 dias e os viajantes costumam visitar de 3 a 5 países.
Mas há quem queira conhecer muito mais países em uma só viagem, assim como nós fizemos quando visitamos a Europa pela primeira vez. É muito comum roteiros de viagem pela Europa, seja um mochilão, viagem em casal ou família, passar por 10, 12 ou até 15 países em uma só viagem de cerca de 30 dias.
Eurotrip é uma viagem para fazer um verdadeiro tour pela Europa, passando por várias cidades em diferentes países, geralmente viajando de trem, aproveitando a proximidade e a facilidade de transitar entre os países europeus.
Duração de uma Eurotrip
Na maioria das situações uma Eurotrip pode durar até 3 meses, prazo máximo concedido pela imigração europeia a brasileiros que viajam para Europa a turismo.
É claro que existem meios de se prorrogar a duração de uma viagem pela Europa. Você pode, por exemplo, incluir países que não fazem parte do Tratado de Schengen e por isso o tempo que você permanecer por lá não irá contar nos 3 meses de permanência no Espaço Schengen. Alguns exemplos de países que não fazem parte do tratado são Reino Unido (Inglaterra, País de Gales, Escócia e Irlanda do Norte), Irlanda, Rússia e Turquia.
O viajante pode, por exemplo, conciliar os 3 meses nos países que fazem parte do tratado com até 6 meses nos países que compõe o Reino Unido.
Apesar de ser um sonho viajar por tanto tempo pela Europa, é bem provável que você, assim como nós, não terá tanto tempo e dinheiro disponíveis. Dessa forma, nesse post vamos focar nas viagens “mais curtas”, entre 10 e 30 dias.
Quais são os países da Europa
A Europa é composta por 49 países, considerando que o Reino Unido é constituído por 4 países. Os países da Europa e suas respectivas capitais são:
Albânia: Tirana Alemanha: Berlim Andorra: Andorra a Velha Áustria: Viena Bélgica: Bruxelas Bielorrússia: Minsk Bósnia e Herzegovina: Sarajevo Bulgária: Sofia Croácia: Zagreb Dinamarca: Copenhague Escócia: Edimburgo Eslováquia: Bratislava Eslovênia: Liubliana Espanha: Madri Estônia: Tallinn Finlândia: Helsinki França: Paris Grécia: Atenas Hungria: Budapeste Inglaterra: Londres Irlanda: Dublin Irlanda do Norte: Belfast Islândia: Reykjavik Itália: Roma Letônia: Riga | Liechtenstein: Vaduz Lituânia: Vilnius Luxemburgo: Luxemburgo Kosovo: Pristina Malta: Valeta Moldávia: Chisinau Mônaco: Mônaco Montenegro: Podgorica Noruega: Oslo Países Baixos: Amsterdã País de Gales: Cardiff Polônia: Varsóvia Portugal: Lisboa República Tcheca: Praga República de Macedônia: Skopje Romênia: Bucareste Rússia (Europa e Ásia): Moscou San Marino: San Marino Sérvia: Belgrado Suécia: Estocolmo Suíça: Berna Turquia (Europa e Ásia): Ancara Ucrânia: Kiev Vaticano: Cidade do Vaticano |
*clique nos links acima para ver os posts dos países que já visitamos.
O maior país da Europa é a Rússia, que ocupa 37% da área total do continente apenas com a porção europeia de sua área, e o menor país da Europa é o Vaticano, que ocupa uma pequena área no centro de Roma na Itália. Com exceção do Vaticano, todos os países da Europa fazem parte da ONU – Organização das Nações Unidas.
Mapa da Europa
Impossível planejar uma Eurotrip sem um mapa da Europa. Mesmo nós, com tanta experiência em viajar pelo velho continente, sempre que estamos planejando uma viagem para Europa ou mesmo escrevendo um post aqui para o blog, consultamos o mapa da Europa. A forma mais prática é utilizar o Google Maps para visualizar o mapa europeu e ir trançando o roteiro da viagem na Europa.
Quando Visitar a Europa: Estações do Ano
Primavera (Março a Maio)
A primavera na Europa é encantadora com o florescimento das flores e um clima agradável, ideal para explorar cidades como Paris, Amsterdã e Lisboa. As temperaturas variam entre 10°C e 20°C, tornando os passeios ao ar livre muito agradáveis.
Além disso, há menos turistas comparado ao verão, o que significa menos filas e preços mais acessíveis. No entanto, prepare-se para possíveis chuvas, especialmente em abril.
Verão (Junho a Agosto)
O verão é a alta temporada na Europa, com dias longos e ensolarados, perfeitos para aproveitar praias e festivais. Destinos populares como a Riviera Francesa, Itália e Espanha estão no auge, com temperaturas variando de 20°C a 35°C.
No entanto, o aumento no número de turistas resulta em preços mais altos e a necessidade de reservas antecipadas para hospedagem e atrações. As praias e pontos turísticos podem estar bastante lotados.
Saiba mais em Verão na Europa: A Temporada de Sol, Festivais e Praias.
Outono (Setembro a Novembro)
O outono na Europa traz um clima agradável e temperaturas que variam de 10°C a 20°C. É uma estação ideal para visitar vinhedos na França e na Itália, onde a colheita de uvas está em pleno andamento.
As paisagens são transformadas pelas folhas douradas e vermelhas, criando cenários perfeitos para fotografias. Além disso, há menos turistas comparado ao verão, permitindo uma experiência mais tranquila.
No entanto, o clima pode ser imprevisível, com dias de chuva frequentes, especialmente em novembro.
Inverno (Dezembro a Fevereiro)
O inverno na Europa é mágico, especialmente em cidades como Viena, Praga e Berlim, que se transformam em verdadeiros contos de fadas com seus mercados de Natal.
As temperaturas variam de -5°C a 10°C, e muitos destinos oferecem atividades de inverno, como esqui nos Alpes Suíços e observar a aurora boreal na Noruega.
Uma grande vantagem é a redução no número de turistas e nos preços. No entanto, o clima pode ser bastante frio, com dias curtos e algumas atrações fechadas.
Saiba mais em Mochilando no Inverno Europeu.
Visto para Europa
Brasileiros não precisam de visto para viajar para a Europa a turismo. Como dito acima, o praxo máximo da viagem deve ser de 3 meses. A isenção de visto é válida para todos os países da União Europeia que fazem parte do Tratado de Schengen.
Em alguns outros países europeus que não fazem parte do Tratado de Schengen, também não é exigido visto para turistas brasileiros. Alguns exemplos são Irlanda, Reino Unido, Rússia, Turquia, Bósnia e Albânia.
O que é O Tratado de Schengen
O Tratado de Schengen é um acordo que garante a livre circulação de pessoas dentro dos países signatários, sem a necessidade de controle nas fronteiras.
Na prática, para viajantes brasileiros, só há controle de passaporte no país de entrada e no de saída do Espaço Schengen.
Como brasileiros não precisam de visto, no país de entrada seu passaporte será carimbado com uma autorização que permite permanecer até 3 meses com fins turísticos em qualquer país que faça parte do tratado.
Os países que fazem parte do tratado são: Alemanha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Hungria, Islândia, Itália, Letônia, Liechtenstein, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Mônaco, Noruega, Polônia, Portugal, República Tcheca, Suécia e Suíça.
Saiba mais em O que é Tratado de Schengen: países membros e como funciona.
Documentos para viajar para Europa
A documentação necessária para brasileiros viajarem para Europa a turismo independe do estilo da viagem. Tanto faze se você é um mochileiro, viaja em casal, família ou se sua viagem é de luxo, em qualquer Eurotrip é preciso separar uma série de documentos em um pastinha e levar para apresentar ao agente de imigração, caso seja solicitado.
Os documentos necessários para viajar para Europa são:
- Passaporte válido até o fim da sua viagem
- Passagem de volta para o Brasil ou de saída da Europa
- Comprovantes de reserva de hospedagem
- Comprovantes financeiros que provem que você tem recursos para se manter durante a viagem
- Seguro viagem com cobertura mínima de 30 mil euros
Há outros documentos que não são obrigatórios mas que podem ser úteis caso você vá para a “temida salinha” como Declaração de Imposto de Renda, últimos contracheques, carteira de trabalho, carteira funcional, comprovante de que é sócio em empresa (se for o caso), comprovante de matrícula na universidade ou diploma acadêmico, documentos que comprove que tem bens no Brasil, passaporte anterior que comprove outras viagens e vistos.
A princípio apresente apenas o passaporte ao agente de imigração. Caso seja necessários apresente os documentos que forem solicitados.
Saiba mais em Documentos necessários para viajar para Europa e Como funciona a imigração na Europa.
Precisa de vacina ou teste COVID para entrar na Europa?
No momento da atualização deste artigo, quase todos os países da Europa já retiraram as exigências relativas a pandemia do COVID-19. Ou seja, a documentação para entrar nos respectivos territórios não inclue comprovante de vacinação ou teste COVID.
Mas atenção, essas normas podem mudar a qualquer momento, então consulte os sites oficiais durante o planejamento da sua viagem, assim como as regras brasileiras relacionadas ao retorno de viajantes do exterior o Brasil.
Como encontrar passagens baratas para sua Eurotrip
Essa é com certeza a parte mais importante do planejamento de viagem. As despesas com voos Brasil x Europa x Brasil, voos internos dentro da Europa e deslocamento de trem ou ônibus podem ser bem altas. Mas seguindo nossas dicas você pode reduzir bastante seus gastos com passagens aéreas, de trem e ônibus.
A maior dica para economizar muito na sua Eurotrip é comprar todas as passagens com muita antecedência. Isso vale tanto para os voos Brasil x Europa x Brasil, quanto para os deslocamentos internos na Europa.
Existem alguns macetes para conseguir os melhores preços e vamos passar todos que conhecemos para você. Esses macetes nós descobrimos depois de muitas pesquisas de preços em diversos sites de companhias aéreas, trem e ônibus, além de sites agregadores, e de ler muitos em outros blogs, sites e fóruns sobre a experiência de outros viajantes.
Passagens para Europa
A nossa principal dica para conseguir bons preços para passagens do Brasil para Europa é esperar pelas promoções das companhias aéreas.
Promoções de passagens aéreas
Se você acabou de decidir que vai fazer um mochilão na Europa, passar a Lua de Mel por lá, visitar um familiar ou qualquer que seja o objetivo da sua viagem, não se apresse para comprar as passagens. A menos que seja uma viagem de última hora, o melhor a fazer para economizar é esperar por uma boa promoção de passagens aéreas.
Nossa maior fonte de informação de promoções de passagens aéreas é o site Melhores Destinos. Quando estamos planejando uma viagem para qualquer destino nacional ou internacional, diariamente acessamos esse site para ver se há alguma promoção. Não deixe de baixar o aplicativo deles para ter acesso às promoções imediatamente, já que quase sempre as passagens promocionais duram pouco tempo, principalmente quando os preços estão bem abaixo dos normais.
Se você encontrar uma boa promoção de passagens aéreas para Europa para o período da sua viagem, não perca tempo, corra e compre as passagens antes que elas acabem.
Não se esqueça de conferir a reputação da companhia aérea, duração do voo, quantidade de escalas, política de bagagens, marcação de assentos, etc. Às vezes o que pode parecer uma boa oportunidade pode ser uma furada, como, por exemplo, voos com várias conexões ou com conexão demorada, tarifas abusivas para incluir bagagem despachada e para marcar assento ou em companhias aéreas de má reputação.
Compre ida e volta
Normalmente comprar passagens de ida e volta para Europa sai muito mais barato do que comprar separadamente a ida e a volta. Os preços para comprar os trechos separados costumam ser o dobro do que comprar de uma vez só ida para Europa e volta para o Brasil.
Caso você pretenda chegar na Europa por uma cidade e retornar de outra, mesmo que seja em outro país, basta utilizar a pesquisa por múltiplos destinos, que é possível em praticamente todas as companhias aéreas ou sites agregadores.
Datas e destinos flexíveis
Seja flexível nas datas e destinos da sua Eurotrip. É possível que aparece uma boa promoção para uma cidade ou país próximos do que está no seu roteiro e que para a cidade que está nos seus planos as passagens desde o Brasil estejam bem mais caras.
Nesses casos vale a pena alterar o seu roteiro de acordo com as oportunidades que surgirem. Se você, por exemplo, estava planejando começar sua Eurotrip por Londres mas apareceu uma promoção com passagens para Paris, reorganize seu roteiro e inicie por Paris. De lá compre uma passagem de trem ou mesmo avião para visitar Londres.
O mesmo vale para as datas. Se você tem a possibilidade de alterar o início ou o fim da sua viagem para alguns dias antes ou depois, verifique se não há passagens com melhores preços nessas datas.
Até quando esperar por uma promoção?
Estabeleça um prazo máximo para esperar pelas promoções para comprar as passagens da sua Eurotrip. Nós costumamos esperar até no máximo três meses antes da data programada para o início da viagem.
Se até esse período não aparecer nenhum mega promoção, preferimos comprar pelo menor preço que encontramos do que esperar mais. Isso porque quase sempre deixar para comprar as passagens de última hora significa pagar caro.
É claro que essa regra não é absoluta e às vezes aparecem promoções de passagens de última hora. Mas sinceramente, nós não contamos com isso para viagens planejadas. Essas promoções de última hora são boas para fazer aquela viagem que não estava nos seus planos, para aproveitar a oportunidade.
Sites comparadores de preços
Vários sites fazem a comparação dos preços de passagens aéreas em diversas companhias aéreas (nem sempre em todas) e apresentam os melhores preços.
É uma boa forte de encontrar passagens aéreas com bons preços ou acompanhar a alteração dos preços, sendo possível criar alertas para ser avisado quando os preços baixarem.
Nós utilizamos muito o Google Flights, mas como foi dito, nem sempre ele faz a comparação em todas as companhias aéreas existentes. De toda forma, é uma ótima ferramenta para ter certeza de que o preço encontrado é realmente baixo, já que ele apresenta um gráfico com o histórico de preços, além de permitir monitorar os preços e avisa por e-mail quando eles reduzem.
Saiba mais no post Google Flights: como achar passagens aéreas mais baratas.
Sites como Decolar, Submarino Viagens, ViajaNet também são úteis para pesquisa, porém costumam incluir taxas de serviço nos valores das passagens que fazem elas ficarem mais caras do que comprando diretamente no site das cias aéreas. Por outro lado, às vezes permitem o parcelamento que pode não ser possível no site de algumas cias internacionais (algumas parcelam e outras não).
Como nenhuma regra é absoluta, acontece de algumas promoções estarem disponíveis nesses sites agregadores e não estarem no site da companhia aérea. Se a promoção for muito boa, vale a pena comprar por eles, mesmo que tenha que pagar uma taxa por isso.
Passagens de avião dentro da Europa
Você provavelmente precisará fazer algum dos seus deslocamentos dentro da Europa de avião. Viajar de avião por lá pode ser muito barato, até mais barato que viajar de ônibus, principalmente se você “encarar” as companhias aéreas low-cost.
Na Europa existem muitas companhias aéreas baratas que voam entre cidades do mesmo país, entre os países europeus e até para outros continentes como a África e a Ásia.
São empresas sérias e seguras, entretanto, por terem tarifas bem inferiores as das companhias tradicionais, possuem uma rígida política de bagagens e as aeronaves são ainda mais desconfortáveis (já que convenhamos que na categoria econômica de qualquer cia tradicional também é).
Normalmente só é permitida uma bagagem de mão de até 10 quilos, dentro das medidas informadas. Se você precisar despachar bagagem, não se esqueça de comprar antes com antecedência, já que no aeroporto provavelmente será bem mais caro.
Na verdade, já estamos nos acostumando com essas regras em todas as aéreas do Brasil. O que antes assustava nas low-cost europeias, passou a ser regra em nosso país.
As principais companhias low-cost são:
- RyanAir: empresa aérea irlandesa, embarca o maior número de passageiros por ano em toda Europa. Voa por todo o continente com tarifas que podem ficar abaixo de €10 e para o Marrocos na África por €16 desde Sevilha na Espanha.
- EasyJet: é uma das low-cost mais conhecidas e voa para mais de 30 paíases;
- Vueling: companhia espanhola que voa dentro da Europa e mais recentemente para alguns países africanos.
- WizzAir: companhia muito focada no leste europeu.
- Air Europa: cia aérea de baixo custo espanhola que recentemente obteve autorização para operar no mercado doméstico brasileiro. Opera voos dentro da Europa e também entre o Brasil e a Europa.
Há muitas outras companhias aéreas low-cost operando na Europa. Acima está a lista das principais, sendo que já voamos em todas elas e podemos indica-las.
Você pode pesquisar voos dentro da Europa no Google Flights e outros sites agregadores já citados. Caso encontre voos em outras companhias, não deixe de pesquisar a reputação da empresa antes de comprar as passagens.
Passagens de trem na Europa
Uma das coisas mais legais de uma Eurotrip são as viagens internas de trem. Além de charmosos, os trens são rápidos e pontuais. Em poucas horas é possível ir de Londres para Paris ou de Madri para Barcelona.
Outras vantagens são a ausência de check-in (exceto nos trens AVE espanhóis e no Eurostar), sem limite de bagagens, não é necessário chegar com muito antecedência como nos aeroportos, além das estações de trem quase sempre ficarem no centro das cidades, com fácil acesso pelo transporte público.
Se a viagem de trem demora até 4 horas, considere escolher esse meio de transporte, mesmo que encontrar passagens aéreas mais baratas.
Os aeroportos em que operam as companhias low-cost costumam ser longe, o que gera um gasto alto com transporte e despende de 1 a 2 horas de deslocamento. Além disso é preciso chegar com pelo menos 2 horas de antecedência para não correr risco de perder o voo.
Somando todo esse tempo com o tempo de viagem e o deslocamento no destino do aeroporto para o centro da cidade, com certeza vai ultrapassar o tempo de viagem de trem. Isso sem falar dos gastos com bagagem despachadas, estresse dos procedimentos de segurança no aeroporto, etc.
Sua Eurotrip não vai estar completa enquanto você não fizer ao menos uma viagem de trem pelo velho continente.
Como comprar passagens de trem baratas na Europa
Não compre passes multipaíses. Compre bilhetes ponto a ponto diretamente nos sites das companhias com antecedência e irá conseguir tarifas com super descontos.
Os passes só serão mais vantajosos para compras de última hora ou se você preferir não viajar com um roteiro fechado. Porém com certeza irá pagar bem mais caro por isso.
Caso queria economizar e muito, o ideal é ter um roteiro definido e comprar os bilhetes com antecedência. A maioria das companhias ferroviárias da Europa disponibilizam alguns bilhetes com descontos de até 70% em cada trem, que se esgotam rapidamente.
As companhias iniciam a venda dos bilhetes em média de 30 a 60 dias antes da data da viagem. Para conseguir esses bilhetes promocionais você terá que descobrir através de simulações quando a companhia em que você vai comprar iniciará a venda do bilhete que você deseja e realizar a compra no dia em que eles ficarem disponíveis.
Na Deutsche Bahn (Alemanha) as tarifas super promocionais aparecem 90 dias antes da data da viagem. Na Voyages-SNCF (França) e na Trenitalia (Itália) com 120 dias de antecipação. Já na Renfe (Espanha) entre 120 e 90 dias.
Não tome esses prazos como exatos, faça você mesmo simulações e descubra a melhor data para comprar. Todas as empresas de trem da Europa trabalham dessa foram, incluindo a Eurostar, que opera o famoso trem bala entre Londres e Paris, e costuma disponibilizar as melhores tarifas com 60 dias de antecedência.
Saiba mais sobre a Eurostar no post Passagens baratas Eurostar de Londres a Paris.
Evite comprar através do site da RailEurope. Sua única vantagem é ser um site de fácil navegação e totalmente em português. Mas ele nem sempre exibe todos os horários e na maioria das vezes cobra uma taxa de serviço alta. Só compre por lá caso tenha certeza que o preço é o mesmo ofertado no site da própria companhia.
Segue a lista dos sites das principais companhias ferroviárias europeias:
- Trens alemães: Deutsche Bahn
- Trens austríacos: ÖBB
- Trens belgas: Belgian Rail e Thalys
- Trens britânicos: National Rail
- Trens espanhóis: Renfe
- Trens franceses: SNCF e Thalys
- Trens húngaros: MÁV
- Trens holandeses: NS Hispeed
- Trens ingleses: TheTrainLine e Eurostar
- Trens italianos: Trenitalia e Italo
- Trens portugueses: CP
- Trens poloneses: Polrail
- Trens suíços: SBB
- Trens tchecos: CD
Passagens de ônibus na Europa
Para curtas distâncias ou para trechos em que viajar de avião ou trem for inviável ou muito caro, o ônibus pode ser uma boa escolha em sua Eurotrip.
Existem empresas low-cost de ônibus e as tarifas começam em 1 euro. Isso mesmo! É possível comprar passagens para viajar de ônibus pela Europa pagando apenas 1 euro.
Os ônibus europeus, em geral, são inferiores aos que circulam no Brasil. Normalmente não há parada para refeição. Mas há também empresas que trabalham com ônibus extremamente luxuosos, contando até com serviço de bordo e monitor de entretenimento individual.
Vale a pesquisa. Se você encontrar preços muito inferiores aos de trem e for uma viagem curta, recomendamos escolher essa opção. Se a diferença for pequena, prefira ir de trem.
Isso porque além dos trens serem mais rápidos, normalmente as estações ficam bem no centro das cidades. Já os terminais de ônibus costumam ficar fora do centro, o que aumenta mais o tempo de viagem.
Além de tudo isso, os ônibus estão sujeitos ao trânsito ao sair e entrar em grandes cidades, problemas mecânicas e acidentes. Já os trens são pontuais e tem índice de acidentes quase nulo.
As principais empresas de ônibus não Europa são:
- Eurolines: com destinos por toda a Europa, além das passagens ponto a ponto vende passes interessantes.
- Alsa: opera dentro da Espanha e dela para outros países da Europa.
- National Express: principal empresa do Reino Unido.
- MegaBus: talvez a mais econômica. Em todas as partidas ao menos uma poltrona sai por um preço simbólico.
- Flixbus: na Alemanha é a empresa que possui os melhores preços.
- Rede Expressos: opera em Portugal
- Ouibus: opera na França.
- PolskiBus: opera na Polônia.
- Regiojet: República Tcheca e região do leste europeu.
Como comprar passagens de ônibus baratas na Europa
A dica mais importante para encontrar passagens de ônibus baratas na Europa, até mesmo por menos de €5, é comprar com bastante antecedência. Isso porque a quantidade de passagens promocionais por partida é bem reduzida e só as primeiras pessoas a comprar conseguem essas tarifas. Quem deixa para comprar na hora paga bem mais caro.
Seja flexível com os horários. Normalmente os horários menos disputados tem preços reduzidos em relação aos mais concorridos.
Utilize sites agregadores para pesquisar os preços das passagens em várias empresas de ônibus ao mesmo tempo.
O site Omio é ótimo para pesquisar e reservar passagens de ônibus, trem e avião dentro da Europa. Trata-se de um portal comparador de preços que mostra as opções aéreas, rodoviárias e ferroviárias para o trajeto pesquisado. O site tem a versão em português (de Portugal) e é de fácil utilização.
Nós temos utilizado a Omio em nossas últimas viagens para Europa e recomendamos.
Hospedagem na Europa
Ficar hospedado em hotéis em algumas cidades da Europa é algo extremamente caro. Então se você quer economizar não exite em procurar por hostels bem avaliados, até porque em quase todos há a possibilidade de ficar em um quarto privativo.
Se você viaja sozinho ou entre amigos, ficar em quarto compartilhado é uma ótima forma de economizar e possibilita conhecer pessoas de diferentes nacionalidades. Se você está viajando com um grupo de amigos ou familiares, pode reservar um quarto coletivo apenas para vocês.
Em muitos hostels a infraestrutura é bem parecida e até melhor que a dos hotéis tradicionais.
Como economizar
Algumas dicas para encontrar as melhores opções de hospedagem com os menores preços para sua Eurotrip:
- Pesquise muito, leia as avaliações, veja a localização, serviços inclusos e faça uma análise dos prós e contras.
- Nem sempre ficar em um hostel vai ser mais barato do que ficar em um hotel de categoria econômica, principalmente se você estiver em grupo.
- Reservar com antecedência é o ideal. Os preços sempre sobem a medida que a ocupação dos quartos vai aumentando. Chegar em uma cidade sem reserva de hospedagem quase sempre é sinônimo de jogar dinheiro fora, pois você terá que rodar muito para achar um quarto vago e na maioria das vezes irá pagar muito mais caro que se tivesse feito a reserva com antecedência.
- A localização, acesso aos meios de transporte e pontos turísticos são os pontos principais para uma boa escolha. Não adianta nada conseguir bons preços e ter que gastar com transporte público, além de perder muito tempo com os deslocamentos.
- Prefira os estabelecimentos onde o café da manhã esteja incluído e que disponibilize cozinha para uso dos hóspedes, assim você também irá economizar com alimentação.
Nosso site preferido para reservar hospedagem é o Booking.com. Presente em todo o mundo, esse portal de reservas concentra todas as opções de acomodação, como hostels, hotéis, apartamentos, pousadas e B&B (bed and breakfast).
Leia os comentários dos viajantes que já passaram pela acomodação e observe a nota de 5 a 10, que reflete a média das avaliações.
O melhor de tudo é que a Booking.com oferece suporte ao cliente caso tenha problemas durante a hospedagem. O atendimento ao cliente funciona 24 horas por dia e pode ser realizado por formulário online ou através de ligação telefônica.
Mais dicas em Diferença entre hotel, hostel, pousada e outras opções de hospedagem.
Nossas indicações
Abaixo a lista de estabelecimentos onde já nos hospedamos na Europa e que indicamos. Só indicamos os locais onde tivemos uma hospedagem agradável, cujo custo benefício é bom e onde voltaríamos a nos hospedar.
Alemanha:
– Berlim: MEININGER Hotel Berlin Alexanderplatz
– Frankfurt: MEININGER Frankfurt/Main Messe
– Heidelberg: Hostel LOTTE – The Backpackers
– Munique: MEININGER Hotel Munich City Center
Áustria:
– Viena: Wombats City Hostel Vienna – at the Naschmarkt
Bélgica:
– Bruxelas: MEININGER Brussels City Center
– Gent: B&B Faja lobi
Eslováquia:
– Bratislava: Art Hostel Taurus
Espanha:
– Barcelona: Fabrizzios Terrace Barcelona
– Madri: Mucho Madrid Gran Via
– Sevilha: Black Swan Hostel Sevilla
França:
– Paris: Le Village Montmartre by Hiphophostels e Aubergue Internacional des Jeunes
Holanda:
– Amsterdã: Amsterdam Teleport Hotel e Hans Brinker Budget Hotel
Hungria:
– Budapeste: Budapest Budget Hostel
Inglaterra:
– Londres: Arriva Hotel e Generator Hostel
Itália:
– Roma: Alessandro Downtown Hostel
– Veneza: Youth Venice Palace San Marco e Generator Venice
Polônia:
– Cracóvia: Hotel Legend
– Varsóvia: Hostel Oki Doki
Portugal:
– Albufeira: Sunshine
– Lagos: Quinta Bonita Luxury Boutique Hotel
– Lisboa: Hostel Travellers House e Holiday Inn Express Lisboa
– Porto: Yes! Porto Hostel
República Tcheca:
– Praga: Old Prague Hostel
Suíça:
– Zurique: Oldtown Hostel Otter
Qual moeda levar para Europa
A moeda utilizada na maioria dos países da Europa é o euro, mas alguns países não a adotam, como Reino Unido, Suíça, República Tcheca e Hungria.
É extremamente recomendável que você troque reais por euros aqui no Brasil. Isso porque você até consegue trocar reais por euros nas casas de câmbio da Europa, porém a cotação é bem inferior a vigente no Brasil, ou seja, se você deixar para trocar seus reais por euros na Europa vai perder muito dinheiro.
Para os países que possuem moeda própria você pode levar euros e trocá-los lá pela moeda local. Em alguns desses países, mesmo não sendo o euro a moeda oficial, ele será aceito no comércio, hotéis e atrações turísticas.
Se você for visitar o Reino Unido, leve libras esterlinas trocadas aqui no Brasil, pois se trocar reais por euros e no Reino Unido trocar euros por libras vai acabar perdendo dinheiro devido as duas transações.
Atualmente paga-se imposto no Brasil em todos os tipos de compra de moeda estrangeira.
O valor atual do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) na compra de moedas estrangeiras em dinheiro vivo é de 1,1% e no cartão de débito pré-pago e cheques de viagem 6,38%. Quem optar por utilizar o cartão de crédito no exterior também paga 6,38% de IOF e ainda fica sujeito a variação da cotação da moeda estrangeira até o fechamento da fatura.
Por questões de segurança, o mais indicado é levar uma parte do dinheiro em espécie e a maior parte no cartão pré-pago (apesar do valor mais alto do IOF e das taxas pagas a cada saque), pois caso você perca o cartão ou seja furtado, as operadoras conseguem bloqueá-lo e te enviar um novo em um prazo bem curto, em qualquer país da Europa (verifique as condições ao contratar).
Agora se você quer economizar ao máximo, leve tudo em espécie, já que nesse caso o IOF melhor, assim como as cotações para conversão são mais baixas. Se essa for sua escolha, tome todas as precauções de segurança necessárias para não perder dinheiro e evitar furtos.
O cartão de crédito é outra opção, principalmente para quem quer ganhar milhas. Mesmo que você não pretenda usar, leve ao menos um cartão de crédito internacional desbloqueado para uso no exterior para emergências.
Você ainda pode sacar euros, libras ou qual for a moeda do país que estiver, direto de sua conta corrente do Brasil em um caixa eletrônico na Europa. Verifique antes com seu banco as taxas de serviço e a cotação de conversão. Não se esqueça de desbloquear a função com o seu gerente, no aplicativo do banco ou pela central de atendimento.
Saiba mais no post Qual moeda levar para Europa.
Chip de Internet
É muito fácil comprar um chip de celular pré-pago na Europa. Desde 2012, em todas as nossas viagens conseguimos comprar facilmente um chip local.
Até 2017 os chips só funcionavam no país de origem e a cada novo país era preciso comprar um novo chip. Mas em 15 de Junho de 2017 aconteceu o fim da cobrança de roaming dentro da UE.
Então, atualmente basta comprar um Sim Card “Prepaid” (chip pré-pago) no primeiro país da sua Eurotrip e você poderá utilizá-lo durante todos os países que passar.
É muito comum encontrar chips pré-pagos em mercados, farmácias e até mesmo em máquinas de venda das operadoras instaladas em shopping e aeroportos.
Mas se você busca comodidade e prefere sair do Brasil com um chip de dados, várias empresas vendem chips de internet que são entregues na sua residência e que são muito simples de serem ativados.
A Holafly trouxe para o Brasil uma novidade que deixou muito prático viajar para o exterior conectado, o Cartão eSIM internacional, um cartão SIM digital comprado online e ativado no seu smartphone sem necessidade de inserir um chip físico, apenas digitalizando um QR Code.
Saiba mais e compre o seu em Holafly.
Nossos leitores ganham 5% de desconto com o cupom DESTINOSNOTAVEIS.
A Airalo é outra excelente opção para eSIM. Com planos para mais de 190 países, incluindo diversos destinos europeus, a Airalo oferece eSIMs locais (para uso em um único país) e regionais (para cobertura em vários países europeus).
Acesse o site da Airalo e escolha o plano que melhor atende às suas necessidades.
Utilize o cupom DESTINOSNOTAVEIS e ganhe 10% de desconto.
Ingressos antecipados para as atrações da Europa
A maioria das atrações da Europa tem os preços dos ingressos tabelados. A vantagem em comprar ingressos pela internet com antecedência é evitar as filas.
Na nossa primeira Eurotrip deixamos de visitar algumas atrações que queríamos visitar porque as filas da bilheteria estavam enormes e fazia muito frio. No verão também pode ser insuportável ficar mais de uma hora em uma fila para comprar ingresso.
Em atrações muito visitadas a espera nas filas da bilheteria podem chegar a 2 horas. E o pior é que depois você ainda terá que enfrentar a fila para entrar no local. Atrações como a Torre Eiffel, o Palácio de Versalhes e quase todas em Lisboa sempre tem filas longas para quem quer comprar os ingressos na hora.
Por isso, desde a segunda vez que estivemos na Europa compramos todos os ingressos antecipadamente pela internet, mesmo que no dia anterior à visita. Só tome cuidado que em algumas atrações específicas é preciso comprar com uma antecedência bem maior, como a Casa de Anne Frank em Amsterdam.
Você pode acessar o site de cada atração e comprar os ingressos individualmente. Boa parte não tem versão em português e pode acontecer do ter somente a versão na língua local.
Uma solução para isso é comprar todos os seus ingressos em sites agregadores como o GetYourGuide, totalmente em português. Lá você encontra ingressos pelo mesmo preço da bilheteria (a maior parte deles) ou com um pequeno acréscimo.
Também há a opção de comprar ingressos fura fila, que permitem entrar por uma fila especial, sem necessidade de aguardar na fila de entrada “normal” da atração.
Comprando pela GetYourGuide, na maioria das atrações os ingressos podem ser apresentados na tela do seu Smartphone (confirme durante a compra).
Para algumas atrações também há a opção dos ingressos “sem fila”, onde além de se livrar da fila da bilheteria, você também terá acesso imediato as atrações por uma entrada especial reservada apenas para quem tem esse tipo de ingresso.
É claro que para isso será necessário pagar um pouco mais caro, mas o tempo que você irá ganhar pode fazer valer a diferença de preço. Isso porque mesmo quem compra ingressos online precisa enfrentar a fila de entrada, que geralmente é bem rápida, mas que às vezes pode demorar um pouco (15 a 30 minutos). Então procure saber o tempo médio da fila de entrada da atração para saber se vale a pena investir em um ingresso “sem fila”.
Para atrações como teatro, musicais e shows o ideal é sempre comprar com antecedência, pois assim é mais fácil de garantir as entradas com os melhores preços. Quanto mais próximo da data da apresentação, mais difícil vai ser encontrar ingressos com bons preços.
Nós utilizamos a GetYourGuide em nossas últimas viagens para Europa e não tivemos nenhum problema. Os pagamentos podem ser feitos com cartões de crédito internacional ou via PayPal e os ingressos são enviados imediatamente por e-mail.
Seguro Viagem para Europa
A União Europeia, através do Tratado de Schengen, exige do viajante a apresentação de seguro viagem com cobertura de ao menos 30 mil euros. Dependendo da sua idade e do número de dias da sua viagem, esse seguro pode ter um custo bem elevado.
A nossa dica para economizar é comparar os preços de diversas seguradoras através da Seguros Promo, principal portal comparador de seguro viagem do Brasil. O site faz pesquisas nas principais seguradoras do Brasil e apresenta os resultados com os melhores preços e coberturas. Você pode escolher o que encaixa com suas necessidades e orçamento.
Nós utilizamos a Seguros Promo em todas as nossas viagens desde 2017. Desde então passamos a divulgar essa empresa em nosso blog e nunca tivemos nenhuma reclamação dos nossos leitores.
SEGURO VIAGEM COM DESCONTO É NA SEGUROS PROMO!
15% OFF em todos os planos de seguro viagem e + 5% OFF no pagamento via PIX ou boleto.
Não dê bobeira, há opções por menos de R$10,00 por dia.
FAÇA UMA COTAÇÃO AGORA!
Vale lembrar que a falta do seguro viagem pode ser motivo de deportação logo na chegada na Europa e sem ele você só terá atendimento médico hospitalar em hospitais particulares.
O seguro viagem é obrigatório nos seguintes países: Alemanha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Hungria, Islândia, Itália, Letônia, Liechtenstein, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Mônaco, Noruega, Polônia, Portugal, República Tcheca, Suécia e Suíça.
Saiba mais no post Seguro Viagem Internacional com desconto.
Roteiros de Eurotrip
Já fizemos várias viagens pela Europa passando por mais de 2 países, as famosas Eurotrips. Abaixo estão alguns dos roteiros das nossas viagens pela Europa.
Use esses roteiros como base para o planejamento da sua viagem. Altere o tempo em casa cidade, inclua ou remova destinos de acordo com os seus interesses. O melhor de viajar por conta própria é ficar livre de roteiros fechados e feitos por outra pessoa, então personalize o seu roteiro tendo como base nossas sugestões.
Mochilão de 30 dias pela Europa
Um mochilão de 30 dias pela Europa é o sonho de qualquer jovem na faixa dos 20 a 25 anos e também de muitas pessoas que já passaram dessa idade mas que não tiveram o oportunidade antes.
Se você não curte mochilões, basta adaptar esse roteiro para uma viagem econômica, de casal ou familiar alterando as hospedagens de hostel para hotel. O restante do roteiro e do planejamento é idêntico.
Nossa sugestão de roteiro para 30 dias de viagem pela Europa passa por Inglaterra, França, Bélgica, Holanda, Alemanha, Republica Tcheca, Eslováquia, Hungria, Áustria, Itália e Espanha. São 12 países, contando com o Vaticano e cerca de 20 cidades.
Abaixo o roteiro dessa Eurotrip:
- Londres: 3 dias.
- Paris: 04 dias, incluindo ida a Versalhes. Saiba mais em Tudo sobre Paris.
- Bruxelas: 01 dias. Saiba mais em O que fazer em Bruxelas.
- Amsterdam: 02 dias. Saiba mais em O que fazer em Amsterdam.
- Berlim: 03 dias. Saiba mais em O que fazer em Berlim.
- Praga: 02 dias. Saiba mais em O que fazer em Praga.
- Bratislava: 01 dia. Saiba mais em O que fazer na Bratislava.
- Budapeste: 02 dias. Saiba mais em O que fazer em Budapeste.
- Viena: 02 dias. Saiba mais em O que fazer em Viena.
- Veneza: 01 dia. Saiba mais em Veneza para mochileiros – roteiro de 1 dia e dicas para economizar.
- Roma: 04 dias, incluindo viagem para Pompeia. Saiba mais em Roma: o que fazer na capital Italiana.
- Barcelona: 03 dias. Saiba mais em 10 coisas incríveis para se fazer em Barcelona.
- Madri: 02 dias.
Perceba que são 30 dias na Europa. Consequentemente você vai precisar de pelo menos 32 dias de viagem, considerando o deslocamento de ida para Europa e de volta para o Brasil.
Nesse roteiro voamos LATAM de Campo Grande para Londres e a volta para o Brasil foi de Brasil, também voando LATAM. Os deslocamentos internos foram realizados de trem, ônibus e avião. Algumas viagens foram feitas no período noturno para economizar com hospedagem e otimizar o tempo, já que viajando de dia, ainda mais longas distâncias, praticamente se perde o dia somente com a viagem.
Roteiro clássico pela Europa: Lisboa, Madrid, Barcelona, Roma, Veneza, Paris, Londres
Nesse roteiro clássico pela Europa de 25 dias de viagem, nós exploramos sete das principais cidades turísticas: Lisboa, Madrid, Barcelona, Roma, Veneza, Paris e Londres.
Este itinerário é especialmente atraente para casais e famílias que viajam pela Europa pela primeira vez, pois oferece uma visão abrangente das atrações mais icônicas e populares.
Veja nossas dicas de atrações, transporte e cultura local para proporcionar uma experiência única e inesquecível no artigo Roteiro clássico pela Europa.
Eurotrip por 6 países baratos e imperdíveis da Europa
Com o real desvalorizado, pode ser que seu objetivo seja viajar pelos países mais baratos da Europa ao invés dos destinos mais tradicionais e caros. Sim, viajar por alguns países europeus pode ser até mais barato do que viajar dentro do Brasil.
Que tal fazer um mochilão só por países baratos da Europa? Nossa sugestão de viagem barata passa por 6 países baratos e imperdíveis da Europa.
Inicie sua viagem pela Alemanha, por Frankfurt ou Berlim. Veja nossa lista de 6 cidades alemãs para incluir no roteiro. Em seguida vá de trem ou ônibus para Varsóvia na Polônia e então da mesma forma para Cracóvia. O próximo país desse roteiro é a Hungria, onde você visitará a capital Budapeste. De lá siga novamente de trem ou ônibus para Bratislava na Eslováquia. Conheça então Praga na Tchéquia (também conhecida como República Tcheca) e por fim pegue um voo em uma companhia aérea de baixo custo para ir até Portugal, último país desse roteiro só com países baratos da Europa.
Saiba mais em 6 Países baratos e imperdíveis na Europa.
Roteiro de 20 dias pela Europa: Alemanha, Suíça, Polônia e Luxemburgo
Um roteiro bem legal que fizemos em 2016 passou por Alemanha, Suíça, Polônia e Luxemburgo. A viagem teve duração de 20 dias e visitamos 10 cidades.
Aproveitamos uma super promoção da LATAM e a passagem de ida custou R$ 600, com as taxas inclusas. A passagem de volta foi emitida na LATAM por 30 mil pontos Multiplus e R$200 de taxas. Os voos de ida e volta foram por Frankfurt na Alemanha. Os deslocamentos internos feitos de trem e ônibus.
O roteiro dessa viagem foi o seguinte:
- 02 dias em Frankfurt na Alemanha
- 02 dias em Heidelberg na Alemanha
- 1 dia em Zurique na Suíça
- 02 dias em Munique na Alemanha
- 03 dias em Berlim na Alemanha
- 02 dias em Varsóvia na Polônia
- 04 dias em Cracóvia na Polônia
- 01 dia em Colônia na Alemanha
- 01 dia em Trier na Alemanha
- 01 dia em Luxemburgo no Luxemburgo
- 01 dia em Frankfurt na Alemanha
Saiba mais no post Roteiro de 20 dias pela Europa: Alemanha, Suíça, Polônia e Luxemburgo.
Eurotrip no Inverno
Viajar para Europa no Inverno, seja para uma viagem em família, casal ou mochilão, para muitos parece loucura.
Nossa sugestão de roteiro de 30 dias na Europa, passando por 10 países e 12 cidades com direito a Réveillon em Lisboa, em pleno inverno, foi realizado entre dezembro de 2012 e janeiro de 2013.
Foi um mochilão abaixo de zero, pois em quase todos os dias as temperaturas foram negativas.
Se durante sua Eurotrip você vai encarar o inverno europeu, não deixe de ler nossas dicas.
Saiba mais no post Mochilando no Inverno Europeu.
VIAJE POR CONTA PRÓPRIA E ECONOMIZE MUITO! Reserve hospedagem no Booking.com Seguro Viagem com desconto em Segurospromo Passeios em Santiago e no Atacama com TourGo Tours pela América do sul em Denomades.com Passagens de ônibus, trem e avião dentro da Europa em Omio Ingressos e passeios pelo mundo em GetYourGuide CHIP Internacional com 10% de desconto em Airalo |
Rafael Baroni Antunes
Qualquer dúvida é só perguntar!
Oi, no deslocamento entre as atrações, você utilizou trem, ônibus ou contratou aqueles “pacotes” de guias turísticos? Obrigada 🙂
Olá Luísa!
ônibus, trem e avião, conforme descrito acima. Você pode ver mais detalhes nos posts de cada cidade.
Um abraço!
Suas dicas são ótimas! Farei uma eurotrip em fevereiro e gostaria de saber como funciona a imigração entre os países, irei de avião de Milão para Paris e de Paris para Porto. Obrigada
Olá Nicole!
Você só passará pela imigração no primeiro país da Zona Schengen, no caso a Itália. Na chega em Paris e Porto vai desembarcar como se fosse em um voo doméstico aqui no Brasil, pois você já terá o carimbo com a permissão em seu passaporte. Quando deixar a Europa por Porto, irão carimbar a saída. Um abraço e boa viagem!
Oii, eu tenho uma duvida em relação ao cartão de embarque, eu imprimo todos eles, ida e volta e os da empresas low coast que utilizarei entre os países europeus tudo de uma vez aqui no brasil ou eu imprimo no dia de cada viagem?
Olá Beatriz!
Nós recomendamos que você imprima tudo ainda aqui no Brasil, além de levar os arquivos no seu celular e deixar uma cópia no e-mail por segurança.
Já na imigração provavelmente vão pedir para ver suas passagens internas e de volta para o Brasil, então o ideal é ter tudo impresso.
Quanto as das low coast só tome cuidado de no dia da viagem ou dia anterior fazer o check-in no hotel e pedir para imprimir o cartão de embarque na recepção do hotel, já que algumas empresas cobram caríssimo para imprimir o cartão de embarque no aeroporto.
Qual a média de gastos para uma Eurotrip de 20 dias?
Parabéns!
Obrigado!
Olá, eu queria saber quanto no total ficou sua viagem com tudo isso incluso, saída Brasil x Europa x Brasil, os vôos internos, trens, ônibus, hospedagem, alimentação básica… Enfim, o preço total. E gostaria também de saber sobre sua bagagem, você falou sobre as Low-cost que tem restrições de bagagem, então você levou apenas um mochilão mesmo né? gostaria de saber o mais rápido possível pois estou planejando uma viagem. Muito obrigada desde já. Teu post foi fundamental.
Olá Jade!
Muito obrigado pelo seu comentário!
O real desvalorizou muito nos últimos meses, dessa forma o preço final da minha viagem não serve como base para sua. Continue acompanhando o blog que darei muitas dicas de como economizar na Europa que tenho certeza que irão te ajudar muito.
Quanto as Low-cost há a possibilidade de comprar um adicional de peso extra para bagagem. Você deve verificar qual a franquia está inclusa no bilhete e comprar esse adicional antes do check-in, pois caso ultrapasse a franquia, na hora vai sair muito mais caro, como eu disse no post.
De toda forma, entre em contato via e-mail que te envio minha planilha de viagem.
Um abraço!
oi mochilão!!
Poderia me passar essa planilha também? Gostaria de começar a me programar!
camilladamaia@gmail.com
Muito obriagda!
Olá Camilla,
está disponível para download no final desse post.
Um abraço!
Muito Obrigada, você poderia me passar um email de contato então? Tenho interesse nessa planilha, sobre o preço da viagem, mesmo com a desvalorização eu gostaria de saber quanto ficou pra ter pelo menos uma base, uma ideia, porque daí posso tirar uma margem, estou perguntando porque não tenho nem noção de quanto possa ter ficado k.
Grata
mochilaobarato@gmail.com
Aguardo o contato! Abraço!
Oi amigo, obrigado pelas dicas, otimo post. Vc é de MS? Sou de Dourados. Vou fazer minha primeira Eurotrip com minha esposa em outubro, teremos aproximadamente 30 dias pra utilizar por la. Gostaria que me ajudasse com alguns pontos pra eu fechar meu roteiro. Bom, ele sera parecido com o seu mas ainda posso cortar algumas cidades devido ao custo ou tempo.
Londres: 4 dias (casa de amigos)
Amsterdam: 03 dias.
Berlim: 03 dias.
Praga: 02 dias.
Budapeste: 02 dias.
Veneza: 01 dia.
Roma: 03 dias.
Barcelona: 05 dias. (Casa de amigo)
Madri: 02 dias.
Paris: 02 dias.
Londres: 02 dias
Bom, primeiro gostaria da sua opinião sobre o roteiro de forma geral. Tu acha que ta bacana e é possivel cumpri-lo? Se vale a pena cortar ou acrescenta algo?
Segundo, qual o trecho com melhor custo-benefício (seja barato mas q tbm tenha uma bela paisagem) para rodar de trem? Ja que isso nao pode faltar. Se puder me passar como fez os trechos da sua viagem, vou repetir alguns.
E por ultimo, sei que é muito dificil dizer, mas vc acredita que uma trip dessas sendo bem economico mas ao mesmo tempo aproveitando, e tbm levando em conta q economizarei algumas diarias hospedando em casa de amigos, pode ser feita com 10 a 15 mil reais, ja livre passagens ida e volta do Brasil???
Muito obrigado, ficarei grato se puder ajudar. Abraco.
Olá Rodrigo!
Que legal receber um feedback como esse!
Moramos em Campo Grande, mas somos de Belo Horizonte. Muito legal a viagem de vocês! Tenho certeza que vão gostar muito! Trinta dias é um tempo bom para as cidades que você pretende visitar sim. O roteiro de vocês está muito bom, eu mudaria algumas coisas, mas isso é relativo, depende do interesse de vocês em cada cidade e dos horários que vai chegar nelas e do que vai partir para próxima.
No total terão 6 dias em Londres, acho perfeito. Três dias em Amsterdam e três em Berlim são mais que suficientes sim. Se você for chegar bem cedo em Amsterdam daria para ficar por lá apenas dois dias completos e no segundo dia a noite pegar o ônibus noturno ou um trem para Berlim. Em Berlim se for ficar só pela cidade e tiver dois dias inteiros acho o suficiente. Se tiver um terceiro dia e quiser conhecer algo por perto aí sim 03 dias ficaria bem legal. Praga foi uma das cidades mais lindas que visitei, dois dias completos fica legal para lá, assim como para Budapeste. De Budapeste até Veneza é bem longe de trem ou ônibus, daria para incluir Viena por um dia completo, já que fica bem no caminho e de lá seguir no trem noturno para Veneza, chegando lá bem cedo, passando o dia completo e no outro dia bem cedo pegar o trem rápido para Roma. Só em Roma eu ficaria 3 dias e separaria mais um para fazer um bate e volta para ir em Pompeia. De Roma para Barcelona terá que ir de avião, assim como eu fui e cinco dias está excelente! Adorei a cidade e tem muita coisa para fazer lá. De Barcelona para Madri de trem bala e talvez 03 dias seria o ideal para Madri. Paris apenas 02 dias? Te recomendo pelo menos três ou quatro dias por lá. Além disso o ideal é ir de Londres para Paris de trem bala e de lá para Amsterdam. Ficaria melhor se você fizesse essa alteração. Não sei se já tem passagem aérea, se não tiver tente comprar o retorno a partir de Madri onde as taxas do aeroporto são bem mais baixas que de Londres. Assim você poderia ficar 05 dias por exemplo em Londres e de lá seguir viagem fazendo a rota que passei e voltar para o Brasil por Madri.
Quanto ao trem só não vai valer a pena se conseguir passagens de ônibus ou avião muito em conta, se o preço for parecido dê preferência ao trem, principalmente se for trem bala.
Eu estou escrevendo aos poucos sobre minha viagem, você pode ir acompanhando assinando a newsletter do blog. Acredito que no máximo em mais dois meses a viagem vai estar toda no blog.
Com esse valor é possível sim, tudo vai depender de vocês economizarem em hospedagem, alimentação e conseguir comprar as passagens internas com o preço mínimo assim como eu expliquei no post.
Se precisarem de ajuda mandem uma mensagem através da aba roteiro personalizado e vamos conversando.
Um grande abraço!
Poxa amigo, muito obrigado. Agora me sinto mais confiante 🙂
Olá Rodrigo..!
Estou planejando fazer com minha esposa, nossa primeira viajem internacional em fevereiro de 2018, e escolhemos a Europa, nosso roteiro pretendido está muito parecido com o seu.. então gostaríamos de algumas dicas e informações sobre como foi sua viagem com sua esposa.. tipo: roteiro, custos, etc.
Meu e-mai: deolino28@gmail.com
Abraço!..
Olá Deolino!
As informações estão nesses post e demais relacionados.
Desejo uma ótima viagem!
Um abraço!
Gostei demais das dicas, irei usar na minha próxima viagem
Abraço.
Oi, tudo bom? Cheguei no seu blog por meio da postagem que vc deixou no site dos mochileiros.
Achei muito bacana o seu post.
Estou planejando ficar 70 dias na Europa, a começar por Portugal, pois tenho uma amiga que mora la. E depois que eu der um giro em Portugal, nós vamos fazer o mochilão e “cair no mundo” rs.
Meio sem grana…kkk mas vamos la…
Morei 3 anos e meio na America do Norte, as confesso que fazer uma viagm “relampago” meio sem grana é a 1a vez e preciso de tudo o que é tipo de dica.. Pois quero conhecer tantos lugares que estou meio perdida para montar o roteiro e preciso da sua ajuda…
Olá Cleo!
Que legal saber da sua viagem! Muito obrigado pelo elogio em relação ao blog!
Setenta dias na Europa! Que maravilha!
Claro que podemos te ajudar! Pode colocar suas dúvidas por aqui, ir acompanhando os novos posts ou mandar uma mensagem através da aba roteiro personalizado!
Vai dar tudo certo em sua viagem e você vai aproveitar bastante! Pode ter certeza!
Abraço!
Muito bom esse artigo, salvei seu site nos favoritos para acompanhar mais vezes
Muito obrigado Juliana!
Olá Rodrigo, Tudo bem? Parabéns pelo Blog, está sensacional! Me esclareceu bastante pontos nebulosos rs.
Estou basicamente no ponto 1 da minha primeira saída do Brasil, o roteiro.
Comprei uma passagem de Ida e Volta por Amsterdam, pois fiz simulações de ida e volta por locais diferentes e estava gastando aproximadamente 2 mil reais a mais do que eu paguei. Os pontos já definidos no roteiro são chegada em Amsterdam e ida com um casal de amigos que vive próximo de lá para a Oktoberfest. A partir daí tenho 22 dias para conhecer: Roma, Budapeste, Viena, Praga, Berlim, Bruxelas e Amsterdam já pra voltar pro Brasil. Estava pensando nessa ordem, mas não sei se faz sentido… gostaria da sua opinião sobre o roteiro. Outro ponto que está bem nebuloso pra mim é a compra das passagens dentro da Europa. Todos dizem que é super barato, mas por exemplo, olhando pelo site da Decolar na conversão incluem várias taxas e encargos e fica absurdo, dei uma olhada lá no SkyScanner mas ele acaba direcionando para sites com moedas diversas. Como você comprou suas passagens? Valeria a pena na sua opinião levar os Euros e compras diretamente no aeroporto lá? Te agradeço antecipadamente e desculpe-me os vários questionamentos.
Olá Lais!
Agradecemos pelos elogios! Que legal saber sobre sua viagem pela Europa!
Acho que a ordem das cidades não faz sentido. Acredito que o melhor seria Munique – Berlim – Praga – Budapeste – Viena – Roma (poderia incluir um dia em Veneza antes) – Bruxelas (que tal inserir Paris ou alguma cidade de Suíça) – Amsterdam. Assim ficaria mais lógico e fácil de se locomover, não sendo preciso usar avião, apenas trens e ônibus. O único percusso que talvez compense ir de avião seria Roma – Paris, por isso sugeri incluir uma cidade entre elas.
Sobre as passagens na Europa, não é que elas sejam baratas e sim que se você comprar com antecedência e se planejar consegue promoções muito boas, mas isso não é uma coisa garantida. Só use o Decolar para ter uma ideia de preços, não compre por eles, por causa das taxas e comissões que eles incluem. O SkyScanner também é mais para achar o melhor preço e a companhia, então vá diretamente ao site da companhia e compre por lá. Realmente você terá que fazer essas compras em Euro, assim você precisará de um cartão internacional. Eu comprei minhas passagens assim e usando todas as dicas descritas no post. De forma alguma deixe para comprar as passagens direto no aeroporto, os valores vão estar absurdamente caros.
Não se preocupe, pode perguntar sempre que precisar.
Se quiser também pode fazer contato por e-mail mochilaobarato@gmail.com e te orientamos no que precisar.
Espero que aproveite muito a sua viagem pela Europa!
Depois nos conte como foi!
Um abraço!
Olá Rodrigo, parabéns pelo blog!
Estou indo para Europa dia 14 de julho agora e ainda não comprei as passagens lá. Precisarei: Milao a Paris, Paris a Colonia, Colonia a Karlshuse, Berne na suica e de á Milão novamente. As passagens de trem e aereo estão mega caras… não havia pensado na possibilidade do passe multipaises…serao 20 dias de viagem, o que me recomenda? Caso onibus seja a melhor opçao.. deixo para comprar na hora? O ficará mais caro na hora? Estou meio “desesperada” rs
Obrigadaaaa
Olá Fabrícia!
Então, em cima dá realmente é difícil achar passagens baratas.
O passe pode ser uma boa para você, porém tem que verificar se existe trem entre as cidades que você precisa e se os horários te atendem.
Até mesmo as passagens de ônibus devem ser compradas com antecedência, se deixar para o dia vai pagar mais caro sim, na maioria das empresas.
Existe um passe de ônibus também, acho que de 15 e de 30 dias. Dê uma pesquisada.
Espero que dê tudo certo e faça um ótima viagem!
Um abraço!
Olá! Surgiu a oportunidade de ir pra Europa ano que vem desde que seja uma viagem sem muitos gastos. Estou começando a organizar agora, então as dicas foram muito valiosas. O difícil está sendo escolher roteiro hehe
Olá Taiza!
Precisando de ajuda ou dicas é só falar!
Um abraço e bom planejamento de viagem!
Obg pelo post esclarecedor. É um grande facilitador.
Estou começando a planejar a viagem pela Europa para setembro do ano que vem, em lua de mel.
Também moro em Campo Grande e será minha primeira viagem internacional. Tô super crua… Hehe
Seguindo suas ótimas dicas, tenho pensado em um desses 2 roteiros:
Munique (2) – Berlim (2) – Praga (3) – Budapeste (2) – Viena (2) – Roma (2) – Veneza (1) – Bruxelas (2) – Paris (3) – Amsterdam (3) = 22 dias
OU
Londres (4) – Paris (3) – Amsterdam (3) – Berlim (2) – Praga (2) – Budapeste (2) – Viena (1) – Veneza (1) – Roma (4) – Barcelona (3) – Madri (3) = 28 dias
O que acha?
Pgt de iniciante ??:
1 – Realmente não vou precisar de visto pra viagem? Só passaporte e alguns documentos que comprovem meu vínculo com o Brasil (Residencia, trabalhista, etc.)?
2 – Vc acha q com um planejamento inicial de 30 mil, eu consigo fzr essa viagem? O casal, no caso…
3 – Você indica que eu já vá investindo na compra de Euros?
Bom… Vou começar a frequentar o blog… Hehe
Desde já, mto obg pela ajuda.
Bj
Olá Jéssica Almeida!
Muito obrigado pelos elogios!
Que legal saber dos seus planos! Tenho certeza eu vão aproveitar muito a lua de mel!
Fica tranquila, sempre tem a primeira vez, rs!
Quanto aos roteiros, no primeiro fica mais prático visitar Veneza logo após Viena e então Roma, Paris, Bruxelas e Amsterdam. Como vão estar em lua de mel 4 ou 5 dias em Paris seria o ideal por ser uma das cidades mais românticas da Europa. Talvez pudesse deixar Amsterdam e Bruxelas para outra ocasião. Amsterdam é uma cidade de festa e não sei se vai ser a vibe de vocês. Agora se quiser realmente incluir todas essas cidades o ideal é começar por Paris e ir subindo por Bruxelas, Amsterdam, Berlim e depois descendo por Praga, Budapeste, Viena, Veneza e por fim Roma. Seria um roteiro muito parecido com o meu. Outra coisa, dois dias em Roma é pouco tempo.
O Segundo roteiro me parece bem mais lógico. Daria para fazer todos os deslocamentos por terra, menos de Roma para Barcelona.
Sim, não é necessário visto para nenhum dos países que você quer visitar. Apenas passaporte e os documentos que comprovem vínculo com o Brasil e condições de arcar com os gastos da viagem, além do seguro viagem que é obrigatório.
Com esse valor vocês vão fazer uma viagem super confortável, fique tranquila.
Não dá para saber se o Euro vai continuar caindo ou volta a subir, os especialistas dizem que o melhor é fazer como você disse, ir comprando aos poucos.
Seja bem vinda!
Um abraço!
Valeu mesmo =D
Me ajudou mto.
Qualquer dúvida é só perguntar!
Cara, super bacana seu blog e dicas pra ajudar.
Também tô no time da “primeira vez fora” e mais perdida que tudo! Então, claro que vou acompanhar aqui! 😉
Só que a minha maior intenção é visitar a Irlanda, meu marido é louco pelos pub’s. E aproveitar pra conhecer o máximo de cidades possível, em 15 dias, provavelmente em meados de outubro ou novembro do ano que vem.
Não estou conseguindo definir sozinha em qual país desembarcar primeiro, e a partir de qual voltar para o Brasil. As passagens estão quase na mesma.
Você consegue me auxiliar nisto?
Obrigada pela ajuda!
Olá Diamar!
obrigado por comentar e que legal saber da sua viagem!
Seria legal chegar Londres, ficar uns 3 dias lá, seguir para o País de Gales (1 ou 2 dias) e então seguir para a Irlanda. Isso tudo via transporte terrestre (lembrando que tem uma travessia de ferry boat para chegar a Irlanda).
E a volta pode ser por Dublim. Se você achar passagens por preços bons para esse roteiro, acho que encaixaria bem no seu tempo de viagem!
Um abraço!
Ps. Já estivemos em Dublim, mas ainda não tem post sobre lá no blog, mas prometo que logo terá.
Gostei muito do seu post parabéns . Tenho algumas dúvidas estarei fazendo um muchilão de 50 dias um pouco parecido com o seu porém na hora de comprar a passagem comprei com escala em Madrid e destino Lisboa Portugal porém como sou muchileiro de primeira viagem não sabia que o aeroporto é tão detestado pelos brasileiros e confesso que fiquei com receio . Eu vi que eles podem perguntar se trabalho e eu não trabalho o que eu digo ? O hotel eu reservei pelo booking tem algum problema ? Vou deixar para comprar os passes de trem lá na hora tem algum problema ?
Olá Thayna,
muito obrigado pelos elogios.
Diga sempre a verdade, já que eles tem meios de verificar isso. Não tem nenhum problema sua hospedagem ter sido reservada pelo Booking. Se te perguntarem você explica que vai comprar os passes de trem lá na hora. Leve a passagem de volta e dinheiro suficiente para viagem, o que pode ser comprovado através de dinheiro em espécie, cartões de crédito ou cartões de moeda estrangeira pré-pagos.
Fiquei tranquila, os brasileiros tiveram sim problemas na Espanha, mas isso já foi superado faz tempo.
Um abraço e boa viagem!
Primeiro gostaria de lhe parabenizar pelo blog. Muito, mas muito bom, com dicas fantásticas! Eu estou pra me casar dia 08/04/17 e com mais um casal de amigos, vamos viajar entre o dia 10/04 e 13/04 (a depender dos preços) para Dublin, onde mora a melhor amiga da minha futura esposa, iremos passar algo em torno de 5 dias na casa dela, depois passaremos uns 4 dias em londres, dois em Paris e se o dinheiro der finalizaremos com Barcelona e Lisboa. Pensamos algo em torno de 15 dias na Europa. Tens algumas dicas adicionais de como fazer pra economizar? Pelo que estamos cotando na skyscanner, fica bem mais barato ter ida e volta do mesmo ponto. 🙁 o que fazer pra economizar.
Olá Thiago!
Meus parabéns pelo casamento! Felicidades para o casal!
Muito obrigado pelos elogios!
A dica para economizar com as passagens é esperar um pouco mais e ir acompanhando as promoções aéreas. Com certeza até o fim do ano vai aparecer uma promoção com preço legal com a ida por um destino e a volta por outro. Assim você economiza.
Paris é uma cidade muito romântica, se ainda não conhecem, sugiro passar mais dias por lá, já que estarão em lua de mel.
Conte conosco no seu planejamento!
Um abraço!
Olá, minha irmã vai fazer aniversário de 15 anos ano que vem. E ela escolheu ir para Europa como presente, e quis que eu e meu namorado fosse com ela.
Queríamos visitar alguns lugares mas não temos ideia de nada. Você pode nos ajudar?
Meu namorado tem parente morando em Lisboa e Londres. Aí poderíamos passar alguns dias em Lisboa e Londres sem custo de hospedagem. Mas queríamos ir a Paris e Berlim também. Tem como nos ajudar ?
E de questão de transporte qual você acha que sairia mais em conta ?
Olá Thaynara,
que legal saber da viagem de vocês!
A dica é ler muito em blogs, revistas e guias de viagem para decidir que cidades vocês querem visitar.
Como são cidades distantes uma das outras (exceto Londres e Paris) a melhor opção talvez seja voos com as companhias de baixo custo.
Qualquer dúvida estamos a disposição!
Ola, gostei muito do seu post, eu e uns amigos da faculdade estamos querendo viajar para a Europa exatamente como você fez só que em menos dias (us 20 dias).
Você poderia me dizer uma estimativa de quanto gastou em passagem e hospedagem para que possamos ver se cabe em nosso orçamento aqui.
Ps: Uma viajem dessas é um sonho! Exatamente o que procuramos! 😀
Olá Patrick,
basta planejar que vocês conseguem sim. Valores de passagem aérea mudam muito de acordo com a época do ano, local em que vocês vão para Europa e onde moram no Brasil e promoções, mas conte com uma média entre R$1500 e R$2000. Hospedagem, como vocês vão em grupo, dá para ficar sempre em albergue e fechar um quarto só para vocês, assim vocês vão economizar bastante.
Um abraço e estou aqui para qualquer dúvida!
Olá, parabéns pelo post!
Gostaria de saber como você fez com relação ao câmbio. Você trocou aqui no Brasil, ou levou Real para trocar na Europa?
Olá Anderson!
obrigado por comentar!
Você deve trocar aqui no Brasil. O real na Europa perde muito o valor. Você pode trocar por Euros ou Libras (se for ao Reino Unido) em espécie e também comprar um cartão pré-pago de viagem e ir sacando na medida da sua necessidade ou utilizando na função débito.
Qualquer dúvida estamos a disposição!
Abraço!
Olá, adorei seu post, super bem detalhado..
Farei um curso de ingles de um mês em Londres no ano que vem e gostaria de viajar pela europa com meus pais no próximo mês, contudo, nunca fizemos nenhuma viagem internacional e como eu já estarei em Londres, gostaria que meus pais me encontrasse no pais no término do meu curso, contudo, eles não sabem nada de inglês e não sei se você tem conhecimento de como é a chegada de brasileiros sem o idioma em Londres, pois meu medo é deles serem barrados ao chegar no pais. Não sei se eles tem alguma pessoa que realiza esses tipos de traduções, ou se for caso, eles deixariam eu entrar na sala de imigração para realizar todo o processo de comunicação para eles, você saberia me dizer? Em uma outra alternativa, pensei em comprar as passagens deles em Portugal e eu encontrá-los lá, visto que para eles serão muito mais fácil de se comunicar. Preciso planejar minha viagem, mas não sei qual será a melhor de chegada para meus pais.
Conto com sua ajuda.
Muitooo Obrigada 😀
Olá Paula,
que legal saber do seu curso em Londres, espero que aproveite bastante!
Então, normalmente o próprio agente de imigração fala alguma coisa de português. Imprima os comprovantes de reserva de hospedagem, comprovantes relativos a profissão dos seus pais, imposto de renda, bens, etc. Algo relativo ao seu curso e se for o caso uma carta em inglês dizendo o motivo da viagem. Mas de toda forma, fique tranquila, eles tem tradutores, portugueses que trabalham na imigração e talvez até brasileiros que irão ser acionados caso necessite. Não, eles não te deixarão ter acesso a imigração.
Fique tranquila, com toda a documentação dificilmente eles terão algum problema.
Um abraço e qualquer dúvida estamos a disposição.
Muto boa a descrição, utilizarei como minha fonte principal de pesquisa.
Parabéns pela riqueza de detalhes.
Muito obrigado por despender de seu tempo para desenvolver um relato tão completo visando ajudar pessoas, até então desconhecidas.
Paris 5 dias 28/01-01/02
Londres 5 dias 02/02-07/02
Amsterdã 3 dias 08/02 – 10/02
Suíça 6 dias 11/02 – 17/02
Itália 7 dias 18/02 – 24/02 Roma Florença Veneza
Portugal 3 dias 25/02 – 28/02 porto
Stop over Brasil Paris paris porto e porto Belém Valeria a pena para esse roteiro?
Ou seria melhor iniciar na Itália , depois suíça, Paris, Londres e porto?
Olá Isabella!
já comprou as passagens?
Tudo depende do valor que conseguir para cidade de chegada e partida né. Mas se quiser fazer a maioria dos deslocamentos por terra seria mais interessante Londres, Amsterdam, Paris, Suíça, Itália e Portugal.
Um abraço!
Qualquer dúvida é só perguntar!
Bom dia, muito bom e enriquecedor seus comentários. Estou planejando uma viagem para europa, gostaria de conhecer dublin, bruxelas, amsterdan, paris, veneza, roma, milão, barcelona, madri e lisboa. Qual seria a melhor opção.
Certo de vossa atenção, desde já agradeço.
Moisés
Olá Moisés!
muito interessante a sua escolha de cidades. Acho que nessa ordem mesmo ficaria bem legal. Por que não inclui Londres entre Dublin e Bruxelas?
Qualquer dúvida é só perguntar!
Um abraço!
Que dicas maravilhosas! Muito obrigada pelo seu post, enviei um e-mail pedindo a planilha para começar a me organizar para essa viagem. Muito obrigada!
Ola!!!
Adorei as dicas.
Estou planejando uma viagem para o final do ano que vem. Pensei em fazer um intercambio mas quero muito fazer uma eurotrip. Adorei suas dicas e gostaria de pedir uma ajudinha para montar um roteiro para no máximo 30 dias, e sem gastar muito. Você pode me ajudar?
Muito obrigada!!
Olá Franciele!
entre em contato por favor através do formulário de roteiro personalizado.
Um abraço!
Boa tarde!
QUal foi o valor que vocÊ separou por dia para gastos como alimentação.
E quanto vc gastou com toda a viagem, incluindo hotéis e passagens?
Olá Rubens,
dá para sobreviver com um orçamento para alimentação a partir de 20 euros diários, até menos para quem preferir preparar todas suas refeições nas cozinhas dos hostels.
Entre em contato por email que te envio a minha planilha de gastos.
Um abraço!
Enviei e-mais pra você com mais algumas dúvidas, muito obrigado!
Olá
Eu, meu namorado e minha mãe estamos planejando uma eurotrip mas estou meio perdida . Foi procurando ajuda que achei seu post . Tenho os países já escolhido mas não sei por onde começo, como posso entrar em contato com você para conseguir mais dicas ?
Olá Gabriella,
será um prazer ajudá-la!
Boa noite, mto bom suas dicas. Tenho uma amiga q mora no norte de Portugal e me chamou para ir visitá-la. Ela mora em Viena de Castelo. Irei em fevereiro e vou ficar 20 dias por lá. Quero aproveitar e conhecer tb a Espanha e se der tempo algum outro país. O qie vc me sugere de roteiro?
Olá Léo,
sugiro que pesquise bastante e você mesmo defina as cidade que gostaria de visitar, já que isso é muito pessoal e não você mesmo deve decidir. Quando tiver algumas cidades em mente estaremos a disposição para ajudar a definir quais se encaixam melhor no seu roteiro. Claro que na Espanha Madri e Barcelona não podem ficar de fora. Um abraço!
Olá,
Estou programando uma viagem com meu marido para início de Junho e meu roteiro inicial seria Londres – Paris e Roma. Seria uns 13 a 15 dias ao todo
1° Este é um bom mês para conhecer a Europa?
2° Você acha viável financeiramente que procure uma agência de turismo, ou gastaria bem mais caso o fizesse?
3° Gostaria muito de após sair de Paris rumo a Itália pudesse ir passando por várias cidades, tipo Milão – Verona – Veneza – Bolonha – Florença e finalmente Roma. Acredita que 5 dias eu conseguiria fazer? Sei que as linhas de trem fazem praticamente todo este trajeto. Até poderia economizar na estadia por ter parentes morando em Salerno, mais fica mais ao Sul, 2:30 hrs de Roma…
Enfim… Poderia me dar uma luz em questão de gastos e de roteiro, se compensa ou não passar por todas estas cidades.
Se puder me ajudar ficaria muito grata.
Olá Mariela,
O roteiro é bem legal e clássico. Provavelmente vai gastar bem mais procurando uma agência mas não é uma certeza absoluta, não custa fazer orçamentos não é mesmo? Acredito que dê sim, mas acho que não vai sobrar tempo para aproveitar em Roma, não acha? Eu faria dessa forma: 5 dias em Londres, 4 em Paris, 01 Milão, 01 Veneza e 04 em Roma.
Qualquer dúvida é só perguntar e se quiser pode entrar em contato via email.
Um abraço!
Olá! Obrigada pela ajuda. Se surgirem mais dúvidas durante meu planejamento entrarei em contato com certeza.
Abraços.
Boa noite! Sou de MG e só tenho dois períodos disponíveis para viajar: Janeiro ou Julho, sendo que Julho só posso ficar no máximo 15 dias e em Janeiro posso ficar o mês inteiro.. mas tenho medo de não conseguir aproveitar bem os passeios devido ao frio que não estou acostumada. O que vc sugere? Obrigada.
Olá Grazielle,
muito obrigado por comentar! Você chegou a ler o post sobre viajar para Europa no Inverno, se não, dá uma lida clicando aqui.
Se você não está acostumada e nem gosta de frio eu sugiro que vá no Verão. Com 15 dias já vai aproveitar bastante, quem sabe não consegue dar uma esticada e fica uns 20 dias.
Agora se quiser mesmo ir em janeiro, tente ir a países que não tenham um inverno tão rigoroso.
Um abraço!
Olá, gostei muito do post, tenho uma viagem para 3 cidades em dezembro e nao vejo a hora!!
Gostei muito da indicação desse seguro viagem, mas tenho uma duvida sobre esse seguro, pois nunca ouvi falar desse site. É realmente seguro?
Obrigada.
Olá Carolina,
pode confiar. O site faz a comparação em diversas seguradoras e informa os melhores preços.
Eles ainda fornecem atendimento em português de qualquer parte do mundo.
Todas as indicações que fazemos são de empresas que já usamos e aprovamos.
Um abraço!
Muito obrigada, não conhecia nem metade dessas empresas que você listou, sem dúvida um post de muita valia.
Eu que agradeço!
Qualquer dúvida é só falar!
Olá, dicas valiosíssimas as suas! Estou programando uma viagem para metade de março, de Porto Alegre para Amsterdam e retorno por Londres (passaremos por Bruxelas e Paris) e estou achando os valores um pouco caros (em torno de R$3000,00). Você acha que se eu esperar um pouco mais, consigo valores melhores? E outra dúvida é com relação às passagens de trem, consigo comprar no site da eurostar com cartão de crédito internacional? E além do valor que consta no site há outras taxas? Muito obrigada, Juliana.
Obrigado Juliana!
Ficamos felizes em saber da sua viagem!
Quanto as passagens aéreas não dá para ter certeza se vai surgir ou não uma promoção com preços melhores. Tem que ficar de olho e fazer sua escolha. Na verdade quanto mais próximo da data mais difícil de encontrar um preço promocional, mas não é impossível. Se esse valor já é com as taxas está na média, pois as taxas do aeroporto de Londres são muito altas.
Consegue comprar no site da Eurostar sim, se não passar é só dar uma ligada na operadora do cartão e pedir para habilitar para a compra.
Um abraço!
Olá, estou começando a programar uma viagem para julho de ano que vem com meu filho, tenho 38 anos ele 20. Ambos somos estudantes e preferimos coisas simples. Ficaremos um total de 12 dias na Europa.
Pensei: 3 DIAS PARIS, 3 AMSTERDAM, 2 FLORENÇA E 4 ROMA
Ficou bom assim? gostamos muito de História, cultura e coisas exóticas, estou um pouco em dúvida se não deveria incluir Praga tb, mas aí teria que tirar alguns dias de outra cidade, pois só temos disponibilidade de ficar 12 dias, no total.
Estou já pesquisando as passagens, porém no mês de julho são muito altos os preços, deve ser por ser férias escolares. Destinos múltiplos tb fica mais caro, tem alguma sugestão?
Outra dúvida de primeira viagem, rs. Realmente não precisamos de visto para entrar nestes países? Só passaporte, seguro de viagem, documentos que comprovem vínculo com Brasil (ambos universítários e eu sou servidora efetiva no judiciário) e dinheiro suficiente? Sobre dinheiro é melhor levar em espécie? Usei cartão de crédito e paguei taxas bem altas depois, por causa da conversão.
Pretendo levar em torno de 10 a 12 mil reais para duas pessoas passarem 12 dias? (isso fazendo programas econômicos) e já estando as passagens aéreas de ida e volta para o Brasil pagas e os hoteis tb, devo olhar no Aibnb.
Olá!
Que legal saber da viagem de vocês! O roteiro está bem legal. Tente a passagem de ida por Amsterdam e de lá siga de trem ou ônibus para Paris. De Paris é bem provável ter que pegar um voo para Florença, mas é possível que haja possibilidade de viagem de trem e ônibus também. De Florença a Roma vá de trem. Tente a volta par ao Brasil por Roma. Daqui para frente fique de olho nas promoções de passagens e o ideal é conhecer por múltiplos destinos.
Não é necessário visto para esses países! A União Europeia estuda mudar a forma de acesso, haverá necessidade de um cadastro prévio via internet, mas isso ainda não está em vigor e acredito que não esteja até o meio do ano que vem.
Eu levaria o dinheiro uma parte em espécie e outra em um cartão pré pago, por questões de segurança.
Qualquer dúvida entre em contato! Abraço!
Adorei o post. Nunca fiz mochilao e tenho muitas dúvidas referente a bagagem. É seguro deixar no hostel? Levou muita coisa? Como fazia para lavar?
Olá Glau!
Então, normalmente viajamos com uma mochila cargueira. O ideal é levar só o necessário, mas é claro que sempre acabamos levando roupas ou coisas desnecessárias, mas tente evitar isso. A maioria dos hostels disponibiliza armários individuais dentro dos quartos, onde você vai deixar sua mochila e pertences e trancar com um cadeado (leve um desses pequenos próprios para armário). Você pode usar a lavanderia dos hostels para lavar e secar suas roupas. Normalmente após alguns dias de viagem é necessário lavar roupa, então no fim da tarde ao chegar dos passeios, vá a lavanderia e use as maquinas que eles disponibilizam (geralmente cobram por isso, mas não é caro). Outra opção é utilizar o serviço de um lavanderia, porém é mais caro que utilizar as maquinas de lavar e secar existentes na maioria dos hostels.
Se tiver outras dúvidas estamos a disposição.
Um abraço!
Boa noite, tudo bem? Adorei suas dicas! Parabéns pelo blog. Já coloquei nos meus favoritos.
Eu estou planejando uma viagem para Europa para agosto de 2017. Pretendo ficar 30 dias lá. Pensei nesse roteiro: Rio – Lisboa – Barcelona – Ibiza – Paris – Londres – Amsterdam – Zurich – Mikonos – Santorini (ambos na Grécia) – Veneza – Roma – Rio de Janeiro.
O que achou? Mudo alguma ordem?
Obrigado por qualquer orientação. abs
Olá Mariano!
Muito obrigado pelos elogios!
Que legal saber da sua viagem!
Quanto ao roteiro acho que está bem legal, talvez muitas cidades pelo tempo que você tem. Eu sempre recomendo ao menos 3 dias em Barcelona, Paris e Londres. Lisboa 2 ou 3 dias, Ibiza não conheço, Amsterdam 2 dias, Zurich 1 dia, Mikonos e Santorini não conheço, Veneza 1 dia e Roma 3 ou 4 dias.
Se quer economizar tente colocar as cidades em uma ordem que seja possível fazer os deslocamentos por terra (ônibus ou trem).
Qualquer dúvida não deixe de perguntar!
Um abraço!
Ótimas dicas!!!
Eu gostaria de saber como você calculou ou pesquisou pelo custo de alimentação em cada país/cidade que você foi.
Obrigado pela ajuda, abraço!
Olá Gabriel!
muito obrigado!
Então, a média está na planilha que disponibilizamos ao fim do post.
Depende muito do seu estilo de viagem, mas para quem precisar ou quer economizar ao máximo com alimentação, a maior dica é frequentar os mercados e fazer comida no hostel todos os dias.
Um abraço!
Boa noite! Meus parabéns pelo Blog, imagino que tenha dado trabalho postar todo esse conteúdo, estou me baseando praticamente em seus relatos, ta realmente muito bom. Poderia dar umas dicas por favor?
Seguinte, eu e minha namorada estamos de férias em maio, à partir do dia 2 – dia 29 de abril ja estamos livres devido feriado. Pensando em gastar 20d por lá.
* Nossa primeira vez na Europa, estou com dificuldades em escolher roteiros, a ideia está pegar passagens multiplas mais baratas possíveis para duas capitais tradicionais e à partir daí ir montando o trecho interno.
* Pode me indicar coisas básicas? Do tipo qual cidade chegar e qual sair, quando comprar, sites de confiança pra pesquisa – dicas de planejamento no geral. Cidades que queremos conhecer – Londres, Paris, Amsterdã, Roma – Berlin se der e Madrid pode ser pelo preço da passagem parecer menor. Qualquer outra indicação de cidade aceito!
Olá Natan,
respondemos seu e-mail.
Se tiver outras dúvidas não deixe de entrar em contato.
Obrigado pelos elogios!
Ola Mochilão!
Primeiramente gostaria de registrar que amei o blog! As suas dicas são de ouro, conteúdo ótimo e sem mimi..
Estou arquitetando a minha primeira eurotrip, inicialmente planejo passar 20 dias nas ZOROPAS, mas, como tenho amigas para visitar não estou conseguindo desenrolar um roteiro legal. Veja, tenho como marco de entrada a Suíça e o destino final e saída em Gotemburgo na Suécia, poderia me dar uma sugestão?
P.s.: Planejo ir em dezembro/2017.
Obrigada!
Olá Pollyana!
muito obrigado! É sempre legal receber esse feedback.
Eu faria um roteiro pela Suíça, Alemanha e Dinamarca e então Suécia.
O que acha?
Um abraço!
Estou amannnnnndo teu blog e está me ajudando muito. Em outubro estarei indo para Itália p acompanhar minha filha e estamos indo com € contado p ficar em Florença onde se estabelece a empresa q vai fazer todo processo legal. Queria aproveitar pra realizar o sonho de conhecer viena e Paris . Tambem queria aproveitar para conhecer umas 2 ou 3 cidades com boa qualidade de vida e estrutura na Espanha e Portugal, e queria saber qual tua opinião entre a Itália e esses outros 2 paises pra viver de forma economica e com condições de arrumar trabalho, pois minha filha pretende ficar depois que receber a cidadania. . Tem como me dar dicas de um roteiro? E talvez pra aproveitar o passeio entre uma e outra, dar uma parada no caminho em alfuma cidade q valha a pena, ja que pretendemos ir de bus ou trem. Obrigada por dividir com todos teu conhecimento e experiência. SUCESSO
Obrigado Marcia!
Que legal saber da viagem de vocês!
Olha, os três países possuem custa de vida similar, entretanto não sabemos te dizer nada a respeito de trabalho.
Um abraço!
Olá boa noite, estou amando seu blog e gostaria q me desse uma ajuda! Já viajei com caravana por duas vezes, por Israel, Egito,Grécia,Paris e Roma foi uma experiência única, mas com um custo muito alto. Hoje tenho planos para fazer uma nova viagem juntamente com meu esposo e filhos de 14 e outro 19, mas desta vez gostaria de fazer a região da Itália: Milão, Veneza, Florença, Toscana, Verona…
Seria uns 28 dia saindo final de dezembro a princípio de Janeiro, já estou olhando as passagem. Pode me passar alguma intimação o q seria melhor, tenho sonho de conhece Madri, Amsterdã ou Londres se não atrapalhar Itália. Tive algumas informações q consigo visitar os países com uma mesma passagem pagando uma taxa mínima.
No mais desde já agradeço sua atenção!
Obrigado!
Deus abençoe!?
Olá Neide,
ficamos felizes em saber que estamos ajudando você e sua família a viajar por conta própria, sem necessidade de contratar os serviços de uma agência de viagem.
Dentro da Itália vocês irão fazer tudo de trem, no post tem os links das empresas de trem da Itália.
Você consegue incluir Madri, Amsterdã e Londres em sua viagem, afinal são 28 dias.
Você pode sim tentar uma passagem com Stop over (parada para conexão que dura alguns dias) e então visitar por exemplo Madri. Do seu último destino pegar um voo para Londres e de lá um trem para Amsterdã. Mas tem que simular até conseguir um bom preço. Vocês tem um bom tempo até a viagem então podem esperar por uma boa promoção de passagens aéreas.
Precisando de ajuda é só voltar a comentar ou mandar um email.
Um abraço!
Obrigado!
Boa noite! Estou acompanhando o blog tem uns dias, pessoal muito atencioso, ótimo conteudo.
Galera, encontrei passagens aqui um pouco mais baratas com escala em Casablanca, pela Air Maroc Royal.
Alguem ja usou, sabem se é tranquilo?
Abraço
Olá Natan!
então, nunca voamos por essa operadora. Acho que você tem que avaliar se a diferença de preço é grande a ponto de valer a pena pegar um voo mais longo.
Obrigado pelo elogio!
Um abraço!
Obrigado!
Entao andei lendo a respeito, tem alguns posts sobre essa empresa.
Sobre o roteiro, chegando e Roma e voltando de Paris acho que fica bom né? Pq conhecemos a Itália (Roma e talvez outras ali na região de florenca) depois partimos para Londres Amsterdam Bruxelas Paris e voltamos pra guarulhos.
O que acham?
Abraço a todos
Seu roteiro ficou perfeito!
Boa noite!
Preciso de sua ajuda no meu roteiro, estou um tanto quanto perdida, rss.
Poderia me retornar por email?
Agradeco.
Olá Mariela,
com certeza! Aguardo seu e-mail.
Olá…. Encaminhei o email dia 30/01, será que receberam?
Olá, tudo bem!?
Estou planejando meu mochilao pra setembro desse ano e está muito difícil aplicar o desapego. Tenho 30 dias pra viajar e quero conhecer 9 países.
Minha ideia inicial é:
Londres 3
Amsterdam 2
Paris 3
Zurich 2
Munique 3
Praga 2
Vienna 1
Veneza 1
Roma 3
Barcelona 2
Madrid 2
O que achou!? Quais melhores trechos de aviao e de trem!?
Obrigada!!!
Olá Lívia,
eu acho que ficaria mais prático na seguinte ordem: Londres x Amsterdam (trem), Amsterdam x Paris (trem), Paris x Zurich (trem ou ônibus), Zurique x Munique (trem ou ônibus), Munique x Praga (trem), Praga x Viena (trem ou ônibus), Viena x Veneza (trem ou ônibus), Veneza x Roma (trem), Roma x Barcelona (avião), Barcelona x Madri (trem). Quantos aos dias, vi que você tem 3 sobrando, incluiria um a mais em Barcelona, um em Paris e um em Londres ou alguma outra cidade no meio do caminho entre algum deslocamento.
Um abraço!
Olá Rodrigo, gostei muito de suas dicas, muito claras e objetivas. Ótima iniciativa. Bem, a minha filha fará 15 anos em março, e estamos planejando uma viagem juntas, para o mês de maio/2017, queremos conhecer 3 países em 15 dias, Itália, França e Alemanha, sendo que na Itália Roma, principalmente, se der Veneza também, França, Paris, que é meu sonho e Alemanha, possivelmente Berlim, talvez Zurique ou Frankfurt, enfim, pode me dar uma sugestão por onde começar, não faço ideia, pois será nossa primeira viagem internacional e minha primeira de avião. Outro detalhe, eu sou portadora de necessidades especiais, eu uso bengalas para poder me locomover, será que as cidades são bem adaptadas as minhas necessidades? Desde já agradeço. Um grande abraço.
Olá Elaine,
que legal saber da viagem de vocês! Tenho certeza que vão adorar!
15 dias é um tempo legal para o que vocês tem em mente. Já compraram as passagens?
Uma possibilidade seria começar por Paris (4 dias), seguir de avião para Berlim (3 dias), de trem para Frankfurt (1 dias), de trem ou ônibus para Zurique (1 dia), de trem para Milão (1 dia), de trem para Veneza (2 dias), de trem para Roma (3 dias). Mas tudo depende da cidade em que vocês vão chegar na Europa e da cidade que irão voltar para o Brasil.
Quanto a acessibilidade, fique tranquila, na Europa praticamente todos os lugares tem acessibilidade (elevadores, rampas, etc).
Qualquer dúvida é só perguntar!
Um abraço!
Amei seu blog!! Parabéns pela iniciativa é toda as dicas!
Irei em setembro participar de um evento em Valência e queria visitar alguns países junto. Porém irei com a família, esposo e dois filhos (2 e 9).
Como já comprei as passagens de ida (732/pessoa foi lucrativo?) iremos p Madrid (1) com conexão de 10h em Lisboa (pulo no Oceanário eh viável?), Depois seria Valência (2), Barcelona (3), Gênova ou Mônaco (2), Veneza (3, mas na casa de amigos), ST Moritz (2), Frankfurt (2), Bonn (3) , Bruxelas (2), Paris (3) e Brasil.
O que achou do roteiro, principalmente que vou com crianças junto?? Pensei em fazer os trajetos a noite pq eles cansam menos né.
Obrigada!!!
Olá Janaina!
muito obrigado pelos elogios!
O preço da passagem de ida está ótimo, mas como vão fazer com a volta? Tomara que encontrem com preços acessíveis também!
Com a conexão em Lisboa talvez dê para dar um pulo na cidade sim, tem transporte público no aeroporto, só fiquem atento para voltar a tempo do próximo voo.
O resto do roteiro está bem legal e em uma ordem lógica.
Quanto as trajetos noturnos, se eles tem facilidade para dormir em ônibus/trem tudo bem, mas se não tem, acho que vão chegar cansados e vocês não vão conseguir aproveitar o dia seguinte.
Lembrando que os trem apesar de modernos e confortáveis não tem poltronas com grande inclinação e os ônibus não são tão confortáveis como os que estamos acostumados a viajar no Brasil.
Qualquer dúvida é só perguntar!
Um abraço!
Obrigada pelo retorno! Examtente, estou namorando os sites de busca p encontrar um preço próximo do que consegui na ida rsrs
Quanto as crianças, tbm estou preocupada com isso, de ficarem mais cansadas. Será que consigo passagens low cost para toda a família até setembro? Quando seria o melhor período p busca, 90 ou 60 dias antes??
Ola! Enviei um email com algumas duvidas do meu roteiro, quando puder retornar me ajudará muitooo rrss
Abraços!
Olá, muito bom o site! Parabéns! Eu e esposa estamos planejando uma Eurotrip para outubro. Temos 20 dias de férias e gostaríamos de um roteiro para 15/17 dias. Temos um esboço em mente, que seria:MADRI (2), BARCELONA (1, só conhecer), PARIS (3), BRUXELAS (2), AMSTERDÃ (3), LONDRES (3) e DUBLIN (3).
Opa! Muito obrigado!
Eu só reservaria mais dias para Barcelona, que é uma das cidades mais lindas da Europa.
Vocês poderiam retirar um dia de Amsterdam e um de Dublin para ficar com 3 dias em Barcelona.
Um abraço!
Bom dia! Parabéns pelo blog e pela iniciativa de auxiliar todo mundo no seu mochilão.
Minha amiga está fazendo um intercambio em Cambridge e vai para Valencia em Maio, retornando ao Brasil somente em Agosto.
Pensei em ir para a Inglaterra e fazer um mochilão de 20 dias, visitando Irlanda, Pais de Gales e Escócia, porém as passagens teriam que ser no máximo até o final de Abril, e ainda não as comprei, isso iria aumentar muito o meu custo né? Então me sugeriram fazer o mochilão a partir de Valencia, saindo do Brasil em JULHO. Quero saber quais países você me sugere e quantos dias em cada, totalizando de 20 a 25 dias.
Desde já agradeço!
Olá N.C,
muito obrigado pelos elogios.
Então, as chances de aparecer uma promoção com bons preços para o mês que vêm são pequenas, mas não é impossível, você tem que acompanhar.
Com 20 dias daria para fazer um roteiro mais clássico envolvendo Inglaterra, França, Bélgica e Holanda ou Irlanda, País de Galês, Inglaterra e França. Se tiver mais 5 dias quem sabe todos os países que eu listei.
Qualquer coisa entre em contato novamente.
Um abraço!
boa noite ! achei muito esclarecedor,abrangente e de facil entendimento seu estilo de postagem.
mesmo que està iniciando os planejamentos de viagens longas(como eu)consegue entender suas explicaçoes em maiores problemas.
meu caro pretendo passar 10 dias na Italia em outubro(Milâo/Roma) e tenho verificado que alguns voos duram muito mais que 30h;outros entre 12 e 15h.O que mais me espanta è que mais demorados
sao os mais caros e acabam rapidamente nos sites das empresas.Poderia me explicar por que isto acontece?
Ah!No norte pretendo conhecer Brescia e arredores e tambem pequenas cidades não muito distantes de Roma,somos um casal de 60 e muitos anos e idade pesa um pouco.KKKK.Morei oito anos Campo grande e hoje resido Maringa -PR.
BOM VOU TOMAR MEU REMEDIO E DORMIR( COISA DE VEHINHO)amanhã volto aqui para continuar lendo as dicas,quero estar bem preparado antes de outubro.
forte abraço.
Olá Francisco,
que prazer para nós receber seus elogios e saber que nosso blog está te ajudando no planejamento da viagem de vocês. Estamos sempre a disposição para ajudar.
Quanto aos voos longos, já tentou pela LATAM? Se não me engano eles tem voo direto de SP para Milão. Já de Maringá acredito que não há voo direto para Europa.
De toda forma vocês ainda tem um bom tempo até lá e acredito que surgiram passagens com bons preços e com um tempo de voo menor.
Espero que nossos artigos lhes ajudem a fazer uma excelente viagem, infelizmente não ainda não temos posts específicos sobre a Itália, mas já estamos escrevendo.
Um abraço!
Muito bom seu post ,bastante explicativo quero ir para lá este ano e estou procurando informações para não me complicar na viagem suas dicas me ajudaram bastante.Obrigado.
Você estava só? O valor da planilha é individual? Abraços
Olá Leonardo,
correto. A viagem foi solo.
Ótimo post! Estou usando de referência para planejar meu mochilão. Vi que existem algumas outras alternativas para gastar menos com a hospedagem, como Worldpackers e Workaway em que se troca trabalho pela hospedagem. Vocês acham que é uma boa opção?
Olá Marcos,
sim, é uma ótima opção para quem se encaixa nesse perfil de viagem.
Olá, parabéns pelo ótimo trabalho!
Eu e minha esposa temos a pretensão de viajar para a Europa no final de abril e início de maio de 2018. Queremos conhecer Lisboa (e arredores), Madrid, Barcelona, Paris, Nice (talvez) e Londres. Pelo que tenho pesquisado, passagens ida e volta por Portugal estão mais atrativas, ainda mais com a possibilidade de vôos diretos (apenas 10h). Você teria como me dar dicas em relação a alocação de dias, transporte…? Ah! Minha esposa está muito insegura, com medo de não conseguirmos organizar a viagem por nós mesmo, você acha que se contratarmos uma operadora de turismo vai elevar muito o custo da viagem? Pretendemos ficar em hotéis, por sua experiência, com cerca de R$ 20K daria pra fazer toda a viagem tranquilos?
Abç!
Muito obrigado Alexandre!
Vocês conseguem sim organizar essa viagem por conta própria. Vocês tem muito tempo até lá. Aconselho que leiam muitos blogs, fóruns e sites.
Não custa nada fazer um orçamento sem compromisso por uma agência. Aí você volta aqui e me fala se ficou muito mais caro ok?
O valor que vocês tem é suficiente para essa viagem sim.
Um abraço!
Primeiro parabéns pelo blog!
estou planejando um mochilão de 20 dias pela Europa e tem algumas cidades de que não abro mão: Roma, Veneza, Paris, Londres e Amsterdam. Tem alguma dica de quantos dias ficar em cada uma dessas cidades e se dá pra acrescentar mais algum país/cidade que não fuja muito dessa rota? desde já agradeço!
Obrigado Eduardo!
Com 20 dias nós faríamos 4 dias em Roma, 2 em Veneza, 4 em Paris, 1 em Bruxelas, 3 em Amsterdam e 5 em Londres.
Um abraço!
Galera quero deixar aqui meu agradecimento ao blog e indicar pra todos! Suporte incrível do pessoal desde o início do planejamento da minha viagem. Dicas desde,passagem, roteiro hospedagem, gastos. Tudo com muita simpatia você percebe que os caras gostam e sabem muito do que fazem.
OBRIGADO POR TUDO.
Um pouco do que fiz:
22 dias na Europa
Roma 4d
Bélgica/Bruges 2d
Amsterdam 5d
Londres 5
Paris 6
Caso queiram ver alguma foto ou tirar duvida insta: @natan.tadeu
De Roma pra Bélgica fomos de avião. Depois fomos e voltamos de ônibus pra Amsterdam.
Eurostar para Londres e depois para Paris.
Ficamos em Airbnb e hostel.
Parabéns para o site novamente!
Obrigado Natan!
Espero que tenham curtido muito a viagem!
Um abraço!
Olá, já havia comentado aqui sobre um possível roteiro pra Europa no ano que vem, sendo muito bem atendido por vocês! No entanto, só agora percebi que a data que estou querendo realizá-lo (jun/jul) é justamente época de copa do mundo! O roteiro não inclui a Rússia… mas estou com receio de todos os demais países sofrerem também as consequências como aumento de preço de passagens, hospedagens e etc. Pode ser que não ocorra e pode ser que essa seja uma consequência óbvia… é justamente por isso recorri a vocês! O que acham?
Olá Eduardo!
Quando da Copa no Brasil muita gente achou que os voos da Europa para o Brasil estariam mais caros tendo em vista a demanda, mas na verdade rolou várias promoções com preços muito bons. Nós mesmo aproveitamos uma bem no período da Copa do Mundo do Brasil para os EUA. Mas de toda forma vale a pena garantir as passagens quando surgir uma promoção.
Quanto a hospedagem e passeios acredito que somente na Rússia e nas cidades sedes da Copa. Na Europa não deve influenciar não.
Um abraço e sempre que tiver dúvidas pode perguntar.
mochilão barato vou fazer minha primeira viagem pra Europa ano que vem me ajuda organizar não sei por onde começar ainda não comprei as passagens vai eu e meu esposo pretendo conhecer Paris,Colmar,Annecy, Fazer a rota romantica na Alemanha,Veneza,Roma,passar pela Suíça e Áustria me ajude organizar o que vc colocaria no roteiro tenho 25 dias e vc acha possível com 15 a 20 mil fora as passagens? e qual o melhor trajeto entre trem ônibus aviao ou alugar carro.vc colocaria outro país? me ajude estou perdida,quantos dias em cada lugar
Olá Alessandra! Que legal saber da sua viagem.
São muitas perguntas. A melhor coisa é ler todos os posts aqui do blog sobre os destinos que você quer visitar.
A medida que forem surgindo dúvidas específicas você vai perguntando e nós respondendo.
Fique tranquila! Ainda tem muito tempo até sua viagem e você vai conseguir planejar tudo tranquilamente.
Um abraço!
Olá! Muito bom seu roteiro. Queria saber se com 1000 euros eu consigo ficar bem em 25 dias na europa de mochilao. Esse dindin seria apenas pra alimentação e algumas atrações que ainda não comprei. O restante está pago. Até mais!
Olá Carol!
Se o restante já está pago acredito que dá sim. Mas será um orçamento apertado.
Um abraço!
Olá! Olha eu aqui de novo… dessa vez, mais perto de minha viagem.
Consegui definir a rota e estou com as passagens compradas (externas e internas) e os hoteis reservados. Ficou assim:
Londres (07/09 – 12/09); Edimburgo (13/09); Inverness (14/09 – 16/09); Glasgow (16/09 – 18/09); Belfast (18/09 – 20/09); Amsterdam (20/09 – 22/09); Nuremberg (23/09 – 24/09); Munique (24/09 – 25/09); Mykonos (25/09 – 28/09); Nápoles (28/09 – 01/10); Roma (01/10 – 04/10); Barcelona (04/10 – 09/10).
Com base nesse roteiro, você acha que levando 120 libras/euro por dia, para o casal, conseguimos fazer uma viagem tranquila?
Venho acompanhando o seu blog quase que diariamente, e ele foi o que mais me ajudou a montar minha viagem. Desde já agradeço por compartilhar as experiências e por nos fornecer grande orientação. Sou fã do blog. Abraços.
Olá Jéssica!
Ficamos muito felizes em saber que estamos ajudando nossos leitores!
O roteiro ficou muito legal! tenho certeza que vocês vão curtir bastante!
Essa valor está bem tranquilo, ainda mais que já estão viajando com deslocamentos e hospedagens pagas.
Voltem e contem como foi a viagem!
Um abraço!
Achei incrível o seu conteúdo sobre a Europa, eu preciso ir lá ainda esse ano e suas dicas vão me ajudar bastante.
Dicas fantásticas, eu necessito de uma orientação sobre roteiro, se tudo correr bem estarei viajando para Barcelona, Alemanha e Amsterdam, não sei por onde começar a viagem terá a duração de 12 a 15 dias.
E terá início no dia 15 de julho
Olá Jaraitan!
Tomara que tudo corra bem.
Se precisa de ajuda estamos a disposição.
Olá, estava analisando a sua planilha e fiquei com uma dúvida. No caso os preços dos hostels são por diária para uma pessoa ou são todos os dias inclusos? E o transporte?
Olá Marina,
o valor de cada hospedagem refere-se ao período naquela cidade e foi lançado sempre na última linha de cada cidade, geralmente na que indica o deslocamento de uma cidade para outra. O transporte é o valor de uma cidade para outra e não o gasto em transporte público. Esse gasto entrou em “despesas gerais”.
Lembro que essa planilha é de 2013, então alguns valores, mesmo estando em euros, estão desatualizados.
Ola amigo, td bem?
Ficou muito legal as dicas, serão de grande ajuda no meu primeiro mochilão.
Farei em dezembro (Que frriiiiooo) kkkk Ja comprei a passagem de ida e volta, porem tenho uma dúvida: Dentro da Europa, as passagens de avião entre os países é melhor comprar com antecedência aqui do BR ou comprar quando eu estiver já na europa?
Obrigado desde já, abraços
Fala Marcelinho!
Então, tem que comprar com antecedência, ainda aqui no Brasil. Funciona como aqui, se comprar em cima da hora vai pagar bem mais caro.
Aproveita para dar uma lida no nosso post sobre Viajar para Europa no inverno.
Um abraço e boa viagem!
Olá!! Me chamo Carlos Eduardo e estamos com uma viagem marcada para final de ano para Europa, entre 18/dez/17 e 17/jan/18. Estamos querendo algo bem mochileiro, e só temos as passagens compradas, sem muita ideia de roteiro. Pensamos também em procurar um lugar pra ir trabalhar e ajudar com as despesas da viagem, pois temos a grana pra gastar, mas pensamos em talvez unir o útil ao agradável.
Se tiverem algumas dicas para essa situação, nos de algumas informações!
Parabéns pelo site!
Abraços
Olá Carlos!
Então, se vocês tem dinheiro suficiente para viagem não entendo o motivo de trabalhar, já que vão a passeio. Até porque se vocês não tem passaporte europeu não terão permissão para trabalhar.
As dicas para fazer essa viagem no estilo mochilão estão nesses post e nos demais sobre a Europa aqui no blog, mas se tiver alguma dúvida específica pode entrar em contato que te ajudamos.
Um abraço!
Olá! Sempre tive vontade de fazer uma eurotrip um sonho, porém so arranho espanhol. Será que há uma sugestão de como posso fazer isso sem falar as linguas?
Olá Kelly!
Muita gente vai para Europa sem nem mesmo “arranhar” no espanhol e sobrevivem.
Te aconselho estudar um pouco de inglês ou espanhol, mas se não der tempo, vai com um dicionário offline no celular ou compra um chip de celular. Pesquisa bastante sobre os deslocamentos e deixa tudo anotado. Tenta reservar tudo com antecedência e comprar os ingressos para as atrações que tiver certeza que quer conhecer. Dessa forma terá pouca necessidade de se comunicar com locais. Em último caso mímica sempre funciona, rs.
Boa viagem!
Olá! Pretendo ficar uns 20 dias na Europa …em julho 2019…mas estou c probleminha qto ao fluxo de caixa….terei o montante maior entre agosto 18 dez18 e depois só bem próximo a ida…junho19 …ficaria ruim fechar a grande maioria em cima né? Pelo visto o ideal eh um cartão internacional mesmo? Qual a melhor indicação para os pagamentos…qual melhor fluxo? Salvo as passagens que comprarei assim q estiver disponível as datas. Obrigada
Olá Kalu!
Você pode comprar uma quantidade de Euros e deixar guardado. Quanto as reservas você pode escolher hotéis ou hotels que aceitem o pagamento no momento do check-in, não exigindo valores antecipados. O cartão internacional é muito útil sim, diria até indispensável, principalmente para possíveis emergências. Qualquer dúvida estamos a disposição!
Muito obrigada….eh então indicado fechar pelo booking ou afins os hostels? O que tb posso pagar pelo cartão nacional? Até lá se a cada mês eu fechar a estadia de uma cidade…fica um bom fluxo…obrigada mais uma vez! ??
Então, na booking.com você encontra várias hostels sim, mas alguns não estão lá e você precisa reservar diretamente no site deles. Provavelmente seu cartão nacional não vai funcionar, melhor se tivesse um internacional. Boa sorte e qualquer coisa estamos a disposição.
Ola !!!
Estou pensando em fazer uma Eurotrip no proximo ano, Você acha muito perigoso viajar sozinha?? Alguns colegas me recomendaram utilizar o Airbrb, o que vc acha? Ainda estou pensando no roteiro… Parabens pelo site!!! Gostei muito!
Olá Keila!
Que nada, tem muitas mulheres que só viajam sozinha e você vai fazer muitas amizades pelo caminho. O Airbnb é bem legal, principalmente para ter ainda mais contato com os locais e sua cultura. Já em hostels você vai ter mais chances de fazer amizades com estrangeiros e também brasileiros, além de arrumar companhia para os passeios pelas cidades.
Obrigado pelos elogios, ficamos a disposição.
Ola, tudo bem? gostaria de saber quanto vc gastou na viagem toda?
Olá Diego!
Bem no fim do post tem disponível a planilha com os gastos de viagem.
Um abraço!
Olá! Adorei tuas dicas. Pretendo fazer em setembro uma viagem que inclui Berlim, Praga, Viena , Budapeste, Instambul e Dubai. Isso porque tenho amigos nessas 2 últimas cidades que quero visitar. Tens alguma orientação para mim ? Obrigada desde já!
Olá Silvia!
Muito obrigado por comentar.
Então, pode fazer como eu fiz. De Berlim ir “descendo” de trem para Praga, depois Viena e Budapeste. De lá tomar um voo para Istambul e então para Dubai (essas duas cidades ainda não conheço).
Espero que tenha uma ótima viagem e qualquer dúvida é só entrar em contato!
Abraço!
Olá! primeiramente quero parabenizar a pagina, que esta sendo MUITO util para minha viagem.. queria tirar algumas duvidas!
vou fazer um tur pela Europa em Abril de 2019, porem ja estou pesquisando quanto a passagens, e olhando valores de hoteis e passeios.. Mas a duvida é a seguinte:
O que eu dou preferencia para comprar primeiro? por exemplo, compensa eu ver primeiro a passagem de ida e volta para o Brasil, pra depois fazer o roteiro? Pois as vezes tem algum transporte entre as cidades que esteja em promocao, porem se eu nao tiver comprado a passagem ainda, nao da para comprar esses transportes internos.
Vi sua planilha e axei bem bacana, os valores e tudo mais.. pretendo fazer da mesma forma, ja ir com hoteis, e transporte entre as cidades todos fechados daqui mesmo.
Muito Obrigada
adorei as sugestões! No próximo ano pretendo viajar para Europa com esposo e filhas. Pretendemos passar 15 dias, e visitar: Lisboa e Porto (Portugal), Paris (frança), Madrid (espanha), Londres (reino Unido). Mas queremos fazer os translados na Europa de trem. Com a tua experiencia, o que acha? É possivel e sira muito caro?
Olá Jane!
De Porto para Paris não sei se há trem, talvez vocês tenham que tomar um voo e inclusive deve até ser mais barato e confortável (mais rápido). De toda forma seria mais lógico ir primeiro para Madri e então Paris, finalizando a viagem em Londres.
O problema é a desvalorização do real, tornando tudo na Europa muito caro, mas com planejamento dá sim.
Um abraço!
Olá! primeiramente quero parabenizar a pagina, que esta sendo MUITO util para minha viagem.. queria tirar algumas duvidas!
vou fazer um tur pela Europa em Abril de 2019, porem ja estou pesquisando quanto a passagens, e olhando valores de hoteis e passeios.. Mas a duvida é a seguinte:
O que eu dou preferencia para comprar primeiro? por exemplo, compensa eu ver primeiro a passagem de ida e volta para o Brasil, pra depois fazer o roteiro? Pois as vezes tem algum transporte entre as cidades que esteja em promocao, porem se eu nao tiver comprado a passagem ainda, nao da para comprar esses transportes internos.
Vi sua planilha e axei bem bacana, os valores e tudo mais.. pretendo fazer da mesma forma, ja ir com hoteis, e transporte entre as cidades todos fechados daqui mesmo.
Muito Obrigada
Olá Natalia!
Muito obrigado por comentar.
Então, a passagem ida e volta para Europa é o primeiro passo mesmo.
Isso porque você pode acabar alterando seu roteiro de viagem de acordo com a promoção de passagem aérea que achar.
Por Exemplo, você pode estar pensando em ir por Londres e voltar por Roma e achar uma passagem aérea com preço melhor indo por Roma e voltando por Londres ou por Paris, entendeu? Aconselho a comprar essa passagem no máximo 6 meses antes da viagem, mas é claro que podem aparecer preços melhores depois, mas seria um risco muito grande, já que geralmente isso não acontece.
Qualquer dúvida volte a entrar em contato.
Um abraço!
Oi…os valores da planilha foram para 1 pessoa??
Exato e a viagem foi em 2013, apesar de por lá a inflação ser baixa, alguns preços já não serão os mesmos.
Parabéns pelo blog, esta ajudando muito.
Gostaria de tirar algumas duvidas… se eu posso comprar a passagem de um pais da europa e a volta de outro, se eu teria algum problema na imigração por exemplo?
Gostaria de saber tbm se a permanencia de 3 meses serve para toda europa ou para cada pais?
Minha ideia era ficar 3 meses em malta para estudar ingles (dizem que o custo de vida la é o mais barato da europa) e depois antes de voltar para o brasil, ir para Paris, Amsterdam, Barcelona e talvez Madri.
Qual seria a ordem desses lugares de mais facil locomoção?
Desde já agradeço.
Olá!
Obrigado pelos elogios.
Não tem problema ir por um país e voltar por outro, geralmente as pessoas faze isso mesmo.
Os 3 meses é para permanência nos países do espaço schengen e não em cada país. Você pode ver mais informações nesse post.
Não fomos ainda em Malta, não sabemos dizer sobre o custo por lá.
Para visitar essas cidades de toda forma vai precisar de fazer ao menos um trecho de avião, então faça como ficar mais barato em relação as passagens aéreas.
Boa viagem e depois se puder volte para contar como foi.
Abraço!
Boa noite! Gostaria de uma dica de mochilão pela Europa econômica de saindo do Brasil dia 01/01/2019 e voltando dia 10/02/2019. Lugares: London, Praga, Amsterdam,Paris, Portugal chegando em Veneza dia 13 e voltando para o Brasil no dia 10/02/2019.Dois lugares que pretendo ficar mais dias é London e Veneza carnaval 2019.
Quem pode me ajudar a organizar por onde começo? Pretendo fazer um bom percurso de trem.
Atenciosamente
Carlos Romero
Olá Carlos!
Que legal saber da sua viagem!
Você pode começar pegando as dicas desse post mesmo. Depois vai acessando os posts das cidades que você quer visitar.
Qualquer dúvida pode ir perguntando nos posts ou nos mande um e-mail.
Um abraço!
Obrigado pelo retorno. Vou olhar e caso tenha uma dúvida entro em contato com vc.
Bom dia! Adorei as informações do blog, e gostaria de tirar algumas dúvidas sobre a viagem que estou planejando para o fim do ano na Europa…
A ideia original seria passar 33 dias por lá, passando por Lisboa (3 dias), Madri (3 dias), Barcelona (3 dias), Paris (4 dias), Bruxelas (1 dia), Amsterdam (2 dias), Berlim (3 dias), Praga (3 dias), Cracóvia (3 dias), Budapeste (3 dias), Bratislava (2 dias), e Viena (3 dias). Principalmente quanto à Europa Oriental, não estou certo se é possível aproveitar tantas cidades em tão poucos dias, principalmente considerando tempo de transporte de trem/ônibus, check in/check out de hostel, e o fato de que será durante o inverno.
O que você acha que poderia ser alterado? Retirar alguma cidade para aumentar o tempo em outra?
Desde já agradeço, e um abraço!
Ivan
Olá Ivan!
Acho que o seu roteiro está bem legal. Vai ser bem puxado encarar o inverno na Europa Central e na parte que antigamente era conhecida como leste europeu. Vá preparado para isso. Recomendamos a leitura do post Mochilando no Inverno Europeu.
Qualquer dúvida estamos a disposição.
Quanto custou a viagem toda? Quanto vc cobra para organizar uma pra mim ir em setembro/2019?
Olá Denize!
Você pode baixar a planilha de gastos no fim do post.
Quanto ao pedido de roteiro personalizado preencha o formulário na aba roteiro personalizado por favor.
Obrigado pelo contato.
desculpe nao achei a aba!
Desculpe Denize. No momento não estamos aceitando pedidos de roteiro personalizado.
Boa tarde, vc é de Campo Grande?
Muito bom seu post, parabéns
Estou indo agora dia 05/07/2019 para Cambridge para 6 semanas de estudos da língua inglesa, nos fds pretendo conhecer alguns lugares possíveis, no final terei 14 dias pra chegar em Roma de onde sai meu voo de volta, queria levar toda grana em espécie, mas com seu post eu fiquei inseguro a respeito!
Vc poderia me dar mais dicas a respeito!?
Obrigado
Alexandre
Olá Alexandre!
Então, isso é uma questão pessoal. Mas com certeza você já deve ter ouvido casos de pessoas que foram furtadas até mesmo quando deixaram o dinheiro no hotel. Então, só você pode decidir o que é melhor no seu caso. Você pretende levar o dinheiro com você o tempo todo ou deixar parte na hospedagem? Nesse local há cofre? Você já perdeu dinheiro ou sua carteira alguma vez? Vale a pena pagar mais caro no cartão pré-pago mas ter a certeza que seu dinheiro está seguro? Não responda essas perguntas aqui no post, apenas reflita para decidir o que vai fazer.
Boa viagem e qualquer outra dúvida estamos a disposição.
Ola, tudo bem?
Estou pensando em fazer um tour pela Europa, pensei em começar em Paris e terminar na Itália, vou ficar em torno de 15 dias.
Porém fiquei com uma duvida, de Amsterdã para Berlim, você se deslocou por que meio de transporte?
Olá Raquel!
De Amsterdam para Berlim você pode ir de ônibus (mais barato e mais demorado) ou de trem (mais rápido e bem mais caro).
As duas vezes que fiz esse deslocamento optei por ir no ônibus noturno que sai de Amsterdam no fim da noite e chega em Berlim amanhecendo. Mas se você tiver condições de ir de trem, por ser mais rápido acaba cansando bem menos.
Boa viagem!
OLA, IRE FAZER INTERCAMBIO POR DUAS SEMANAS EM DUBLIN E IREI FICAR MAIS 15 DIAS, PENSEI EM CONHECER EDIMBURGO, LONDRES,AMSTERDAM, BÉLGICA, PARIS,ALEMANHA,ÁUSTRIA E REPUBLICA CHECA. mochilão COM APENAS MIL EUROS. aceito SUGESTÕES, LI SEUS POST E ACHEI MUITO BOM
Olá! Parabéns pelos relatos, perfeitos!
Com a sua experiencia daria pra comprar as passagens proximo ao dia de viagem dentro da Europa?
1 ou 2 dias antes? Madri-Paris-Roma ?
Como ficarei pouco tempo pretendo ir de avião para não perder muito tempo, trem seria ultima opção.
Só fico com receio de comprar antecipadamente as passagens aéreas por imprevistos ou mudanças de horários das cias aéreas low-cost. Poderia me dar algumas dicas? Compro antes de sair do Brasil ou lá mesmo ? Muito obrigado!
Olá Wilson!
Se deixar para comprar 1 ou 2 dias antes vai pagar muito mais caro do que se comprar com antecedência.
Aí depende do seu bolso.
Nós geralmente já saímos do Brasil com todas as passagens internas compradas porque sempre tentamos economizar com transporte dentro da Europa.
Boa viagem e um abraço!
Achei este conteúdo interessante e compartilhei em meu facebook.
Obrigado Tiago!
Olá !! Obrigada por compartilhar as informações ajudam demais!!!
Estamos pensando em alugar um carro… vamos pra Paris entrar na Suíça na região de jungfrau e depois descer pra Itália Florença e Roma será que fica mais barato ? Não vamos usar o carro pra deslocamento dentro das cidades somente para grandes deslocamentos … Não queria cogitar avião acho perrengue …
Gostaria da sua opinião ! Obrigada !!!
Olá Fabiola!
Dependendo da quantidade de pessoas pode ficar mais barato sim. Se for apenas o casal provavelmente não. De toda forma viajar de carro é uma experiência muito legal e tem gente que não abre mão disso. Se esse é o perfil de vocês, vão em frente. Mas faça as simulações do valor do aluguel, já que como vão pegar em um país e devolver em outro, com certeza terão que pagar uma taxa por isso. Não é preciso viajar de avião nesse roteiro que você mandou, tem como fazer tudo de trem.
Qualquer outra dúvida estamos a disposição.
Obrigada !!! Acabei mandando um outro post igual a esse pois achei que não tivesse sido enviado, me desculpe
Muito obrigada !!!
Somos três pessoas…
Achei interessante sua colocação sobre o Europass… eu comprei uma vez mas estava lá em Paris havia alguns meses, peguei na estação de trem..agora daqui do Brasil fica difícil porque não tem como pegar o passe, aquele carnê físico, E assim,
nem fazer as reservas não é mesmo?
De qualquer forma vamos pesquisar os trechos individualmente em cada companhia de trem achei isso genial rsrs
Mais uma vez, valeu!!!
Obrigado Fabiola!
Realmente vai sair bem mais barato assim.
Olá ! Parabéns pelo relato nos ajuda muito !!!
Estamos indo Paris – interlaken na Suíça vamos para região de jungfrau que são montanhas depois descemos pra Itália
Estou pensando seriamente em alugar um carro
Já fiz isso na Itália , mas nunca cheguei a cruzar três países
Usaremos o carro apenas para os grandes deslocamentos. São cerca de 6 horas de viagem cada trecho
Acha que vale a pena?
Olá Fabiola!
Essa parte da Europa muita gente faz de carro sim.
Nós ainda não tivemos a oportunidade então não podemos opinar, mas acredito que vale a pena sim, tanto financeiramente quanto em relação a ter a possibilidade de fazer paradas para admirar a paisagem pelo caminho.
Espero que façam uma excelente viagem!
Ola tudo bem preciso tirar uma dúvida, eu entrei em Londres dia 14 fevereiro Brasil Londres fiquem por 4 dias, Depois fui p Bélgica, França e agora estou e
Portugal e pretendo ir a Londres pois tenho o carimbo da entrada em
Londres e um carimbo no euro túnel indo p Bélgica minha dúvida é como já está vencendo meus 6 meses que entrei em
Londres, tem
Algum problema eu retornar para Londres antes do visto de entrada em
Londres vencer pois fiquei apenas 4 dias em Londres e pretendo retornar a Londres ficar por 10 dias e retornar para o Brasil ?
Olá Dhieferson!
Para essa dúvida o ideal é procurar as autoridades competentes.
Desculpe não conseguir ajudar.
ola, tudo bem? primeira vez que farei uma viagem para a europa, li a respeito que pedirão comprovação de estadia, o checkin no hotel, cada pais que eu for vai pedir o mesmo ou apenas no primeiro pais que eu chegar ?
Gostaria de saber qual roteiro voces indicariam para 10 dias.