Gruta do Lago Azul – Bonito/MS

ATENÇÃO: devido a pandemia de Covid-19 muitos países restringiram parcialmente ou totalmente o acesso de turistas estrangeiros em suas fronteiras aéreas e terrestres. No Brasil algumas cidades mantém restrições ao turismo. Consulte informações sobre o seu destino nos sites dos órgãos oficiais e/ou no seu portal jornalístico de confiança.

SEGURO VIAGEM: apenas algumas seguradoras estão garantindo 100% das assistências médicas para casos e sintomas relacionados ao COVID-19. NÃO VIAJE SEM SEGURO e confirme as coberturas antes de contratar.

A Gruta do Lago Azul é o principal cartão postal de Bonito/MS. É um passeio “obrigatório” para quem visita a região. Já visitamos o atrativo várias vezes e nesse post contamos todos os detalhes.

Gruta do Lago Azul
Gruta do Lago Azul.

Gruta do Lago Azul

A gruta foi descoberta em 1924 e recebeu o nome por abrigar um lago azul em seu interior. É uma das maiores cavidades inundadas do planeta e em seu interior foram encontrados uma série de fósseis, como de tigre-dentes-de-sabre e preguiça gigante.

A Gruta do Lago Azul foi formada há aproximadamente 40 mil anos por rochas sedimentares. No interior existem várias estalactites, formações que se originam no teto crescendo para baixo pela precipitação lenta e contínua de carbonato de cálcio arrastado pela água que goteja do teto ou que sofre evaporação. As estalactites geralmente apresentam uma forma tubular ou cônica.

Lago Azul

O Lago Azul tem uma beleza exuberante e exótica, com coloração azul intensa e ao mesmo tempo, cristalina. De acordo com a luminosidade dos raios do sol que adentram a gruta, há um espetáculo diferente de luzes e cores.

O lago é extenso e largo, já tendo sido explorado por pesquisadores até uma profundidade de aproximadamente 90 metros, sem no entanto chegar ao solo, sendo ainda desconhecida a sua profundidade exata.

Foram encontrados submersos ossos de tigres dente de sabre e de bicho preguiça gigante. Atualmente as formas de vida encontrada no lago são pequenas espécies de biomas aquáticos.

Estrutura do Complexo Gruta do Lago Azul

O complexo conta com um bom receptivo, construído em estilo rústico, com áreas com informações importantes e curiosidades sobre a gruta e espaço para receber instruções do guia.

Receptivo Gruta do Lago Azul

Há também uma lanchonete e área aberta com bancos e árvores, além de placas com vários informativos sobre a gruta. Dispõe também de um amplo vestiário com banheiros.

São disponibilizados capacetes devidamente esterilizados, de acordo com os protocolos de segurança para a Covid-19.

Trilha

O acesso à Gruta se dá por meio de uma trilha de fácil acesso, de 300 metros de extensão até a fenda, sempre na presença de um guia.

Gruta do Lago Azul

Interior da Gruta

Após a passagem do portão chega-se a fenda de 40 metros de diâmetro, onde se tem o acesso às escadas que levarão ao interior da gruta. De cima já dá para ver a bela paisagem e as formações rochosas.

Gruta do Lago Azul

Há pouca luminosidade na gruta, que aumenta de acordo com a incidência de sol. São 60 metros de descida íngreme pelas escadas, que possuem mais de 300 degraus de pedras lisas e firmes, cercadas por corrimão em todo o percurso.

A descida é feita bem devagar e cautelosamente, para que não coloque em risco a integridade física do visitante. Pelo caminho existem pequenos mirantes onde acontecem rápidas paradas para contemplar a belíssima visão da gruta e do lago, além de ouvir as explicações do guia.

Gruta do Lago Azul

Após adentrar a fenda, são 100 metros de descida por uma escadaria com corrimão até a plataforma de onde é feita a contemplação do maravilhoso lago azul. Não é permitindo o acesso ao lago.

A gruta do lago azul é uma das grutas mais famosas e mais lindas de Bonito e região, a cada passo nos emocionamos com o que a natureza foi capaz de construir nesse lugar tão singular. É um passeio magnifico, lindo e emocionante, “obrigatório” no seu roteiro em Bonito MS.

Mais informações

  • O acesso a Gruta do Lago Azul acontece exclusivamente na companhia de um guia.
  • Só é permitido portar garrafas de água mineral, smartphones ou câmeras. Não é recomendável o uso de mochilas devido à descida e subida íngreme no interior da gruta.
  • É proibido acessar o lago, não havendo qualquer possibilidade de tocar a água e/ou mergulhar. Se quiser ter a experiência de nadar ou mergulhar no interior de uma caverna, inclua no seu roteiro o Abismo Anhumas.
  • Durante a pandemia é obrigatório seguir todos os protocolos de segurança, sendo em todo o trajeto, desde o início da trilha até a volta, obrigatório o uso de máscaras, inclusive no interior da gruta, não sendo permitido tirar as máscaras nem mesmo para fotos.
  • Garrafas de água mineral portadas em mãos são deixadas obrigatoriamente na entrada da gruta.
  • É recomendado as mãos ficarem livres por causa do acesso íngreme e difícil para a descida e subida.
  • A gruta é tombada pelo Iphan.
  • O total do trajeto é de 720 metros (ida e volta).

Custa a partir de R$64. Duração: 2 horas.

AGÊNCIA DE TURISMO EM BONITO

Após testar os serviços de algumas agências em Bonito nas diversas vezes que visitamos a cidade (moramos em Campo Grande/MS e bonito fica praticamente no nosso quintal), conhecemos uma agência que agora podemos chamar de parceira e indicar para os nossos leitores: a ACQUA studio de viagens.

Única empresa do segmento em Bonito com a versão estúdio, para a Acqua ser exclusivo não é uma exceção, mas a prioridade. O grande diferencial é a análise do perfil do cliente, direcionando as melhores atrações, a melhor forma de chegar e os melhores horários, sem cobrar mais por isso.

Saiba mais em Agência de turismo em Bonito MS: nossa indicação.


Leia também

Bonito MS: o que fazer e dicas de quem conhece bem a cidade

Grutas de São Miguel – Bonito/MS

Abismo Anhumas – Bonito/MS

Passeio de Bote em Bonito MS

Como ir de Campo Grande para Bonito.

Flutuação Nascente Azul – Bonito MS

Estância Mimosa

Flutuação Barra do Sucuri – Bonito MS

VIAJE POR CONTA PRÓPRIA E ECONOMIZE MUITO!
Reserve hospedagem no Booking.com
Seguro Viagem com desconto em Segurospromo
Alugue um carro em Rentcars
Passagens aéreas promocionais em Passagens Promo
Passeios em Santiago com Destino Chile (cupom #bloglovers 10%OFF)
Tours pela América do sul em Denomades.com
Passagens de ônibus, trem e avião dentro da Europa em Omio
Ingressos e passeios pelo mundo em GetYourGuide
Chip Internacional com 5% de desconto em America Chip
Chip Internacional com frete grátis em EasySIM4U
Chip Internacional da Viaje Conectado com 10%OFF cupom PROMO10

Gostou? Deixe sua dúvida ou comentário!