Maceió: praias, o que fazer, onde ficar na capital de Alagoas

ATENÇÃO: devido a pandemia de Covid-19 muitos países restringiram parcialmente ou totalmente o acesso de turistas estrangeiros em suas fronteiras aéreas e terrestres.

Se você tem viagem internacional marcada para os próximos meses nossa orientação é repensá-la. Se sua viagem é para os próximos dias nossa orientação é cancelar ou remarcar.

O mesmo vale para viagens nacionais, já que muitos destinos turísticos brasileiros estão fechados para o turismo.

Consulte informações sobre o seu destino nos sites dos órgãos oficiais e/ou no seu portal jornalístico de confiança.

SEGURO VIAGEM: apenas algumas seguradoras estão garantindo 100% das assistências médicas para casos e sintomas relacionados ao COVID-19. A maior parte das seguradoras só garantem as coberturas até o diagnóstico. Em todas as seguradoras as demais coberturas (diárias em hotel, garantia de regresso, etc) perdem a validade após o diagnóstico positivo.

Maceió em Alagoas é conhecida como caribe brasileiro por suas praias de águas cristalinas. É apontado com um dos destinos nacionais mais procurados por turistas em plataformas de viagem.

Nesse post as melhores praias de Maceió, o que fazer, onde ficar e muitas dicas para aproveitar melhor sua viagem.

Ponta Verde em Maceió
Ponta Verde.

Além da beleza natural das praias, a cidade está conquistando seus visitantes pela estrutura de sua orla marítima, artesanato, gastronomia, atrações culturais e programações diferenciadas a depender da época do ano.

Por isso, preparamos um guia completo sobre Maceió para ajudar a todos que planejam aproveitar o melhor da capital alagoana ou ainda tenham dúvidas sobre realizar essa viagem.

Conheça as praias mais bonitas da cidade

Ainda que Maceió tenha muito a oferecer além das praias, suas águas de cor azul-piscina são o cartão de visita da cidade.

Elas chamam a atenção de todos para o fato de que temos no Brasil praias muito mais acessíveis e tão lindas quanto qualquer uma do Caribe.

Praia de Ponta Verde em Maceió
Praia de Ponta Verde.

Além de muito bonito e convidativo, o mar é quentinho, geralmente raso e próprio para banho em muitas regiões, como é possível verificar no site do Instituto do Meio Ambiente.

Ponta Verde e Pajuçara

As praias de Ponta Verde e Pajuçara são praias adjacentes, localizadas na região mais turística de Maceió. É bem provável que você ficará hospedado em uma delas.

Orla Praia de Ponta Verde
Orla Praia de Ponta Verde.

O último relatório apontou as praias de Ponta Verde e Pajuçara como próprias para banho e, de fato, elas são as mais visitadas todos os dias, seja por habitantes locais ou por turistas.

Ambas são praias onde se pode notar a presença marcante de arrecifes de corais, portanto, quando a maré está baixa, é possível caminhar bastante mar adentro, inclusive até o famoso farol da Ponta Verde.

Farol de Ponta Verde em Maceió
Farol de Ponta Verde.

Além disso, na Pajuçara estão localizadas as piscinas naturais, ponto de encontro imperdível para ver os peixinhos nos corais após aproveitar um passeio de jangada.

As jangadas saem da praia o tempo todo e os passeios são oferecidas por diversos jangadeiros com serviços diversos, agradando a todos os gostos e bolsos.

Jangadas em Maceió
Jangada em Pajuçara.

Caso o passeio não seja de seu interesse, simplesmente estender uma canga na areia ou alugar cadeiras de praia para apreciar uma manhã ou tarde de sol já é uma ótima programação para o dia.

Jatiúca

Outra linda praia da capital alagoana é a da Jatiúca, localizada exatamente ao lado da Ponta Verde, no entanto, ela não é considerada atualmente própria para banho, ainda que seja maravilhosa para admirar a vista ou tomar um açaí em barracas e quiosques diversos.

As praias da Avenida, Cruz das Almas e Jacarecica também não são próprias, ainda que sejam muito bonitas e frequentadas por surfistas devido às ondas que se concentram nestas localidades.

Vista aérea de Maceió
Vista aérea de Maceió: Praia de Jatiúca.

Garça Torta e Ipioca

Para quem quiser curtir praias próprias para banho em Maceió, mas quiser fugir um pouco do eixo extremamente turístico Ponta Verde-Pajuçara, as praias de Garça Torta e Ipioca são ótimas opções.

Elas ficam um pouco afastadas do centro da cidade em si, mas a estrada até lá possibilita um fácil acesso de carro ou até mesmo de ônibus para curtir com um pouco mais de tranquilidade.

O Milk Pub Beach, na Garça Torta, é um bar muito famoso entre os jovens da cidade, com um ambiente levemente descontraído. Já o Hibiscus Beach Pub, em Ipioca, é mais famoso entre os turistas por ser um receptivo de luxo.

O que conhecer em Maceió além das praias

As praias de Maceió são incríveis, mas se você quiser conhecer a cidade um pouco mais a fundo, recomendamos explorar outras localidades, algumas mais próximas da orla marítima e outras não.

Artesanato local

A Feira de Artesanato da Pajuçara já é uma opção bastante conhecida e visitada por turistas. No pavilhão e na praia, tendas de artesãos locais exibem produtos autorais, muitas vezes incluindo lembrancinhas da cidade, doces e atrações musicais.

No entanto, o Pontal da Barra, localizado um pouco mais afastado dessa zona mais turística, possui um Núcleo de Artesanato extremamente rico no tocante a produção de rendas de filé, tipicamente alagoanas, além de bordados.

O comércio gira em torno de simpáticos produtores locais com itens diferenciados, comidas típicas e uma linda vista do mirante.

Letreiro Eu Amo Maceió
Letreiro “Eu Amo Maceió” na Praia de Ponta Verde.

Atrações históricas e culturais

Outra programação interessante na cidade é explorar o bairro do Jaraguá. Ele é conhecido por ter sido o mais importante de Maceió na época da fundação da cidade, principalmente por causa do porto marítimo.

Hoje em dia é considerado patrimônio da cidade, com construções históricas importantes, como a Associação Comercial de Maceió, o Museu de Comércio, o Museu da Imagem e do Som de Alagoas (MISA), o Memorial à República, o Museu Theo Brandão e muitas outras, tendo esta última sido revitalizado recentemente.

As exposições citadas são principalmente de cunho histórico e cultural da cidade, mas a cidade também conta com exposições modernas de artistas locais, concentradas principalmente na Galeria Gamma (@galeriagamma) e na Pinacoteca Universitária (@pinacotecaufal).

O Cine Arte Pajuçara (@cinema_arte_pajucara) também realiza programações culturais, porém voltadas principalmente ao cinema e ao teatro, sendo hoje o ponto de encontro de jovens artistas locais.

Parque Municipal

Por fim, o Parque Municipal é uma ótima opção além das praias para se conectar com a natureza em meio ao caos da cidade, tanto é que está localizado fora da zona turística da orla.

Seja sozinho, em família ou entre amigos, é possível fazer pequenas trilhas, fazer um piquenique ao ar livre e aproveitar um dia diferente em Maceió passeando por lá.

Onde comer em Maceió

Agora que você sabe quais são as praias mais bonitas da cidade e o que fazer além de conhecê-las, conhecer onde se encontra o melhor da gastronomia da capital alagoana vai te ajudar a entender como aproveitar ainda mais a sua experiência!

Restaurantes

Um dos restaurantes regionais mais conhecidos de Maceió é a Bodega do Sertão, localizado no bairro da Jatiúca, o qual possui um cardápio extremamente variado com o melhor da culinária local, em um ambiente agradável, convidativo e muito fotogênico.

Outro restaurante regional bem visto é o Sá Menina, também localizado na Jatiúca. Ambos possuem preços acessíveis, ao menos para visitar em uma noite.

O Parmegianno, por sua vez, é um restaurante tradicional de massas que possui pratos acessíveis em diversas localidades, com opções um pouco mais populares.

No entanto, caso você queira se aproximar dos habitantes locais, estão em alta na cidade restaurantes como Sun Poke e Beach Poke, os quais oferecem comida havaiana.

Os restaurantes Maria Antonieta e Wanchako também são bastante conhecidos por apresentarem um pouco de gastronomia estrangeira, embora nesses casos seja necessário dispor de um valor financeiro bem mais alto.

Chiclete de Camarão
Chiclete de Camarão.

Nós provamos o “Chiclete de Camarão ” no Imperador dos Camarões. Esse é um dos pratos mais famosos das Alagoas e leva camarão, molho de tomate e 4 queijos diferentes derretidos. É uma explosão de sabores realmente interessante.

Fast food

Caso o fast food seja o que você procura, ótimos hambúrgueres artesanais são os do The Black Beef e do Santo Burguer, no bairro da Jatiúca. O Sanduba do Careca também é uma boa opção para quem quiser experimentar os tradicionais passaportes da cidade, tipo de sanduíche característico de Maceió.

Para os indecisos, duas grandes redes de food trucks oferecem possibilidades diversas de comidas rápidas de alta qualidade, quais sejam a Villa Maceió e a recém inaugurada Truckzone.

Elas estão sempre lotadas, especialmente aos fins de semana, mas oferecem atrações musicais e áreas de lazer para crianças, com as melhores opções de fast food da cidade.

Opções vegetarianas/veganas

Independente de você ser vegetariano/vegano ou não, alguns restaurantes que adotam esse estilo de vida fazem bastante sucesso em Maceió, com pratos que agradam o gosto de todos.

O Ser-afim e o Espaço Annanda são os principais, especialmente pelo ambiente intimista e aconchegante, especialmente para o horário de almoço.

A Lis de Flor, por sua vez, oferece hambúrgueres artesanais deliciosos no Truckzone.

Já a Del Popollo é um dos restaurantes mais bonitos e românticos da cidade, com preços acessíveis e um cardápio adaptado para vegetarianos/veganos, indicando os pratos sem produtos animais através de símbolos.

Outras opções interessantes são a Santorégano, Cia do Kebab Ayasofhia, Tavuk, Dooper, La Rosa Mexicana e Ponto do Açaí, também com opções sem produtos animais, ainda que um pouco mais limitadas.

Cafeterias e docerias

Maceió também está cheia de cafeterias deliciosas, sendo as principais delas a Kopi, Café da Vila Maceió e a Coffee Break. São ótimas opções para um fim de tarde, seja para uma bebida quente ou gelada.

A sorveteria Bali também é parada obrigatória para experimentar seus sabores de sorvete peculiares, além de doces diversos.

A Gelatelier e a Affetto também oferecem boas opções de sorvete, porém sob a proposta de oferecerem sorvetes artesanais italianos, em ambientes intimistas e agradáveis.

Por fim, ao visitar Maceió, não deixe de experimentar um açaí, já tão presente na rotina dos alagoanos, através de locais como Guaraná da Praia, Ponto do Açaí, Maria Pitanga e Açaí Concept.

Onde se hospedar em Maceió

Como visto, as praias de Ponta Verde e Pajuçara são as melhores da cidade porque além de bonitas, são próprias para banho, portanto, os respectivos bairros são perfeitos para se hospedar na capital alagoana pela proximidade das praias.

Praia de Ponta Verde
Praia de Ponta Verde.

No entanto, o bairro da Jatiúca possui ótimas opções de hospedagem, muitas vezes até mais baratas, e fica exatamente ao lado da Ponta Verde, a poucos metros de caminhada, além de reunir as principais opções gastronômicas de Maceió.

Hoje em dia, muitos viajantes preferem alugar apartamentos no Airbnb para economizar e ficar um pouco mais à vontade. No site Booking.com também há uma grande oferta de aluguel de apartamentos por temporada.

Já quem busca hotéis na Pajuçara os mais famosos são o Meridiano Hotel e o Best Western e na Ponta Verde os destaques ficam para o Holiday Inn, Soft Inn Maceió e Maceió Mar Hotel.

Na Jatiúca, o Hotel Porto Jatiúca e o Praia Bonita Jatiúca são opções mais acessíveis.

Sua escolha depende do seu poder aquisitivo, mas Maceió possui opções para todos os bolsos, até nos bairros mais turísticos.

Quando ir para Maceió

Sem dúvida, a melhor época para conhecer Maceió é no verão, devido às altas temperaturas da cidade, propícias para aproveitar dias intensos de algumas das praias mais bonitas do Brasil.

Praia de Ponta Verde em Maceió
Praia de Ponta Verde.

Essa época acaba englobando as festas de fim de ano e a cidade fica especialmente encantadora durante as noites com as decorações de natal, concentradas especialmente na orla marítima.

Além disso, a capital alagoana é famosa pelas festas de ano novo que organiza, ainda que privadas.

Mas na verdade mesmo, Maceió é um destino para se visitar a qualquer época do ano, pois não possui fortes períodos de chuva.

O mau tempo, de fato, é mais presente no inverno, mas as festas juninas e as programações culturais oferecidas em torno delas são ótimos motivos para visitar a cidade, basta dar uma olhada nas previsões do tempo.

Como se locomover na cidade

O transporte público da cidade é um dos poucos pontos negativos para os turistas, devido à demora dos ônibus, poucas rotas disponíveis e insegurança.

No entanto, um grande ponto positivo é que se consegue fazer muito apenas caminhando, especialmente quando se está hospedado na orla marítima, em qualquer um dos bairros principais.

Por isso, é preferível fazer caminhadas, mas o Uber funciona perfeitamente bem na cidade e as rotas do transporte público podem ser bem compreendidas através do aplicativo Moovit.

O aluguel de carros também é bastante comum para se locomover na cidade, mas especialmente para passeios em praias mais afastadas.

Nós utilizamos a rentcars para pesquisar entre as locadoras disponíveis no Aeroporto de Recife e optamos por alugar um Renault Captur na locadora Unidas. O tamanho do porta-malas, altura do veículo, acessórios, conforto e espaço interno se mostraram ideais para viagem.

Custou cerca de R$100 por dia, incluso quilometragem ilimitada, seguro básico e taxas. Você pode optar por carros mais simples a partir de R$57,20 por dia. Pesquise e reserve em rentcars.com.

Conheça o melhor da vida noturna

A vida noturna alagoana pode ser tranquila para aqueles que preferem breves passeios na orla marítima, além de curtir um pouco da gastronomia local.

No entanto, alguns bares movimentam a noite daqueles que preferem um pouco mais de agitação.

Jovens e adultos se concentram especialmente em locais alternativos como Lorde Nelson, Rex Jazz Bar e El Porteño, geralmente por conta de atrações musicais.

Outra opção que agrada é o The Spoiler’s, bar temático para os fãs de seriados.

Lopana, Kanoa, Alagoana Bar e Botequim são bares um pouco mais requintados, a depender da proposta que seja de seu interesse.

Massagueirinha, Boteco Lugar Nenhum, Churrasquinho do Kaká e Casa da Picanha também costumam lotar na noite maceioense.

Fique por dentro do que vai acontecer em Maceió

Agora que você conheceu as melhores dicas para aproveitar a capital alagoana, não deixe de se atualizar sobre o que acontece em Maceió, especialmente na época da sua viagem!

Contas no instagram como a Maceió Alternativa (@mczalt), Fundação de Ação Cultural (@fmacmaceio), Agenda A de Alagoas (@agendaa.com.br), Feirinha Cool (@feirinhacool) e a Experimente Maceió (@experimentemaceio) sempre compartilham informações interessantes que vão te ajudar a saber de tudo que está para acontecer na cidade.


Leia também

Maragogi: o que fazer, como chegar, dicas e praias

Recife: praias, o que fazer, onde ficar na capital de Pernambuco

Cabo Frio no post Cabo Frio: praias, o que fazer, onde ficar, dicas

Arraial do Cabo: praias, o que fazer, onde ficar, dicas

Feriados prolongados 2020: ideias de viagens curtas e baratas

VIAJE POR CONTA PRÓPRIA E ECONOMIZE MUITO!
Reserve hospedagem no Booking.com
Seguro Viagem com desconto em Segurospromo
Alugue um carro em Rentcars
Ingressos e passeios dentro do Brasil em Touron
Passagens aéreas promocionais em Passagens Promo
Passeios em Santiago com Destino Chile (cupom #bloglovers 10%OFF)
Tours pela América do sul em Denomades.com
Passagens de ônibus, trem e avião dentro da Europa em Omio
Ingressos e passeios pelo mundo em GetYourGuide
Chip Internacional com 5% de desconto em America Chip
Chip Internacional com frete grátis em EasySIM4U
Chip Internacional da Viaje Conectado com 10%OFF cupom PROMO10

Gostou? Deixe sua dúvida ou comentário!