O ano ainda não acabou mas nossas viagens sim. Mas isso não quer dizer que foi um ano ruim, pelo contrário, em 2017 foram muitas viagens para destinos muito legais. Nesse post trazemos a nossa retrospectiva de viagens em 2017, contando um pouco de cada viagem para tentar inspirar suas viagens em 2018.
Esse post faz parte da Blogagem Coletiva do Grupo Pequenos Grandes Viajantes intitulada “Restropectiva Viagens 2017”. Os blogs de viagem parceiros participantes estão listados ao fim da postagem.
Viagem para o Chile
Começamos o ano muito bem! Logo em janeiro fizemos a primeira viagem internacional do ano. Foram 12 dias de viagem para o Chile, passando por Santiago, Viña del Mar e Valparaíso, Pucón, Valdívia, Puerto Varas, a ilha de Chiloé e Puerto Montt.
O Chile é um país que deve ser incluído nos seus planos de viagem! Já é um dos principais destinos dos brasileiros na América do Sul e tem muitas atrações, desde a urbana capital Santiago ao Oceano Pacífico, a Ilha de Páscoa, as Cordilheiras dos Andes com suas montanhas nevadas e vulcões, o Deserto do Atacama e a Patagônia, sendo praticamente impossível conhecê-lo completamente em uma única viagem.
A principal porta de entrada do Chile é a capital Santiago. Atualmente várias empresas aéreas voam do Brasil para lá, sendo comum encontrar preços promocionais ou emitir passagens por 10 mil ou até menos milhas o trecho. Com tantas atrações, na sua primeira vez no Chile, um bom roteiro é a combinação da capital Santiago com excursões de um dia aos vinhedos de seu entorno, as Cordilheiras dos Andes e às cidades litorâneas de Viña del Mar e Valparaíso. Nós montamos um Roteiro de 5 dias em Santiago que pode ser perfeito para você.
Quem tem mais tempo pode incluir o sul do país no roteiro e visitar cidades como Pucón, Puerto Varas e Frutillar na região dos Lagos Andinos. Para uma viagem mais longa ou para quem já conhece já visitou o Chile antes, vale a pena explorar o norte, visitando o Deserto do Atacama ou a Patagônia chilena, explorando Puerto Natales e as Torres del Paine.
[alert-announce]Saiba mais em Roteiro de 12 dias de viagem para o Chile/[/alert-announce]
Viagem para o Espírito Santo
Em abril tivemos o prazer de participar do Pocando no ES, um encontro de blogueiros de viagem organizado com o intuito de promover o turismo no estado do Espírito Santo. Foi a 2ª edição desse evento, que foi idealizado e é organizado por Deivson Santana, autor do blog Capixaba na Estrada.
Dez blogueiros de fora do ES e alguns blogueiros capixabas exploraram durantes 3 dias a maravilhas da gastronomia, cultura, praias, rios e lagoas da região metropolitana de Vitória e do sul do Espírito Santo. As cidades visitadas foram Vitória, Vila Velha, Marataízes, Anchieta e Guarapari.
A cidade que mais gostamos foi Guarapari, com suas belas praias, baixo custo, comida deliciosa e povo acolhedor. Montamos até um Roteiro de 2 dias em Guarapari, pensado em que quer dar uma escapada de fim de semana ou feriado, ou visita Vitória a trabalho e tem o fim de semana livre.
[alert-announce]Saiba mais sobre essa viagem em Encontro de blogueiros Pocando no Es[/alert-announce]
Viagem para Bonito – MS
Em maio voltamos a Bonito, aqui no Mato Grosso do Sul. Montamos um roteiro de 4 dias associando as principais atrações da cidade com opções mais econômicas, para tentar desmistificar a ideia de que Bonito é um destino muito caro, distante da realidade financeira dos nossos leitores. Escrevemos posts contando como foram nossas experiências e dando dicas para montar um roteiro bacana na cidade, visitando as principais atrações e economizando onde for possível.
Bonito MS é a capital brasileira do ecoturismo e tem mais de 50 opções de passeios. Nós visitamos a Gruta do Lago Azul e as Grutas de São Miguel, fizemos o Passeio de Bote, conhecemos a Estância Mimosa onde fizemos o passeio de trilhas e cachoeiras, fizemos flutuação na Nascente Azul e na Barra do Sucuri, cavalgada no Parque Ecológico rio Formoso, conhecemos o Projeto Jiboia e praticamos o Arvorismo Ybira Pe.
Para economizar em Bonito é melhor ir na baixa temporada, quando a maioria dos atrativos cobra preços menores. A alta temporada abrange os feriados nacionais e as férias escolares, já a baixa temporada os demais períodos. A cidade pode ser visitada durante todo o ano, mas é entre dezembro e março que os rios estão mais cheios e é mais fácil ver os animais. Já entre maio e setembro, na época da seca, os rios estão mais cristalinos.
[alert-announce]Saiba mais em Roteiro de 4 dias em Bonito MS[/alert-announce]
Viagem para Serra Gaúcha
O mês de junho foi dedicado a aproveitar o inverno e curtir um friozinho na Serra Gaúcha. Em um roteiro de 4 dias em Gramado e Canela, visitamos as principais atrações da região. Lá estão estão as principais atrações da Serra Gaúcha, sendo os destinos mais procurados pelos turistas, chegando a receber mais de 6 milhões de visitantes por ano.
Com apenas 4 dias não é possível conhecer todos os atrativos da cidade, mas nós escrevemos um post com as 10 atrações imperdíveis de Gramado e Canela. Alguns dos lugares que visitamos foram o Museu de cera, Harley Motor Show, Super Carros, Hollywood Dream Cars, Rua Coberta, Mundo a Vapor, Vale dos Dinossauros, Mini Mundo e Mundo do Chocolate.
Os destaques ficaram para o SnowLand, o primeiro parque de neve indoor das Américas, principal atração da cidade de Gramado e para Cascata Caracol, visitada através dos Bondinhos Aéreos, de onde é possível contemplar a beleza do vale e a Cascata do Caracol, uma queda d’água de 131 metros, principal atração de Canela.
[alert-announce]Saiba mais em Roteiro de 4 dias em Gramado e Canela – Serra Gaúcha[/alert-announce]
Viagem para os Estados Unidos: 10 dias pela Califórnia
Julho, inverno no hemisfério sul mas verão no hemisfério norte, mais uma vez visitamos os Estados Unidos e dessa vez fomos conhecer a Califórnia. Durante 10 dias passamos por São Francisco, Los Angeles e São Diego. Aproveitamos uma promoção da Copa Airlines e as passagens de ida e volta custaram R$1947,38, já inclusas as taxas, saindo de Campo Grande com destino a São Francisco e o voltando de São Diego com destino a Campo Grande.
Algumas das atrações imperdíveis de São Francisco são a Golden Gate, O principal cartão postal de San Francisco, a ponte Golden Gate liga a cidade a Sausalito e é uma das mais conhecidas construções dos Estados Unidos, considerada uma das Sete maravilhas do Mundo Moderno; o California academy of sciences, um dos maiores museus naturais do mundo; o Golden park, um lindo parque, com inúmeros lagos, portais, gramado para descansar e muitos museus e a Lombard Street, uma das ruas mais famosas de São Francisco devido à ladeira íngreme em zigue-zague.
Já em Los Angeles, algumas das Atrações Imperdíveis são a Calçada da Fama em Hollywood, o distrito mais famoso da Califórnia; Beverly Hills, cheia de lojas, bares e restaurantes de luxo e as praias de Santa Monica, com várias atrações e movimentos artísticos, parque de diversões, restaurantes, lojas para comprar suas lembranças, uma vista incrível da mar.
E em São Diego, algumas das atrações imperdíveis são o USS Midway Museum, um porta-aviões da Marinha dos Estados Unidos da América, que serviu na Guerra do Vietnã e está atualmente atracado em San Diego funcionando como um museu de guerra; a Estátua do beijo, com 8 metros de altura, representa um marinheiro beijando uma enfermeira e ao fim da 2ª guerra mundial; o San Diego Museums e Balboa Park, um parque incrível, com arquitetura ímpar, jardins incríveis e uma enorme concentração de atrações e as Praias de San Diego, que estão entre as mais bonitas da Califórnia.
[alert-announce]Saiba mais em Roteiro de 10 dias pela Califórnia[/alert-announce]
Travessia Petrópolis x Teresópolis – Serra dos Órgãos
Ainda em julho deu tempo de fazer o trekking mais bonito do Brasil, a travessia da Serra dos Órgãos no estado do Rio de Janeiro. Foram 3 dias de caminhada pela montanha, um percurso de aproximadamente 30 quilômetros com desníveis de até 1200 metros em um só dia, muitos desafios e superação, nesse que é considerado um trekking de nível difícil.
No primeiro dia foram 7 quilômetros de caminhada, saindo de 1.100 metros de altitude e chegando a 2.245 metros nos Castelos do Açú. Foram cerca de 6 horas de caminhada para vencer o percurso. Já no segundo dia foram cerca de 10 quilômetros e 8 horas de caminhada em um percurso muito técnico, no alto da montanha, em uma altitude média de 2000 metros, com muitas subidas e descidas fortes. No último dia foram cerca de 11 quilômetros de descida até a Sede de Teresópolis, com cerca de 1400 metros de desnível, vencidos em cerca de 4 horas.
[alert-announce]Saiba mais em Travessia Petrópolis x Teresópolis – Serra dos Órgãos[/alert-announce]
Viagem para o Canadá: 8 dias por Toronto, Montreal e Quebec
Para fechar as viagens de 2017 com chave de ouro, em novembro fomos conhecer o Canadá. Finalzinho do outono por lá, em uma viagem de 8 dias passamos por Toronto, Montreal e Quebec. Quando vimos a super promoção de passagens aéreas da Aeroméxico, que estava vendendo o trajeto de ida e volta de Guarulhos para o Canadá (Toronto e Quebec) por incríveis R$1.504,00, já com as taxas e em até 10 vezes sem juros, não pensamos duas vezes e garantimos logo a viagem.
O Canadá já se tornou um dos destinos mais cobiçados pelos turistas brasileiros, talvez pelo recente política de facilitação dos vistos canadenses, pela cotação mais baixa da moeda canadense em relação a americana e ao euro e pela ampliação na disponibilidade de voos entre o Brasil e o Canadá, com a diminuição dos preços das passagens. O 2º maior país do mundo tem muitos pontos turísticos, encanta a todos com suas belezas naturais e selvagens, suas cidades vibrantes e multiculturais, seu clima com estações bem definidas e sua segurança.
Algumas das principais atrações visitadas em Toronto foram a CN Tower, que com 553,33 metros de altura é a 3ª maior torre do mundo; as Toronto Islands, de onde é possível ver a skyline da cidade; a Dundas Square, uma mini Times Square em Toronto; a Casa Loma, a antiga casa de um dos mais ricos industriais do Canadá que hoje funciona como museu; a Cidade subterrânea, rede de túneis para pedestres com mais de 30 quilômetros de extensão que ligam os prédios, bancos, lojas, estações de metrôs, museus e hotéis pelo subsolo para evitar o frio de até -30ºC do inverno e a Cataratas do Niágara (Niagara Falls), que estão a 2 horas de viagem de ônibus de Toronto.
Já em Montreal a A Basílica de Notre-Dame, que fica na parte histórica da cidade e foi construída entre 1823 e 1829 em estilo Neogótico, com interior deslumbrante; o Jardim Botânico, o segundo maior do mundo em área, inaugurado em 1931 e que conta com uma coleção de 22 mil espécies de plantas, 10 estufas de exibição e 30 jardins temáticos; o Parque Olímpico, construído para as Olimpíadas de 1976; a Place-D’armes e toda Vieux Montreal, parte histórica da cidade e o Parque Monte Royal, localizado no moro que deu nome a cidade.
Algumas das atrações imperdíveis de Quebec são o Château Frontenac, um grande hotel construído no estilo de castelo e que é uma das atrações mais famosas da cidade; a Igreja Notre-Dame-des-Victoires (Nossa Senhora das Vitórias) é uma das mais antigas igrejas de pedra do Canadá; a Vieux Quebec, parte histórica da cidade; as Fortificações de Quebec, muros construídos para proteger a cidade no passado e que ainda estão preservados e as Cataratas Montmorency, que com 83 metros de altura são mais altas do que as Cataratas do Niágara.
[alert-announce]Saiba mais em Roteiro de viagem para o Canadá – 8 dias por Toronto, Montreal e Quebec[/alert-announce]
Inspire-se para 2018
Aproveitamos para agradecer a companhia e parceria dos nossos leitores durante esse ano. É muito gratificante saber que através do nosso blog inspiramos pessoas a viajar. Cada e-mail, comentário, direct no Instagram e mensagem pela página no Facebok nos alegra muito, renovando nossas energias para escrever mais e mais posts com as nossas dicas de como viajar gastando pouco. Que em 2018 continuemos sendo fonte de inspiração para muitos viajantes! Grande abraço!
DÊ UM PIN PARA CONSULTAR ESSE POST MAIS TARDE
[divider]
Esse post faz parte da Blogagem Coletiva Retrospectiva Viagens 2017, onde Blogs de Viagem de Pequenos Grandes Viajantes escreveram sobre suas viagens de 2017 e planos para o ano novo.
Não deixe de ler os outros posts:
- Vamos Por Aí – Retrospectiva 2017 – Destinos no Brasil para Viajar em 2018
- Destinos por onde andei… – Retrospectiva: Meus destinos em 2017
- De Cá Pra Lá – Os melhores destinos de 2017 para inspirar suas viagens em 2018
- Gastando Sola Mundo Afora – Por onde andamos, para onde vamos! – Retrospectiva 2017
- Mulher Casada Viaja – Por onde andei em 2017
- Ligado em Viagem – Nossas Melhores Viagens de 2017
- Vou pra Roma – Nossos melhores destinos Europa 2017
- Foco no Mundo – Minhas viagens em 2017: 7 destinos no Brasil para te inspirar em 2018
- Somando Destinos – Retrospectiva de viagens 2017
- Viajando por Aí – 10 destinos incríveis para inspirar suas viagens de 2018
VIAJE POR CONTA PRÓPRIA E ECONOMIZE MUITO! Reserve hospedagem no Booking.com Seguro Viagem com desconto em Segurospromo Passeios em Santiago e no Atacama com TourGo Tours pela América do sul em Denomades.com Passagens de ônibus, trem e avião dentro da Europa em Omio Ingressos e passeios pelo mundo em GetYourGuide CHIP Internacional com 10% de desconto em Airalo |
A travessia Petrópolis x Teresópolis está nos planos para 2018 e foi muito bom ler o seu relato a respeito, pois só fez a vontade aumentar!! Parabéns pelo post!!!
Chile também me ganhou!
Adorei seu Post e quando eu tirar as Estados Unidos do papel, vou usar suas dicas =)
Bacio de Roma
Quantas viagens legais, com certeza vão inspirar muita gente. Que venham mais em 2018!
Arrasaram com destinos internacionais e nacionais incríveis, hein? Já sei onde vou consultar sobre minha viagem à Califórnia em 2018, o Mochilão Barato será minha fonte de consultas e inspiração para essa trip dos sonhos. Grande beijo.
Obrigado! Com certeza você vai adorar!
Quanta viagem legal! O Chile é um país que adorei conhecer. Bonito é um lugar que quero muito conhecer! Adorei suas viagens, que 2018 venha com muitas outras!
Obrigado Ana! Você vai adorar Bonito!
Uauuu quantas viagens maneiras em 2017! Tô babando aqui nos posts e já salvei para consultar em 2018! O Chile é tão pertinho e ainda é um pais que não conheço! Belas fotos e paisagens de tirar o fôlego! Boas viagens para ti em 2018!
Nós agradecemos! Boas viagens em 2018 para vocês também!