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O que é Pinterest? Como gerar tráfego para seu blog ?

O Pinterest se tornou um verdadeiro aliado das estratégias de marketing digital. Você sabe como usá-la a seu favor? Nesse post explicamos o que é Pinterest, como gerar tráfego e como ganhar dinheiro nessa rede social.

O que é Pinterest

A rede social das fotos inspiradoras é muito mais do que isso. Nela é possível gerar tráfego tanto para um site quanto outras redes sociais e com isso ganhar dinheiro.

Hoje, o Pinterest já conta com mais de 300 milhões de usuários ativos no mundo e cresce diariamente no Brasil.

Há e-commerces que utilizam do seu conteúdo para aumentar as vendas, enquanto que profissionais autônomos também conseguem se destacar.

O Pinterest é uma rede social democrática e que permite converter tráfego orgânico em vendas.

O que é o Pinterest?

Pode-se considerar o Pinterest como uma espécie de rede social. Ela foi criada por Ben Silbermann em 2010 e a principal proposta era o compartilhamento de imagens que pudessem inspirar os seus usuários.

Os temas poderiam ser variados, mas desde o início foi associado principalmente a conteúdos de decoração, moda e DIY (Do It Yourself).

Um dos destaques é o seu layout: ele se apresenta como um feed onde todas imagens relacionadas ao interesse dos usuários vão surgindo.

Portanto, ele é apresentado praticamente como um mural, onde você escolhe o que mais interessa para si. A partir disso é possível então personalizar o seu próprio mural.

Como funciona o pinterest?

Conforme você leu acima, o Pinterest é como um mural, então ele é personalizado.

A ideia é chamar atenção através das imagens, mas claro que elas podem conter informações escritas também.

Antigamente, era comum que as fotografias fossem mais utilizadas na rede. Hoje, gráficos e até mesmo vídeos também ocupam bastante espaço.

Siga perfis e temas específicos

Não se trata apenas de seguir outros perfis, mas de seguir também temas específicos.

E, nesse caso, você pode escolher temáticas como decoração, idiomas, viagem, penteados, maquiagem, moda, arte, yoga, marketing, etc. Assim, o Pinterest permite criar pastas personalizadas conforme a divisão que cada um preferir.

Outro recurso interessante é que, sendo uma rede social, é claro que ele permite conexões. Então, você pode seguir outros perfis ou ser seguido por eles, assim como pastas específicas. Dessa forma, o conteúdo estará no seu feed.

Pin it

Há também o Pin: como o feed é para montar um mural, o Pin é o alfinete dele. Quando gostar de algo, pode “Pinar” ou ainda “Repinar” ele.

É possível também salvar o conteúdo em pastas com categorias específicas que você cria. Elas podem ser abertas para todos que visitem o perfil ou permanecerem privadas.

Link sites e redes sociais

Outro recurso do site é linkar uma imagem a um site. É por isso que ao clicar nela pode-se ir ao site ou rede social onde ela está.

Também permite-se incluir hashtags, que facilitam as pesquisas, e ainda legendas e títulos às imagens.

Para que serve o Pinterest?

Há várias formas de se entender para que serve o Pinterest.

Ele pode ser apenas uma rede social onde se segue outras pessoas e se pesquisa inspirações sem outros propósitos. Isto é, apenas como uma forma de passar o tempo.

Mas o Pinterest também pode se tornar uma ferramenta de trabalho, divulgação e troca de conhecimento e conexões.

1) Fortalecimento de marca

Mesmo para quem não pretende vender algo diretamente com o Pinterest, é possível trabalhar o fortalecimento de marca através dele. É claro que, de forma indireta, isso pode gerar vendas.

É preciso lembrar que imagens são recursos semióticos muito fortes quando se trabalha uma marca. Quando isso é explorado aparecendo constantemente em um feed, o seu público-alvo sempre irá se recordar da marca.

Esse é outro benefício do Pinterest: ele permite nichar bem o seu conteúdo. Seja através de hashtags, pastas e outras técnicas, a chance de atingir o seu público sem erro é maior do que em outras redes.

2) Gerar tráfego para sites e blogs

Graças ao recurso de linkar imagens, o Pinterest serve quase como um gerador de tráfego, desde que seja bem trabalhado. Ele permite que se inclua a foto diretamente do link do site, mas não é apenas isso.

É necessário se trabalhar em seguida as hashtags certas, assim como saber conversar com o seu público-alvo. Se você tem um blog sobre viagens e vende consultoria, é importante diversificar as imagens.

Aquelas fotos genéricas sobre um lugar nem sempre são atrativas. Por outro lado, algum detalhe escrito chamando atenção para um post específico sobre Paris, pode render acessos.

A questão é despertar a curiosidade dos usuários unindo boas legendas, imagens e conteúdo.

3) Gerar tráfego para redes sociais

Da mesma forma que uma foto é linkada para um site, isso pode ocorrer com as redes sociais.

A interação entre o Instagram e o Pinterest é a mais comum, principalmente porque são tipos de públicos semelhantes, pois se atraem por boas imagens.

Nesse caso, é possível associar a conta do Instagram diretamente ao Pinterest. Assim, quando postar algo novo, irá para ambas as redes.

Você também pode incluir o seu perfil na bio do Pinterest, o que aumenta a chance de alguém clicar nele ao visitar a página.

Como usar o pinterest?

O primeiro passo para usar o Pinterest é criando uma conta, que pode ser inclusive associada ao e-mail do Google ou Facebook, por exemplo. Depois disso é tudo muito simples: cria-se um perfil com as suas informações e é possível personalizar os interesses.

As bios no Pinterest não são longas, mas é possível incluir o link do seu blog ou rede social. Além disso, há o tipo de conta pessoal, mas recentemente surgiu a Conta Business. Ela é voltada justamente para quem pretende rentabilizar o Pinterest.

No seu perfil estão visíveis as pastas, Pins, Experimentados e Interesses, e a privacidade de cada um deles é personalizada. Já a página inicial é o feed, que irá mesclar os conteúdos do seu interesse e também pode ser personalizados e modificados.

A barra de pesquisa funciona como um mecanismo de busca normal: insira uma palavra-chave para encontrar o que deseja. Poderão surgir perfis e postagens, que você escolhe o que deseja ver ou até ser mais específico na busca.

Como ganhar dinheiro no Pinterest

O Pinterest possui um grande potencial de geração de tráfego, conforme se viu acima. E esse tráfego, obviamente, pode se transformar em dinheiro, mas precisa de estratégias.

O mais indicado é apostar nas práticas de SEO para ganhar dinheiro no Pinterest. Elas são fáceis de aplicar no site, mas há também outras possibilidades.

1) Aposte na Conta Business

Embora você não necessite necessariamente de uma Conta Business para ganhar dinheiro nessa rede, pode ser um bom impulso. Isso é ainda mais válido caso se trate realmente de uma loja online, por exemplo.

Esse tipo de conta também permite funções interessantes para quem deseja acompanhar o seu crescimento na plataforma. Além de relatórios mais completos, existe a opção do Google Analytics para compreender melhor o conteúdo que vale a pena para o perfil.

Quem já possui uma conta pessoal não precisa se desfazer dela. Felizmente, o site permite migrar ela diretamente para a versão Business sem perder o conteúdo.

2) Faça interações

Salvar pins, seguir outros perfis e pastas também aumenta a visibilidade. Além de ser uma forma de criar novas conexões, isso permite que outros usuários vejam você e acessem o seu perfil.

Através de um conteúdo de qualidade, pastas bem organizadas e uma identidade visual bem definida, isso poderá atrair um(a) novo(a) seguidor(a).

3) Pesquise as palavras-chaves

As palavras-chaves também são importantes no Pinterest. Lembre-se de que ele é um mecanismo de busca, por isso o que mais se faz nele é pesquisar. Quando você usa as palavras certas, a chance de aparecer para alguém é maior.

No caso do Pinterest, não se trata de usar as palavras-chaves em textos, é claro. Porém, elas devem ser exploradas em títulos e nas descrições.

4) Imagens personalizadas

Desde a foto do perfil até as capas das pastas devem ser atrativas. Isso será a primeira coisa a ser vista por quem entrar no perfil, então o ideal é que sejam personalizadas.

Em redes sociais com o Pinterest, que é muito utilizado para a inspiração, a questão visual importa muito. Então, procure justamente criar uma padronização e harmonia entre essas ferramentas disponíveis.

5) Programa de Afiliados

Quem não possui nenhum produto ou serviço ainda pode ganhar dinheiro no Pinterest. Isso porque é possível cadastrar-se em programas de Afiliados para vender um produto ou serviço de outra pessoa.

Através do Pinterest há como vender e-books, por exemplo. Embora ele não seja seu, caso a pessoa compre ele através do link que você gerou tráfego para a compra, ganhará uma comissão. A mesma lógica vale para uma centena de tipos de programas de afiliados.

6) Google Adsense

Unindo-se às dicas acima, produzir bons conteúdos e apostar em SEO, é possível lucrar também com o Google Adsense.

Mas como isso? Basta gerar tráfego para o site, blog ou rede social que você deseja, exatamente como já citado. É claro que isso exige mais trabalho para um lucro alto, mas pode valer a pena.

7) Mantenha o perfil atualizado

A periodicidade também importa no Pinterest. O que acontece é que quanto mais ativo você estiver, mais popularidade ganhará. Além disso, outros perfis podem deixar de seguir o seu caso o conteúdo seja desatualizado.

Treinamento online Desvendando o Pinteret

Nós indicamos o treinamento online Desvendando o Pinterest, que ensina passo a passo como usar o Pinterest, como gerar tráfego para blogs, sites e mídias sociais, aumentando os acessos e consequentemente as vendas.

Custa R$ 147,00, valor que pode ser parcelado no cartão, e dá direito a participação em um grupo de suporte no Telegram, onde a professora e os alunos trocam informações.

Esse treinamento foi fundamental para o crescimento do nosso nosso perfil, que conta com mais de 350 mil visualizações mensais e gera uma parcela considerável do acesso orgânico desse blog.


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