fbpx

O que fazer na Bratislava

Quer saber o que fazer na Bratislava na Eslováquia? A até pouco tempo longinquá Bratislava, é uma pequena e interessante cidade do leste Europeu. Assim como Praga ela possui um belo patrimônio arquitetônico, uma rica vida cultural e é uma cidade muito barata para o turista. Os jovens europeus costumam visita-la em busca da sua cerveja barata e de qualidade. Eu reservei dois dias para conhecer a cidade, porém um simples bate e volta a partir de Viena pode ser o suficiente. Cheguei de ônibus de Praga e de lá segui de ônibus para a Budapeste.
Centro Bratislava

Um pouco da História da Bratislava

Por volta de 1100 d.C., a maior parte do território da Eslováquia foi anexada pelo Reino da Hungria. Já no século 16, com as invasões do Império Otomano e a ocupação de Buda, a capital do Reino Húngaro foi transferida para a Bratislava. Entre 1536 e 1830,  onze reis e rainhas foram coroados na Catedral de São Martinho, que pode ser visitada no centro histórico de Bratislava. No século 18, durante o reinado de Maria Teresa, da Áustria, tornou-se uma das cidades mais importantes do território: a população triplicou, assim como a vida cultural e os palácios. Com a saída dos turcos da Hungria, a cidade eslovaca foi perdendo importância até deixar de ser a capital do reino, em 1848.

Após a Primeira Guerra Mundial, Eslováquia e República Tcheca se unificaram e formaram a Tchecoeslováquia, permanecendo unidas até 1992, quando eram unificados, quando de forma pacífica se separaram.

Essa união não foi forte o suficiente para resistir à Alemanha Nazista. Em 1939, a Tchecoslováquia foi desmembrada e a Eslováquia passou a ser dominada por um fascista, num regime comandado nos bastidores pela Alemanha. Nesse período, mesmo com a resistência eslovaca, a maioria dos judeus que vivia no território foi deportada para campos de concentração. Após a Segunda Guerra, a Tchecoeslováquia voltou a existir e milhares de descendentes de húngaros e alemães foram expulsos do território.

A independência do país durou pouco. Em 1948, a União Soviética aumentou muito sua influência na região e, em 1968, depois da Primavera de Praga (que também ocorreu em Bratislava), o país foi ocupado de vez pelas forças socialistas. Em 1989 ocorreu a Revolução de Veludo, uma revolução pacífica que conseguiu dar fim ao regime comunista no país. Em 1992, os governos começaram as discussões para a separação da Tchecoslováquia e, no primeiro dia de 1993, Eslováquia e República Tcheca tornaram-se independentes, separação pacífica que muita gente chama de Divórcio de Veludo, consonante ao nome da revolução.

ponte-bratislava

Como chegar na Bratislava

Eu optei por ir de Praga para Bratislava de ônibus com a empresa Student Agency. É uma empresa de ônibus Tcheca que possui ônibus muito confortáveis, com direito a monitor individual com filmes, rodomoça, serviço de bordo, revistas, etc. A viagem duram 04 horas e as passagens são encontradas a partir de 10 euros.

Você também pode optar por fazer um bate e volta a partir de Viena. Ou chegar de Praga, passar a tarde e seguir para Viena ou Budapeste. Entretanto eu recomendo passar uma noite na cidade.

Hospedagem em Bratislava

Fiquei hospedado no Art Hostel Taurus. É um hostel simples, entretanto limpo e agradável. A é localização é ótima, bem ao lado do castelo e bem próximo aos principais pontos turísticos, sendo possível fazer tudo caminhando. Tem café da manhã incluso (pão de forma, queijo, geléia, café, leite, chá e cereais).

praca-bratislava

Está gostando desse post? Que tal curtir nossa página no Facebook?

O que fazer na Bratislava

A maior atração da cidade é o Castelo de Bratislava (Bratislavský hrad) que está localizado no alto de uma colina e domina toda a paisagem. Suas quatro torres brancas são consideradas o símbolo da cidade. O castelo que já foi uma fortaleza e já abrigou reis e rainhas, foi destruído durante as Grandes Guerras Mundiais e reconstruído posteriormente. Atualmente é sede do Parlamento Eslovaco e do Museu Nacional Eslovaco.

castelo-bratislava

Depois de conhecer o castelo, perca-se pelas ruas do centro histórico. Caminhe bastante, veja as construções histórica, os monumentos, as estatuas, praças, observe a população local, seus costumes. Encontre um bom restaurante para almoçar, aproveite que na Bratislava a comida é bem barata e muitos restaurantes trabalham com o sistema “Eat all you can”, o nosso famoso “Self-Service a vontade” e prove a comida regional.

estatua-bratislava

Muitos europeus vão a Bratislava em busca de suas bebidas baratas e promessa de diversão. Se você estiver procurando o mesmo, basta circular circular perto das praças do centro histórico que você encontrará diversos bares e boates com cerveja de qualidade por 1 euro.

estatua-bratislava

O que fazer na Bratislava


Leia também

Roteiro de 20 dias pela Europa

Como planejar uma Eurotrip

Mochilando no Inverno Europeu

Documentos necessários para viajar para Europa

Como escolher uma mochila de viagem

VIAJE POR CONTA PRÓPRIA E ECONOMIZE MUITO!
Reserve hospedagem no Booking.com
Seguro Viagem com desconto em Segurospromo
Passeios em Santiago e no Atacama com TourGo
Tours pela América do sul em Denomades.com
Passagens de ônibus, trem e avião dentro da Europa em Omio
Ingressos e passeios pelo mundo em GetYourGuide
CHIP Internacional com 10% de desconto em Airalo

Deixe um comentário