O País de Gales ainda não é muito visitado pelos brasileiros. Nesse post vamos te dar muitos motivos para incluí-lo em sua Eurotrip.
Durante a minha permanência em Londres, reservei um fim de semana para conhecer o País de Gales. Foram apenas três dias por lá, passando pela capital Cardiff e pela cidade de Swansea. Mas se possível reserve um tempo maior para Wales, pois há muito a ser visto por lá! E o melhor de tudo: você pode fazer isso gastando pouco!
O País de Gales
O País de Gales situa-se numa península da Grã-Bretanha. Faz fronteira com a Inglaterra a leste, com o canal de Bristol a sul, e com o mar da Irlanda a norte e Oeste. Fazem parte do País de Gales diversas ilhas no norte e ao longo da costa ocidental. Anglesey é a maior.
É um principado desde o século XIII, hoje anexado ao Reino Unido. O Decreto de União de 1536, aplicou a Lei Inglesa tanto à Inglaterra como a Gales, fazendo do inglês a língua a ser usada para fins oficiais.
Os castelos do País de Gales
O País de Gales ou Wales em gales, possui 641 castelos medievais em seu território (cerca de 200 estão em ruínas), sendo certamente um dos principais destinos do mundo para ver castelos.
Os castelos serviam para abrigar exércitos e como quartel general que controlava determinado território. A maioria era parte de cidades fortificadas e protegiam os vilarejos ao redor em épocas de guerra e ataques. Depois foram transformados em residências para lordes e reis e com a chegada da Idade Moderna, eles perderam suas funções militares e passaram a funcionar como residências para a nobreza ou foram abandonados.
O país nunca foi invadido pelos anglo-saxões, devido a seu povo, que tinha enorme desejo de proteger suas terras, e devido ao terreno montanhoso, que impedia a passagem.
O País de Gales permaneceu céltico e o seu povo continuou a falar a língua galesa mesmo depois de os elementos célticos das vizinhas Inglaterra e Escócia terem desaparecido gradualmente.
O nome Wales é prova disso, uma vez que provém de uma palavra de raiz germânica que significa estrangeiro e está, assim, relacionada com os nomes de várias outras regiões europeias onde os povos germânicos tomaram contacto com culturas não-germânicas.
Como chegar no País de Gales
Cardiff, a capital do País de Gales, fica a cerca de 250 quilômetros de Londres. Essa distância pode ser percorrida em pouco mais de duas horas de trem ou cerca de 4 horas de ônibus.
A forma mais econômica de chegar a Cardiff a partir de Londres é viajando de ônibus com a empresa Mega Bus. Para quem não conhece, essa é uma companhia de ônibus low cost que opera em toda a Europa, Estados Unidos e Canadá. Os ônibus são excelentes, em sua maioria com ar condicionado ou aquecedor, wi-fi, descanso para as pernas, etc. E as passagens custam a partir de incríveis £3 por trecho.
Aqui vai a dica: compre suas passagens com antecedência! Normalmente a partir de 15 dias de antecedência é possível encontrar poltronas por apenas £3. A empresa normalmente disponibiliza duas poltronas por horário com esse valor simbólico. Então para viajar gastando apenas £3 por trecho você precisará comprar as passagens com alguma antecedência através do site da Mega Bus.
Há trens ligando Londres ao País de Gales, porém os preços são bem mais altos. É possível comprar passagens através da Internet ou nas máquinas existentes em qualquer estação de trem ou metrô de Londres.
O que fazer em Cardiff
Cardiff Castle
Bem no centro da cidade está o Cardiff Castle, cujo forte foi erguido em 50 a.C., segundo indicam achados arqueológicos. A entrada custa 12 libras. A sala de banquetes ainda é utilizada raras vezes para almoços e jantares formais, como o oferecido a Nelson Mandela, em 1998, ou pela família real britânica.
Dentro do espaço do Castelo estão as ruínas do velho castelo e sua reconstrução, o Palácio Vitoriano (uma espécie de reconstrução do velho castelo), a Torre do Relógio, a Torre de Menagem e o Museu do Regimento.
Abaixo as ruínas das muralhas do castelo. Em seu interior ficavam os calabouços para prisoneiros e os alojamentos para os guardas. O acesso a algumas partes do interior da muralha é permitido e está incluso no ingresso.
Cardiff Bay
Cardiff Bay é um enorme lago de água doce, com um grande calçadão, onde as pessoas vão para se exercitar ou para passar o tempo. O contraste entre construções antigas e modernas é visível.
Wales Millennium Centre
O Wales Millennium Centre, aberto em 2004, é ponto de encontro das artes e cultura. Próximo fica o Parlamento do País de Gales, todo em vidro e aço, com telhado em ondas se projetando para o céu e paredes que refletem as águas da baía.
Millennium Stadium
O Millennium Stadium é um dos maiores estádios do mundo, com capacidade para 74.500 pessoas. Você poderá se juntar a uma excursão guiada e entrar na sala de conferência, nos vestiários, passar pelo túnel que os jogadores utilizam e até entrar na sala do Presidente e conferir a coleção de troféus.
Caminhar pela cidade
Você ainda pode circular pelas ruas da cidade e seus jardins vitorianos e eduardianos. Há um mercado coberto do século 19 e charmosas galerias com teto de ferro.
O que fazer em Swansea
A outra cidade que visitei no País de Gales se chama Swansea. É a segunda maior cidade do país e está localizado a uma hora de viagem de Cardiff.
Para quem curte roteiros de viagem alternativos, longe dos grandes centros turísticos, Swansea pode ser uma agradável surpresa, com direito a uma linda vista para o mar. É fácil ir, tem ônibus e trem do centro de Cardiff.
Rhossili Bay
Swansea está na península de Gower, o qual foi o primeiro lugar no Reino Unido a ser reconhecido como uma Área de Excepcional Beleza Natural, com suas falésias e lindas praias, incluindo a Rhossili Bay, considerada a praia mais bonita do Reino Unido, a terceira da Europa e a nona no mundo.
Chegando em Swansea procure pelo guiché de informações turísticas e pegue um mapa e pergunte sobre o ônibus que vai até a ponta Rhossili.
Avise ao motorista que você quer descer nas praias e depois ir até Rhossili. Rhossili fica a aproximadamente 30 quilômetros do centro da cidade.
Dica: Compre o Passe diário de ônibus. Assim fica mais fácil chegar aos pontos de interesse e conhecer o maior número possível de locais em um só dia.
Caswell Bay
Outra praia famosa é a Caswell Bay que fica bem mais próxima que Rhossili Bay, cerca de 14 quilômetros do centro de Swansea.
Swansea Castle
O Swansea Castle foi construído no século XII e está localizado bem no centro da cidade, sendo fácil chegar lá caminhando.
Oystermouth Castle
Outro castelo é o Oystermouth Castle, que fica na praia de Mumbles, a 7 quilômetros do centro. Você pode pegar um ônibus, um táxi ou ir caminhando. Esse Castelo é aberto a visitação.
Mercado de Swansea
No Mercado de Swansea você vai encontrar mais de 100 barracas que vendem uma variedade de diferentes alimentos de Gales. O mais famoso mercado do País de Gales é conhecido por vender “laverbread” (pão de algas fervidas em uma pasta picante), berbigão de Penclawdd, bolos galeses na chapa,carne e legumes da região de Gower e Pembrokeshire. Além disso é um ótimo local para comprar artesanato.
Como dissemos no início do post, há muita coisa para ser vista no País de Gales. Existem muitos outros locais e cidades interessantes para visitar. Não deixe de incluir o País de Gales no seu roteiro pela Europa! Com certeza você não vai ser arrepender!
Não esqueça do Seguro Viagem!
Apesar de não ser obrigatório contratar um seguro viagem para viajar para o Reino Unido, isso é extremamente recomendado. Lá não existe atendimento médico gratuito para turistas de fora da Europa e qualquer necessidade de médica pode gerar uma despesa bem alta.
Contrate um seguro viagem e viaje com tranquilidade!
Nós indicamos a Segurospromo que vende planos por menos de R$10 por dia. Use o cupom MOCHILAOBARATO5 e ganhe 5% de desconto.
Saiba mais em Seguro Viagem Internacional com desconto.
Leia também
Roteiro de 20 dias pela Europa
VIAJE POR CONTA PRÓPRIA E ECONOMIZE MUITO! Reserve hospedagem no Booking.com Seguro Viagem com desconto em Segurospromo Passeios em Santiago e no Atacama com TourGo Tours pela América do sul em Denomades.com Passagens de ônibus, trem e avião dentro da Europa em Omio Ingressos e passeios pelo mundo em GetYourGuide CHIP Internacional com 10% de desconto em Airalo |
Não conheço o País de Gales, mas pelas fotos parece de facto muito interessante. Preciso me programar… mas como você fala três dias parece pouco tempo. Que tal uma semana?
Grande abraço desde Portugal e… boas viagens.
É isso mesmo Felipe Morato, o ideal é ao menos uma semana!
Mas para quem não tem esse tempo, em 3 dias já é possível conhecer um pouco do que há para ser visto lá!
Muito obrigado pela comentário!
Um grande abraço!
Fotos lindas e lugares incríveis, Rozembergue! Já me convenceu! País de Gales acabou de entrar na minha lista!
Realmente o País de Gales nunca esteve nos meus planos, eu não imaginava que o esse país tivesse tantos pontos para conhecer. Pretendo fazer uma viagem para o Reino Unido e sem dúvida vou inclui-lo no meu roteiro.
Não posso ler esses posts kkkk
Eu tenho uma paixão incrível pelo Reino Unido e nunca consigo me organizar para ir pq acredito que não vou querer voltar kkk
Nem precisa falar duas vezes! Já está na minha lista “por motivos de” castelos! <3
Que demais! Quero muito conhecer os castelos da Escócia e Irlanda. Já estou incluindo a esticada até país de GAles tb!!! Valeu!
Um dia pretendo conhecer. Tenho muiiita vontade! Principalmente por conta dos castelos. Que lugar lindo! Parabéns pelo post. 🙂
Em Maio estarei na Inglaterra e Irlanda! Gales ainda nao consegui programar para ir! Mas morro de vontade!
Passagens a 3 libras!!? Aí é massa!
E de fato, é um país pouco conhecido pelos brasileiros, mas muito encantador.
Belo post!
Já está incluso no meu roteiro! Espero ter a grana pra ficar uma semana como você sugeriu…mas até lá, dá tempo de juntar um dim dim. Ótimo post. =)
Realmente, muito pouco se houve sobre Gales, não é?
Destino lindo, medieval e que nos permite viajar gastando pouco?
Vale colocar na lista! Belo compartilhamento!
Obrigado Gabi!
É um ótimo destino para conhecer a partir de Londres.
Boa tarde, deve ser uma viagem incrivel!
Você sabe me informar se existem campings / RV Park para motorhome em Gales?
Obrigado e parabéns pelo artigo
Obrigado Marcelo!
Acredito que sim, pois muita gente viaja por todo o país de Gales de carro.
Um abraço!
Eu fiquei duas semanas em Gales e foi maravilhoso. Uma semana em Cardiff outra em Swansea, além de um fim de semana em Llangollen (norte de Gales). Eu nunca vi um lugar tão bonito. As pessoas também eram muito educadas. Foi perfeito pra treinar o inglês porque não tinham muitos brasileiros.
Que legal Carol!
O norte de Gales deve ser muito lindo! Realmente é muito bom para treinar o inglês.
Muito obrigado por comentar!