fbpx

Parques em BH: os 5 melhores parques da capital mineira

Pretende viajar para Belo Horizonte? Então confira a lista dos 5 melhores parques em BH e saiba que lugares você precisa conhecer.

Mirante do Mangabeiras

Parques em BH: Top 5 dos melhores parques para visitar

Não há nada melhor do que curtir a família e amigos em lugares abertos e essas são, sem dúvidas, experiências que ficam conosco por toda a vida. Por isso, preparei um TOP 5 dos melhores parques em BH, segundo a minha perspectiva.

Vale lembrar que Belo Horizonte possui muitos outros parques e inúmeros outros nas regiões metropolitanas. Dessa forma, vamos à lista.

Parques em BH: Parque das Mangabeiras

Esse Parque é o paraíso das crianças e não foi diferente na minha infância. Aqui, é possível encontrar várias atividades, festivais e atrações. Além disso, o parque possui a maior área verde da cidade, com 2,3 milhões de metros quadrados de matas nativas.

Parque das Mangabeiras

O espaço conta com trilhas, mirantes, cascatas e uma fauna muito rica. Por essa razão, o Parque Municipal das Mangabeiras atrai um público vasto e de todas as idades. Por excelência, é lugar para descanso, cultura, lazer e esportes.

Parque das Mangabeiras

Além do mais, o projeto paisagístico é assinado por Burle Marx. Naturalmente, o espaço é um espetáculo da natureza e um refúgio.

Endereço: avenida José do Patrocínio Pontes, 580 – Mangabeiras
Funcionamento: terça-feira a domingo e feriados, das 8h às 18h (entrada até as 17h).

Aproveite para visitar também o Mirante do Mangabeiras que fica na mesma região do parque e garante uma das vistas mais bonitas de BH.

Parques em BH: Parque Municipal Américo Renné Giannetti

Um dos parques mais importantes da cidade é conhecido simplesmente como “o parque municipal”. O lugar abriga um dos maiores teatros da cidade, o Palácio das Artes, palco de vários shows e concertos.

Parques em BH: Parque Municipal de Belo Horizonte

Além disso, nas redondezas, há a feira mais famosa da cidade, a Feira Hippie, que acontece todos os domingos. O parque é, ainda, um atalho refrescante para os caminhantes. Com efeito, é possível ir de um ponto ao outro da região central da cidade, cortando caminho.

Parque Municipal de BH

Com suas roseiras e coreto, o parque teve sua concepção inspirada nos parques franceses da Belle Époque. Por fim, localização, área verde, os três lagos e o parque de diversões tornam o lugar favorito entre os belo-horizontinos.

Endereço: avenida Afonso Pena, 1377 – Centro
Funcionamento: terça a domingo e feriados, das 6h às 18h.

Veja 4 motivos para conhecer o Parque Municipal de Belo Horizonte no blog Chicas Lokas.

Parques em BH: Parque Ecológico da Pampulha

Um parque às margens da Lagoa mais famosa da cidade, a Lagoa da Pampulha. Essa definição é, pois, um motivo para visitar o Parque Ecológico Promotor Francisco Lins do Rego, uma ótima opção para lazer, esporte e descanso ao ar livre.

Parque Ecológico da Pampulha, Belo Horizonte

Nos fins de semana, crianças empinando pipa, pessoas andando de bicicleta, fazendo piquenique ou caminhada são imagens comuns no parque. Além do mais, a área de 300 mil metros quadrados é dividida em três espaços:

  • Espaço aberto à visitação pública;
  • Espaço reservado a passeios monitorados de pesquisadores;
  • Área restrita, de reserva florestal.

O parque conta ainda com um coreto, onde ocorrem apresentações culturais e com o monumento Memorial da Imigração Japonesa. Assim, passando por BH, não deixe de visitá-lo.

Endereço: avenida Otacílio Negrão de Lima, 6061
Funcionamento: terça a quinta (grupos agendados) e sexta a domingo (público em geral).

Parque Municipal Jacques Cousteau

Um parque intimista e não muito frequentado por turistas. No entanto, é um espaço muito bonito, bem preservado e com lugares lindos para fotos. Localizado na região Oeste, o espaço do Parque Jacques Cousteau já funcionou como depósito de lixo de Belo Horizonte.

Parques em BH

Hoje, porém, foi transformado em horto para a produção de mudas de árvores e plantas ornamentais. Muitas das mudas que saem daqui floresceram no local e compõem a diversidade da vegetação da mata. O local tem 80% do território coberto pela vegetação, predominantemente arbórea.

O parque foi implantado em 1999 e ocupa uma área de cerca de 335 mil metros quadrados. Oferece aos visitantes brinquedos, espaços de convivência, academia e trilha ecológica.

Endereço: rua Augusto José dos Santos, 366 – Betânia
Funcionamento: terça a domingo, das 7h às 18h.

Parque Julien Rien

Um parque localizado em uma região super valorizada da cidade, o parque é um refúgio e um lindo passeio pela natureza. Inaugurado em 1978, o Parque Julien Rien une as avenidas Bandeirantes e Francisco Deslandes através de uma escadaria.

Parque Julien Rien, Belo Horizonte

Além disso, há conexão com a área de proteção ambiental no entorno da Serra do Curral, sendo uma zona de preservação de nascentes. Além disso, como opções de lazer, o parque oferece áreas de convivência, uma pista de skate e equipamentos de ginástica. Assim, aproveite essa belezas.

Endereço: avenida Bandeirantes, s/nº / Avenida Francisco Deslandes, s/nº – Anchieta
Funcionamento: terça a domingo, das 8h às 18h

Reabertura dos Parques de BH com visitas agendadas

Nesse momento, para visitar os parques citados neste post e vários outros parques de Belo Horizonte, é necessário agendar gratuitamente pelo site da Prefeitura de Belo Horizonte.

O agendamento é liberado sempre às 08h00 das segundas-feiras para visitas de quarta-feira a domingo daquela semana. O uso de máscara é obrigatório durante toda a permanência dentro dos parques.

Me diga, para você existe algum outro parque em BH que deveria estar nesta lista? Conta pra gente nos comentários!

Quer conhecer melhor Minas Gerais? Leia esse artigo com uma lista de 7 cidades românticas em Minas Gerais no blog Viagem & Cura.


Leia também

Capitólio MG: o que fazer, onde ficar, dicas, custos e como economizar

VIAJE POR CONTA PRÓPRIA E ECONOMIZE MUITO!
Reserve hospedagem no Booking.com
Seguro Viagem com desconto em Segurospromo
Alugue um carro em Rentcars
Passagens aéreas promocionais em Passagens Promo
Passeios em Santiago e no Atacama com TourGo
Tours pela América do sul em Denomades.com
Passagens de ônibus, trem e avião dentro da Europa em Omio
Ingressos e passeios pelo mundo em GetYourGuide
Chip Internacional com 5% de desconto em America Chip
Chip Internacional com frete grátis em EasySIM4U
Chip Internacional da Viaje Conectado com 10%OFF cupom PROMO10

Deixe um comentário