Saiba como é o Passeio de trem entre Curitiba e Morretes que passa pela Serra do Mar Paranaense e é considerado o passeio de trem mais bonito do Brasil.
Fizemos esse tradicional passeio de trem, um dos poucos existentes no Brasil, a convite da Serra Verde Express e nesse artigo contamos como foi a nossa experiência.
O passeio por si só é muito interessante e desperta o interesse de muitos turistas brasileiros e estrangeiros que visitam Curitiba e região. Mas ele não se resume a descer ou subir a serra de trem, pois no fim do percurso está a cidade de Morretes, já no litoral paranaense, que é cheia de atrações turísticas, históricas e gastronômicas.
O passeio de Trem de Curitiba a Morretes
O passeio de Trem de Curitiba a Morretes é operado pela Companhia Serra Verde Express há mais de 20 anos. A inauguração da ferrovia, no entanto, remonta ao ano de 1884 e a viagem inaugural do trem foi feita pela Princesa Isabel, ainda no tempo do Brasil Império. Já a Ferrovia Paranaguá-Curitiba, que é por onde o trem passa, existe desde 1733 e preserva muito de sua arquitetura original.
O ponto de partida do passeio de trem de Curitiba até Morretes é a Rodoferroviária Municipal de Curitiba. A viagem dura de 3 a 4 horas, dependendo da quantidade de paradas que forem necessárias no caminho para esperar os trens de carga passarem e o percurso tem 65 quilômetros de extensão.
Além da experiência de viajar de trem, quase sempre a primeira da maioria dos passageiros, o visual da Serra do Mar encanta a todos (quando o tempo está aberto obviamente). Pelo caminho, passando por uma região de Mata Atlântica preservada, estão muitas pontes, viadutos, túneis e cachoeiras.
Opções de Passeios
É possível optar, dentre as várias opções de passeios, em ir de micro ônibus até Morretes e voltar de trem, ir de trem até Morretes e voltar de micro ônibus ou embarcar no trem mais confortável, com apenas um vagão e que faz o percurso em menos tempo e oferece luxo e exclusividade a bordo.
A Serra Verde também oferece pacotes com almoço em restaurantes tradicionais de Morretes incluso. Quem deseja economizar pode comprar apenas o bilhete de ida de trem e retornar por meios próprios.
Como foi nossa experiência
Nosso passeio foi ir de micro ônibus de Curitiba a Morretes e retornar de Trem. Saímos de Curitiba às 08:30h de micro ônibus, seguindo pela Estrada da Graciosa até Morretes.
Essa estrada corta a Serra do Mar e passa dentro da Mata Atlântica, em um trajeto repleto de paisagens deslumbrantes, com flores e plantas muito específicas da região, fontes d’água, cachoeiras, pontes e rios de águas cristalinas, além de diversas opções de pousadas, restaurantes e barracas de alimentação. A descida da Serra foi uma atração à parte.
Chegando em Morretes fomos direto para o restaurante Madalozo, onde pudemos provar o famoso prato barreado, típico da cidade, acompanhado de frutos.
Depois caminhamos pela cidade para conhecer algumas atrações e fazer algumas comprinhas.
A volta a Curitiba foi de trem às 15h no fantástico passeio do Trem no Pôr do Sol com duração de cerca de 3:30h.
Dias e horários de funcionamento
Há saídas diárias de Curitiba apenas durante a alta temporada, que abrange os meses de janeiro, fevereiro, julho e dezembro, sempre pela manhã, às 8 horas e 15 minutos.
Na baixa temporada, de março a junho e de agosto a novembro, as saídas ocorrem no mesmo horário, mas apenas nos finais de semana, ou seja, nas sextas, sábados e domingos.
Já para retornar à Curitiba, o trem sai de Morretes regularmente às 15h.
Confira se a informação que você está recebendo está atualizada, para evitar contratempos desagradáveis.
Com relação às tarifas a serem pagas, elas já foram mais baratas. Hoje, porém, foram atualizadas e agora, dentro do plano básico, só é oferecida uma tarifa única, que já inclui o serviço de um guia, assim como dá direito a uma bebida e biscoitos. O valor a ser pago nesse plano é de 149 reais em 2022.
Os bilhetes podem ser adquiridos diretamente no site da empresa Serra Verde Express.
Para quem quer economizar, entretanto, mesmo na passagem básica, há alguns descontos durante a baixa temporada, como preços mais baixos para doadores de sangue e gratuidade para aniversariantes.
O que fazer em Morretes
Ao desembarcar em Morretes você irá se deparar com uma pequena e linda cidade do interior, com aspecto histórico, cercada por uma natureza abundante, com montanhas, rios e cachoeiras cristalinas, além de uma ótima gastronomia.
Indo de Van ou de Trem, o desembarque em Morretes vai acontecer próximo da hora do almoço, então você terá tempo para uma voltinha pelo centro da cidade, onde já estão localizados os melhores restaurantes da cidade, para escolher um deles e se deliciar.
É claro que você não deve deixar de apreciar uma verdadeira relíquia da culinária local, que é também o prato típico do Paraná e o quitute local mais conhecido, o barreado. A iguaria é preparada a partir de uma junção de diversos tipos de carnes, todas cozidas num saboroso caldo muito bem temperado, apurado em panela de barro. Normalmente, vem acompanhado de arroz e de um tipo de banana que só tem na região.
Não deixe de experimentar as tradicionais balas de banana, que são fabricadas com a mesma banana típica do local e vendida nas versões doce e salgada.
Logo após o almoço, ali no centro mesmo há muitas opções de barracas de rua e lojinhas que vendem produtos locais. Lá, você poderá adquirir souvenirs da cidade, bem como doces e compotas que são específicas do litoral paraense.
Depois das comprinhas no centro da cidade, é hora de passeios mais sérios. Morretes ainda preserva casarões históricos e o clima de cidade pequena do interior, onde se escuta mais o som dos pássaros do que o das pessoas, mesmo com a presença constante de turistas.
Próximo ao centro, além de passear pelas ruas da cidade que, compostas por casas de arquitetura colonial, já são uma atração muito interessante, você também pode conhecer a Igreja Matriz de Nossa Senhora do Parto, a famosa Rua das Flores de Morretes, o Museu Paraná Encantado HISGEOPAR, a Ponte Velha e a Ponte Metálica.
Saiba mais em Descubra Morretes no Paraná: de Lugares Históricos a Delícias Culinárias.
Volta à Curitiba pela Estrada da Graciosa
Se você quiser descer de trem até Morretes e depois voltar de ônibus para Curitiba, tem que ficar esperto, porque o último ônibus sai às 20 horas e 15 minutos, mas não é recomendado esperar por ele, porque a partir das 17h Morretes adormece. Os restaurantes, as barracas de rua e os pontos turísticos fecham e realmente não há mais nada para fazer na cidade.
Apesar de termos ido de Van e voltando de Trem, recomendo fazer o contrario, ir de Trem e voltar de Van. É que na ida, ainda com energia e animação, provavelmente você vai curtir mais a viagem de trem. Voltar de trem após um longo dia de passeios acaba sendo cansativo, até porque a viagem é bem demorada, pois a velocidade do trem é baixa e ele precisa fazer algumas paradas pelo caminho.
Enfim, voltando de trem ou de ônibus, o passeio entre Curitiba e Morretes, tanto na ida, quanto na volta, é um itinerário fascinante que, com certeza merece ser considerado o mais belo do Brasil e estar entre os mais bonitos do mundo.
Dicas para aproveitar melhor o Passeio de Trem de Curitiba a Morretes
Uma dica importante para quem quer apreciar o melhor que a belíssima vista pode oferecer, é sentar do lado esquerdo do trem na descida para Morretes. Na volta para Curitiba, claro, a melhor opção é o lado direito.
O problema é que o sistema não permite a escolha dos assentos na hora da compra. Portanto, caso você não goste do assento que lhe foi sorteado, você pode tentar mudar para o lado oposto assim que o embarque encerrar, se encontrar assentos disponíveis. A chance de conseguir mudar de lugar, no entanto, é maior na baixa temporada.
Hospedagem em Morretes
Se você optar por dormir em Morretes, poderá se hospedar numa das dezenas de pousadas que existem por lá, uma mais deliciosa e integrada à natureza do que a outra.
Se fizer essa opção, terá tempo de conhecer as águas rasas e cristalinas do Rio Nhundiaquara, que corta toda a cidade e a região e é muito convidativo para um mergulho.
Poderá também ir até o Santuário Nhundiaquara, um parque com 400 hectares de trilhas e cachoeiras que fica em Porto de Cima, distrito de Morretes.
Outra boa pedida é conhecer a cidade histórica de Antonina, fundada em 1714 e que fica a 15 quilômetros de Morretes. O transporte entre as duas cidades também é operado pela Viação Graciosa e o bilhete custa apenas 6 reais por pessoa.
Leia também
Curitiba: 18 pontos turísticos que você não pode deixar de conhecer
VIAJE POR CONTA PRÓPRIA E ECONOMIZE MUITO! Reserve hospedagem no Booking.com Seguro Viagem com desconto em Segurospromo Passeios em Santiago e no Atacama com TourGo Tours pela América do sul em Denomades.com Passagens de ônibus, trem e avião dentro da Europa em Omio Ingressos e passeios pelo mundo em GetYourGuide CHIP Internacional com 10% de desconto em Airalo |
Fizemos esse passeio a muiiiitos anos atrás e me lembro que gostamos muito! As paisagens são muito lindas!
Olá Ana! Muito lindo mesmo. Obrigado pelo carinho em comentar!