fbpx

Praia dos Carneiros Pernambuco: como ir, o que fazer

ATENÇÃO: devido a pandemia de Covid-19 muitos países restringiram parcialmente ou totalmente o acesso de turistas estrangeiros em suas fronteiras aéreas e terrestres. Consulte informações sobre o seu destino nos sites dos órgãos oficiais e/ou no seu portal jornalístico de confiança.

SEGURO VIAGEM: apenas algumas seguradoras estão garantindo 100% das assistências médicas para casos e sintomas relacionados ao COVID-19. A maior parte das seguradoras só garantem as coberturas até o diagnóstico. Em todas as seguradoras as demais coberturas (diárias em hotel, garantia de regresso, etc) perdem a validade após o diagnóstico positivo.

A Praia dos Carneiros em Pernambuco é um dos destinos mais famosos e desejados do Brasil. E é fácil entender o motivo quando você chega no lugar e vê tantas belezas naturais.

Praia dos Carneiros Pernambuco
Praia dos Carneiros.

Neste post, onde fica a Praia dos Carneiros, como ir por conta própria ou excursão, o que fazer, quais as melhores barracas e muitas outras dicas.

Onde fica a Praia dos Carneiros

A Praia dos Carneiros fica no município de Tamandaré, no Sul de Pernambuco. De Recife até lá são 100 quilômetros. Já Maragogi no Alagoas é ainda mais perto, apenas 50 quilômetros.

De Porto de Galinhas são 55 quilômetros até à Praia dos Carneiros. Ou seja, esse paraíso tem uma localização privilegiada, próxima de vários outros destinos turísticos do Nordeste.

Praia dos Carneiros
Praia dos Carneiros.

Como chegar à Praia dos Carneiros

Há diversas opções para chegar à Praia dos Carneiros. Você pode fazer um bate-volta das cidades próximas, seja por conta própria ou com uma excursão.

Além disso, também pode se hospedar por lá e aproveitar com mais calma as águas tranquilas de Tamandaré.

1. De Recife

Desde Recife, as opções para chegar à Praia dos Carneiros são carro, ônibus, transfer, ou excursão.

De carro, a viagem dura em torno de duas horas e segue por estradas em boas condições, como a BR 101 e a PE-060. O benefício dessa opção é que você você tem bastante conforto e pode escolher a barraca que quiser da praia para ficar.

Ir de ônibus também é uma opção. Porém, é mais difícil fazer um bate-volta porque a viagem é longa devido ao veículo parar em diversas cidades. A Rodoviária São Domingos e a Auto Viação Cruzeiro fazem o trajeto Recife-Tamandaré, em aproximadamente 3 horas de viagem.

Se você não quer alugar carro, também pode pegar um transfer até a praia. Como o destino é bastante popular, várias empresas fazem diariamente esta rota. Nós indicamos a Costazul Turismo e Receptivo, que tem frota própria de veículos novos, confortáveis e, ainda, com acessibilidade.

Outra alterativa é fazer uma excursão desde Recife, ou seja, um passeio completo. O lado negativo dessa opção é que, muitas vezes, as empresas já têm uma barraca certa de ponto de apoio e você perde um pouco a liberdade de escolha.

2. De Porto de Galinhas

Assim como saindo de Recife, você pode facilmente ir de carro, transfer ou excursão de Porto de Galinhas até a Praia dos Carneiros, principalmente pela proximidade das cidades, apenas 55 km.

Porém, a opção de ônibus não é uma realidade. Você precisaria pegar um táxi até Ipojuca para, de lá, seguir em um ônibus para Tamandaré. Então, não vale a pena financeiramente falando e, além disso, você perderia um tempo desnecessário.

3. De Maragogi

Como a praia é bem próxima da fronteira com o Alagoas, muitos turistas fazem o trajeto Maragogi-Praia dos Carneiros. Basta seguir a estrada AL-101 até chegar na PE-060. Isso se você tiver alugado um carro.

Para quem busca transporte público, não há um ônibus que ligue diretamente Maragogi à Praia dos Carneiros. Você precisaria pegar um ônibus e um transfer ou táxi, o que não vale a pena.

Assim, as alternativas reais são aluguel de carro, contratação de transfer ou excursão.

O que fazer na Praia dos Carneiros

Tamandaré tem muito a oferecer. São praias, passeios de barco, piscinas naturais, cachoeira e até igreja. Então, em meio a tantas opções, o que de fato fazer por lá?

Praia dos Carneiros Pernambuco
Praia dos Carneiros.

1. Aproveitar a praia e as barracas

A Praia dos Carneiros não é como a maioria das praias brasileiras. Para ficar lá, você é praticamente obrigado a consumir em uma das barracas, a não ser que você vá de ônibus ou transfer particular.

Praia dos Carneiros
Barraca Bora Bora.

Para ir de carro, você precisa estacionar o veículo em algumas das barracas. Na prática, você está na estrada principal e há várias entradas para seguir até a Praia dos Carneiros, todas elas levam a alguma das barracas.

Por isso, essas barracas tem uma boa estrutura. Muitas delas são restaurantes, hospedagem, bar, tudo em um só complexo. Assim, aproveite os benefícios que a barraca tem a oferecer enquanto estiver na praia, como espreguiçadeira e piscina.

Além disso, relaxe nas águas calmas da praia. Ela é bastante bonita e rodeada de altos coqueiros, o que é característico das paisagens nordestinas.

2. Visitar a Capela de São Benedito

Um dos lugares mais famosos em Carneiros é a Capela São Benedito. A pequena igrejinha do século XVIII fica na areia, bem em frente ao mar. Ela é tão tradicional que é comum ter a celebração de casamentos por lá, assim como batizados.

Capela de São Benedito
Praia dos Carneiros.

A melhor vista da Capela de São Benedito é do mar. É possível tirar boas fotos dela quando se faz um passeio de barco ou até caminhando pelo raso no mar.

3. Passeio de Catamarã

Como a praia é marcada pelo encontro do rio com o mar, há muitos passeios de barco por lá. O mais famoso é o de Catamarã, em que você dá uma volta pelo rio e faz algumas paradas pelo caminho.

Catamarã na Praia dos Carneiros
Passeio de Catamarã na Praia dos Carneiros.

A primeira delas é na Praia de Guadalupe, para tomar banho de argila e aprender sobre seus benefícios e propriedades medicinais. Você também pode aproveitar para curtir o rio nessa região e se banhar nas calmas águas.

De lá, a segunda parada é nas piscinas naturais de Carneiros. Você pode alugar máscara e snorkel para observar a vida marinha do lugar, ou apenas aproveitar um gostoso mergulho no mar pernambucano.

Praia dos Carneiros Pernambuco
Piscinas Naturais na Praia dos Carneiros

Por último, há uma terceira parada em um banco de areia próximo da costa. Esse ponto depende da maré, pois, algumas vezes, o banco fica quase imperceptível.

Essa parada é umas das mais gostosas do passeio. Você fica em um banco de areia no meio do mar aberto. A sensação de pertencimento e contato com a natureza é mágica.

O passeio inteiro dura em torno de 2 horas e, então, retorna para a Praia dos Carneiros.

Praia dos Carneiros Pernambuco
Praia dos Carneiros.

4. Mergulho

Há varias opções de mergulho pela Praia dos Carneiros. Uma delas, e também a mais comum, é pelas rasas piscinas naturais, com snorkel e máscara.

Piscinas Naturais na Praia dos Carneiros
Piscinas Naturais.

Porém, você também pode fazer mergulho de cilindro, em uma região a 40 minutos de Tamandaré, com profundidade de 5 a 8 metros. A vida marinha do lugar é bastante rica e propícia para observar os diferentes peixes de Pernambuco.

5. Passeio de caiaque

Se você gosta da sensação de que tem o mar só para você, então vai amar o passeio de caiaque. Como o mar é calmo, é bem tranquilo de remar e se deslocar rapidamente nas águas de Tamandaré.

Uma das opções é, inclusive, remar até o banco de areia e aproveitar a região, se a altura da maré permitir.

6. Passeio de lancha

O passeio de lancha é parecido com o de catamarã. Porém, ele é mais privado e caro. O grande diferencial desse passeio é que você consegue personalizá-lo combinando previamente com a empresa.

Como a lancha é exclusiva para o seu grupo, você pode escolher ficar mais tempo em um atrativo ou outro, deixando o passeio a sua cara!

7. Conhecer a praia e o município de Tamandaré

O município que abriga a Praia dos Carneiros tem diversos outros pontos turísticos. Primeiramente, a própria Praia de Tamandaré é um espetáculo. Além disso, há o Túnel Ecológico, um espaço muito bonito e arborizado rodeado de animais como bicho preguiça e camaleão.

Outro atrativo de Tamandaré é o Forte Santo Inácio. Ele foi construído em 1691 para proteger Pernambuco de invasões holandesas. O forte conta a história do lugar e do nosso país.

Além disso, Tamandaré também abriga a Cachoeira do Bulha d’Água. Ela tem 10 metros de altura e fica no acesso ao município, às margens da rodovia PE-76.

Melhores barracas da Praia dos Carneiros

Já falamos sobre a diversidade de barracas de Carneiros e a ampla estrutura que muitas delas oferecem. Nesse contexto, quais as melhores barracas da praia?

1. Bora Bora

A barraca Bora Bora é com certeza a mais famosa da Praia dos Carneiros. Ela é ampla e oferece diversas opções de pratos e drinks, além de uma excelente localização. Porém, essa barraca fica muito cheia e, se você gosta de tranquilidade, ela não é uma boa opção para você.

Barraca Bora Bora na Praia dos Carneiros
Barraca Bora Bora.

Na alta temporada, se forma uma fila de carros na rua para entrar na estrutura de Bora Bora, o que pode demorar até uma hora para você conseguir estacionar.

Mais informações no site oficial da barraca.

2. Beijupirá

O restaurante Beijupirá é bem próximo da barraca Bora Bora. Ou seja, a vista da praia é bem parecida, mas o lugar é mais vazio e tranquilo. Além disso, o Beijupirá fica bem em frente às piscinas naturais.

Mais informações no site oficial da barraca.

3. Jobar

O Jobar é a opção perfeita para quem quer experimentar a verdadeira culinária pernambucana. Ele tem um cardápio rico e bastante diverso, além da barraca ser mais vazia do que as opções anteriores.

4. Mustako

O restaurante Mustako é uma alternativa mais simples em relação à estrutura do que outras barracas. Porém, apesar do estacionamento ser barato e revertido em consumação, os valores dos pratos são um pouco acima da média.

Ele também é um espaço mais tranquilo. Assim, se você procura uma opção sem muitos turistas e que você consiga gastar pouco, o Mustako é uma boa alternativa.

Onde se hospedar

Se a sua ideia é evitar o bate-volta para aproveitar a região com calma, há muitas e boas opções de hospedagem para você.

A maioria delas fica no centro de Tamandaré, o município em que se situa a Praia dos Carneiros. Dormir por lá é uma boa alternativa porque você pode conhecer, também, a Praia de Tamandaré.

Ela é tão linda quanto à Praia dos Carneiros, e ampla. Porém, é bem mais frequentada por pernambucanos do que por turistas, o que é uma experiência diferenciada.

Além das pousadas e hotéis de Tamandaré, você também pode se hospedar na própria Praia dos Carneiros. Lá tem resorts, hotéis, bangalôs.

O Bangalôs do Gameleiro é uma opção na areia da praia. A pousada tem quartos, chalés e casas de férias. A Pousada Paraíso Carneiros é outra boa alternativa.

Como resorts, há o Baía Branca Beach Resort. Ele fica em frente às piscinas naturais e tem uma ampla estrutura de lazer.

Quando ir

Toda a região de Tamandaré pode ser visitada em qualquer período do ano. Como característico do Nordeste, o calor prevalece em todas as estações.

Porém, o verão é com certeza a temporada mais quente e com dias mais bonitos. Em contrapartida, são os meses com o turismo mais saturado e preços elevados.

Nesse contexto, visitar a Praia dos Carneiros em outubro e novembro ou fevereiro e março são boas opções, com clima agradável e preços mais acessíveis.

Praia dos Carneiros Pernambuco
Piscinas naturais.

Vale a pena um bate-volta para a Praia dos Carneiros?

Essa praia com certeza merece ser conhecida. Então, se você tiver poucos dias em Pernambuco ou Alagoas, fazer bate-volta pode ser a única opção.

Porém, Tamandaré tem muitos atrativos para ser visitado tão rapidamente. Por isso, se você tiver uma maior flexibilidade em relação às datas, recomendamos que se hospede em Carneiros para aproveitar a região com toda calma que ela merece.

Ficar uma noite por lá já proporcionará a você uma experiência bem mais completa.

Praia dos Carneiros Pernambuco
Piscinas naturais.

Dicas extras

  • Leve uma capa de celular à prova d’água. Como a praia tem muitos passeios aquáticos, isso pode te permitir tirar boas fotos para registrar cada momento.
  • Não esqueça o protetor solar, óculos escuro e chapéu. É essencial se proteger do sol.
  • Leve poucos pertences para a praia, principalmente se você fizer passeio de barco. Algumas vezes, é necessário caminhar um pouco com a bolsa na mão e é bem útil carregar poucos objetos.
  • Consulte a tabela de marés. Se você quiser aproveitar as piscinas naturais de Carneiros e o banco de areia, o ideal é priorizar os horários de maré baixa.
  • Leve dinheiro. Apesar de as barracas aceitarem cartão de crédito, você pode precisar de dinheiro para passeios mais rústicos, como o de caiaque.

Leia também

Recife: praias, o que fazer, onde ficar na capital de Pernambuco

Maragogi: o que fazer, como chegar, dicas e praias

Maceió: praias, o que fazer, onde ficar na capital de Alagoas

VIAJE POR CONTA PRÓPRIA E ECONOMIZE MUITO!
Reserve hospedagem no Booking.com
Seguro Viagem com desconto em Segurospromo
Alugue um carro em Rentcars
Passagens aéreas promocionais em Passagens Promo
Passeios em Santiago com Destino Chile (cupom #bloglovers 10%OFF)
Tours pela América do sul em Denomades.com
Passagens de ônibus, trem e avião dentro da Europa em Omio
Ingressos e passeios pelo mundo em GetYourGuide
Chip Internacional com 5% de desconto em America Chip
Chip Internacional com frete grátis em EasySIM4U
Chip Internacional da Viaje Conectado com 10%OFF cupom PROMO10

Gostou? Deixe sua dúvida ou comentário!