fbpx

Rapel na Cachoeira do Rio do Peixe – Rio Negro/MS

Veja como foi nossa experiência praticando rapel na Cachoeira do Rio do Peixe em Rio Negro, cidade distante 130 quilômetros de Campo Grande, capital do Mato Grosso do Sul.

Rapel na Cachoeira do Rio do Peixe

Rapel na Cachoeira do Rio do Peixe em Rio Negro/MS

Quem mora ou está visitando Campo Grande não precisa sair da cidade para praticar atividades de turismo de aventura como trilhas, rapel e visitar lindas cachoeiras. A região é repleta de possibilidades, a maioria ainda pouco explorada. Nesse post falamos de uma destas possibilidades, o rapel na Cachoeira do Rio do Peixe.

Cachoeira do Rio do Peixe
Cachoeira do Rio do Peixe.

A convite da 262 Aventuras fomos conhecer a Cachoeira do Rio do Peixe, uma das mais famosas do estado de Mato Grosso do Sul, de uma forma diferente, através de um rapel de 75 metros que permite contemplar toda a magnitude do lugar.

Onde Fica / Como Chegar

Localizada na cidade de Rio Negro no Mato Grosso do Sul, a Cachoeira do Rio do Peixe tem cerca de 70 metros de altura e um poço com prainha perfeito para banho, para passar o dia e até mesmo acampar.

Saindo de Campo Grande, pegue a BR-080 sentido Rio Negro por 130 quilômetros e 2 quilômetros antes da cidade de Rio Negro, entre à direita em um trevo onde há uma placa indicativa para o Distrito de Fala a Verdade. São mais 18 quilômetros em uma estrada de terra.

A cachoeira fica em uma propriedade particular, onde há um trator velho parado na porta (ponto de referência) e a entrada é gratuita. O acesso ocorre pelo topo da cachoeira e para chegar a parte de baixo há uma trilha de nível fácil/moderado, que é percorrida em cerca de 10 minutos.

Quem organiza a atividade

Se a sua intenção é tomar banho de cachoeira e contemplar, caso tenha o mínimo de experiência em trilha e cachoeira, não é necessário contratar um passeio para conhecer a cachoeira do Rio do Peixe, podendo fazer isso por conta própria.

Agora, se sua ideia é praticar o rapel, contratar os serviços de uma empresa especializada é fundamental.

Nós recomendamos a operadora de Turismo e Aventura 262 Aventuras, que organiza passeios, trilhas, rapel e experiências junto à natureza. A equipe é preparada e que dá o suporte necessário a quem quer se aventurar pelas belezas naturais de Campo Grande e região. Uma observação muito legal que tivemos, é que eles possuem clientes fies, de diferentes idades e estilos de vida.

Rapel na Cachoeira do Rio do Peixe

Como foi nossa experiência

Saímos de Campo Grande, antes mesmo de o dia amanhecer, rumo a Rio Negro. Chegamos por volta das oito da manhã e a equipe já nos esperava com um café da manhã servido. A equipe foi muito receptiva e nos deixou à vontade para recarregarmos nossas energias e seguirmos para aventura.

Cachoeira do Rio do Peixe

À primeira vista a altura e a grandeza do lugar impressionam. Mas ao logo do tempo vamos acostumando com a paisagem e nos familiarizando com ambiente. Enquanto aguardávamos o restante dos participantes chegar para começarmos a equipar, contemplamos um pouco da cachoeira e do local.

Cachoeira do Rio do Peixe

A menos de 20 quilômetros de Rio Negro/MS, a cachoeira do Rio Do Peixe é um show a parte. A água que despenca pelo paredão rochoso de 75 metros cai de forma intensa, mas logo se acalma e segue o leito do rio de forma tranquila. Cercada por mata fechada, forma um cenário realmente bonito.

Em todo momento a 262 Aventuras nos deixou a vontade, sempre passando muita segurança sobre a atividade, os equipamentos e os instrutores. Como já estavam acampados no local desde a noite anterior, os equipamentos para fazer o rapel estavam prontos.

No momento de nos equiparmos os instrutores perguntam se todos já fizeram a atividade antes e caso não, como era nossa situação, eles dão uma atenção maior. Passamos por uma explicação sobre os equipamentos, as condições do local, o seguro (caso ocorra algo) e a função de cada instrutor na hora da descida. Ao total, são quatro instrutores, dois na saída, ou seja, no topo da cachoeira e dois embaixo monitorando a descida. Tudo isso nos proporciona muita segurança para realizar o rapel.

É chegada a hora da descida, como a maioria do grupo já tinha feito a atividade antes, eles mesmos denominam uma ordem para descer. Despois da descida dos instrutores de monitoramento e da equipe de imagem, fomos os primeiros a fazer o rapel.

Descemos em dupla, chegamos perto do ponto de saída já equipados, fomos ‘clipados’ antes de nos aproximarmos da base, tudo primando por nossa segurança. Assim que os instrutores dão o “ok”, passam as diretrizes para a atividade ocorrer de maneira segura e tranquila, somos direcionados ao paredão para a saída. Talvez ali seja o momento em que possa haver uma insegurança, mas quando nos familiarizamos com os equipamentos, ficamos mais a vontade para executar as técnicas previamente explicadas.

Rapel na Cachoeira do Rio do Peixe

O visual da descida é muito lindo, podemos observar a versatilidade da natureza local. A mistura da vegetação do cerrado, com as rochas e já algumas plantas nativas do pantanal, forma um cenário especial, principalmente para uma primeira experiência com o rapel.

Na cachoeira do Rio do Peixe, podemos executar duas modalidades de rapel, o rapel em positivo – quando os pés têm contato com a parede durante a descida, e o Rapel em Negativo – quando praticado em vãos livres, onde não há contato dos pés com a parede, depois que passamos do paredão inicial.

Rapel na Cachoeira do Rio do Peixe

Quando se inicia o rapel negativo, fica mais fácil fazer a contemplação de tudo ao redor, porque a corda pode fazer o movimento giratório conforme vamos descendo, proporcionando assim uma visão espetacular do todo.

Importante ressaltar que na cachoeira Rio do Peixe o rapel ocorre na parte seca, ao lado da queda d`água. A escolha é feita devido à força da água, visando no conforto e segurança de todos.

Desconto para leitores

Nós recomendamos a operadora de Turismo e Aventura 262 Aventuras, que organiza passeios, trilhas, rapel e experiências junto à natureza. Clique no link abaixo para conversar com a 262 Aventuras e saber da programação. Não se esqueça de informar o cupom DESTINOSNOTAVEIS para receber 5% de desconto em qualquer atividade.

Rapel na Cachoeira do Rio do Peixe

Leia também

O que fazer em Campo Grande MS

Bonito MS: o que fazer e dicas de quem conhece bem a cidade

Como ir de Campo Grande para Bonito

VIAJE POR CONTA PRÓPRIA E ECONOMIZE MUITO!
Reserve hospedagem no Booking.com
Seguro Viagem com desconto em Segurospromo
Alugue um carro em Rentcars
Passagens aéreas promocionais em Passagens Promo
Passeios em Santiago com Destino Chile (cupom #bloglovers 10%OFF)
Tours pela América do sul em Denomades.com
Passagens de ônibus, trem e avião dentro da Europa em Omio
Ingressos e passeios pelo mundo em GetYourGuide
Chip Internacional com 5% de desconto em America Chip
Chip Internacional com frete grátis em EasySIM4U
Chip Internacional da Viaje Conectado com 10%OFF cupom PROMO10

Deixe um comentário