fbpx

Recife: praias, o que fazer, onde ficar na capital de Pernambuco

ATENÇÃO: devido a pandemia de Covid-19 muitos países restringiram parcialmente ou totalmente o acesso de turistas estrangeiros em suas fronteiras aéreas e terrestres.

Se você tem viagem internacional marcada para os próximos meses nossa orientação é repensá-la. Se sua viagem é para os próximos dias nossa orientação é cancelar ou remarcar.

O mesmo vale para viagens nacionais, já que muitos destinos turísticos brasileiros estão fechados para o turismo.

Consulte informações sobre o seu destino nos sites dos órgãos oficiais e/ou no seu portal jornalístico de confiança.

SEGURO VIAGEM: apenas algumas seguradoras estão garantindo 100% das assistências médicas para casos e sintomas relacionados ao COVID-19. A maior parte das seguradoras só garantem as coberturas até o diagnóstico. Em todas as seguradoras as demais coberturas (diárias em hotel, garantia de regresso, etc) perdem a validade após o diagnóstico positivo.

Recife em Pernambuco é conhecida como capital do frevo. A cidade emana alegria e envolve a todos com sua cultura, cores e sabores. Nesse post as praias de Recife, o que fazer, onde ficar e dicas para aproveitar sua viagem.

Praia de Boa Viagem no Recife
Praia de Boa Viagem.

Turismo em Recife

A revitalização do Recife Antigo nas últimas décadas foi um importante passo na jornada de valorização cultural e uma aposta da prefeitura nesse sentimento de pertencimento para movimentar a cidade.

Desde então a capital de Pernambuco vem se consolidando como um atraente destino turístico nacional para todas as épocas do ano e não mais apenas durante o carnaval.

Conheça, então, o que Recife pode te oferecer. Nesse post nossas dicas do que fazer, onde se hospedar, quando ir, onde comer e muito mais. Assim, você não perde tempo e aproveita o que Recife tem de melhor.

Marco Zero do Recife
Marco Zero.

O que fazer em Recife

A maioria das programações culturais de Recife estão concentradas no bairro conhecido como Recife Antigo, portanto, vale a pena dedicar mais de um dia de sua programação para explorar seus arredores com bastante calma.

Praça do Marco Zero

Localizada bem no centro de Recife, a Praça do Marco Zero representa o local exato onde a cidade foi fundada, como indica seu nome simbolicamente.

Marco Zero do Recife
Rosa dos Ventos no Marco Zero.

A placa que indica o quilômetro zero fica no meio da praça e acaba por servir também de referência inicial para as rodovias de Pernambuco. Chama atenção pelas cores no chão ao seu redor e pelo letreiro de Recife, posicionado próximo ao círculo colorido.

Lá, grupos de danças diversas, frevo, maracatu e muitos outros ritmos se reúnem o ano inteiro para ensaiar e compartilhar sua arte, o que atrai turistas e concentra um grande número de moradores locais também, independente da época do ano, especialmente aos fins de semana.

Recife Antigo
Bloco pré-carnaval no Recife Antigo.

Todo esse movimento torna o Marco Zero um ótimo lugar para passar o fim de tarde, para quem quiser evitar o sol quente, e a noite também, tomando os cuidados necessários.

A área é bastante protegida, com bastante policiamento, devido a tudo que oferece e pela grande concentração de pessoas que a visita.

Parque das Esculturas de Francisco Brennand

Direto da Praça do Marco Zero, é possível realizar um breve passeio de barco até o Parque das Esculturas de Francisco Brennand.

Travessia para o Parque das Esculturas de Francisco Brennand
Travessia para o Parque das Esculturas de Francisco Brennand.

Ao se aproximar do Rio Capibaribe, facilmente visualiza-se barqueiros oferecendo a travessia, sendo possível negociar valores menores a depender da quantidade de pessoas.

Os preços giram em torno do valor simbólico de R$5,00 (cinco reais) por pessoa e, ainda que se trate de uma travessia singela de curta duração, acaba valendo a pena para conhecer um lugar diferente e visualizar o Recife Antigo por um outro ângulo, além de ver de perto as esculturas que dão nome ao Parque.

Parque das Esculturas de Francisco Brennand
Parque das Esculturas de Francisco Brennand.

Centro de Artesanato de Pernambuco

De volta ao Marco Zero, o Centro de Artesanato de Pernambuco, localizado bem ao lado da Praça, concentra uma grande quantidade de itens produzidos por artistas locais para comércio e garante ótimas lembrancinhas da cidade.

É parada imperdível para quem estiver conhecendo Recife e agrada a todos os gostos, desde quem quer apenas um imã até quem está em busca de esculturas estilosas.

Nós encontramos alguns artigos com preços realmente muito baratos tendo em vista a qualidade do artesanato. Realmente vale a pena a visita.

CAIXA Cultural

A CAIXA Cultural fica bem ao seu lado, também nos arredores da Praça do Marco Zero, e sempre dispõe de exposições culturais gratuitas muito interessantes.

Vale a pena conferir o que está rolando na época que você for. De todo modo, a construção histórica é muito bonita e chama atenção por isso também.

Armazéns do Porto

Do outro lado da Praça do Marco Zero, atravessando-a, estão os Armazéns do Porto, como são chamados restaurantes localizados próximos uns aos outros num grande complexo gastronômico do Recife Antigo, às margens do Rio Capibaribe.

A vista de alguns deles é bastante agradável e o ambiente reúne propostas de restaurantes de comida japonesa, comida regional, sobremesas e muito mais, sendo opções interessantes não apenas para o período da noite, mas durante o dia também.

Paço do Frevo

Saindo um pouco dos arredores do Marco Zero e adentrando um pouco mais no bairro do Recife Antigo está o Paço do Frevo, um museu que enaltece o ritmo que lhe dá nome com muita delicadeza e cores.

O frevo é tão importante que foi declarado Patrimônio Imaterial da Humanidade em 2012 pela Unesco e em Pernambuco a tarefa de preservar esse ritmo e disseminá-lo é levada a sério.

Poucos anos depois dessa declaração, a inauguração do museu tornou possível que quaisquer interessados conheçam o ritmo do frevo o ano inteiro, tornando o Paço do Frevo um grande ponto de encontro cultural e artístico do Recife Antigo.

O prédio histórico possui uma fachada reformada e seus cômodos tem as cores vermelho e verde bastante presentes, que remetem à energia do frevo, com grandes nomes da música homenageados pelas paredes do museu.

Além de exposições em linha do tempo, itens relativos ao frevo, palavras e expressões típicas, um dos últimos cômodos possui lindas janelas decoradas com poemas sobre o frevo e sua conexão com Recife e a música.

A visita é imperdível para quem quer se conectar com a cultura da cidade, mas de uma maneira leve e até divertida.

No térreo, o Malakoff Café também proporciona um belo ambiente para descansar no Recife Antigo.

Mercado Boa Vista

É um mercado que reuni diversos restaurantes em um galpão histórico localizado na área central de Recife.

Mercado Boa Vista em Recife
Mercado Boa Vista.

É uma ótima opção para quem procura um autêntico almoço regional. Seguindo a dica do blog Volto Logo fomos aos Bar Dona Zuleide e pedimos o “Arrumadinho”, prato regional com feijão verde, farofa, vinagrete, carne de sol e queijo frito.

Quanto a experiência gastronômica foi uma ótima pedida, o “arrumadinho” estava realmente delicioso e é um típico prato nordestino.

Já a estrutura do local deixou um pouco a desejar, mas como eles estão passando por obras, acredito que em um futuro próximo estarão bem mais preparados para receber melhor os recifenses e turistas.

Museu Cais do Sertão

Ainda no sentido de aproximar os visitantes um pouco mais da cultura local, o Museu Cais do Sertão apresenta uma proposta emocionante de conexão com as memórias do sertão nordestino, especialmente no que diz respeito à história de Luiz Gonzaga.

Um dos pontos altos do museu é a exibição do filme Sertão Mundo, do cineasta Marcelo Gomes, em uma tela imersiva de 240 graus, com 16 minutos de duração.

Vale a pena espera e você pode observar alguns ambientes do museu enquanto a próxima sessão é liberada.

A experiência sensorial em relação aos ambientes, objetos e ritmos dispostos no museu também é impressionante, sendo recomendada mais de uma hora reservada para aproveitar todos os espaços e conhecer um pouco mais da vida sertaneja, sua relação com o Rio São Francisco e sua história em si.

Embaixada dos Bonecos Gigantes

Com certeza você já deve ter visto, ao menos na TV, um boneco gigante característico do carnaval Pernambucano, não é? Na Embaixada dos Bonecos Gigantes, também localizada no Recife Antigo, é possível conhecer todos eles a qualquer época do ano.

Eles, geralmente, se referem a personalidades importantes e estão sempre em manutenção, para ajustes e confecção de novos, a depender do que que estiver em alta no momento.

Rua do Bom Jesus

A Embaixada dos Bonecos Gigantes fica exatamente nessa rua, mas ela acaba por ser um ponto turístico à parte pela sua importância na história de Recife.

Rua do Bom Jesus no Recife Antigo
Rua do Bom Jesus.

A rua de paralelepípedos possui casarões coloridos históricos e lá foi fundada a primeira sinagoga oficial das Américas, chamada Sinagoga Kahal Zur Israel, aberta a visitação todos os dias, exceto aos sábados.

Aos domingos, uma feirinha de artesanato se concentra na Rua do Bom Jesus, assim como grupos de ritmos variados da cidade, sendo uma boa aposta para o bairro do Recife Antigo.

Torre Malakoff e Praça do Arsenal

A Torre Malakoff foi construída ainda no século XIX, como observatório astronômico e portão do Arsenal da Marinha, sendo bastante antiga e importante à época de sua construção.

Hoje, ainda é possível agendar horários para visitar o observatório, e aos arredores da Praça Arsenal costumam acontecer shows e concentrar muitos foliões no carnaval, até porque fica bem próxima ao Paço do Frevo.

Forte do Brum

Próximo ao Recife Antigo, o Forte do Brum concentra exposições abertas sobre armas, vestimentas históricas, informações sobre batalhas em Pernambuco, além de aspectos geográficos.

É um ponto pouco explorado por turistas, mas agrada a quem tem interesse em conhecer um pouco mais a fundo a história de Recife, basta decidir se você se atrai por esse tipo de passeio!

Instituto Ricardo Brennand

O Instituto Ricardo Brennand é um museu que já foi eleito o melhor da América do Sul pelo TripAdvisor.

Instituto Ricardo Brennand no Recife
Instituto Ricardo Brennand.

Reúne coleções de pinturas, armas e esculturas imperdíveis, como uma das réplicas de David, de Michelangelo, O Pensador, de Rodin, A Dama e o Cavalo, de Botero, e muito mais.

É uma espécie de coleção particular do empresário que lhe deu nome, mas aberto ao público, possuindo ambientes como o Castelo São João, Pinacoteca, Biblioteca, Jardins das Esculturas, Auditório e Galeria de Exposições.

Oficina de Cerâmica Francisco Brennand

Próximo ao Instituto está a Oficina Francisco Brennand, um museu-ateliê do maior ceramista brasileiro, reunindo diversas obras deste. Não deixe de conferir ambas se encarar a visita ao Instituto, localizado no bairro da Várzea.

Fundação Gilberto Freyre

Este museu se localiza no sítio em que o escritor e poeta viveu com Magdalena, sua esposa, por mais de 40 anos até falecer.

Possui quadros, livros, móveis e objetos conservados, sendo a visita guiada cheia de citações da vida do também sociólogo e político.

Não é possível tirar fotos dentro da casa, mas é uma experiência relevante para os interessados nessa grande figura da literatura e política.

Passeio de um dia em Olinda

Olinda não está localizada em Recife, mas é uma cidade histórica muito próxima e conhecê-la faz parte essencial de um roteiro na capital pernambucana.

Visão aérea da Catedral de Olinda
Catedral de Olinda.

Seja pelas ruas coloridas, as igrejas do século XVII ou a bela vista que proporciona, caminhar pelas ladeiras de Olinda traz um sentimento de entendimento muito grande da história e cultura local.

A ideia é começar da parte baixa e ir até o Alto da Sé, seguindo ladeira acima. Em relação a isso, não tem como fugir, mas acaba valendo a pena.

Vista do Alto da Sé em Olinda
Vista do Alto da Sé.

A Igreja de Santa Cruz dos Milagres, localizada próxima à Praia dos Milagres, é simples em comparação às outras construções, mas sua beleza reside exatamente nisso.

A Igreja São Sebastião, na Rua XV de Novembro também vale a visita, além da Igreja e Mosteiro de São Bento, na Rua São Bento, a Igreja de São Francisco, a Igreja de São Salvador do Mundo e muitas outras.

No entanto, apenas caminhar pelas ruas de Olinda já é uma ótima programação para o dia, passando pelas casas coloridas, pela Prefeitura de Olinda, que concentra uma grande quantidade de foliões no carnaval, e pelo Parque do Carmo.

Olinda no Pernambuco
Vista do Alto da Sé.

Por fim, o Mirante da Caixa d’Água tornará sua visita à cidade inesquecível.

Não deixe de conferir também o Observatório, a Feira de Artesanato e a Casa dos Bonecos Gigantes para garantir suas lembrancinhas e se aproximar da cultura local, caso queira ter uma experiência diferente de Recife.

Nós pegamos algumas dicas no post Roteiro de um dia em Olinda: a pé e por conta própria do blog Mineiros na Estrada.

Quem está hospedado em Porto de Galinhas e região pode optar por conhecer Recife e Olinda através de um City Tour organizado por algum dos receptivos turísticos locais. O blog Chicas Lokas tem um post falando do City Tour Recife e Olinda saindo de Porto de Galinhas.

As melhores praias de Recife

Por todos os lugares históricos e culturais que vocês puderam conhecer, está claro que essa é a grande aposta da capital pernambucana para o turismo. Mas isso não quer dizer que as praias de Recife devam ser ignoradas.

Nós não tivemos coragem de entrar na água e nem recomendamos, já que há diversos registros de ataques de tubarão na cidade. Pesquise no Google e verá do que estamos falando.

Apesar dos incidentes com ataques de tubarão, as praias são agradáveis e preparadas para tomar sol, relaxar, caminhar ou pedalar pela orla, inclusive com a facilidade de aluguel de bicicletas por hora.

Praia de Boa Viagem

A Praia de Boa Viagem é uma boa opção para fazer essas atividades, pela estrutura e segurança, além de bares e restaurantes localizados no bairro, ainda que não seja aconselhável o mergulho.

Praia de Boa Viagem no Recife
Praia de Boa Viagem.

É a praia mais famosa do Recife e melhor opção para hospedagem.

Praia de Piedade

A Praia de Piedade é próxima à Boa Viagem, porém menos cheia, com um clima bastante agradável e águas claras.

Praias próxima de Recife

Para tomar banho com segurança o melhor é procurar pelas praias próximas de Recife. Para quem quiser entrar na água sem medo e curtir águas ainda mais cristalinas e paradisíacas, há opções próximas como Cabo de Santo Agostinho, Tamandaré, Porto de Galinhas.

Vale lembrar também que, por ser considerado arquipélago de Pernambuco, as passagens para Fernando de Noronha saindo de Recife costumam ser bem mais baratas que a média nacional e, a depender do seu tempo disponível, pode ser uma maneira de aproveitar ainda mais sua visita a Pernambuco.

Onde comer em Recife

A experiência gastronômica em uma cidade, muitas vezes, se relaciona bastante com o que você decide fazer, pois a ideia, em regra, é aproveitar ao máximo e comer entre um passeio e outro.

Por isso, os restaurantes localizados nos Armazéns do Porto podem ser uma boa saída para quem está visitando o Recife Antigo, com restaurantes como Rock & Ribs, Love Japan e Seu Boteco, além da sorveteria FriSabor e do Açaí Concept.

O Paço Alfândega, shopping localizado nas entranhas do Recife Antigo, também pode ser um salva-vidas durante suas caminhadas pelo bairro, pois possui uma ampla praça de alimentação.

Os restaurantes de rua também não deixam de ser interessantes.

Numa área mais residencial, para quem prefere curtir uma gastronomia planejada e mais personalizada com a culinária local, o Reteteu Comida Honesta, no bairro da Encruzilhada, lota aos fins de semana, sendo o prato de cupim cozido um dos mais pedidos.

O Bistrô da Ilha de Deus se destaca pela famosa mariscada da chef conhecida como Negra Linda, mas atualmente está abrindo apenas no primeiro sábado de cada mês, sendo necessário ficar atento para reservas.

O Forno Morosi também se destaca pela presença de uma famosa chef, além da construção em um casarão charmoso na Praça de Casa Forte, sendo um restaurante especialista em comidas italianas.

Você pode aproveitar, inclusive, um gelato da Gelateria Bellucci, localizada no mesmo espaço, logo em seguida.

Os restaurantes Coco Bambu Recife, Camarada Camarão, Ekaut Lab, Café Jaqueira e Bode do Nô também são bastante conhecidos e chamam atenção em Recife.

Recife Antigo
Comida de rua no Recife Antigo.

Onde ficar em Recife

Ainda que o bairro do Recife Antigo concentre uma grande quantidade de atrações, a região das praias mais turísticas da cidade são mais recomendáveis para se hospedar durante o período em que vá conhecer Recife.

Assim, os bairros de Boa Viagem, Pina e Piedade, além de mais seguros, concentram uma grande quantidade de hotéis e opções alternativas mais acessíveis.

Para quem não abre mão do conforto, o Atlante Plaza, Radisson Recife e Fity Hotel são opções bastante conhecidas à beira-mar praticamente.

A poucas quadras das praias estão locais que possuem um custo-benefício melhor para quem quer economizar, como o Bugan Recife, Bristol Suites Hotel e Aconchego.

A depender das suas condições financeiras, dar uma olhada em sites de hospedagem, como o Airbnb, pode ser uma boa aposta, basta prestar atenção nos arredores para garantir um local movimentado e seguro.

No Booking.com é possível encontrar apartamentos para aluguel de temporada, assim como apartamentos em apart-hotéis.

Nós ficamos em um apartamento localizado no hotel Bristol, a algumas quadras da orla da praia de Boa viagem.

O apartamento era bem confortável, contando com 2 quartos, 2 banheiros, sala e uma pequena cozinha bem equipada. A estrutura do hotel é muito boa, contando com piscina, restaurante, bar, recepção 24 horas e outros.

Custou R$250,00 a diária para 3 pessoas e nós recomendamos. Reserve em Booking.com.

Informações Importantes

Como chegar

A voos diretos de diversas cidades brasileiras para Recife, como Guarulhos, Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte, Salvador, Fortaleza, Natal, Maceió, e outras.

O Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes fica a 10 minutos de carro da orla de Boa Viagem. Se a sua ideia não é alugar um carro, a melhor forma de se locomover é de táxi ou veículos de aplicativo.

Como circular

Carro alugado

Nós alugamos um carro, já que seguimos viagem para Porto de Galinhas, Maragogi e Maceió.

Nossa dica é acessar o site da rentcars para pesquisar entre as locadoras disponíveis no Aeroporto de Recife.

Nossa opção foi um Renault Captur na locadora Unidas. O tamanho do porta-malas, altura do veículo, acessórios, conforto e espaço interno se mostraram ideais para a nossa viagem.

Custou cerca de R$100 por dia, incluso quilometragem ilimitada, seguro básico e taxas. Você pode optar por carros mais simples a partir de R$57,20 por dia. Pesquise e reserve em rentcars.com.

Quem está acostumado a dirigir em qualquer grande cidade brasileira não vai ter nenhum problema em relação ao trânsito, já que a sinalização é boa, além do Google Maps e Waze ajudarem bastante.

Por outro lado recomendamos evitar estacionar nas ruas para não ser importunados pelos flanelinhas que estão por toda parte. Prefira estacionar em estacionamentos particulares, já que há ampla oferta e os preços não são altos.

Veículos de aplicativo

Uber funciona bem em Recife e os preços são atrativos. As viagens não costumam custar mais de R$25 nas rotas curtas e R$50 nas longas.

Segurança

Quanto a segurança, Recife tem seus problemas como qualquer outra grande cidade brasileira. Recomendamos ter os cuidados de costume.

Os locais turísticos e as áreas históricas da cidade possuem policiamento reforçado.

Quando ir

É prazeroso estar em Recife a qualquer época do ano, principalmente porque os museus, bem como programações culturais e artísticas funcionam independente de festas ou feriados, de maneira até mais tranquila.

No entanto, é inegável que o verão em Recife, que coincide com a época do carnaval, é o grande auge do turismo e as opções do que fazer triplicam rapidamente, com muita animação e energia, envolvidas numa esfera musical local sem igual, como o Galo da Madrugada, Festival Rec-Beat, blocos de rua e muito mais.

Galo da Madrugada em Recife
Galo da Madrugada.

Em contrapartida, os preços das diárias aumentam bastante, então é recomendada a reserva com antecedência.

Apenas quando as chuvas se intensificam, geralmente de maio a julho, pode não ser o período ideal para conhecer Recife, pois as melhores programações da cidade necessitam de caminhada pelo Recife Antigo.

Então, se estiver pensando em visitar a cidade nesse período, não deixe de consultar a previsão do tempo.

Parque das Esculturas
Parque das Esculturas.

Vale a pena? Quantos dias ficar?

Recife não é unanimidade entre os viajantes. Alguns adoram outros odeiam. Como o aeroporto da cidade recebe voos de diversas cidades brasileiras e também do exterior, muita gente acaba utilizando a cidade apenas como ponto de embarque e desembarque.

Em nossa última viagem nós separamos 2 dias e 2 noites para Recife e foi suficiente para conhecer tudo que queríamos.

Se você gosta de atividades culturais, tem interesse pela cultura e culinária nordestina, frevo e carnaval, com certeza vale muito a pena incluir Recife e Olinda no seu roteiro de viagem.

Já se o seu interesse está unicamente em praias, nossa sugestão é passar um dia ou mesmo uma tarde em Recife e seguir viagem para o seu destino principal.

Fique por dentro do que vai acontecer em Recife

Agora que você conheceu as melhores dicas para aproveitar a capital pernambucana, não deixe de se atualizar sobre o que acontece em Recife, especialmente na época da sua viagem!

Contas no instagram como @eucurtorecife, @recifequecabenobolso, @recife_indica, @recifemais e @prefeiturarecife sempre compartilham informações interessantes que vão te ajudar a saber de tudo que está para acontecer na cidade.


Leia também

Maragogi: o que fazer, como chegar, dicas e praias

Maceió: praias, o que fazer, onde ficar na capital de Alagoas

Cabo Frio no post Cabo Frio: praias, o que fazer, onde ficar, dicas

Arraial do Cabo: praias, o que fazer, onde ficar, dicas

Feriados prolongados 2020: ideias de viagens curtas e baratas

VIAJE POR CONTA PRÓPRIA E ECONOMIZE MUITO!
Reserve hospedagem no Booking.com
Seguro Viagem com desconto em Segurospromo
Alugue um carro em Rentcars
Ingressos e passeios dentro do Brasil em Touron
Passagens aéreas promocionais em Passagens Promo
Passeios em Santiago com Destino Chile (cupom #bloglovers 10%OFF)
Tours pela América do sul em Denomades.com
Passagens de ônibus, trem e avião dentro da Europa em Omio
Ingressos e passeios pelo mundo em GetYourGuide
Chip Internacional com 5% de desconto em America Chip
Chip Internacional com frete grátis em EasySIM4U
Chip Internacional da Viaje Conectado com 10%OFF cupom PROMO10

Gostou? Deixe sua dúvida ou comentário!