fbpx

O que é Tratado de Schengen: países membros e como funciona

Saiba o que é Tratado de Schengen, quais os países membros e como funciona. Se você vai viajar para Europa, não deixe de ler esse post.

O que é Tratado de Schengen

O Tratado de Schengen é um acordo entre países europeus que garante a livre circulação de pessoas pelos países signatários, sem que haja controle nas fronteiras.

Tratado de Schengen

Os países signatários do Tratado de Schengen compõem o chamado Espaço Schengen.

Nacionais, residentes ou turistas que tenham sido aceito no Espaço Schengen podem circular livremente entre os países signatários, sem a necessidade de apresentação de passaporte e obtenção de carimbo de entrada a cada fronteira que cruzarem (terrestre, aérea ou fluvial).

Na prática, só há controle de imigração no país de entrada no Espaço Schengen. Se o turista tem outros países signatários em seu roteiro, não passará mais por controles nas fronteiros que cruzar.

De toda forma, é necessário portar o passaporte como prova de que foi aceito legalmente e de que está dentro do prazo permitido.

Leia também Como funciona a imigração na Europa.

Países membros do Espaço Schengen

Atualmente, 26 países compõe o Espaço Schengen. Todos os integrantes da União Europeia, com exceção da Irlanda, além de quatro países não membros (Islândia, Noruega, Liechenstein e Suíça) são signatários do tratado.

São eles:

Visto para Europa

Brasileiros não precisam de visto para viajar para Europa e podem permanecer no Espaço Schengen como turista por até 90 dias, a cada 180 dias.

Mesmo que você circule por vários países pertencentes a esse espaço, o prazo não se renova a cada país visitado. A contagem começa a partir da primeira entrada no Espaço Schengen e termina após a saída do Espaço Schengen.

Por exemplo: um turista fica 30 dias na França, 30 na Espanha e então vai para um país que não faz parte do Espaço Schengen, como o Reino Unido. O tempo que ele ficar por lá não conta nos 90 dias do Espaço Schengen, então ele ainda terá 30 dias para circular por outros países do tratado. Passados 180 dias da sua primeira entrada no Espaço Schengen, poderá retornar para mais 90 dias como turista.

Não deixe de ler Documentos necessários para viajar para Europa.

SEGURO VIAGEM

É obrigatório a contratação ainda no Brasil de um seguro viagem com cobertura mínima de 30 mil euros para entrar como turista no Espaço Schengen.

Nós sempre contratamos através do site da SegurosPromo, portal que compara preços entre diversas seguradoras e apresenta os melhores resultados.

SEGURO VIAGEM COM DESCONTO É NA SEGUROS PROMO!
15% OFF em todos os planos de seguro viagem e + 5% OFF no pagamento via PIX ou boleto.
Não dê bobeira, há opções por menos de R$10,00 por dia.
FAÇA UMA COTAÇÃO AGORA!


Leia também

Eurotrip: planejamento, roteiros e dicas para economizar

Qual moeda levar para Europa – Euro, Libras, dólar ou reais?

6 Países baratos e imperdíveis na Europa

Chip Internacional para Europa: Qual tem o melhor custo benefício?

Como tirar passaporte

Roteiro de 20 dias pela Europa: Alemanha, Suíça, Polônia e Luxemburgo

Mochilando no Inverno Europeu

VIAJE POR CONTA PRÓPRIA E ECONOMIZE MUITO!
Reserve hospedagem no Booking.com
Seguro Viagem com desconto em Segurospromo
Passeios em Santiago e no Atacama com TourGo
Tours pela América do sul em Denomades.com
Passagens de ônibus, trem e avião dentro da Europa em Omio
Ingressos e passeios pelo mundo em GetYourGuide
CHIP Internacional com 10% de desconto em Airalo

Deixe um comentário