fbpx

Viagem pela Suíça: Genebra, Berna e Zurique

ATENÇÃO: devido a pandemia de Covid-19 muitos países restringiram parcialmente ou totalmente o acesso de turistas estrangeiros em suas fronteiras aéreas e terrestres. No Brasil algumas cidades mantém restrições ao turismo. Consulte informações sobre o seu destino nos sites dos órgãos oficiais e/ou no seu portal jornalístico de confiança.

SEGURO VIAGEM: apenas algumas seguradoras estão garantindo 100% das assistências médicas para casos e sintomas relacionados ao COVID-19. NÃO VIAJE SEM SEGURO e confirme as coberturas antes de contratar.

Em uma viagem inesquecível pela Suíça, exploramos Genebra, Berna e Zurique. Nesse post todos os detalhes do roteiro e muitas dicas.

Viagem para Suíça
Chamonix Mont Blanc.

Genebra

Genebra, cidade da Suíça belíssima, que se localiza na parte Sul do Lago Lémen ou mais conhecido como Lago de Genebra. Como toda cidade suíça, Genebra possui lindos Jardins, sendo cercada pelos Montes Mont Blanc e Monte do Jura, que formam os Alpes Suíços.

Estivemos em Genebra nos dias 17 a 19 de Outubro de 2019, ficamos hospedados no Hotel Rousseau, hotel bem na área Central da Cidade, chegando no hotel ao fazer o Check-In a atendente logo nos disponibilizou um Ticket para utilização dos Transportes Públicos de forma gratuita, o Geneva Transport Card, cartão que dá direito ao uso de transporte gratuito e ilimitado durante todo o período da estada (UNIRESO: ônibus — TPG —, trem — CFF —, e barcos — Mouettes Genevoises), lembrando que a cidade de Genebra possui excelentes transportes públicos que fazem muita diferença para os turistas.

Viagem para Suíça

Genebra é a Sede das Nações Unidas na Europa, sendo um centro financeiro e diplomático global, além de possui a sede da Cruz Vermelha na Europa. O Idioma falado na cidade é o Francês, mas claro que todos os lugares que visitamos poderíamos facilmente nos comunicar no inglês, inclusive com a sorte de alguns atendentes que falavam Espanhol.

Desfrutamos das belíssimas fontes, praças, e jardins espalhados pela cidade, que facilmente exploramos à pé e até mesmo com o transporte público oferecido. Importante ressaltar que quase todas as fontes espalhadas pela cidade são de água potável e gelada, então ao sair para explorar a cidade aconselhamos que leve sua garrafinha e use e abuse das águas cristalinas oferecidas pela cidade.

Uma das maiores fontes do mundo fica em Genebra

Um dos principais cartões postais da Cidade é o Jet d’Eau, uma das maiores fontes do mundo. Que pode ser visto de vários pontos do Lago, inclusive para quem sobrevoar a cidade.

Jet_d'Eau_fountain

Outro cartão postal importante e principal, o Relógio das Flores ou Horloge Fleurie, situado no Jardim Anglais.

Viagem para Suíça

Fizemos uma visita a Catedral de Genebra ou Catedral de São Pedro , localizada no centro histórico de Genebra, sendo a principal igreja Protestante da cidade. Atualmente é onde se realizam os juramentos do Conselho do Estado, já que Genebra é uma república e quanto uma cidade, e mesmo um cantão.

Viagem para Suíça

Vale muito à pena se perder pelo Centro Histórico de Genebra, tomar um chocolate quente em seus diversos café ou desfrutar de um Fondue, mas claro não deixem de garantir o verdadeiro chocolate Suíço que você encontra em lojas a cada esquina da cidade.

Como Genebra é uma cidade cheia de parques, jardins e praças, uma cidade extremamente limpa como todas as cidades Suíças, não deixe de passa pelo Parque dos Bastiões, passamos pelo parque a Caminho da Sede da Onu, esse parque é para momentos de leitura dos locais, encontramos muitas famílias e amigos fazendo piqueniques, além de pessoas lendo, caminhando e os idosos jogando Dama e Xadrez nos tabuleiros gigantes no Parque. Dica de Ouro, para quem for visitar a cidade no Inverno, que não foi o nosso caso, pois fomos bem no comecinho da estação, a Parque recebe um Playground e uma belíssima pista de patinação.

Sede europeia das Nações Unidas

Por Genebra ser um centro diplomático importantíssimo, e por ter sido eleita a capital mundial da paz, a sede europeia das Nações Unidas não poderia estar localizada em outro local, o edifício, localizado na Rua da Paz, no Palácio das Nações, a sede de Genebra é a segunda maior e mais importante da ONU, perdendo somente para a sede principal que fica em Nova York.

Sede europeia das Nações Unidas

Um dos pontos turísticos da cidade é a Cadeira Quebrada, que se sustenta por 3 pernas, obra de arte do escultor Daniel Berset, criada em 1997, colocada na Praça das Nações em frente a sede da ONU, a obra de arte representa as vitimas de minas terrestre, fazendo com um incentivo para que os governantes possam banir as minas terrestres. Onde também é palco de muitos protestos, por situar em frente a sede da ONU.

Um dos últimos pontos turísticos que visitamos na cidade foi o Comitê Internacional e o Museu da Cruz Vermelha, Edifício do Museu da Sede da Cruz Vermelha Internacional e do Croissant Vermelho, horário de funcionamento, de terça-feira à domingo, das 10:00 às 18:00, fechado às segundas-feiras, onde o visitante pode conhecer mais sobre a história do trabalho humanitário.

Bate-volta até Mont Blanc nos Alpes Franceses

Resolvemos pegar um ônibus na “Rodoviária Popular da cidade, Gare Routiere Place Dorciere, compramos um trecho de ida e volta pela Swiss Tour, pagando em torno de 60 francos Suíços, com destino a Chamonix para visitar o Mont Blanc nos Alpes Franceses.

Mont Blanc

Uma viagem de aproximadamente 1h30min, que vale muito à pena, uma vista incrível e para quem tem o sonho de conhecer os Alpes. Chamonix-Mont-Blanc ou simplesmente Chamonix, um setor turístico perto da divisão entre a França, Suíça e Itália.

Uma vista que vale muito à pena, quem for em período do inverno poderá desfrutar da estação de Esqui, mas como fomos no inicio do inverno pegamos a neve ainda baixa e portanto não autorizada a prática do esporte. O Monte está a uma altura de 4 808,73 metros, sendo a mais alta montanha da União Europeia e dos Alpes.

Berna

Após nossa deliciosa estadia em Genebra, partimos para a Capital Suíça, a pequena e maravilhosa cidade de Bern, mais conhecida como a cidade dos Ursos, foi construída em torno de uma curva do rio Aar. Devido a excelente conservação das paisagens e arquitetura medieval, a cidade entrou para a lista do Patrimônio Mundial da Unesco. Uma curiosidade sobre a cidade é onde originou o maravilhoso chocolate Toblerone.

Berna, Suíça

Explore Bern à pé

Por ser uma cidade pequena, facilmente explorada à pé, mas assim como Genebra, ao chegar no Hotel solicitamos o Ticket Pass para utilizarmos os meios de transportes públicos da Cidade, em Berna nos hospedamos no Hotel Kreuz Bern City Hotel, localizado bem no centro da cidade próximo ao principal ponto Turístico da cidade o Relógio Zytglogge.

Viagem pela Suíça

A Torre do Relógio Zytglogge  é um dos principais e mais conhecidos pontos turísticos da cidade de Bern! A tradução do nome do Monumento significa: Sino do tempo. É um relógio astronômico construído em 1530, o relógio que se situa no alto de uma torre medieval, serviu prisão, como torre de guarda e principalmente como relógio. No ano de 1495 o monumento sofreu com um incêndio, o que prejudicou sua estrutura e com isso sofrendo algumas alterações e modificações de sua estrutura originária.

Bern, possui mais de 100 fontes espalhadas pela cidade, assim como Genebra, a cidade possui várias fontes de água potável, onde orientamos aos nossos leitores que levem sua garrafinha para que possa encher e se hidratar enquanto desfruta das belezas da capital Suíça.

Viagem para Suíça

Poucos metros do Zytglogge, fica a casa onde Viveu Albert Einstein dos anos de 1903 a 1905, a qual atualmente virou um museu que conta sobre este, ainda com toda mobiliada com os móveis da época, o custo para entrar na Casa é de aproximadamente 6 francos suíços. Para maiores informações sobre valores e horários acesse o site oficial.

Próxima parada foi o Parque dos ursos, o Bärenpark, localizado à Beira do Rio Aaar, o local é cercado por um mural de vidro, para que possamos visualizar facilmente os mascotes da Cidade, durante nosso passeio, vimos um casal de Urso tomando banho no Rio, conseguimos ver um filhote brincando possivelmente com sua mãe, muitos sentam ali e ficam apreciando esse habitat natural disponibilizados para os Ursos, no dia de nossa visita podemos ainda visitar uma feira no local, que toda a temática é voltada para os animais símbolo da cidade.

 Bärenpark

Vale muito à pena a visita pela região da Casa do Parlamento, centro político da Suíça, bem como apreciar as praças e construções em volta.

Dois lugares que se pode ter uma vista completa da belíssima Bern, são a Das Berner Münster (Catedral de Bern), um dos patrimônios da Unesco, chegando ao topo da Torre da Catedral, você se deslumbrará com a vista da cidade.

Viagem para Suíça

Outro local que vale muita um tempinho de quem ama a natureza e quer ter uma vista panorâmica da cidade é o Jardim Rosengarten, além da vista completa da cidade esse Jardim possui várias espécies de rosas.

Rosengarten em Berna

Zurique

E assim partimos para a nossa última cidade Suíça, Zurique, um ponto importante dessa nossa viagem pelas 3 principais cidades Suíças, nosso meio de transporte foi o Trem, um meio seguro, rápido e barato, que nos permite apreciar todas as belezas naturais entre as cidades.

Zurique na Suíça
Lago de Zurique.

Centro financeiro da Suíca

Zurique, considerada o centro financeiro e bancário internacional, a cidade fica no extremo norte do lago Zurique, no norte da Suíça. Em Zurique é possível se deliciar com suas belezas pitorescas e sua história pré-medieval.

Centro de Zurique na Suíça

Na cidade ficamos hospedados no Leoneck Swiss Hotel, dos dias 21 a 23 de Outubro, época já com o clima frio, nesse hotel diferentemente dos demais hotéis que passamos nas outras cidades Suíças não nos foi oferecido logo de “cara” o ticket para turista, após um longo diálogo a recepcionista do hotel nos forneceu o ticket para utilização dos meios públicos de transportes, este hotel tem toda a decoração voltada para as Vacas Suíças. Todos os hotéis escolhidos em nossa viagem, foi devido a proximidade com os pontos turísticos e que nos possibilitasse desbravar a cidade andando.

Como toda dica durante nossa estádia pela Suíça, e em Zurique não seria diferente, ande sempre com sua garrafinha, para que possa se hidratar nas fontes de águas espalhadas pela cidade.

Muitas igrejas pelo caminho

Iniciamos nosso passeio à margem do rio Limmat, rumo ao centro histórico, onde encontramos as 4 principais igrejas da Cidade, Fraumünster, Grossmünster, Predigerkirche e a St. Peter.

Viagem para Suíça

Uma observação importante a única das quatro igrejas que cobra entrada é a Fraumünster, cerca de 55 Francos Suíços, pois é nela que se encontra os famosos vitrais de Marc Chagall, ah! Inclusive é proibido tirar fotos dos vitrais, essa experiência ficará mesmo na memória.

Nessa foto a beira do Rio, podemos avistar as duas igrejas de Fraumunster e a Peterkirche, um verdadeiro cartão postal da Cidade, por suas imponências.

Fraumunster

Logo após nossa parada foi na igreja Grossmunster, atravessamos a ponte, pois está situada na margem oposta do rio Limmat, igreja que encanta devido as duas grandiosas torres simétricas, logo ao adentrar na igreja você passará por sua belíssima porta de bronze, não pagamos para entrar na igreja e podemos desfrutar de alguns minutos ao seu redor, nos bancos da praça.

Ainda caminhando pelas margens do Rio, podemos deparar com mais uma curiosidade, esse teatro Flutuante, algo que achamos super diferente e interessante.

As belezas de Zurique, assim como das demais cidades Suíças é poder andar tranquilamente pela cidade, se desfrutando das belezas naturais e históricas das cidades, e claro não poderia faltar o relógio de flores, já que a Suíça é mudialmente conhecida pelos relógios.

Sede da FIFA

Para os amantes de futebol, a sede da FIFA fica em Zurique, nos dias em que estávamos na cidade o Museu estava fechado e por isso não pudemos visitá-lo e com o ZurichCard você tem 30% (trinta por cento) de desconto nas entradas do Museu.

Bate-volta ao Mont Titlis

Com a vista deslumbrante dos Alpes Suíços, não nos seguramos e alugamos um carro na Localiza em Zurique, para podermos visitar o famoso Mont Titlis (fica a 3020m de altitude) um percurso de 92 km aproximadamente, que vale muito à pena, pois além da vista de tirar o folego não poderíamos deixar de visitar um dos mais famosos alpes Suíços.

Viagem para Suíça

O Mont Titlis, fica na região de Lucerne, a montanha fica localizada no vilarejo de Engelberg, uma viagem de aproximadamente de um pouco mais de 1hora de carro, uma vista incrível e para quem tem o sonho de conhecer os Alpes, não pode deixar de ir, tendo as opções de transportes de trem e ônibus.

Titlis mountain

Não foi possível esquiar, devido o nível de neve ainda estar baixo, mas mesmo assim, a visita vale muito, lembrando que no Monte é possível ter neve o ano todo.

Assim encerramos nossa deliciosa viagem pelas três cidades Suíças, uma experiencia única e incrível e com toda certeza já queremos retornar, em outras estações para desfrutarmos das belezas dessas cidades encantadoras.

Não deixe de ler O que fazer em Zurique.

SEGURO VIAGEM PARA EUROPA

União Europeia, através do Tratado de Schengen, exige a apresentação de seguro viagem com cobertura de ao menos 30 mil euros, que deve ser contratado ainda no Brasil, para autorizar a entrada de estrangeiros como turista.

Nós sempre utilizamos a Seguros Promo para contratar nossos seguros viagem. Lá você encontra opções de seguro viagem de diversas seguradoras e com diferentes coberturas, podendo decidir qual atende melhor suas necessidades e orçamento.

SEGURO VIAGEM COM DESCONTO É NA SEGUROS PROMO!
15% OFF em todos os planos de seguro viagem com o cupom SEGURANCA + 5% OFF no pagamento via boleto.
Não dê bobeira, há opções por menos de R$10,00 por dia.
*Promoção válida até 31/05/2021, independente da época da viagem.


Leia também

Roteiro de 20 dias pela Europa – Alemanha, Suíça, Polônia e Luxemburgo

Como planejar uma Eurotrip

Mochilando no Inverno Europeu

VIAJE POR CONTA PRÓPRIA E ECONOMIZE MUITO!
Reserve hospedagem no Booking.com
Seguro Viagem com desconto em Segurospromo
Alugue um carro em Rentcars
Passagens aéreas promocionais em Passagens Promo
Passeios em Santiago com Destino Chile (cupom #bloglovers 10%OFF)
Tours pela América do sul em Denomades.com
Passagens de ônibus, trem e avião dentro da Europa em Omio
Ingressos e passeios pelo mundo em GetYourGuide
Chip Internacional com 5% de desconto em America Chip
Chip Internacional com frete grátis em EasySIM4U
Chip Internacional da Viaje Conectado com 10%OFF cupom PROMO10

Deixe um comentário