Está procurando por roteiros de mochilão pela América do Sul? Nesse post trazemos 5 roteiros para você viajar pela América do Sul por conta própria e gastando pouco.
A América da Sul é um continente encantador, cheio de lindas paisagens e com povo acolhedor. Geralmente é o primeiro destino no exterior visitado pelos mochileiros, tanto pela proximidade, quanto pela facilidade de viajar sem precisar se preocupar com passaporte e vistos. Também é um dos destinos mais baratos para nós brasileiros, já que em geral nossa moeda é mais valorizada do que a dos nossos vizinhos, além das passagens aéreas custarem bem menos e ser fácil emiti-las por pontos dos programas de fidelidades da cias aéreas.
Como bons mochileiros que somos, nossas primeiras viagens internacionais foram para América do Sul, e não só isso, a verdade é que só começamos a desbravar outros continentes quando já conhecíamos bem o nosso. Não que isso seja uma regra, mas tem muita gente que acaba fazendo o contrário e quando viaja pela América do Sul acaba se perguntando por que não havia feito isso antes.
Roteiros de mochilão pela América do Sul
Os roteiros de mochilão pela América do Sul desse post são de viagens realizadas por nós. Algumas como a do mochilão pela Bolívia e pelo Paraguai basicamente viajando por meios terrestres, outras como a do mochilão Bolívia e Peru e mochilão Chile conciliando viagens de avião com viagens de ônibus. Todos são roteiros de viagens baratas, voltadas para quem está com o orçamento apertado, mas mesmo assim quer realizar o sonho de viajar pela América do Sul. Mas é claro que quem tem um orçamento mais folgado pode usar nossos roteiros como base e realizar algumas adaptações para deixar a viagem mais confortável.
1) Roteiro Mochilão de 15 dias pela Bolívia
Em 2010 fizemos nosso primeiro mochilão internacional e a Bolívia foi o destino escolhido. Os principais motivos para essa escolha foram a facilidade de acesso, já que o Mato Grosso do Sul faz fronteira com a Bolívia e o baixo custo da viagem, que naquela época era ainda menor que hoje.
Foram 15 dias de viagem com um orçamento bem apertado. O roteiro teve início em Campo Grande/MS e a primeira parada foi em Porto Quijarro, na fronteira, onde embarcamos no famoso Trem da Morte com destino a Santa Cruz de La Sierra. De lá fomos para La Paz onde conhecemos a Cordilheira dos Andes, o monte Chacaltaya, as ruínas de Tiahuanaco e sobrevivemos ao temido downhill pela “Estrada da morte”, depois Copacabana para conhecer o Lago Titicaca e a Ilha do Sol com suas ruínas pré-colombianas e templos dedicados ao culto do Sol, em seguida Uyuni para fazer o tour de 3 dias pelo Salar de Uyuni, o maior deserto de sal do mundo e por fim então Potosi e Sucre, lindas cidades colonias bolivianas.
Cada um dispunha de apenas U$500 para todas as despesas, incluindo transporte, alimentação, hospedagem e passeios. Foram dias incríveis, experiências e perrengues inesquecíveis. Quer saber mais? Escrevemos um relato super completo com todos os detalhes, preços e dicas.
Saiba mais em Mochilando pela Bolívia por 15 dias com 500 dólares.
2) Roteiro Mochilão de 21 dias pela Bolívia e Peru
No ano seguinte voltamos a Bolívia, mas apenas de passagem para o destino final, o Peru. Nosso maior objetivo nessa viagem era conhecer as famosas ruínas incas de Machu Picchu. Todo mochileiro tem essa mística cidade inca em seus planos de viagem, tanto que o mochilão pela Bolívia e Peru é um dos mochilões mais clássicos de todo o mundo.
Foram 21 dias viajando por meios terrestres desde Campo Grande até Lima, de onde retornei de avião. As cidades visitadas foram Santa Cruz de La Sierra, La Paz e Copacabana na Bolívia, Puno, Cusco, Arequipa e Lima no Peru.
Acesse o blog Fui ser Viajante para mais dicas de Lugares para conhecer no Peru.
Escrevemos um relato que talvez seja o mais detalhado da internet sobre esse clássico mochilão pela América do Sul. Nele você encontra tudo que precisa saber para realizar essa viagem, além de todas as dicas para economizar.
Saiba mais em Mochilando por Machu Picchu, boa parte do Peru e pouco da Bolívia por 21 dias.
3) Roteiro Mochilão de 12 dias pelo Chile
O Chile é o destino do momento na América do Sul e foi eleito pela Lonely Planet como o melhor destino para se viajar em 2018. Nós já fizemos 2 mochilões pelo Chile e o último foi no ano passado, quando em um roteiro de 12 dias passamos por Santiago, Viña del Mar e Valparaíso, Pucón, Valdívia, Puerto Varas, a ilha de Chiloé e Puerto Montt.
Você pode economizar muito se juntar milhas na sua companhia aérea predileta e resgatar passagens aéreas. Por cerca de 10 mil pontos por trecho é possível emitir passagens para Santiago e até mesmo, para outras cidades chilenas. Não há necessidade de contratar pacotes em agências de viagem para conhecer o Chile, organize você mesmo seu mochilão e pode ter certeza que vai curtir e economizar muito. Escrevemos um post contando tudo sobre como planejar um mochilão para o Chile.
Saiba mais em Roteiro de 12 dias de viagem para o Chile.
4) Roteiro Mochilão de 10 dias pelo Paraguai, Argentina e Brasil
Esse é um roteiro bem alternativo pela América do Sul. Imagine visitar em uma só viagem o Paraguai e a região de Foz do Iguaçu, na Tríplice fronteira entre o Brasil, Paraguai e a Argentina. Esse não é um mochilão clássico, mas pode ter certeza que você vai passar por lugares deslumbrantes, conhecer novas culturas e costumes e apreciar a deliciosa culinária paraguaia e argentina.
Com esses objetivos nos aventuramos pelo Paraguai adentro, indo desde a fronteira em Ponta Porã/MS até Assunção, de lá até a fronteira com a Argentina passando por Encarnácion e suas ruínas Jesuítas, Posadas na Argentina e então Puerto Iguazu, já na tríplice fronteia. Conhecemos o lado argentino das Cataratas do Iguaçu e também o lado brasileiro em Foz do Iguaçu, além de fazer umas comprinhas em Ciudad del Este no Paraguai. Esse mochilão super econômico pode ser o roteiro da sua próxima viagem.
Saiba mais em Conhecendo o Paraguai (Assunção e Encarnácion) e a tríplice fronteira (Cataratas, Puerto Iguaçu, Foz do Iguaçu e Ciudad del este).
5) Roteiro de 2 dias em Montevidéu
Por fim, um roteiro bem curto pelo Uruguai. Em um fim de semana fomos visitar Montevidéu, a capital do país. Esse roteiro de viagem pela América do Sul gastando pouco não foi uma viagem planejada. Aproveitamos uma super promoção de passagens aéreas e não pensamos duas vezes antes de embarcar para marcar mais um carimbo em nossos passaportes (apesar de não ser necessário passaporte para viagem para o Uruguai). Acesse o relato detalhado dessa viagem e veja todas as dicas do que fazer e como economizar em Montevidéu.
Saiba mais em O que fazer em Montevidéu: roteiro de 2 dias.
Se você prefere viajar de carro, recomendamos a leitura do artigo 5 viagens de carro para fazer na América do Sul no blog Across the Universe.
Não deixe de ler 5 Dicas para Viajar pela América do Sul com Orçamento Limitado no blog Fora da Zona de Conforto.
Tours pela América do Sul
Indicamos o site Denomades.com para reservar seus passeios pela América do Sul. A empresa foi criada em 2013 e atualmente é o principal site de reserva online de passeios e excursões no continente sul americano, oferecendo mais de 450 atividades em 7 países: Chile, Peru, Bolívia, Argentina, Colômbia, Equador e Brasil.
A Denomades trabalha apenas com operadores profissionais, dão garantia de menor preço e as reservas são gratuitas, com políticas flexíveis para cancelamento. O atendimento aos clientes está online 24h todos os dias e pode te auxiliar durante as reservas, tirar suas dúvidas e ajudar no planejamento da sua viagem. Os pagamentos podem ser feitos via PayPal ou com cartão de crédito internacional. A Denomades.com é recomendada por nós e muitos outros blogs de viagem.
SEGURO VIAGEM PARA AMÉRICA DO SUL
Não é obrigatório contratar um seguro viagem para viajar pela América do Sul. Entretanto, em alguns países sul americanos não há atendimento médico gratuito, como no Brasil, e onde há, ele pode ser ainda mais precário do que no SUS. A melhor forma de se precaver e evitar gastos altos na rede particular ou depender do sistema público, quando ele existir, é contratar um seguro viagem.
SEGURO VIAGEM COM DESCONTO É NA SEGUROS PROMO!
15% OFF em todos os planos de seguro viagem e + 5% OFF no pagamento via PIX ou boleto.
Não dê bobeira, há opções por menos de R$10,00 por dia.
FAÇA UMA COTAÇÃO AGORA!
O Seguro Viagem tem várias coberturas além do atendimento médico (de acordo com cada apólice) como seguro bagagem extraviada e danos a mala, assistência jurídica, cancelamento de viagem, invalidez permanente e indenização por morte. Faça uma simulação! Seu seguro vai custar bem menos do que você imagina.
Saiba mais no post Seguro Viagem Internacional com desconto.
DÊ UM PIN PARA CONSULTAR ESSE POST MAIS TARDE
Roteiros de mochilão pela América do sul em outros blogs
- Mochilão Chile – Bolívia – Peru: Como montamos o roteiro! por Viajando na Janela
- Roteiro no Peru: 20 dias de viagem pelas terras incas! por Apure Guria
- Mochilão na Bolívia por Prefiro Mochilar
Leia também
Nossa retrospectiva de 2017 para te inspirar em 2018
Feriados de 2018: Ideias para viagens curtas e baratas
Países onde brasileiros não precisam de passaporte
Como escolher uma mochila de viagem
Fiquei doente no exterior! E agora?
Roteiro de 4 dias em Buenos Aires
Tudo o que você precisa saber antes de viajar para o Atacama
Roteiro de 3 dias no Deserto do Atacama – Dicas, passeios, custos
VIAJE POR CONTA PRÓPRIA E ECONOMIZE MUITO! Reserve hospedagem no Booking.com Seguro Viagem com desconto em Segurospromo Passeios em Santiago e no Atacama com TourGo Tours pela América do sul em Denomades.com Passagens de ônibus, trem e avião dentro da Europa em Omio Ingressos e passeios pelo mundo em GetYourGuide CHIP Internacional com 10% de desconto em Airalo |
Ótimas dicas, tô ansioso para fazer novos roteiros pela América do Sul. Gostei dessa ideia de tirar um fim de semana para ir até o Uruguai, hein? Também quero muito ir para a Colômbia. Abração.
Uma viagem curta e muito interessante, não é mesmo?
Também queremos ir para a Colômbia, ainda não conhecemos 🙁
Abraço!
Não deixe de visitar Colônia del Sacramento. Pode ser feito como passeio de um dia. Fiquei dois dias e de lá fui para Buenos Aires de barco.