O Bioparque Pantanal, também conhecido com Aquário do Pantanal, foi aberto ao público com a promessa de se tornar rapidamente a maior atração turística de Campo Grande. Estivemos por lá e nesse artigo contamos como foi a nossa visita. Saiba como conhecer gratuitamente o maior aquário de água doce do mundo.
Bioparque Pantanal
Após 11 anos de idas e vindas nas obras e ao custo de cerca de 230 milhões de reais, no final de abril de 2022 finalmente foi inaugurado o Bioparque Pantanal, que originalmente seria chamado de Aquário do Pantanal. Projetado para ser o maior aquário de água doce do mundo e a maior atração turística de Campo Grande.
Quando estiver operando em sua capacidade máxima, o Bioparque Pantanal deve abrigar mais de 7 mil animais de 263 espécies entre peixes, jacarés e cobras em seus 19 mil metros quadrados e 32 tanques.
A inauguração do atrativo foi aguardada com muita expectativa por moradores da capital do Mato Grosso do Sul e turistas que visitam o estado. Tivemos a oportunidade de visitar o Bioparque Pantanal no seu segundo dia de abertura ao público geral, ainda em estruturação e com a equipe em treinamento. Abaixo contamos como foi a visita e quais foram as nossas impressões.
Estrutura
Localizado no Parque das Nações Indígenas, o Bioparque é composto por museu, auditório, biblioteca, espaços para pesquisa e 32 tanques que abrigam 230 espécies de peixes, sendo 80% deles do próprio Pantanal, além de espécies dos cinco continentes.
A cenografia dos tanques é de autoria do artista plástico, cenógrafo e ambientalista, Roberto Alves Gallo, reproduzindo cada ambiente.
Na área externa há tanques que representam os lagos do Pantanal, com animais típicos do bioma, como jacarés, vivendo ao ar livre.
O Bioparque Pantanal também objetiva promover projetos de pesquisa e conservação de espécies, além de abrigar museu, laboratórios de educação ambiental e pesquisa científica e centro de convenções.
Visitação
Por enquanto a visitação acontece apenas com agendamento e de forma gratuita. O cronograma de visitação é separado entre os segmentos escolas, trade turístico e público geral (moradores e turistas).
Apenas visitantes com horário agendado tem acesso à bilheteria do atrativo, onde é preciso apresentar documento de identificação para retirada da pulseira.
As visitas acontecem em grupos guiados (sem custo), com duração aproximada de 1h30 ou com acesso livre, sem guia.
Bioparque Pantanal: Circuito de Aquários
O Aquário do Pantanal foi pensando para representar a sequência natural das águas no Pantanal, desde as nascentes até os principais rios.
Alguns dos tanques que nos chamaram mais atenção foram:
Ressurgências
Representam as nascentes da Serra da Bodoquena, com a pureza da água filtrada pelas rochas calcárias presentes nos rios da região;
Rios do Pantanal
Representam os rios Miranda e Aquidauana, com longa extensão e profundidade e uma grande variedade de espécies de peixe;
Banhados Sucuris
Ambientes cheios de vida, como os pássaros que se alimentam de organismos menores e animais de maior porte, como as serpentes;
Piranhas
As piranhas vivem em cardumes de até 100 exemplares e se alimentam de pequenos animais, frutas, sementes ou até mesmo algas.
Jacarés
O jacaré, réptil facilmente encontrado nas margens tomando sol em grupos, caça durante a noite outros animais, geralmente peixes e aves. Os ninhos geralmente são formados em restos de folhagem próximo a margem de corpos d’água.
Lagoa Misteriosa
Representa uma lagoa localizada no município de Jardim (MS), que impressiona pela sua incrível profundidade e transparência, que é considerada a mais profunda caverna inundada do Brasil, chegando a mais de 220 metros de profundidade.
Bioparque Pantanal: Museu
O museu da biodiversidade com exposições itinerantes. Atualmente tem peças expostas Universidade do Vale do Itajaí (Univali), com fósseis da serra do Araripe como peixes, plantas e insetos, fragmentos de animais coletados por pescadores e também réplicas da megafauna que existiu no Brasil em uma época que havia muito oxigênio na atmosfera, o que possibilitava animais com tamanhos maiores.
Dicas para fotos
As luzes dos espaços do Bioparque Pantanal são incríveis e temáticas, criando em cada um deles uma história e a uma realidade diversa.
Cores claras irão destacar suas fotos e tornar ainda mais lindos os seus registros. No espaço externo há deck direcionado para a arquitetura do Bioparque, que poderá ter uma luz linda, principalmente se a visita acontecer no fim da tarde, finalizando ao pôr do sol, que em Campo Grande é um show à parte.
Agendamentos Bioparque Pantanal
A partir de 01 de maio de 2023, as vagas para visitação ao Bioparque Pantanal passaram a ser disponibilizadas apenas por agendamento prévio. O cadastro no local será apenas para o atendimento preferencial e prioritário.
O agendamento deve ser realizado exclusivamente no site do Bioparque Pantanal. As vagas são disponibilizadas diariamente, mas é recomendado reservar com antecedência.
Dias e Horários de Funcionamento
O complexo está aberto para visitação de terça a sábado de manhã e à tarde. Já nos feriados, o horário de funcionamento é das 08h30 às 14h30.
Aos domingos e segundas o complexo ficará fechado para operações internas.
Endereço: Avenida Afonso Pena, 6.277, Campo Grande, Mato Grosso do Sul
Acesso gratuito.
Mais informações no site oficial.
Leia também
VIAJE POR CONTA PRÓPRIA E ECONOMIZE MUITO! Reserve hospedagem no Booking.com Seguro Viagem com desconto em Segurospromo Passeios em Santiago e no Atacama com TourGo Tours pela América do sul em Denomades.com Passagens de ônibus, trem e avião dentro da Europa em Omio Ingressos e passeios pelo mundo em GetYourGuide CHIP Internacional com 10% de desconto em Airalo |