fbpx

Conheça o Bioparque Pantanal, o maior aquário de água doce do mundo

O Bioparque Pantanal, também conhecido com Aquário do Pantanal, foi aberto ao público com a promessa de se tornar rapidamente a maior atração turística de Campo Grande. Estivemos por lá e nesse artigo contamos como foi a nossa visita. Saiba como conhecer gratuitamente o maior aquário de água doce do mundo.

Bioparque Pantanal

Bioparque Pantanal

Após 11 anos de idas e vindas nas obras e ao custo de cerca de 230 milhões de reais, no final de abril de 2022 finalmente foi inaugurado o Bioparque Pantanal, que originalmente seria chamado de Aquário do Pantanal. Projetado para ser o maior aquário de água doce do mundo e a maior atração turística de Campo Grande.

Bioparque Pantanal

Quando estiver operando em sua capacidade máxima, o Bioparque Pantanal deve abrigar mais de 7 mil animais de 263 espécies entre peixes, jacarés e cobras em seus 19 mil metros quadrados e 32 tanques.

Bioparque Pantanal

A inauguração do atrativo foi aguardada com muita expectativa por moradores da capital do Mato Grosso do Sul e turistas que visitam o estado. Tivemos a oportunidade de visitar o Bioparque Pantanal no seu segundo dia de abertura ao público geral, ainda em estruturação e com a equipe em treinamento. Abaixo contamos como foi a visita e quais foram as nossas impressões.

Estrutura

Localizado no Parque das Nações Indígenas, o Bioparque é composto por museu, auditório, biblioteca, espaços para pesquisa e 32 tanques que abrigam 230 espécies de peixes, sendo 80% deles do próprio Pantanal, além de espécies dos cinco continentes.

Parque das Nações Indígenas em Campo Grande
Bioparque Pantanal (quando ainda estava em construção) e Parque das Nações Indígenas. Foto: Jair Prandi – Viagens e Caminhos

A cenografia dos tanques é de autoria do artista plástico, cenógrafo e ambientalista, Roberto Alves Gallo, reproduzindo cada ambiente.

Bioparque Pantanal

Na área externa há tanques que representam os lagos do Pantanal, com animais típicos do bioma, como jacarés, vivendo ao ar livre.

Bioparque Pantanal

O Bioparque Pantanal também objetiva promover projetos de pesquisa e conservação de espécies, além de abrigar museu, laboratórios de educação ambiental e pesquisa científica e centro de convenções.

Visitação

Por enquanto a visitação acontece apenas com agendamento e de forma gratuita (até 31 de dezembro de 2022). O cronograma de visitação é separado entre os segmentos escolas, trade turístico e público geral (moradores e turistas).

Apenas visitantes com horário agendado tem acesso a bilheteria do atrativo, onde é preciso apresentar documento de identificação para retirada da pulseira.

As visitas acontecem obrigatoriamente em grupos guiados e no horário marcado, com duração aproximada de 1h30.

Bioparque Pantanal: Circuito de Aquários

O Aquário do Pantanal foi pensando para representar a sequência natural das águas no Pantanal, desde as nascentes até os principais rios.

Alguns dos tanques que nos chamaram mais atenção foram:

Ressurgências

Resurgências

Representam as nascentes da Serra da Bodoquena, com a pureza da água filtrada pelas rochas calcárias presentes nos rios da região;

Rios do Pantanal

Rios do Pantanal

Representam os rios Miranda e Aquidauana, com longa extensão e profundidade e uma grande variedade de espécies de peixe;

Banhados Sucuris

Ambientes cheios de vida, como os pássaros que se alimentam de organismos menores e animais de maior porte, como as serpentes;

Piranhas

Piranhas

As piranhas vivem em cardumes de até 100 exemplares e se alimentam de pequenos animais, frutas, sementes ou até mesmo algas.

Jacarés

Jacarés

O jacaré, réptil facilmente encontrado nas margens tomando sol em grupos, caça durante a noite outros animais, geralmente peixes e aves. Os ninhos geralmente são formados em restos de folhagem próximo a margem de corpos d’água.

Lagoa Misteriosa

Lagoa Misteriosa

Representa uma lagoa localizada no município de Jardim (MS), que impressiona pela sua incrível profundidade e transparência, que é considerada a mais profunda caverna inundada do Brasil, chegando a mais de 220 metros de profundidade.

Bioparque Pantanal: Museu

Museu Bioparque

O museu da biodiversidade com exposições itinerantes. Atualmente tem peças expostas Universidade do Vale do Itajaí (Univali), com fósseis da serra do Araripe como peixes, plantas e insetos, fragmentos de animais coletados por pescadores e também réplicas da megafauna que existiu no Brasil em uma época que havia muito oxigênio na atmosfera, o que possibilitava animais com tamanhos maiores.

Agendamentos

A partir do mês de junho as vagas para as visitações diárias aumentaram para mil por dia. As segundas e quartas-feiras serão dedicadas a visitas de estudantes organizadas pelas escolas. Já nas terças, quintas e sábados o Bioparque Pantanal estará aberto para o público geral.

O agendamento é realizado exclusivamente no site do Bioparque Pantanal, sendo necessário ficar atento a abertura de novas vagas, pois elas tem sido preenchidas rapidamente após serem disponibilizadas.

Endereço: Avenida Afonso Pena, 6.277, Campo Grande, Mato Grosso do Sul
Visitação: terças e quintas-feiras das 9h às 11h30 e das 14h às 15h30, e aos sábados, das 9h às 12h
Acesso gratuito até 31 de dezembro de 2022.


Leia também

O que fazer em Campo Grande MS

VIAJE POR CONTA PRÓPRIA E ECONOMIZE MUITO!
Reserve hospedagem no Booking.com
Seguro Viagem com desconto em Segurospromo
Alugue um carro em Rentcars
Passagens aéreas promocionais em Passagens Promo
Passeios em Santiago e no Atacama com TourGo
Tours pela América do sul em Denomades.com
Passagens de ônibus, trem e avião dentro da Europa em Omio
Ingressos e passeios pelo mundo em GetYourGuide
Chip Internacional com 5% de desconto em America Chip
Chip Internacional com frete grátis em EasySIM4U
Chip Internacional da Viaje Conectado com 10%OFF cupom PROMO10

Deixe um comentário