fbpx

Edimburgo: o que fazer na capital da Escócia (relato de uma viajante solo)

ATENÇÃO: devido a pandemia de Covid-19 muitos países restringiram parcialmente ou totalmente o acesso de turistas estrangeiros em suas fronteiras aéreas e terrestres.

Se você tem viagem internacional marcada para os próximos meses nossa orientação é repensá-la. Se sua viagem é para os próximos dias nossa orientação é cancelar ou remarcar.

O mesmo vale para viagens nacionais, já que muitos destinos turísticos brasileiros estão fechados para o turismo.

Consulte informações sobre o seu destino nos sites dos órgãos oficiais e/ou no seu portal jornalístico de confiança.

SEGURO VIAGEM: apenas algumas seguradoras estão garantindo 100% das assistências médicas para casos e sintomas relacionados ao COVID-19. A maior parte das seguradoras só garantem as coberturas até o diagnóstico. Em todas as seguradoras as demais coberturas (diárias em hotel, garantia de regresso, etc) perdem a validade após o diagnóstico positivo.

Saiba o que fazer em Edimburgo, capital da Escócia. Dicas de passeios bate-volta, hospedagem e de eventos e atrações no período do réveillon.

Edimburgo na Escócia

Esse post foi enviado por uma leitora. Se você quer ver sua viagem aqui no Mochilão Barato, entre em contato conosco através da aba contato.

Com a palavra a nossa leitora Renata, moradora de Campo Grande/MS, que visitou Edimburgo entre os dias 30 de dezembro de 2019 e 02 de janeiro de 2020.

Viagem a Edimburgo

Começamos nossa viagem a Edimburgo saindo de Londres. Esta etapa fez parte de uma viagem de 24 dias entre Alemanha, Inglaterra, Escócia, Irlanda e França.

Devido à variedade de lugares por onde passaríamos e o números de dias, optamos por utilizar diferentes meios de transporte tanto dentro dos países quanto entre eles, o mesmo raciocínio foi utilizado para a escolha da modalidade de hospedagem.

Edimburgo na Escócia

De Londres a Edimburgo de ônibus

Saímos de Londres dia 29 de Dezembro/2019, às 22:30, pela London Victoria Coach Station, sim! Coach! Uma viagem de ônibus para apimentar a aventura.

A estação é de fácil acesso e estrutura pequena o que facilita na hora de encontrar as plataformas. Muito bem sinalizada e com ônibus para diferentes destinos saindo a cada 20 minutos.

Optamos por uma viagem noturna pois assim economizaríamos uma estadia em hotel/hostel e otimizaríamos o tempo de visitação tanto no local de partida quanto do destino.

Valeu a pena viajar de noite? Para quem busca ver as paisagens, fica totalmente comprometido até mesmo porque a claridade do dia nesta época do ano é entre as 8h30 e 16h30.

Foi uma viagem relaxante? Embora o ônibus fosse novo e extremamente limpo e organizado, o assento é desconfortável, pequeno, curto espaço entre os bancos tornando-a cansativa. Ao todo foram sete horas e meia de viagem. O ônibus fez apenas uma única parada rápida.

O site Omio é ótimo para pesquisar e reservar passagens de ônibus, trem e avião para deslocamentos dentro Europa.

Transporte público, táxis e aplicativos de transporte em Edimburgo

Chegamos a Bus Station em Edimburgo às 07h05, uma estação pequena e com acesso fácil a táxi e ônibus. Fica na região central de Edimburgo.

Vamos aos valores. Comparado à Londres, o sistema de Táxi em Edimburgo é mais barato e os aplicativos também funcionam bem e com valores interessantes.

O sistema público de ônibus urbano , da empresa Lothian (mesmo nome de uma região primitiva da Escócia que fica entre os rios Tweed e Forth) é impecável tanto na pontualidade, boa distribuição dos pontos pela cidade, quadro de horários nos pontos, limpeza e orientação/atendimento quanto à fornecer informação.

É possível pagar com moedas(valor exato porque não é possível retornar troco) ou cartão. Na época estava praticando os seguintes valores para o ticket diário: £4.00 para o adulto e £2.00 para crianças, mas também há opções de tickets avulso e pacotes para a família.

Acesso rápido e seguro para diferentes partes de Edimburgo inclusive pontos turísticos com horário diurno e noturno/madrugada (neste caso as opções de trajetos são reduzidas mas ainda atende variadas regiões).

Leia também: Trem na Escócia – como funciona e dicas no blog Apure Guria.

Centro de Edimburgo

O que fazer em Edimburgo

Embora esteja usando sempre nós porque contei com o acompanhamento impecável da equipe do Mochilão Barato, eu fiz minha viagem toda sozinha e trago esta informação para dizer que me senti extremamente segura ao longo de toda viagem mas em especial na capital da Escócia, cidade em que fiz muitos dos meus trajetos a pé e foi incrível.

Poder caminhar entre tanta história e beleza. Vale a pena selecionar um dia, ou mais para fazer os trajetos a pé e sentir a energia do lugar.

Para comprar ingressos antecipados e passeios em Edimburgo nós indicamos a GetYourGuide, site totalmente em português que vende ingressos pelo mesmo preço da bilheteria (a maior parte deles) e excursões.

Princes Street Gardens

É o parque urbano mais importante no Centro de Edimburgo que fica entre a cidade Velha e a Nova. Seus jardins tem a extensão de 150.000 metros quadrados.

Princes Street Gardens em Edimburgo
Princes Street Gardens.

O local que hoje são os jardins já foi o lago mais importante de Edimburgo, o Nor Loch (Lago Norte). O Nor Loch teve durante anos a função de proteger a cidade mas também foi espaço para desaparecer cadáveres, recebia resíduos de esgoto e ainda foi utilizado como fonte de água potável o que durante muito tempo contribuiu para as doenças que afetavam a população.

Os jardins foram drenados e em 1820 foram inaugurados. Ele é bonito o ano todo e tem como seu ponto alto a fonte Ross. Na época em que visitamos toda a extensão estava decorada e era palco para o Winter Wonderland o mercado natalino.

Princes Street Gardens
Princes Street Gardens.

Praças de alimentação, lojas de artesanato, brinquedos, postos de venda dos ingressos para os eventos da época todos devidamente organizados e com um toque de encanto.

A noite, devido a iluminação, os jardins tornam-se ainda mais deslumbrantes. Andar por toda a extensão do parque e curtir os aromas e sabores que ele nos presenteia é imperdível! Sem contar a vista histórica de toda a lateral que vai do Castelo de Edimburgo ao Observatório da cidade que podem ser vistos dos jardins.

Calton Hill

De fácil acesso (pela proximidade ao centro porém é feito por escadaria), entrada livre, há poucas quadras da Princes Street no sentido oposto ao do Castelo de Edimburgo, do lado leste da cidade nova, proporciona a melhor vista da cidade.

Calton Hill em Edimburgo
Calton Hill.

Na mesma área estão: o Observatório da cidade, O Monumento Nacional e O Monumento a Nelson. Devido aos monumentos que nela estão, esta região é conhecida como a “Atenas do Norte”.

Castelo de Edimburgo

Acreditamos que a atração mais desejada da cidade. Localizado em um dos extremos dos Princes Street Gardens oposto a Calton Hill é belo a qualquer momento do dia.

Castelo de Edimburgo
Castelo de Edimburgo.

Vê-lo mesmo de longe por através dos jardins é de tirar o fôlego. Traz um charme especial a queima de fogos na virada do ano e para quem gosta de história, reserve ao menos 3 horas para aproveitar cada detalhe da estrutura e dos eventos que lá ocorreram.

Castelo de Edimburgo
Castelo de Edimburgo.

O canhão, a capela, os locais de prisão, os cômodos reais, o memorial aos falecidos na I Guerra Mundial, tudo com riqueza de detalhes, vídeos, textos, imagens bem elaborados e organizados para realmente experimentarmos os conflitos e a vida que lá já existiu.

Castelo de Edimburgo
Castelo de Edimburgo.

Ingressos: podem ser comprados no local ou online.
Compre online com horário marcado pelo mesmo preço da bilheteria e evite as filas no local.
Custa: £17,50 (16 e 59 anos), £14 (+60 anos), £10,50 (5 e 15 anos) e gratuito (menores de 5 anos).
Estão disponíveis áudio guides em diversos idiomas com custo adicional.

Royal Yacht Britannia

Mais afastado desta região da Princes Street, na região de Leith & Newhaven, região portuária (por volta de 3 km da Calton Hill), há o Ocean Terminal, um shopping que serve de acesso ao Royal Yacht Britannia.

Esse navio esteve a serviço da Família Real Britânica por 44 anos ao redor do mundo e passou por 135 países.

Ocean Terminal de Edimburgo
Ocean Terminal.

Muito bem conservado está aberto à visitação dando acesso aos cômodos reais e dos marinheiros que nele trabalhavam. Conta a história de vários momentos históricos da Família Real na embarcação como, por exemplo, a lua de mel do príncipe Charles e da princesa Diana.

The Royal Yatch Britannia
The Royal Yatch Britannia.

A vista do porto é linda e reservar um tempo para pelo menos um café no restaurante do yatch dará um toque especial à esta visita.

The Royal Yatch Britannia
The Royal Yatch Britannia.

Ingressos: podem ser comprados no local ou online.
Compre online pelo mesmo preço e evite a fila da bilheteria.
Custa: £17 (18 e 59 anos), £15 (+60 anos), £8,75 (5 e 17 anos) e gratuito (menores de 5 anos).
Estão disponíveis áudio guides em diversos idiomas incluso.

Ano Novo em Edimburgo

Lembro que estivemos por lá no período de Ano Novo que por sinal é muito respeitado pelos escoceses enriquecendo a estada com os eventos do Edimburgh`s Hogmanay (expressãoque surgiu nos registros escritos desde 1604 e significa a celebração do Ano Novo).

Ano novo em Edimburgo
Torchlight Procession.

Os eventos planejados mais esperados para este período são a procissão das tochas (Torchlight Procession) e os shows para a virada do ano (Ceilidh under the Castle) logo ao se acomodar na cidade você receberá um livreto com todos os eventos previstos para este período.

Ceilidh under the Castle
Ceilidh under the Castle.

Há atividades gratuitas e fechadas. A aquisição dos ingressos pode ser feita nas agências, online, hotéis e mais fácil ainda nos postos de venda que ficam espalhados pelos Princes Street Gardens.

Torchlight Procession

Este evento acontece na noite que antecede a virada de ano. É pago e vale muito! Simples mas emocionante e diferente.

Extremamente organizado. Ao adquirir o ticket, você recebe um passaporte para um ponto da cidade no qual retirará uma tocha.

Torchlight Procession em Edimburgo
Torchlight Procession.

Estima-se que 80.000 pessoas participaram da procissão em 2019. A procissão tem início em diferentes pontos da cidade e cada grupo é guiado por uma banda ou fanfarra com música típica bem como há sistema de som e segurança por todos o trajeto que culminará num grande campo próximo a Calton Hill.

Nele há toda uma estrutura de palco para shows e a procissão forma uma grande imagem que é transmitida em tempo real pelos drones para um telão.

Os shows dão início após a procissão formar a imagem desejada. Em alguns pontos da cidade a população que não adquiriu o ingresso pode acompanhar a procissão.

Torchlight Procession em Edimburgo
Torchlight Procession.

O trajeto levou por volta de 2h sem contar o tempo de antecedência que chegamos para a retirada da tocha e os shows após a imagem ter se formado.

O evento todo acontece a céu aberto e em área abertas portanto é interessante estar bem agasalhado e com roupas impermeáveis pois a tendência é umidade nesta época.

Neste dia pegamos 2 ºC mas a percepção de frio é reduzida na maior parte do trajeto devido ao número de pessoas e as tochas.

Ceilidh under the Castle

Este evento é pago e acontece na virada de ano, no Princes Street Gardens e ao pé do Castelo de Edimburgo onde é feita a queima de fogos.

Ceilidh under the Castle em Edimburgo
Ceilidh under the Castle.

Caso não adquira o ingresso, é possível ver a queima de fogos de longe mas não tem acesso às apresentações espalhadas pelos jardins, à feira de alimentos, brinquedos e etc.

Lembro que há 2 tipos diferentes de ingressos que darão acesso a espaços diferentes mas não incluem alimentação e bebidas nem o ticket dos brinquedos.

Ceilidh under the Castle
Ceilidh under the Castle.

Muito seguro, organizado. Uma região belíssima da cidade que fica entre a parte que é considerada velha e a nova.

Passeios bate-volta

Além da própria Edimburgo (430,082 habitantes) que é recheada de locais encantadores e ricos em história, o norte da Escócia também é muito conhecido por servir de cenário para vários filmes mundialmente conhecidos, por ser palco de importantes conflitos históricos e seus contos.

Várias empresas organizam passeios de ônibus ou van para a região norte, passeios de um ou mais dias. Nós optamos por um passeio de van (devido ao número menor de pessoas).

Região do Lago Ness

Região do Lago Ness

Nossa agenda em Edimburgo foi de apenas 04 dias portanto tivemos que fazer o passeio de apenas 01 dia para a região do Loch Ness (Lago Ness) que é o maior lago no corpo de água conhecido como Great Glen. Great Glen é uma falha geológica que vai de Inverness ao norte até Fort William no sul.

Lago Ness na Escócia
Lago Ness.

Embora o dia tenha sido nublado e com um pouco de chuva, o passeio não perdeu o encanto. Ao longo de todo o trajeto vimos castelos e paisagens deslumbrantes, sempre margeadas por lagos característica esta devido a sua formação geológica.

Região do Lago Ness

Os vilarejos que passamos mantem sua estrutura típica dando charme especial a todo o trajeto (Falkirk, Stirling, Fort William) e deixando evidente porque a ovelha é o animal símbolo, estima-se o número de duas ovelhas por habitante na Escócia.

Por ser uma região livre de animais predadores maiores, é muito fácil cultivar os ovelhas e ver os cervos nos campos.

região do Lago Ness

Os passeios são disputados por isso reserva-los com antecedência é mais seguro. Os pontos de saída para os passeios são em região central e de fácil acesso por ônibus ou taxi.

Os passeios são em média £50.00 e não está incluso lanche nem as entradas aos locais ou passeios de barco pelos lagos. Todos os pontos de apoio em que paramos contavam com instalações muito organizadas, limpas, receptivas e de fácil auxílio e orientação.

Compre online.
Custa: £17,50 (16 e 59 anos), £14 (+60 anos), £10,50 (5 e 15 anos) e gratuito (menores de 5 anos).
Estão disponíveis áudio guides em diversos idiomas com custo adicional.

Outras sugestões

  • Parlamento Escocês
  • Our Dynamic Earth
  • Museu de Edimburgo
  • People’s Story Museum
  • Scotch Whisky Experience: passeio ideal para quem é amante da bebida é quer saber um pouco mais sobre o seu modo de fabricação. Saiba mais sobre a Scotch Whisky Experience no blog Let´s Fly Away.
  • Museu Nacional da Guerra da Escócia
  • Excursão a Pé pelas locações do filme Harry Potter em Edimburgo;
  • Passeio Mágico Highlands com Expresso Hogwarts: visite alguns dos locais onde J.K. Rowling encontrou inspiração para seus livros de Harry Potter a bordo do trem a vapor Expresso de Hogwarts.
  • Câmara Obscura: atração com cinco andares repletos de mais de cem ilusões
  • Gladstone’s Land
  • Cidade de Inverness ao Norte da Escócia

Indicação de hospedagem

Em Edimburgo optamos por nos alojar em uma Guest House ( uma casa grande que os inquilinos organizam de forma a receber hóspedes, geralmente são quartos individuais sem banheiro; o banheiro fica no hall entre os quartos) para vivenciar uma casa típica, café e hábitos do lugar.

A cidade conta com um número grande hotéis nos mais diversos padrões e estilos mas também há opções variadas de alojamento.

Fomos muito bem recebidos pela nossa anfitrião que além de auxiliar com dicas da cidade teve especial atenção comigo porque estava viajando sozinha. Há muitas opções de Guest Houses em diferentes partes da cidades e de fácil acesso por ônibus ou a pé.

A que nos alojamos fica na Ferry Road, rua conhecida por ir de ponta a ponta da cidade, com variadas opções de comércio e serviço aos redor – cafés, lavanderia, pub, restaurantes).

Foram 04 dias maravilhosos que só nos deixaram um gostinho de quero mais e a vontade imensa de desbravar outras partes da Escócia. Lembrem-se , não esqueçam de experimentar as saborosas cidras e os refinados whiskies. Aguardem!

Não deixe de ler: Eurotrip: planejamento, roteiros e dicas para economizar.

SEGURO VIAGEM PARA A ESCÓCIA

A Escócia faz parte do Reino Unido, que por sua vez não faz parte do Tratado de Schengen. Dessa forma, para viagens a turismo de até 6 meses, contratar um seguro viagem não é obrigatório.

Mesmo assim é extremamente recomendável contratar um seguro viagem para viajar para Escócia ou qualquer outro país do Reino Unido. Por lá qualquer atendimento médico custa bem caro, já que não existe atendimento médico gratuito para turistas e qualquer necessidade médica gera despesas bem altas.

Nós sempre pesquisamos e contratamos nossos seguros viagens na Seguros Promo, portal que compara o preços em diversas seguradoras e apresenta os melhores resultados para que você escolha o que se encaixa nas suas necessidades e orçamento.

Se além do Reino Unido você for visitar qualquer país da Europa signatário do Tratado de Schengen o seguro viagem passa a ser obrigatório.

SEGURO VIAGEM COM DESCONTO É NA SEGUROS PROMO!
20% OFF em todos os planos de seguro viagem com o cupom MAES + 5% OFF no pagamento via boleto.
Não dê bobeira, há opções por menos de R$10,00 por dia.
*Promoção válida até 31/05/2020, independente da época da viagem.
Saiba mais em seguro viagem internacional com desconto.

Saiba mais no post Seguro Viagem Internacional com desconto.


Leia também

Londres: o que fazer, dicas para viajar por conta própria e economizar

Passagens baratas Eurostar de Londres a Paris

Roteiro para 4 dias em Paris

Mochilando no Inverno Europeu

Roteiro de 20 dias pela Europa: Alemanha, Suíça, Polônia e Luxemburgo

Roteiro de 10 dias em Portugal – Lisboa, Cascais, Sintra, Porto e Lagos

VIAJE POR CONTA PRÓPRIA E ECONOMIZE MUITO!
Reserve hospedagem no Booking.com
Seguro Viagem com desconto em Segurospromo
Alugue um carro em Rentcars
Ingressos e passeios dentro do Brasil em Touron
Passagens aéreas promocionais em Passagens Promo
Passeios em Santiago com Destino Chile (cupom #bloglovers 10%OFF)
Tours pela América do sul em Denomades.com
Passagens de ônibus, trem e avião dentro da Europa em Omio
Ingressos e passeios pelo mundo em GetYourGuide
Chip Internacional com 5% de desconto em America Chip
Chip Internacional com frete grátis em EasySIM4U
Chip Internacional da Viaje Conectado com 10%OFF cupom PROMO10

Gostou? Deixe sua dúvida ou comentário!