fbpx

Fotografia de Viagem: 15 dicas para fotografar usando câmera DSLR ou celular

ATENÇÃO: devido a pandemia de Covid-19 muitos países restringiram parcialmente ou totalmente o acesso de turistas estrangeiros em suas fronteiras aéreas e terrestres. Consulte informações sobre o seu destino nos sites dos órgãos oficiais e/ou no seu portal jornalístico de confiança.

SEGURO VIAGEM: apenas algumas seguradoras estão garantindo 100% das assistências médicas para casos e sintomas relacionados ao COVID-19. A maior parte das seguradoras só garantem as coberturas até o diagnóstico. Em todas as seguradoras as demais coberturas (diárias em hotel, garantia de regresso, etc) perdem a validade após o diagnóstico positivo.

Suas viagens certamente vão render momentos e experiências que ficarão guardados na sua memória para sempre. Mas você também poderá eternizá-los em fotografias, que ficarão muito melhores se você seguir algumas dicas bem simples.

Fotografia de Viagem

Dicas para fotografia de viagem usando câmera DSLR ou celular

Fotografia de viagem: dicas simples para melhorar suas fotos e eternizar os momentos de suas viagens usando câmera DSLR ou celular.

1. Pratique antes de viajar

Especialmente se você for usar um equipamento (DSLR ou celular) pela primeira vez durante a viagem, aprenda a usá-lo e pratique bastante.

Não importa com o que, apenas treine tirar fotos (dica: animais de estimação são excelentes modelos para você aprender a usar sua câmera nova).

Você não vai querer ser “traído” pelo seu equipamento e perder aquele momento especial por causa da sua falta de conhecimento e prática.

2. Conheça bem sua câmera e os recursos que ela lhe oferece

Sua câmera DSLR, independentemente da marca e do modelo, já vem com configurações pré-determinadas para fotografar paisagens, pessoas, pôr-do-sol e outras cenas típicas de viagem.

Caso você esteja começando, pode usar esses recursos, mas é importante que, à medida que vá se acostumando mais com sua câmera, você passe a explorar outros recursos e fazer as suas próprias configurações.

Fotografia de Viagem

3. Programe sua câmera para salvar os arquivos em RAW

Os arquivos em RAW são aqueles crus, do jeito que foram capturados pela câmera, antes de qualquer tipo de tratamento.

É importante ter sempre suas fotos em RAW pois conseguirá tratar melhor suas fotos e/ou fazer várias versões da mesma foto, em colorido e preto e branco, por exemplo.

3. Monte a composição da sua foto antes do clique

Quando você vai fazer uma foto, deve tirar uns momentos antes do clique para montar na sua cabeça o resultado final da sua imagem, como você quer que ela fique. Isso é o que chamamos de composição.

Estátua da Liberdade em Nova York
Estátua da Liberdade.

Ao compor sua foto, evite deixar o objeto principal (que pode ser uma pessoa, uma construção, uma árvore, um animal, qualquer coisa) no centro da imagem. Divida mentalmente sua tela em 9 quadradinhos, como um jogo da velha e tente deixar seu ponto focal em uma das interseções entre as linhas.

4. Use a luz a seu favor

Fotografia significa, literalmente, escrever com a luz. Portanto, não há dúvidas de que a luz é a parte mais importante da sua foto, por isso use-a a seu favor.

Pôr do sol no Pantanal
Pôr do sol no Pantanal.

A melhor luz para fotografar é a do início da manhã e do final da tarde. Evite as luzes fortes do meio do dia. Mas, se isso não for possível, nunca fotografe contra a luz e preste atenção às sombras, que ficarão mais intensas quanto mais dura for a luz.

5. Mantenha a câmera do seu celular ou câmera sempre limpos

Pode parecer uma dica básica e até mesmo sem importância, mas muitas pessoas já perderam fotos incríveis por estarem com a lente suja. Lembre-se, você jamais irá reviver aquele momento, sua foto será única e, por isso, especial.

Fotografia de Viagem

As lentes das câmeras são muito sensíveis e sujam com facilidade portanto, sempre que usar sua DSLR, coloque a tampa novamente.

6. Use o zoom

Geralmente, as lentes das DSLR possuem um alcance mínimo e máximo. Use e abuse das possibilidades que a sua câmera lhe dá. A mesma foto, feita com aberturas diferentes, dará um resultado totalmente diferente, apenas por aproximar ou distanciar mais. Mas isso já nos leva à próxima dica…

7. Não fique parado

Apesar de a sua câmera pode se aproximar e se distanciar por você, não fique parado. Mude o ângulo, se abaixe, suba em um banquinho ou cadeira e, se preciso for, até se deite no chão. Vale tudo em busca da foto perfeita.

9. Fique atento à linha do horizonte, ela deve estar sempre reta

Uma foto com a linha do horizonte torta não fica legal. Procure sempre mantê-la reta para um resultado final melhor. Outra dica importante com relação ao horizonte é evitar deixa-lo centralizado, no meio da foto. Use aquelas mesmas linhas imaginárias (ou reais, se sua câmera tiver a função) e procure colocar o horizonte no terço superior ou inferior.

Porém, essa não é uma regra rígida. Na foto abaixo, por exemplo, o horizonte está centralizado, porém apenas uma parte dele aparece na foto, o que não interfere com o resultado final.

Fotografia de Viagem

Outra dica importante com relação ao horizonte é quando tiver pessoas na foto. Evite que o horizonte fique na mesma altura que o pescoço ou os joelhos, pois isso pode dar uma ideia de que a pessoa está cortada na foto.

8. Use pessoas e situações locais para compor a sua foto

Uma das coisas mais interessantes em uma viagem é poder conhecer culturas e pessoas diferentes. Captar as pessoas do local é uma excelente forma de criar fotos únicas.

Jemaa el-Fna no Marrocos
Praça Jemaa el-Fna, Marrakech.

Evite aquelas fotos turísticas de pessoas fazendo pose em troca de alguns trocados. Ao contrário, aproveite situações inusitadas ou cotidianas para fazer ótimas fotos. Apenas tenha cuidado ao publicar a foto, pois a pessoa merece ter o seu direito de imagem preservado.

9. Não leve equipamentos demais, nem de menos

Existem muitas opções de lentes que você pode comprar para a sua DSLR e você ficará tentado a levar todas as lentes que tiver quando for sair para passear na as viagem. Mas lembre-se que essas lentes pesam e, muitas vezes, levar equipamentos demais pode acabar atrapalhando mais do que ajudando.

Escolha uma lente coringa, com uma distância focal boa, como uma 70-200mm e, além dessa, leve apenas uma, preferencialmente uma grande angular.

Mas também não leve equipamentos de menos e não esqueça cartões de memória, bateria extra e carregador.

10. A viagem é sua, apareça nas fotos

Muitas vezes queremos fotografar os lugares novos que estamos conhecemos, para nos lembrarmos dele exatamente do jeito que são. Mas nunca esqueça que é a sua viagem que você está fotografando e você precisa estar nas fotos.

Se estiver sozinho, abuse das selfies e não tenha vergonha de pedir para outras pessoas tirarem fotos suas. Se estiver em um país diferente, aprenda a frase “você pode tirar uma foto minha, por favor?” na língua nativa.

Da mesma forma, se estiver viajando apenas com seu companheiro ou companheira, tire fotos em que os dois apareçam, especialmente se for uma ocasião especial, como sua lua de mel ou aniversário.

11. Acredite no poder da câmera do seu celular

Sim, os celulares de hoje em dia possuem câmeras excelentes, todos sabemos disso. Mas, por alguma razão, algumas pessoas ainda não acreditam na capacidade de as câmeras dos celulares fazerem fotos excelentes.

Fotografia de Viagem com celular

Lembre-se que, com a tecnologia atual, até filmes são feitos inteiramente usando o celular. O que nos leva à próxima dica…

12. Faça vídeos

Eu sei que este é um artigo sobre fotografia, mas lembre que seu equipamento também pode fazer vídeos. E é sempre bom poder assisti-lo na volta e relembrar os bons momentos da sua viagem.

Voltar para casa depois de uma viagem é sempre bom, mas também deixa aquele gostinho de quero mais. E nessas horas, ver as fotos e os vídeos ajuda a matar a saudade. Por isso, separamos algumas dicas extras para o que fazer com suas fotos depois que você voltar de sua viagem.

13. Aprenda o básico de edição de imagens

Você não precisa ser expert em editores de imagem para tratar todas as suas fotos. Mas é sempre bom saber o básico, para dar mais cor, tirar uma mancha, cortar um pouco a imagem.

Você nem precisa fazer um curso presencial de edição de imagem. Há excelentes opções na internet e você sempre pode pegar dicas com outros fotógrafos, em grupos de discussão e redes sociais. E lembre-se que, quanto mais você estudar e aprender, melhores suas fotos ficarão.

14. Mantenha suas fotos organizadas

Não existe uma regra para armazenar suas fotos. Algumas pessoas preferem por tema, outras por data. É você quem deve saber qual é o melhor sistema para você. Mas o que importa é que elas fiquem organizadas e que você consiga acessa-las sempre que quiser ou precisar.

Outra dica importante é fazer sempre um back-up das suas fotos

15. Divirta-se enquanto estiver fotografando

Se você está apenas iniciando no mundo da fotografia, prepare-se para ser fisgado e se apaixonar. Quanto mais você praticar, mais vai querer fotografar. E, por mais que existam regras e conceitos a serem observados, o ato de fotografar deve sempre ser prazeroso, divertido.

E, mesmo que no início você precise parar para pensar um pouco antes de clicar, com o tempo esses conceitos vão penetrar na sua mente e você nem vai se dar conta mais de que está seguindo todas essas regrinhas. É como dirigir ou andar de bicicleta, você nunca esquece.

A verdade é que com essas dicas a sua próxima viagem vai ser ainda mais divertida, e suas fotos, memoráveis.


Leia também

O que é Pinterest? Como gerar tráfego para seu blog ? Como ganhar dinheiro no Pinterest?

5 formas de ganhar dinheiro na internet relacionadas a viagem

VIAJE POR CONTA PRÓPRIA E ECONOMIZE MUITO!
Reserve hospedagem no Booking.com
Seguro Viagem com desconto em Segurospromo
Alugue um carro em Rentcars
Passagens aéreas promocionais em Passagens Promo
Passeios em Santiago com Destino Chile (cupom #bloglovers 10%OFF)
Tours pela América do sul em Denomades.com
Passagens de ônibus, trem e avião dentro da Europa em Omio
Ingressos e passeios pelo mundo em GetYourGuide
Chip Internacional com 5% de desconto em America Chip
Chip Internacional com frete grátis em EasySIM4U
Chip Internacional da Viaje Conectado com 10%OFF cupom PROMO10

Gostou? Deixe sua dúvida ou comentário!