Quando se pensa em fazer uma viagem entre Lisboa e Porto, as paradas óbvias são lugares como Óbidos, Fátima, Aveiro e Coimbra. Mas que tal fazer uma viagem um pouco mais fora dos percursos habituais?
*Post publicitário
Road Trip em Portugal
A estrada entre essas duas grandes cidades portuguesas tem muito a oferecer, desde praias escondidas a pequenas vilas medievais, e neste pequeno guia para uma roadtrip você poderá encontrar dicas e recomendações de onde visitar e o que fazer, desapegando dos percursos habituais e se focando nas belezas naturais do território lusitano.
Começando em Porto
Antes de mais nada, a viagem precisa começar em algum lugar. Mesmo que não esteja rodeada de uma natureza espetacular, a cidade do Porto é capaz de oferecer entretenimento para todos os gostos. Vale a pena passar pelo menos uns 3 a 4 dias para poder se preparar para colocar o pé na estrada, portanto o ideal é escolher um hotel ou alugar aquele apartamento só para você.
No Porto, se perca no bairro histórico da Ribeira, listado pela UNESCO como patrimônio histórico cultural da humanidade.
Não deixe de visitar a Capela das Almas, toda ornamentada na sua fachada com os mundialmente famosos azulejos portugueses.
Se você é um apaixonado por livreo (“bookworm”) não vai poder perder a Biblioteca Lello, a qual se diz ter sido inspiração para J. K. Rowling na descrição de muitos dos cenários em Harry Potter.
Por fim, vale a pena fazer um bate e volta (de barco) para o Vale Douro cheio de vinhedos, pois não somente a viagem cênica pelo rio vale a pena, como as amostras do famoso vinho do Porto.
Serra da Estrela
Depois de Porto, siga em direção sul, mas fazendo um pequeno desvio ao longo do caminho. Faça uma parada na Famosa Serra da Estrela.
Com observatórios no topo da serra, e trilhas com cenários naturais de tirar o fôlego, a Serra é mais procurada no inverno (por ser magicamente decorada pela neve).
Veja esse roteiro de inverno de 5 dias em Portugal.
De qualquer forma, vale a pena o leve desvio no percurso, nem que seja para procurar uma daquelas lojas escondidas e mantidas por um pequeno produtor que produza e venda pequenos lotes de queijo da Serra da Canastra. Pouco turístico, caseiro e bucólico.
Grutas de Mira de Aire
Após o desvio da costa, regresse um pouco ao percurso original e se dirija ao Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros. Lindas grutas de calcário com um lago subterrâneo constituem uma experiencia imperdível para os amantes de aventuras fora do comum.
Essas grutas só foram descobertas em 1947, e fazem parte das 7 maravilhas de Portugal! Elas se encontram abertas todos os dias, e por um pequeno valor você pode visitá-las com um guia e horário marcado (que é estabelecido na hora de chegada).
Peniche
A caminho de Peniche faça uma parada em Óbidos, pois as muralhas e o castelo medieval não vão decepcionar você. Essa pequena cidade charmosa vai transportar você para 800 anos atrás, e se você for no verão, não poderá perder o Mercado Medieval, ou em abril/maio não deixe de se deliciar no Festival do Chocolate.
Já Peniche é a porta de entrada para o Arquipélago das Berlengas, um grupo de ilhas com águas cristalinas e falésias vermelhas estonteantes. O Arquipélago é lar de uma reserva natural, possuindo diversas flores silvestres coloridas e centenas de lagartos.
Passe a tarde nadando no mar quase transparente, explorando as grutas e descobrindo praias escondidas e um castelo abandonado, o Forte de São João Baptista das Berlengas.
Sintra – Cabo da Roca
Um pouco antes de chegar em Lisboa, não esqueça de parar em Sintra. Não somente pelas praias, gastronomia e arquitetura local, mas principalmente para visitar o famoso Cabo da Roca.
É no Cabo da Roca que se encontra o ponto mais ocidental do Continente Europeu, com uma vista espetacular para a costa do Oceano Atlântico e um trecho de um poema de Camões estampado no ponto principal da caminhada. Quer algo mais romântico que isso?
Lisboa
Finalmente em Lisboa, aproveite um ambiente mais urbano depois da profunda imersão na natureza.
Visite antigas cafeterias do século XIX, experimente o famoso Pastel de Belém (além de todos outros doces à base de ovos), vá até ao Oceanário e depois se perca nas ruazinhas históricas do centro. Mas não se esqueça de subir, sem celular e sem câmera – só você e seus pensamentos – na Torre de Belém.
Leia também
Portugal: Roteiro de 10 dias por Lisboa, Cascais, Sintra, Porto e Lagos
Roteiro de 3 dias no Algarve com carro alugado
Eurotrip! Viajando pela Europa gastando pouco!
6 Países baratos e imperdíveis na Europa
*Esse é um post publicitário. Os posts publicitários exibem informações escritas e fornecidas pelo próprio anunciante. O blog Mochilão Barato não têm relação direta com os anunciantes e não influencia na mensagem.
VIAJE POR CONTA PRÓPRIA E ECONOMIZE MUITO! Reserve hospedagem no Booking.com Seguro Viagem com desconto em Segurospromo Passeios em Santiago e no Atacama com TourGo Tours pela América do sul em Denomades.com Passagens de ônibus, trem e avião dentro da Europa em Omio Ingressos e passeios pelo mundo em GetYourGuide CHIP Internacional com 10% de desconto em Airalo |