fbpx

As melhores praias de Florianópolis

Neste post as melhores praias de Florianópolis, suas características e muitas dicas para aproveitar suas férias na Ilha da Magia.

Praias de Florianópolis

A maior parte de Florianópolis fica localizada na Ilha de Santa Catarina e apenas uma pequena parte da cidade fica no continente. Floripa ou Ilha da magia, como é conhecida a capital catarinense, possui mais de 40 praias e há quem diga que são mais de 100.

Tem praias para todos os gostos e estilos, desde aquelas com águas mansas e mornas até as com águas agitadas e geladas, areia fofa, dura e dunas, com infraestrutura e desertas, sendo quase impossível não encontrar uma que te agrade.

As praias de Florianópolis são divididas em praias do norte da ilha, praias do leste da ilha e praias do sul da ilha. Na região norte estão as concorridas praias Brava, dos Ingleses, Santinho, Canavieiras e Jurerê, com muitas barracas, bares e boates. No leste da ilha está o point dos surfistas e da paquera nas praias Mole, da Joaquina e na Lagoa da Conceição. Já o sul concentra as rústicas vilas de pescadores e atrai turistas e moradores que buscam paz e sossego.

AS MELHORES PRAIAS DO NORTE DE FLORIANÓPOLIS

O norte da ilha é a região que possui melhor infraestrutura, tanto em relação ao acesso, compras, shoppings, bancos, bares, restaurantes, opções de hospedagem quanto a urbanização das praias. Lá também estão a maioria das praias de águas mornas e calmas. Listamos abaixo as praias que visitamos e mais gostamos nessa região.

PRAIA DO SANTINHO

A praia do Santinho ganhou esse nome na década de 1970 por conta de uma imagem misteriosa, esculpida em uma pedra, que lembra um santo. Distante 40 quilômetros do centro da cidade, tem 2 quilômetros de extensão e é uma praia de mar aberto e agitado.

praia do Santinho, Canto norte

Ao norte da praia do Santinho está a praia dos Ingleses e ao sul a praia de Moçambique, já no leste da ilha. Seu costão, além de resorts de luxo, abriga pinturas rupestres datadas de mais de 5 mil anos e um mirante de onde a vista é de tirar o fôlego. É tida como uma das praias mais limpas do Brasil.

Costão do Santinho

A nossa dica de hospedagem econômica no norte de Florianópolis é de um residencial na praia do Santinho. Com diárias a partir de R$110,00 para duas pessoas, essa acomodação fica a 5 minutos a pé da praia. O Residencial Gralha Azul possui quartos do tipo kitnet com TV de tela plana, banheiro privativo, ar condicionado e cozinha completa dentro do quarto. A pousada disponibiliza WiFi e estacionamento privativo gratuitos.

PRAIA DOS INGLESES

A praia dos Ingleses é uma das mais procuradas pelos turistas em Florianópolis. Com 4,83 quilômetros de extensão, é uma praia de mar aberto, águas azuis e mornas e com poucas ondas.

praia dos Ingleses

Na extremidade direita, já próximo do acesso a praia do Santinho, há dunas onde é possível praticar surf de areia (sandboard). Lá também são realizados passeios náuticos como passeios de banana boat.

Dunas praia dos Ingleses

Uma ótima dica para quem quer curtir a praia dos Ingleses em um ambiente mais privativo e confortável é conhecer o Portal Beach Club, um bar/restaurante localizado na praia dos Ingleses em Florianópolis já próximo ao acesso a praia do Santinho, que abre seu espaço com piscina a seus clientes por um custo bem acessível. Você poderá usufruir das mesas, cadeiras, guarda sol, piscina e claro, da bela praia dos Ingleses. Vale muito a pena!

PRAIA BRAVA

A praia Brava é famosa pela ótima estrutura beira mar que oferece e por ser uma praia com várias atrações como surf, trilhas, voos livres, Djs à beira mar e pequenas festas, agitando os dias de sol dos 1,5 quilômetros de areia.

praia Brava em Florianópolis

Famílias que irão com crianças, aconselhamos que redobrem a atenção com os pequenos, pois as correntezas são mais fortes que as outras praias da região.

PRAIA DE CANASVIEIRAS

A praia de Canasvieiras é o refúgio dos nossos vizinhos argentinos, uruguaios, paraguaios e bolivianos, sendo a praia mais procurada por eles.

praia de Canasvieiras

Para quem gosta de passeio de escuna, em Florianópolis o mais famoso é o passeio de escuna pirata saindo da praia de Canasvieiras. Tem duração de 5 horas, animação a bordo com piratas, visita a Ilha de Anhatomirim e sua fortaleza do séc. XVIII, parada para almoço e para banho.

Passeio de barco em Florinópolis

É o tipo de passeio indicado para quem gosta de música alta, de dançar e de tours guiados. Se você gosta de fazer as coisas com calma e no seu tempo talvez seja melhor verificar uma opção de passeio em um barco menor e mais privativo.

Praias norte de Florianópolis
Ilha de Anhatomirim, uma das paradas do passeio.

PRAIA JURERÊ E JURERÊ INTERNACIONAL

A praia de Jurerê se divide entre a chamada Jurerê tradicional e a Jurerê Internacional. Com águas calmas, é ideal para famílias com crianças e/ou melhor idade.

Jurerê Internacional

É uma das praias mais badaladas de Florianópolis, famosa por suas mansões, lanchas e carros importados que são vistos facilmente pelo bairro. Toda essa badalação deu a Jurerê Internacional o apelido de Miami brasileira.

A praia conta com 3 quilômetros de margem, com águas tranquilas e perfeitas para relaxar. O lugar é bem estruturado e com uma beleza natural peculiar.

Além das belezas naturais, o bairro também oferece uma vida noturna agitada e repleta de opções, tais como Posh Club, Milk, Second Jurerê, Cafe La Musique, Terraza e P12, se você for um apaixonado por música eletrônica e vida noturna agitada, irá gostar dessa região.

PRAIA DANIELA

A praia Daniela é conhecida por sua extrema calmaria. Um refúgio para famílias com crianças e pessoas da melhor idade. A praia é tranquila, com areia fofa e branca, águas esverdeadas e serenas, recebendo até apelido de praia da piscina. Além dessa tranquilidade, a água é mais morna que em outras praias de Florianópolis, sendo o destino das pessoas que não gostam muito de água fria.

praia Daniela em Florianopólis

Por ser uma região mais conservada essa praia nos entrega a sensação de uma praia menos desbravada. Do lado direito da praia uma vegetação verde e bem viva e um manguezal (parte da reserva natural dos Carijós), entregando ainda mais a sensação de praia rústica.

Praias de Florianópolis

Um lugar lindo e bem tranquilo para passear com a família. Nossa dica é que leve alguns itens para seu consumo no dia, pois existem poucos quiosques e estrutura de bares e restaurantes na região.

AS MELHORES PRAIAS DO LESTE DE FLORIANÓPOLIS

As praias do leste da ilha são as mais badaladas de Florianópolis. Com natureza exuberante e preservada, concentra algumas das praias mais bonitas da cidade. Entretanto, não espere encontrar praias de águas mornas e mansas no leste, pelo contrário, as praias costumam ter água gelada e agitada, sendo as preferidas entre os surfistas.

Listamos abaixo as praias que visitamos e mais gostamos na região leste da ilha de Florianópolis.

Praia de Moçambique

A praia do Moçambique é uma das praias mais encantadoras de Floripa, pois fica em uma reserva (Rio Vermelho), o que protegeu até hoje e mantém a praia e região quase que intocáveis. A reserva possui aproximadamente 400 mil metros quadrados com vegetação predominante de pinheiros. Tem areias claras e macias e beleza natural intocada.

Praias de Florianópolis

É a praia com maior extensão de Floripa com 13,5 quilômetros de costa única, uma beleza ímpar. O acesso é feito por estradas de terra ou pelo camping do rio Vermelho.

Não esqueça de levar seus equipamentos de praia, lanche e água, pois lá você não encontrará nem mesmo ambulantes. A praia de Moçambique é frequentada por surfistas durante todo ano. É indicada para os aventureiros e pessoas que buscam total integração com a natureza, paz, privacidade e boas ondas.

Praia Mole

A praia Mole é uma praia de mar aberto que fica no leste da ilha, perto da lagoa da Conceição. Com pouco menos de 1 quilômetro de extensão, tem águas geladas e mar agitado, sendo muito procurada para a prática de surf.

praia Mole

É famosa por ser uma das praias mais naturais da ilha, já que tem poucas construções ao seu redor, pela agitação dos bares e por ser um conhecido point LGBTQIA+.

É considerada uma praia jovem, por isso possui muitos bares, música ao vivo e em datas como o carnaval a festa nunca acaba. Essa praia também é conhecida pelo mar perigoso, por isso foi instalado um posto guarda-vidas mais eficiente da ilha.

LAGOA DA CONCEIÇÃO

É o ponto turístico natural mais conhecido da cidade, antiga Freguesia, hoje centrinho. Procurada para prática de esportes náuticos, piqueniques, caminhadas, passeio de pedalinho, stand-up, escunas, caiaques e é claro banho, a lagoa também é ponto de cultura, arte, música e gastronomia.

Praias de Florianópolis

Suas águas são mornas, com temperatura média de 27ºC durante o verão, tem pouca profundidade e são muito calmas. O centrinho da Lagoa também é famoso pela vida noturna, portanto se você estiver em grupo ou em busca de um agito, com certeza irá se divertir muito nessa região.

Praias leste de Florianópolis

PRAIA DA GALHETA

A praia da Galheta é a única praia onde é permitido a pratica do nudismo em Florianópolis, não sendo obrigatório. É uma praia selvagem e sem nenhuma infraestrutura. O acesso acontece por uma caminhada de 15 minutos mais ou menos pela trilha que começa nas pedras da praia Mole, com 600 metros de trilha em meio a natureza. Quando se chega ao topo do morro que protege a praia, a vista é sensacional.

Praias de Florianópolis

Nessa praia você encontrará 950 metros de muita beleza natural, o desenho perfeito de uma praia, areia branca, mar límpido, mata virgem, pedras, uma beleza ímpar.

PRAIA DA JOAQUINA

A praia da Joaquina é uma das praias mais belas, famosas e visitadas de Florianópolis. Tem 3,5 quilômetros de extensão, possuir as dunas mais altas da cidade e pequenos lagos. As dunas da Joaquina são muito procuradas para prática de Sandboard e Skibunda, inclusive-se é possível alugar pranchas no local. A vista do alto das dunas vale esforço da subida.

praia da Joaquina

A estrutura da praia é muito boa, com terminal turístico, amplo estacionamento, bares, restaurantes e lojas. Joaquina também é frequentada por surfistas, inclusive já foi palco de vários eventos do surf nacional e internacional. No período noturno há iluminação e os restaurantes e bares ficam abertos.

Praias de Florianópolis

AS MELHORES PRAIAS DO SUL DE FLORIANÓPOLIS

O sul da ilha concentra as rústicas vilas de pescadores e atrai turistas e moradores que buscam paz e sossego. Por ser mais distante, é a região menos visitada pelos turistas em Florianópolis.

PRAIA DA TAPERA

Conhecida por sua calmaria, a praia da Tapera tem apenas 500 metros de faixa de areia, mar sem ondas, água morna e bem tranquila.

praia da Tapera

O lugar é procurado por famílias com crianças bem pequenas, pois é tranquila para elas brincarem. Quando a maré está baixa a grande atração do local é ir caminhando pela faixa de areia até a ilha Dona Francisca.

Além dessas atrações, muitas pessoas gostam de alugar um stand-up e curtir a tranquilidade e paz desse local.

RIBEIRÃO DA ILHA

Um local histórico para a cidade e o estado, a Freguesia do Ribeirão da Ilha marca sua identidade histórica, na arquitetura das casas e do povo mais antigo. Um lugar tranquilo e com uma imersão cultural bacana.

Ribeirão da Ilha

Esse é o lugar para os apaixonados por Ostras, já que lá está um dos maiores produtores de ostras da região, onde você poderá consumir ostras de todas as formas e frescas.

A praia do Ribeirão da Ilha possui areia grossa, formada principalmente por conchas trituradas e o mar é tranquilo com bastante desnível. Um lugar legal para passeio e curtir momentos de tranquilidade.

PRAIA DO MATADEIRO

Essa é a praia do sossego, como os locais a descrevem. Não há carros, ônibus, hotéis, cambistas nem barulho de cidade na Praia do Matadeiro. Não há nada além de banhistas, comunidades pesqueiras, surfistas, famílias, restaurantes à beira-mar e natureza, muita natureza.

Praia do Matadeiro

O mar é lindo e com agua fria-moderada, mas com ondas fortes para as crianças e idosos.

Comparando com outras praias, principalmente com as do norte da ilha, existem poucos bares e restaurantes nessa praia e os que servem, oferecem um cardápio muito mais acessível que as demais praias. É um dos lugares que mais gostamos de visitar.

A partir do Matadeiro há uma trilha que leva até a Praia da Lagoinha do Leste, um dos destinos de Florianópolis que sofreram menor intervenção humana. É um lugar encantador, vale a pena ir.

PRAIA DE NAUFRAGADOS

Essa praia é pouco buscada por ter acesso um pouco mais restrito. Fica na ponta sul do sul da ilha e o acesso se dá por meio de uma trilha ou por barco.

Praia de Naufragados

É uma praia linda, com areia branca e água fria moderada. Com natureza rústica e repleta de surpresas. A vista ao chegar pela trilha é linda e surpreendente, vale muito a pena fazer a trilha.

É uma praia para quem busca um contato com a natureza e fugir de multidões, pois por lá não terá poluição, barulho de carro, música e nem muito acesso a rede móvel de celular, por ser mata fechada.

PRAIA DO SAQUINHO

Essa praia é muito pouco conhecida pelos turistas por ser uma praia bem pequena, com apenas 75 metros de extensão.

Praias de Floripa

A trilha que dá acesso a praia do Saquinho é simplesmente sensacional, com vários momentos panorâmicos. É uma trilha curta com 1 quilômetro de extensão, mas que tira o fôlego pela beleza.

Prefira ir pela manhã e não se esqueça de levar algo para beber e fazer lanchinhos rápidos, bem como não se esqueça de trazer de volta toda boa lembrança, lindas fotos e seu lixo.

PRAIA DA SOLIDÃO

A praia da Solidão fica ao lado da Praia do Saquinho e recebe esse nome por ser uma praia muito pouco acessada, e é considerada uma das praias mais bonitas de Santa Catarina.

praia da Solidão

Além da areia branca e o mar azul, a praia da Solidão entrega também uma cachoeira de água natural no final do banco de areia, uma ótima opção para as crianças brincarem e se refrescar, evitando o mar agitado em algumas épocas do ano. Mesmo sendo mar aberto, essa região tem o mar mais tranquilo por receber o rio das Pacas.

PRAIA DA ARMAÇÃO

O local é um dos principais para pesca em Florianópolis e morada da tradicional Igreja de Sant’ana. Está em uma das regiões mais buscadas pelos turistas, portanto em alta temporada, naturalmente tende a ficar bem cheia, por vários motivos como custo das casas de temporada, excursões e acesso rápido as praias.

Praias de Florianópolis

A costa da praia da armação reserva areia clara e água límpida que normalmente são frias de outubro a dezembro.
Facilmente encontrará vários quiosques e alguns pontos isolados de mais calmaria, mesmo em alta temporada.

A extensão da praia é longa e com pontos de agito diferentes, são 3,2 quilômetros com diferentes pontos para você e sua família. A noite, as ruas ficam movimentadas, principalmente no centrinho.

PRAIA DOS AÇORES – PRAIA DO PANTANO DO SUL

Não há divisão física entre as Praia do Pântano do Sul e a Praia da Solidão. Muito procuradas por quem busca sossego, são praias tranquilas e muito organizadas, com rampas para acesso de cadeirantes, alguns banheiros públicos e muita limpeza.

Praia dos Açores

Da praia podemos ver as lindas ilhas Três irmãs e a Moleques do Sul. Aos amantes da natureza oferece trilhas ecológicas em meio à Mata Atlântica preservada repleta de pequenos animais e muito verde.

Praia dos Açores e Ilhas Três irmãs

A Praia dos Açores e Praia do Pântano do Sul possuem areia bem branca, água azul e um pouco mais fria que as irmãs vizinhas.

PRAIA MORRO DAS PEDRAS E PRAIA DO CAMPECHE

A praia do Morro das Pedras é uma praia vizinha à praia do Campeche, um lugar bem rústico, o que encanta. Os nativos gostam muito dessa região por ainda não ser muito frequentado e ser mais tranquila. A região é ótima para surfistas, pois sempre tem ondas no local, outra marca dessa costa.

Mirante Morro das Pedras

Por não ter divisões geográficas, essa praia possui uma única faixa de areia, com extensão de 2,5 quilômetros, passando pela praia do Campeche e pela praia da Joaquina.


Acompanhe as condições de balneabilidade das praias de Florianópolis e de toda SC através de relatórios atualizados que informam quais praias são aptas para banho através do site do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina.

As praias de Florianópolis com certeza são as maiores atrações da cidade, mas mesmo quando o tempo não está bom para pegar praia há muita coisa para fazer em Floripa. Passeios, trilhas, mirantes e pontos turísticos são algumas das 20 dicas do que fazer em Florianópolis do blog Volto Logo.


Leia também

Beto Carrero World para adultos: vale a pena?

VIAJE POR CONTA PRÓPRIA E ECONOMIZE MUITO!
Reserve hospedagem no Booking.com
Seguro Viagem com desconto em Segurospromo
Alugue um carro em Rentcars
Passagens aéreas promocionais em Passagens Promo
Passeios em Santiago e no Atacama com TourGo
Tours pela América do sul em Denomades.com
Passagens de ônibus, trem e avião dentro da Europa em Omio
Ingressos e passeios pelo mundo em GetYourGuide
Chip Internacional com 5% de desconto em America Chip
Chip Internacional com frete grátis em EasySIM4U
Chip Internacional da Viaje Conectado com 10%OFF cupom PROMO10

Deixe um comentário