fbpx

O que fazer em Vila Velha no Espírito Santo

O que fazer em Vila Velha no Espírito Santo, principais atrações, melhores praias, onde comer e muitas dicas.

Vila Velha no Espírito Santo

Vila Velha, no Espírito, pertence à Região Metropolitana de Vitória (a “Grande Vitória”) e, na verdade, é bem colada na capital, separadas por uma ponte de pouco mais de 3 km de extensão.

Não faltam opções do que fazer em Vila Velha, cidade litorânea, os principais atrativos são os naturais, culturais e históricos.. Com 209,965 km² de área, a cidade é maior do que a capital, tanto territorialmente, quanto a nível populacional.

O que fazer em Vila Velha

Nesse post reunimos dicas para você não perder nenhuma atração de Vila Velha.

Convento da Penha

Não dá para falar de Vila Velha e não mencionar o principal cartão postal do Espírito Santo. O Convento da Penha é uma das construções mais antigas do estado e sua história remonta o ano de 1558, quando o frei Pedro Palácios se encarregou de dar início à construção.

Convento da Penha

Existe uma conhecida história de que o frei mantinha um quadro de Nossa Senhora dos Prazeres em uma gruta, onde morava, aos pés da subida para o Convento, mas o quadro desapareceu por três vezes, sendo sempre encontrado no alto do morro. Há quem diga que isso foi um sinal enviado por Nossa Senhora para que o Convento fosse construído no alto do morro e assim foi feito.

Inaugurado cerca de dez anos depois, em 1568, o Convento fica no alto de um penhasco com mais de 150 metros de altitude e é tombado como patrimônio histórico-cultural pelo IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, desde a década de 1940.

Além de apreciar a arquitetura rococó e a história por dentro do Convento, há muita natureza ao redor e a vista do alto do penhasco é incrível. Você pode andar pela área do Convento, explorando uma visão panorâmica das cidades de Vitória e de Vila Velha, com especial destaque para a vista do Morro do Moreno e da Terceira Ponte, que liga as duas cidades.

Se tiver condições, suba pela trilha. É possível chegar no topo do Convento de diferentes maneiras: por meio da estrada convencional, indo a pé ou pagando a van que fica logo na entrada (custa apenas 5 reais o trajeto completo, de ida e volta), ou pela estrada velha.

A subida é tranquila, não requer grande esforço físico e você aprecia toda a natureza da mata até lá em cima.

O Convento abre de segunda a segunda, mas fique ligado nos horários de funcionamento, já que não é possível subir após às 16 horas.

Há realização de missa católica todos os dias: de segunda à sexta às 7h e às 15h, sábado às 7, 9 e 15 horas, e domingos às 6, 9 e 16 horas.

Morro do Moreno

Para aqueles que amam aventura, o Morro do Moreno é um atrativo indispensável na sua visita à Vila Velha.

Morro do Moreno

Embora localizado quase no centro da cidade, o morro é formado pela Mata Atlântica e possui uma flora rica e uma fauna repleta de pássaros, lagartos e saguis.

Para chegar ao topo do morro, a 184 metros de altitude, existem diferentes maneiras. A estrada calçada é a opção mais fácil e tranquila, mas há trechos de subida íngreme, então certifique-se de estar vestido adequadamente, com tênis, roupas leves, protetor solar e água para se hidratar.

GRUPO GRATUITO NO WHATSAPP

Participe gratuitamente do nosso grupo no WhatsApp e receba diariamente dicas para acumular muitas milhas e alertas de passagens promocionais com milhas.

Fique tranquilo, o grupo é restrito e apenas os administradores enviam mensagem.

QUERO ENTRAR NO GRUPO!

Para quem gosta de se aventurar, há opções de diversas trilhas para chegar ao topo do morro. Chegando na base do morro, você pode seguir as placas indicativas pelo lado direito e começar a trilha mais comum, que requer um pouco de disposição física, cuidado e coragem, já que existe um trecho de paredão com vista para baixo (cuidado com a vertigem) e outro que é necessário subir pela raiz de uma árvore. Caso opte subir por uma trilha, lembre-se de conferir a previsão do tempo e evitar subir na chuva, além de estar acompanhado caso precise de ajuda.

Chegando no topo, a vista é deslumbrante. De um lado, é possível observar o Convento da Penha, a Terceira Ponte e grande parte da cidade de Vitória. Do outro, há vista para o mar da Praia da Costa. Nos fins de semana é comum ver praticantes de parapente saltando de lá.

Caso não tenha condições de subir até o topo do morro, há opção de subir até o Mirante da Testa, que também lhe garante uma visão privilegiada do Convento da Penha, Terceira Ponte e da cidade de Vitória. Não tem segredo para chegar lá, pois o caminho é bem sinalizado e de nível fácil.

Praias de Vila Velha

Para quem gosta de aproveitar a viagem pegando sol e curtindo uma praia, Vila Velha é um prato cheio, já que a cidade possui 32 quilômetros de litoral. São diferentes praias, com diferentes estilos e vibes.

Praia da Costa

Se quer passear por um calçadão movimentado, escolha a Praia da Costa. Principalmente aos fins de semana, essa praia é bem badalada. A água costuma ter uma temperatura agradável e refrescante, mas caso não esteja familiarizado com banho de mar, preste atenção na altura das ondas, pois há dias que elas estão mais intensas.

Praia da Costa
Praia da Costa em Vila Velha

Caminhando na orla da Praia da Costa em direção ao Morro do Moreno, é possível chegar a um ponto com várias barraquinhas de comida e artesanato.

Praia da Sereia

Ainda nesta direção, você chega na Praia da Sereia, onde há águas mais calmas e cristalinas, além de uma visão panorâmica de toda a orla.

Praia da Sereia

Praia de Itapoã

Caso queira sentar em um quiosque e apreciar a culinária local, com moquecas de qualidade, caranguejo e cerveja gelada, vá para o outro lado, pois as praias de Itapoã e Itaparica estão repletas de boas opções.

Praia de Itapoã

Ilhas Itatiaia e Pituã

Próximo à comunidade de pescadores, na Praia de Itapoã, também é possível agendar um passeio de barco que te leva até as ilhas Itatiaia e Pituã.

As ilhas são um verdadeiro refúgio natural bem próximas da cidade. Lembre-se de levar sua própria comida e bebida, pois não há estrutura de restaurantes nessas ilhas, mas claro, não polua o meio ambiente descartando resíduos na ilha.

Leve também snorkel, pois é possível observar intensa vida marinha ao redor do arquipélago. A cor da água também é impressionante ao redor e você pode curtir com tranquilidade, já que quase não há ondas por ali.

Para chegar lá, procure os serviços de barco fornecido pelos pescadores na Praia de Itapoã. Os preços variam, mas com cerca de R$ 30 é possível conhecer ambas as ilhas e voltar (preço por pessoa).

Praia Secreta

Voltando para as proximidades da Praia da Costa, procure pela tão “instagramável” Praia Secreta. Se for no final de semana, evite ir de carro, pois a região é bem movimentada.

Embora tenha este nome, a Praia Secreta é bem conhecida na região e você não terá problemas em encontrá-la seguindo um GPS ou perguntando aos locais. Em resumo, basta seguir caminhando após a Praia da Sereia e buscar o “CREFES”. Chegando lá, vire à direita e continue caminhando até encontrar a Igreja Missão. Do lado oposto, há um muro com uma entrada e indicação de que aquele é o caminho.

Praia do Ribeiro

Na mesma região, procure pela Praia do Ribeiro. Embora não seja uma praia para se banhar, você pode tirar boas fotos com os barcos ou mesmo agendar uma aula de jet-ski.

Praia do Bananal

Ainda bem pertinho, você deve procurar a Praia do Bananal. Uma pequena e charmosa praia de costas para o Morro do Moreno, na região de Mata Atlântica e com águas calmas.

Farol de Santa Luzia

Na mesma região da Praia Secreta, encontra-se o Farol de Santa Luzia. O farol entrou em funcionamento em 1871, tendo sido inaugurado por D. Pedro II e até hoje ajuda a orientar os navios que transitam pelos portos de Vitória, Vila Velha e Tubarão.

Farol de Santa Luzia

A torre possui 17 metros de altura e atualmente a visitação da área é gratuita de terça à domingo, das 9h às 17h.

Por ser uma área militar, há algumas restrições: não é permitido entrar com trajes de banho ou sem camisa, tampouco consumir alimentos e bebidas no local.

Museu Vale

O Museu Vale está instalado na Antiga Estação Ferroviária Pedro Nolasco, da linha Vitória-Minas. O edifício data de 1927 e o museu, hoje, mostra o processo de construção da ferrovia Vitória-Minas.

No local, há uma maquete enorme e cheia de detalhes onde circulam miniaturas de trens de carga e de passageiros.

Para comer, há o encantador Café do Museu, com uma vista legal da região portuária de Vitória. O mais interessante é que esse Café funciona dentro de um antigo vagão de trem, o que traz uma experiência única. Os preços são justos e a entrada no Museu é gratuita!

Funciona de terça a sexta, das 8h às 18h e nos sábados e domingos, das 10h às 18h.

Fábrica da Garoto

Um passeio delicioso de se fazer em Vila Velha é a visita à fábrica de chocolates da Garoto.

Em razão da pandemia de Covid-19, as visitas ao pátio da fábrica foram suspensas, então é altamente recomendado que você busque se informar sobre o retorno das visitas, caso faça questão de realizá-la.

Por outro lado, o Museu Garoto está funcionando sob agendamento no site da empresa.

O museu fica em um prédio em frente à loja da fábrica e conta a história da Chocolates Garoto desde sua fundação. Após a visita, não deixe de passar na loja da fábrica. Além de chocolates fresquinhos, há opções de presentes e itens exclusivos.

Ônibus Panorâmico

Uma opção interessante para quem quer conhecer mais sobre as cidades de Vitória e Vila Velha, é o ônibus panorâmico Capixaba BusTour. O ônibus passa pela Terceira Ponte, pelo Farol de Santa Luzia, pela orla da Praia da Costa e por diversos pontos turísticos da capital.

O passeio começa às 9h e retorna às 17h, com pontos de parada para descida dos passageiros. Os ingressos podem ser adquiridos com antecedência no site por R$81 (adultos).

Onde comer em Vila Velha

A gastronomia capixaba é riquíssima, então não deixe de experimentar a verdadeira moqueca capixaba quando visitar Vila Velha.

Moqueca Capixaba

Há muitas opções boas para comer frutos do mar na cidade, como o Terra à Vista, que fica dentro do Shopping Praia da Costa, o Ilha do Caranguejo, que conta com uma estrutura completa no anexo do Shopping Boulevard de Itaparica. Esses têm uma pegada mais moderna e servem um bom happy hour.

Para comer a verdadeira moqueca, procure pelos restaurantes mais clássicos, que com certeza te servirão pratos excepcionais e cheios de história, como o Timoneiro e o Restaurante Atlântica.

O Camarão no coco, criado pelo restaurante Atlântica, é outra opção. Com água de coco e camarão como base,  leva ainda salsa, leite de coco, sal e pimenta. É servido com arroz branco e batata palha. Simplesmente delicioso!

Para comer caranguejo, vá sem medo ao Caranguejo do Assis ou ao Regina Maris, ambos restaurantes com preços justos.

Onde ficar em Vila Velha

Há diferentes opções de hospedagem em Vila Velha, com estilos e gastos para todos os perfis.

Para ficar em um hotel com vista para o mar e opções de quartos mais luxuosos, procure pelo Quality Suítes Vila Velha, que fica na Praia da Costa.

Praia da Costa
Vista do Quality Suítes Vila Velha.

Em frente à Praia de Itaparica, há opção de ficar hospedado no Hotel Santorini.

Aos pés do Morro do Moreno, cercado de natureza e tranquilidade, embora a poucos minutos do centro da cidade e das principais praias de Vila Velha, encontra a Casa Morro do Moreno. Um ambiente familiar e acolhedor, com quartos individuais ou compartilhados e diárias a preços justos.

Com tarifas a partir R$130,00, o Bristol Easy Hotel – Praia de Itaparica é um hotel de categoria econômica super estiloso, confortável e bem localizado, a poucos metros da praia. Atende bem desde quem viaja a lazer a quem viaja a negócio.


Leia também

Bristol Easy Hotel – Uma opção econômica em Vila Velha

O que significa Pocando

O melhor da Comida Capixaba

Roteiro de 2 dias em Guarapari

Bistrô e Pousada Orquídea Café – Uma ótima opção em Guarapari

VIAJE POR CONTA PRÓPRIA E ECONOMIZE MUITO!
Reserve hospedagem no Booking.com
Seguro Viagem com desconto em Segurospromo
Alugue um carro em Rentcars
Passagens aéreas promocionais em Passagens Promo
Passeios em Santiago e no Atacama com TourGo
Tours pela América do sul em Denomades.com
Passagens de ônibus, trem e avião dentro da Europa em Omio
Ingressos e passeios pelo mundo em GetYourGuide
Chip Internacional com 5% de desconto em America Chip
Chip Internacional com frete grátis em EasySIM4U
Chip Internacional da Viaje Conectado com 10%OFF cupom PROMO10

Deixe um comentário