fbpx

O que fazer em Japaratinga Alagoas

O que fazer em Japaratinga no Alagoas, cidade com as mesmas características da vizinha Maragogi, lindas praias, mar verde esmeralda e piscinas naturais, porém ainda pouco procurada pelos turistas.

Esse paraíso ainda preservado chama cada vez mais a atenção dos turistas que buscam locais menos lotados, mas com as características típicas das praias da região: água quente e cristalinas.

Japaratinga-Alagoas

Onde fica Japaratinga

Japaratinga é uma cidade de menos de 10 mil habitantes localizada no litoral alagoano. Ela fica abaixo de Maragogi, a uma distância de aproximadamente 10 quilômetros. É uma ótima opção para fugir da agitação das praias de Maragogi, principalmente na alta temporada.

Muitas turistas que se hospedam em Maragogi aproveitam para fazer um bate e volta em Japaratinga e você também deveria fazer isso durante a sua viagem.

Como chegar em Japaratinga

As capitais mais próximas de Japaratinga são Recife e Maceió.

De Recife

Quem vai de carro desde Recife percorre 145 km para chegar à cidade, levando em torno de 2:45h para finalizar o percurso.

Você também pode ir de ônibus, com a empresa Real Alagoas que faz todo o trajeto de Recife a Maceió pelo litoral.

De Maceió

Chegar até Japaratinga de Maceió é mais perto do que de Recife. A distância entre as cidades é de 120 quilômetros vencidos em pouco mais de 2 horas de carro.

Mas, você também pode contratar um transfer ou pegar o ônibus da Real Alagoas.

De Maragogi

Para quem vem de Maragogi, basta dirigir por 10 quilômetros pela estrada AL-101 e em torno de 20 minutos chegará em Japaratinga. Esse trajeto também pode ser feito de ônibus com algumas opções ao longo do dia.

De Porto de Galinhas

De Porto de Galinhas para Japaratinga são 100 quilômetros. Assim, em menos de duas horas de carro você chegará na cidade.

Para fazer este trajeto de ônibus será necessário se deslocar primeiramente para Maragogi. E, a partir daí, pegar outro ônibus até Japaratinga. Por isso, muitas vezes, vale mais a pena contratar um transfer para fazer o trajeto caso você não possa alugar um carro.

Onde ficar em Japaratinga

Apesar de a cidade ainda não ser tão turística, existem muitas e boas opções de hotéis e pousadas por lá.

Você pode ficar na Pousada Badejo, uma opção à beira-mar e bem próxima do centro da cidade. O seu padrão é 4 estrelas, mas, mesmo assim, ela tem um bom preço que vale o custo-benefício.

Outra opção é a Pousada Lua Cheia, com ótimo café da manhã e a apenas 20 metros da praia. Ela ainda é famosa por seu ótimo atendimento e boa limpeza das instalações.

Uma terceira alternativa é se hospedar na Pousada Doze Cabanas, com pacotes com café da manhã e jantar incluídos. Ela também fica à beira-mar e tem ótima avaliação dos hóspedes.

Melhores praias de Japaratinga

Em Japaratinga você vai encontrar praias com trechos contornados por falésias e mar com a mesma coloração de Maragogi.

Japaratinga também tem suas próprias piscinas naturais, menores do que as da vizinha mais famosa, porém com bem menos turistas. Outra vantagem é que o custo do passeio é mais baixo.

Praia de Japaratinga

A Praia de Japaratinga é a mais famosa da cidade. Ela apresenta aquele cenário típico do Nordeste com muitos coqueiros, água quente e uma ampla faixa de areia.

Praia de Japaratinga maré baixa

Além disso, esta é uma praia com bastante estrutura e mar calmo, o que a torna ideal para levar crianças e a família.

Praia de Bitingui

Ao contrário da Praia de Japaratinga, a de Bitigui não oferece estrutura com barracas. Por isso, ela é ideal para as pessoas que preferem lugares mais reservados e tranquilos.

Praia de Bitingui em Japaratinga

A cor da água é bem verde e transparente, formando um cenário realmente impressionante.

Barreira do Boqueirão

A Barreira do Boqueirão é também conhecida localmente como Praia da Bica. Este lugar fica mais ao sul da cidade, não fica tão cheio de turistas e tem uma água cristalina.

Também é famosa pelo lindo pôr do sol que você pode apreciar de lá. Então, vale a pena se programar para visitar a praia neste horário.

O que fazer em Japaratinga

O que fazer em Japaratinga depende da quantidade de dias que você tem pela cidade.

Piscinas Naturais de Japaratinga

As Piscinas Naturais de Japaratinga fazem parte da APA Costa dos Corais (Área de Proteção Ambiental Costa dos Corais), a segunda maior barreira de corais do mundo.

Com águas transparentes e areia branca, esse passeio é uma verdadeira experiência com a vida marinha e através da flutuação é possível nadar ao redor dos peixes.

Piscinas Naturais de Japaratinga

As Piscinas de Japaratinga  ficam a cerca de 2 quilômetros da costa. O passeio é realizado em embarcações do tipo catamarã e tem duração média de 3 horas, sendo realizado apenas na maré baixa.

Piscinas Naturais de Japaratinga

E ainda vale a pena consultar o melhor dia para fazer o passeio em decorrência de uma melhor visibilidade da vida marinha do lugar.

Em nossa última visita a Maragogi fizemos o passeio às piscinas naturais com a Costazul Turismo e Receptivo e recomendamos. A empresa busca no local de hospedagem em Maragogi e deixa no ponto de embarque em Japaratinga. As cidades são vizinhas e o trajeto dura cerca de 15 minutos. Após o passeio às piscinas naturais, que dura cerca de 2h30, o transfer estará aguardando para te levar de volta a Maragogi.

Custa: R$95 por pessoa incluso o transfer desde/para o hotel.
Crianças de 0 a 5 anos gratuito.
Saídas todos os dias a depender da maré.
RESERVE AGORA!

Passeio de Buggy

Se você fizer um passeio rápido, de um ou dois dias, sugiro que faça um tour de buggy para percorrer as principais praias e conseguir conhecer melhor o lugar. Essa também é uma alternativa para quem alugou um carro para percorrer a região.

Praia de Bitingui em Japaratnga

Porém, com mais tempo para explorar o lugar, você também pode aproveitar as praias com calma, principalmente a Praia de Japaratinga. E não deixe de ver um pôr do sol na Barreira do Boqueirão.

Você pode escolher fazer o passeio de buggy pela manhã ou pela tarde. Porém, uma vantagem da tarde é poder apreciar o pôr do sol. Além das praias, você também irá passar por mirantes pelo caminho e poderá tirar fotos para eternizar aquele momento.

Porto de Pedra

Um passeio mais alternativo, mas igualmente lindo e que vale a pena, é visitar o rio Tatuamunha e conhecer o santuário do peixe boi.

Praia do Boqueirão
Porto de Pedra aos fundos.

Porém, este tour fica um pouco mais distante de Japaratinga, se localizando na cidade de Porto de Pedra.

Dicas de restaurantes em Japaratinga

Como Japaratinga é uma cidade do litoral nordestino, bons restaurantes é o que não falta por lá, principalmente com foco em frutos do mar.

Almoço em Japaratinga

O Companhia da Lagosta é um restaurante à beira-mar na Praia do Boqueirão. Ele é especializado em frutos do mar com pratos diferentes de lagosta, polvo, camarão, siri e mais.

Além disso, o cardápio vasto do Companhia da Lagosta também conta com drinks, sobremesas e massas.

Já o Restaurante Caiuia fica na Praia Bessas e oferece pratos muito bem servidos. Ele é bem versátil e oferece opções de frutos do mar, carne, petiscos, caldos.

Você também encontra cervejas artesanais e diversas opções de drinks ao visitar o Restaurante Caiuia.

Também recomendo o Mamma Pereira. Esse restaurante fica à beira-mar da Praia de Japaratinga, em uma das áreas mais movimentadas da cidade.

Você poderá experimentar petiscos, sanduíches, pratos executivos, opções com carnes ou frutos do mar, pizzas, massas e sobremesas. Ou seja, o restaurante é bastante completo e tem diferentes opções para todo gosto.

Outra opção é a Barraca da Praia, na Praia de Bitingui. Este restaurante é bem completo e tem um caldinho de camarão famoso na cidade.

Você ainda encontra pratos como arroz de polvo, agulhinha com macaxeira e casquinha de siri. Então vale a pena experimentar os pratos de lá.

Mais dicas para a sua viagem a Japaratinga

  • A principal dica para aproveitar sua viagem até Japaratinga é escolher um hotel bem localizado, principalmente se você estiver sem carro. Assim, escolha opções próximas à beira-mar para já acordar perto da praia.
  • Também pesquise bastante os preços antes de contratar passeios.
  • Outra dica importante é passar, ao menos, três dias em Japaratinga. Se você não tiver este tempo, ainda vale a pena visitar a cidade. Porém, se possível, reserve alguns dias para curtir este lugar da forma como ele merece.
  • Recomendo que você faça o passeio de buggy e passe um dia em uma das praias, pelo menos. Apesar de o passeio das piscinas naturais ser bem bonito, você encontra opções parecidas em outras praias do Nordeste. Por isso, eu priorizaria explorar a região antes de fazer este passeio.
  • Consulte os dias e horários das marés antes de fechar os passeios. As piscinas naturais ficam muito mais interessantes na maré baixa, proporcionando uma boa visibilidade dos peixes, corais, tartarugas e outros animais que estejam nadando pelo mar.
  • Não esqueça de levar protetor solar, óculos escuros e chapéu. O sol do Nordeste pode queimar bastante, principalmente pessoas de peles mais sensíveis.
  • Você também pode levar uma capa de celular à prova d’água, principalmente se fizer o passeio das piscinas naturais. Assim, conseguirá registrar imagens aquáticas sem danificar o seu celular.
  • Aproveite cada minuto da sua viagem e viva a cidade de Japaratinga como ela merece, conhecendo praias, mirantes, bares e a culinária deliciosa do lugar.

Leia também

Maceió: praias, o que fazer, onde ficar na capital de Alagoas

Recife: praias, o que fazer, onde ficar na capital de Pernambuco

VIAJE POR CONTA PRÓPRIA E ECONOMIZE MUITO!
Reserve hospedagem no Booking.com
Seguro Viagem com desconto em Segurospromo
Passagens aéreas promocionais em Passagens Promo
Passeios em Santiago e no Atacama com TourGo
Tours pela América do sul em Denomades.com
Passagens de ônibus, trem e avião dentro da Europa em Omio
Ingressos e passeios pelo mundo em GetYourGuide

Uma resposta

  1. Magui 01/08/2022

Deixe um comentário