Uma das perguntas que mais recebemos é “como funciona a imigração na Europa“. Depois de ter passado por esse processo várias vezes, resolvemos escrever esse post para tirar todas as dúvidas e contar quais são as principais perguntas feitas pelos agentes de imigração e os documentos necessários para viajar a turismo para Europa.
O maior medo de todo viajante, principalmente na primeira vez que vai a Europa, é se vai ou não conseguir “passar pela imigração”. Até algum tempo atrás era comum ouvir casos de pessoas que eram barradas e mandadas de volta ao Brasil, principalmente em países como a Espanha e o Reino Unido.
A documentação que pode ser exigida dos brasileiros para entrar na Europa como turista independe do estilo da viagem. Mochileiros, casais, famílias e os adeptos a viagens de luxo devem separar uma série de documentos para não correr risco de serem barrados na imigração.
Nós já estivemos na Europa diversas vezes e em nenhuma tivemos qualquer dificuldade para entrar. Entretanto, em todas elas tínhamos em uma pastinha vários documentos para comprovar que o objetivo de nossa viagem era apenas turismo, que estávamos de férias do trabalho e que tínhamos recursos financeiros para custear a viagem.
Fique tranquilo! Se esse também é o seu objetivo, estando com a documentação obrigatória em mãos, dificilmente terá alguma dificuldade para entrar na Europa. A imigração serve para impedir que estrangeiros entrem no país e no continente europeu com o intuito de imigrar de forma ilegal e não de atrapalhar o turismo, que é uma das maiores fontes de renda de toda Europa.
Como funciona a imigração na Europa
Passar pela imigração na Europa não é tão complicado como parece ser. O fundamental é manter a calma, ter os documentos que comprovem o motivo da sua viagem (turismo) e nunca mentir.
Mas que documentos são esses? Resumindo: passaporte com validade mínima de 6 meses, passagem de volta, comprovantes de reserva de hospedagem, comprovantes financeiros que mostrem que você tem dinheiro suficiente para viagem e seguro viagem. Nós temos um post completo a respeito dos documentos necessários para viajar para Europa. Acesse!
Entrevista de imigração
Assim que você desembarcar em um aeroporto europeu vindo do Brasil ou de outro país fora da Zona de Schengen (União Europeia), você será direcionado para os guinches de imigração, onde aguardará em uma fila até ser chamado para uma entrevista com o oficial de imigração. Essa entrevista é individual, exceto para casais e familiares de primeiro grau, que podem realizar os procedimentos juntos. Nessa entrevista o oficial fará algumas perguntas, normalmente são poucas, pedirá alguns dos documentos já listados e carimbará seu passaporte com a permissão para permanecer na Zona de Schengen por até 90 dias.
Em que língua?
A entrevista vai acontecer na língua materna do país, em inglês ou em português (com ajuda de um interprete), exceto em Portugal, obviamente, que será sempre em português. Por exemplo, se você desembarca na França e não sabe falar francês mas fala inglês, já inicie a conversa em inglês que o oficial te atenderá em inglês, já que geralmente eles sempre falam inglês (independente do país). Caso você só fale português, tente falar em inglês que você só fala português e precisa de um interprete, leve isso escrito em inglês em um papel ou mesmo na tela do seu celular. Eles irão chamar um interprete que irá te auxiliar durante a entrevista.
Principais perguntas
Geralmente as perguntas são as mesmas, porém, de acordo com suas respostas eles podem te fazer outras. Caso não fiquem convencidos que seu objetivo é turismo, podem te enviar para uma outra sala onde outro agente de imigração irá fazer perguntas, algumas repetidas e outras novas, com objetivo de tentar perceber contradições em suas respostas. Por isso nunca minta! Mesmo que seja uma “mentira pequena” e “boba”, pois isso pode ser o motivo de você não ser aceito na Europa.
Não existe uma lista de perguntas obrigatórias. Acontece até de não fazerem nenhuma pergunta. De início entregue apenas seu passaporte e vá respondendo as perguntas e apresentando os documentos que forem solicitados. As principais perguntas que geralmente são feitas são?
– Qual o objetivo da viagem?
– Quantos dias vai ficar no país ou na Europa?
– Sua reserva de hospedagem por favor?
– Sua passagem de volta por favor?
Normalmente nesse momento já carimbam o passaporte. Mas outras perguntas podem ser feitas como:
– Quanto dinheiro você tem?
– Qual sua profissão?
– Quais outras cidades/países vai visitar?
– Já comprou ingresso para alguma atração? Se sim, tem o ingresso impresso?
– Com quem está viajando?
– Tem familiares vivendo no país ou na Europa?
– Tem seguro viagem?
Após responder as perguntas e apresentar os documentos solicitados, as chances de não ter a entrada na Europa autorizada são quase zero. Lembrando que brasileiros não precisam de visto prévio para visitar a Europa em viagens a turismo de até 3 meses. Isso é válido para os países da União Europeia que fazem parte do Tratado de Schengen.
O Tratado de Schengen
O Tratado de Schengen é um acordo que garante a livre circulação de pessoas dentro dos países signatários: Áustria, Bélgica, República Tcheca, Dinamarca, Estônia, Finlândia, França, Alemanha, Islândia, Itália, Letônia, Liechtenstein, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Países Baixos, Noruega, Polônia, Portugal, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Suécia, Suíça, Grécia, Hungria, Mônaco e San Marino.
Há outros países europeus que não fazem parte do tratado e não exigem visto para turistas brasileiros como a Suíça, Reino Unido, Rússia, Turquia, Bósnia, Albânia. O procedimento de entrevista e documentação necessária é praticamente idêntico aos dos países que fazem parte do tratado. Na dúvida consulte a lista dos países que exigem visto de turismo para brasileiros no site do Itamaraty.
Saiba mais em O que é Tratado de Schengen: países membros e como funciona.
SEGURO VIAGEM
Para entrar na Europa é obrigatória a contratação de um seguro viagem com cobertura mínima de 30 mil euros. Nossa dica para economizar é comparar os preços de diversas seguradoras através do site SegurosPromo e aproveitar até 10% de desconto. Nós utilizamos a SegurosPromo em nossas últimas viagens e recomendamos.
SEGURO VIAGEM COM DESCONTO É NA SEGUROS PROMO!
15% OFF em todos os planos de seguro viagem e + 5% OFF no pagamento via PIX ou boleto.
Não dê bobeira, há opções por menos de R$10,00 por dia.
FAÇA UMA COTAÇÃO AGORA!
Leia também
Documentos necessários para viajar para Europa
Como escolher uma mochila de viagem
VIAJE POR CONTA PRÓPRIA E ECONOMIZE MUITO! Reserve hospedagem no Booking.com Seguro Viagem com desconto em Segurospromo Passeios em Santiago e no Atacama com TourGo Tours pela América do sul em Denomades.com Passagens de ônibus, trem e avião dentro da Europa em Omio Ingressos e passeios pelo mundo em GetYourGuide CHIP Internacional com 10% de desconto em Airalo |
Olá pessoal!
Começo parabenizando o site de vocês! É muito esclarecedor!
Gostaria de tirar uma dúvida. Moro em Portugal, pois meu marido joga bola aqui, e ele se tornou cidadão italiano por conta dos antepassados. E no meu caso tenho um protocolo da comune dizendo que estou dando entrada na minha naturalização por ser cônjuge. Tenho também meu casamento registrado na Itália.
Minha dúvida é, irei precisar voltar para o Brasil, mais após um mês, vou ter que vir novamente para a Europa, vir para a Itália. A imigração italiana pode me “barrar” por não ter esperado dos 90 dias ou 180 dias para voltar novamente para Europa?
Infelizmente não temos conhecimento técnico para te ajudar.
Estou undo para a Europa em julho do ano que vem, meu destino final é Londres mas farei conexão de 1hr em Lisboa, devo passar no priproce de imigração nos dois destinos ou somente no final!?
A princípio apenas em Londres, até porque sua conexão é bem curta e vai ser o tempo apenas de sair de um avião e entrar no outro. Caso tivesse uma conexão maior e quisesse sair para conhecer um pouco de Lisboa, aí sim passaria pela imigração nos dois países.
Boa viagem!
Se ele perguntar minha profissão, e eu dizer, Agente de Suporte Host III, que é o que está no meu comprovante de pagamento (Hollerith), é melhor responder desta forma mesmo e levar os comprovantes? Ou tudo bem se eu responder que sou Profissional de TI?
É bem provável que ele ou ela entenderá melhor se você disser que é profissional de TI.
Boa viagem!
Olá! Estou indo para Europa em Julho, o roteiro é:
São Paulo -> Lisboa > Roma -> Paris -> São Paulo
Gostaria de saber se passaremos pela imigração apenas uma vez, no caso em Lisboa ou se passaremos pela imigração nos 3 países que entrarmos.
Obrigada
Olá Myllena!
Na sua viagem passará pela imigração apenas quando desembarcar em Lisboa e da união europeia em Paris.
Boa viagem!
ola tenho uma grande duvida
pretendo fazer uma viagem para italia e depois ir a londres!
devo comprovar na imigraçao passagem de volta para o brasil ou somente a passagem aerea para londres? eu irei fazer um mochilao e nao quero comprar passagem de volta para o brasil pois nao sei a data de volta!
obg
Sem a passagem de volta provavelmente será rejeitado. Se passar pela da Itália, certamente será barrado na de Londres.
Passagem de volta é a primeira coisa que eles pedem.
Abraço!
Olá, tenho uma duvida.
Em uma viagem para a Europa, São Paulo > Roma > Paris > São Paulo, só será necessário passar pela imigração uma unica vez em Roma ou na volta tenho que passar por outra imigração para voltar ao Brasil, se sim onde farei essa imigração de volta?
Olá Nicoly!
Na volta seu passaporte será carimbado no aeroporto de Paris.
Boa viagem!
Boa noite. Tenho uma dúvida e não achei a resposta em nenhum outro lugar. Vou passar Natal e final do ano na Europa. Contudo pretendo passar o ano novo em Londres, fora do acordo. Caso a imigração não aceite a gente la, nós voltamos para o País onde estou hospedado na UE ou para o Brasil mesmo estando de férias nos pais do acordo Schengen? ObrigDoO
Olá!
No país de origem, no caso então seria o último país na Europa.
Mas se já estarão no Espaço de Schengen por que não te aceitariam no Reino Unido?
Fiquem tranquilos e boa viagem!
Boa tarde. Estou indo para portugal em setembro e vou passar por geneva e zurich. Gostaria de saber se eu vou precisar passar na imigração das duas cidades ou só de uma.
Olá!
Somente em Portugal, pois a Suíça faz parte do Espaço Schengen.
Boa viagem!
Ola , gostaria de saber se uma pessoa ilegal na europa fora do tratado schangen poderia ser barrado na imigração dentro do tratado schangen ? Pois precisa assinar um papel para ter seu passaporte europeu !
Não fazemos ideia da resposta para essa questão específica. Desculpe e boa sorte!
Bom dia, gostaria de saber vou para França depois pretendo conhecer Portugal, vou passar pela imigração duas vezes?
Olá!
Não. Apenas no primeiro país que no caso será a França, já que ambos estão dentro do Espaço Schengen.
Boa tarde, em junho irei fazer o trecho Sao Paulo – Lisboa – Paris – Lisboa. Na ida, farei stopover de 1 dia em Lisboa, mas a volta é apenas para conexão. Minha dúvida é justamente a conexão da volta, será de apenas 1 hora. Será que dá tempo? A imigracao da saída será feita em Paris ou Lisboa? Obrigada.
Olá Andressa!
Se a companhia disponibilizou esse trecho com apenas 1 hora de conexão, acredito que a imigração será feita em Paris e apenas uma escala em Lisboa. Sugiro que entre em contato com eles, pois caso seja realmente conexão o tempo é insuficiente para desembarque, imigração e novo embarque.
Boa viagem!
Olá, se eu levar em especie reais brasileiros, eles são aceitos como comprovante de capacidade financeira na imigração?
O ideal é trocar reais por euros aqui mesmo no Brasil, antes da viagem.
Boa tarde. Eu vou a Portugal em junho 2019 de férias saindo do Brasil por 30 dias, como sou tripulante de navio tenho minha carta de embarque para julho e pretendo embarcar de lá pq meu embarque será na Noruega. Nao teria lógica comprar a volta para o Brasil pq fico embarcada 6 meses. A imigração colocaria algum problema?
Desculpa Kellen!
Sua situação é específica e não temos conhecimento sobre isso.
Se puder depois deixar um comentário com a resposta e onde você a encontrou.
Obrigado!
Oi, amei o site me esclareceu muitas coisas! Vou mês que vem pra Jerusalém, visitar a Grécia e a Polonia e minha passagem de volta para o Brasil é por Jerusalém.
Vou ficar 12 dias em jerusalém, 5 na grécia e 4 na polonia. Depois volto pra Israel onde pego meu voo para o Brasil. Tenho que apresentar minha passagem de volta ao Brasil na hora da imigração na polonia e na grecia? Muito obrigada desde já:D
Olá Jessica!
Provavelmente só vão te pedir sua passagem para Jerusalém. Mas se possível imprima também sua passagem de volta para o Brasil.
Aproveite para dar uma lida nos nossos posts da Polônia.
Boa viagem!
Tenho uma dúvida que não encontro resposta em lugar nenhum. Vou para a Espanha, mas entro por Portugal e por lá ficarei uns dias. Já sei que a imigração será em Lisboa. Porém, quando chegar em Madri, vou pegar um vôo de lá até Marrakesh, ou seja, vou sair de espaço Schengen e depois de poucos dias retorno à Madri. Nesse caso, ao sair de Madri devo fazer imigração? E para voltar, consigo retornar sem problema, visto que já terei o Schengen recebido em Portugal? Agradeceria imensamente a resposta.
Olá Camila!
Nossa experiência foi saindo de Sevilha para Fez. No aeroporto de Sevilha foi preciso dar saída da União Europeia no passaporte. Depois de 10 dias no Marrocos, de volta a Europa, justamente em Madri, foi preciso passar novamente pelo processo de imigração com novo carimbo de entrada no passaporte.
Aproveito para convidar para ler o nosso post sobre o Marrocos.
Boa viagem!
Olá. Farei conexão de algumas horas em alguns países da Europa, a menor conexão é de 5 horas, em Zurique, 8 horas em Londres e um dia inteiro em Frankfurt. Em todos eles gostaria de ir até o centro da cidade dar uma volta. Nesses casos, seria necessário reservar hospedagem para apresentar na imigração? considerando que serão poucas horas
Olá Luana!
Nesse caso você irá mostrar a passagem e comprovar que é apenas uma conexão, dirá que irá ao centro e retornará. Não precisa mostrar reserva de hospedagem, até porque não irá se hospedar.
Mas sugiro que repense em Zurique, pois com 5 horas não dá tempo de sair do aeroporto. Veja só, normalmente gasta-se ao menos 30 minutos para desembarcar, 1 hora na fila da imigração, 30 minutos para ir até o centro, 30 minutos para voltar, ao menos 30 minutos para os procedimentos de raio-x e você tem que chegar no aeroporto com ao menos 1 hora de antecedência para voos dentro do Espaço Schengen (voos domésticos) e 2 a 3 horas se for para algum país fora do espaço pois passará pela imigração de saída da Europa. Ou seja, não vai ter tempo para ver nada em Zurique e se algo der errado perde o voo.
Para Londres com 8 horas é possível sim, mas vai ficar bem corrido também.
Já Frankfurt um dia inteiro vai aproveita bem, inclusive deixo esse post com roteiro em Frankfurt.
Boa viagem!
Boa tarde, minha dúvida é referente a volta. Vou sair da Bélgica e fazer conexão em Roma de apenas 1h 30 com destino a São Paulo. Terei que passar na imigração em Roma? Se sim, é mais rápida que na ida?
Sim. Vai passar para dar saída da Europa. É bem mais rápido que na ida. Se a cia aérea programou esse tempo é porque ele é suficiente para os procedimentos.
Boa viagem!
Se eu ficar um período de 2 meses na europa pelo WorldPackers sendo voluntario num hostel, quanto preciso comprovar que tenho de dinheiro (em conta, cartão ou espécie)?
Nossas dicas são para quem vai a turismo. Infelizmente não sabemos te responder.
Boa tarde! Estou planejando visitar Portugal no começo do ano que vem, porém estou com algumas duvidas em relação a imigraçao.
1°- A fatura do cartão como comprovante financeiro tem q ser em euro ou pd ser em reais msm?
2°- Em Portugal pedem vínculo laboral, porém sou estudante, posso levar uma declaração da faculdade sem problema?
3°- Os hostels precisam estar pagos ou somente reservados?
Obrigado!
Olá Marcelo!
A fatura de cartão de crédito não é obrigatória, mas apenas uma forma a mais de provar que você tem condições de bancar sua viagem, caso o agente de imigração seja mais rigoroso. Nunca nos pediram.
Se você vai como turista e tem meios de se manter, não tem problema ser estudante. Leve seu comprovante de matrícula.
A hospedagem precisa apenas estar reservada.
Boa viagem!