Nesse post tiramos todas as dúvidas sobre os documentos necessários para viajar para Europa. A União Europeia exige uma série de documentos para entrada nos países europeus que fazem parte do Tratado de Schengen. Saiba quais são e não tenha contratempos em sua Eurotrip.
A documentação exigida dos brasileiros independe do estilo da viagem. Mochileiros, casais, famílias e os adeptos a viagens de luxo necessitam organizar uma série de documentos para não correr risco de ter sua entrada na Europa negada. Nós já estivemos na Europa diversas vezes e em nenhuma tivemos qualquer dificuldade para sermos aceitos na imigração, mas sempre viajamos com uma pastinha como todos os documentos exigidos pela União Europeia e necessários para comprovar nossa situação de turista.
Fique tranquilo. Se você pretende viajar para Europa a turismo e organizar a documentação indicada nesse post as chances de ser barrado na imigração em algum país europeu é mínima. Isso porque a imigração está preocupada com os estrangeiros que viajam para Europa se passando por turista mas na verdade com o proposito de imigrar. Já os turistas são sempre bem vindos.
Visto para Europa
Muitos leitores nos mandam mensagem perguntando sobre como conseguir um visto de turismo para Europa.
Acontece que brasileiros não precisam de visto para visitar a Europa em viagens a turismo de até 3 meses. Isso é válido para os países da União Europeia que fazem parte do Tratado de Schengen.
Tratado de Schengen
O Tratado de Schengen é um acordo que garante a livre circulação de pessoas dentro dos países signatários. São eles:
- Áustria, Bélgica, República Tcheca, Dinamarca, Estônia, Finlândia, França, Alemanha, Islândia, Itália, Letônia, Liechtenstein, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Países Baixos, Noruega, Polônia, Portugal, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Suécia, Suíça, Grécia, Hungria, Mônaco e San Marino.
Entretanto, mesmo os países que não fazem parte do tratado não costumam exigir visto para turistas brasileiros. Países como Reino Unido, Rússia, Turquia, Bósnia, Albânia, dentre outros, exigem a mesma documentação durante a entrevista na imigração.
Na dúvida consulte a lista dos países que exigem visto de turismo para brasileiros no site do Itamaraty.
Saiba mais em O que é Tratado de Schengen: países membros e como funciona.
Documentos para viajar para Europa
A documentação abaixo é obrigatória para todo viajante a turismo na Europa e deve estar em mãos durante o processo de imigração no aeroporto de chegada na Europa. Se você viajar dentro da Europa para outro país participante do Tratado de Schengen, por qualquer meio de transporte, não irá passar pela imigração novamente, valendo o carimbo de entrada no primeiro país para circulação dentro de todo o espaço de Schengen durante a validade da autorização que é de no máximo 3 meses.
Na maioria das vezes os agentes de imigração não solicitam a apresentação de todos os documentos, algumas vezes verificando apenas o passaporte. Entretanto, é extremamente indicado que você possua em mãos toda a documentação abaixo, pois caso seja solicitado e você não possua, poderá ser motivo para negativa da sua entrada na Europa.
Atenção: coloque toda a documentação em uma pastinha e tenha ela na sua mochila ou bolsa de mão, já que a imigração acontece antes do acesso a bagagem despachada. No primeiro momento apresente apenas o passaporte ao agente de imigração e caso seja necessários os demais documentos de acordo com as perguntas.
Passaporte válido
Seu passaporte deve estar válido até o fim da sua viagem. O recomendável é que tenha ao menos 6 meses de validade na chegada a Europa. Se o seu passaporte estiver próximo de vencer, não é necessário esperar que isso aconteça para solicitar um novo na Polícia Federal.
Caso você ainda não tenha passaporte leia nosso post sobre Como tirar passaporte.
Passagem de volta
Imprima sua passagem de volta pois ela provavelmente será solicitada. Em nossa última viagem o agente de imigração pediu para ver a passagem de volta e nós não havíamos imprimido ela. Porém ele aceitou ver o PDF que estava no tablet, mas o ideal é imprimir para não correr nenhum risco.
Se você não tiver a passagem de volta, a imigração pode entender que você não pretender voltar e negar sua entrada na Europa. Caso sua viagem siga para outro continente ou algum país fora do Espaço Schengen, tenha essa passagem em mãos, já que é ela que você deverá mostrar.
Comprovante de Hospedagem
Imprima pelo menos o comprovante de hospedagem do seu primeiro destino, mas tenha os das demais cidades salvos no celular, tablet ou aplicativo do site de reservas. Nós sempre usamos a Booking.com para efetuar nossas reservas e as acessamos pelo aplicativo no celular.
Quem viajar para visitar parentes ou amigos e vai se hospedar na casa deles precisa apresentar uma carta convite, conforme o modelo específico do país. É necessário que a carta seja enviada ao Brasil, para que você possa apresentá-la no processo de imigração.
Comprovantes Financeiros
O oficial de imigração pode solicitar que você comprove que tem meios de se manter durante toda sua viagem pela Europa. Nós sempre levamos o comprovante de compra de Euros, tanto faz se em espécie ou no Cartão Pré-Pago. Uma vez nos foi solicitado mostrar o valor que tínhamos em espécie. Portar cartões de crédito internacionais também serve como meio de prova e se possível com a fatura que comprove o limite disponível.
Sempre ouvimos falar que um bom valor médio por dia de viagem seria entre 40 e 60 euros, porém esse valor pode ser inferior caso você já tenha hospedagem, deslocamentos internos e passeios pagos, basta você indicar isso ao agente de imigração. De todas as nossas viagens para Europa só precisamos comprovar meios financeiros uma vez. Mas é sempre bom estar precavido.
Seguro Viagem
Para entrar na Europa é obrigatória a contratação de um seguro viagem com cobertura mínima de 30 mil euros. Dependendo da sua idade e da duração da viagem, o seguro pode ter um custo alto. Porém o leitor do Mochilão Barato não paga caro pelo seguro viagem.
Nossa dica para economizar é comparar os preços de diversas seguradoras através do site SegurosPromo e aproveitar até 10% de desconto. Nós utilizamos a SegurosPromo em nossas últimas viagens e recomendamos.
SEGURO VIAGEM COM DESCONTO É NA SEGUROS PROMO!
15% OFF em todos os planos de seguro viagem e + 5% OFF no pagamento via PIX ou boleto.
Não dê bobeira, há opções por menos de R$10,00 por dia.
FAÇA UMA COTAÇÃO AGORA!
Vale lembrar que a falta do seguro viagem pode ser motivo de deportação e sem ele você só terá atendimento médico hospitalar em hospitais particulares.
Outros Documentos que podem ser úteis
Nós sempre levamos alguns outros documentos, que apesar de não serem obrigatórios, podem ser úteis para comprovar ao agente de imigração que a motivação da viagem é fazer turismo, já que provam que você tem vínculos no Brasil. Abaixo a lista de alguns desses documentos, mas você pode levar o que achar necessário. Lembre-se de só mostrá-los ao agente se os documentos obrigatórios não forem suficientes.
- Declaração de Imposto de Renda.
- Comprovante de emprego no Brasil: últimos contracheques, carteira de trabalho, carteira funcional, etc.
- Caso seja empresário, documento que comprove a situação.
- Caso seja estudante, comprovante de matrícula.
- Comprovante da posse de bens no Brasil: cópia de escritura, cópia de documento de veículos em seu nome.
- Passaporte anterior que tenha comprovante de entrada e saída em outros países.
- Cópia de diploma acadêmico.
Fique calmo e em nenhuma hipótese minta. O índice de deportação de brasileiros na Europa quando preenchem os requisitos e portam a documentação necessária é praticamente nulo.
Saiba mais sobre a imigração na Europa no post Como funciona a imigração na Europa.
Leia também
Como escolher uma mochila de viagem
Celular na Europa: fim da cobrança de roaming dentro da UE
Roteiro de 20 dias pela Europa
VIAJE POR CONTA PRÓPRIA E ECONOMIZE MUITO! Reserve hospedagem no Booking.com Seguro Viagem com desconto em Segurospromo Passeios em Santiago e no Atacama com TourGo Tours pela América do sul em Denomades.com Passagens de ônibus, trem e avião dentro da Europa em Omio Ingressos e passeios pelo mundo em GetYourGuide CHIP Internacional com 10% de desconto em Airalo |
Olá!
Gostaria de saber se a cada país visitado, eles carimbam nosso passaporte!
Olá Jaque!
Não, dentro do Espaço Schengen você receberá os carimbos dos países por onde entrar na Europa e de onde deixar a Europa.
Um abraço!
Olá,
Farei uma viagem de 10 dias pela Europa, por Amsterdam, Paris e Londres. Sabe me informar se terei que passar pela imigração em todos esses países?
Olá!
Vai passar em Londres e no primeiro país do Tratado de Schengen por onde passar, seja a França ou Holanda. Isso tendo em vista que o Reino Unido nunca fez parte desse tratado, que permite a livre circulação entre os países que participam dele.
Boa viagem!
Olá,
Estou com uma grande duvida e não estou conseguindo resposta. Seguinte: Estou estudando em Dublin, onde meu visto termina em Abril do ano que vem, após isso estou planejando um mochilão de 6 meses, entre Europa e Ásia, retornando para o Brasil ao término.
Como funciona a questão do visto, é necessário solicitar uma extensão?
Olá Eduardo. Nunca passamos por isso então é melhor procurar uma informação mais precisa com os órgãos oficiais. Mas é bem provável que se você escolher como primeiro país o Reino Unido e depois voltar para o Espaço Schengen não terá problema para conseguir mais 3 meses, agora como turista, na Europa. Depois você parte para a Ásia. Mas como eu disse, confirme tudo com os órgãos oficiais. Abraço!
oii muito bom suas informações.
queria saber sobre o chip na Europa.
eu comprando um chip em um país ele serve para para outros países europeus? ?
Isso mesmo. Dá uma lida nesse post aqui. Abraço!
ir para a suiça é tão simples assim ?
Como turista sim! Só seguir as dicas do post!
ola, gostaria de saber se 16 dias sao possiveis para conhecer:
Madri, Barcelona, Paris, Londres, Roma e veneza.. e o que voce me indicaria de roteiro (ordem) melhor para ir!
Muito Obrigada
Olá, tenho uma dúvida em relação a lista de documentos que podem ser utéis.
Trabalho como freelancer no momento e os únicos documentos que tenho são: documento do carro e diploma e comprovante de residência. Para apresentar esses docs na imigrção eles precisam estar traduzidos por um tradutor juramentado?
A Receita emite uma certidão negativa de débitos (impostos) será que ajuda também? Não declarei imposto de Renda esse ano, pois ano passado não atingi a cota.
Sutação: vou para a França (com imigração em Roma), ficarei lá por 80 dias, tenho passagens de ida e volta, seguro, reservas de estadia e dinheiro suficientes.
Olá Danielle!
Não temos como te dar uma resposta conclusiva.
Pela nossa experiência, pelas entrevistas que já passamos na imigração em diferentes países da Europa e pelo que vimos passar com outras pessoas enquanto aguardávamos na fila, é muito difícil eles pedirem comprovação de renda e trabalho. Geralmente perguntam sobre o motivo da viagem, pedem a passagem de volta e comprovante de hospedagem. Mas veja bem, você pretende ficar 80 dias e a maioria dos turistas ficam de 5 a 15 dias, apresentando a passagem de volta para esse período. No seu caso é bem provável que irão fazer mais perguntas e pedir mais documentos, como comprovante de hospedagem para todo o período, comprovantes de que tem dinheiro para se manter durante toda a viagem, etc. Dá uma pesquisada no Google, recentemente teve uma brasileira que foi deportada pela imigração na Alemanha e ela iria ficar um período grande também.
É muito importante que você preencha todos os requisitos para não ter algum problema durante sua viagem.
Quanto as documentos de propriedade de bens e diploma nós sempre levamos apenas autenticado em cartório, mas como dissemos no texto, esses são documentos para reforçar sua condição de turista e não são obrigatórios.
Boa sorte e um abraço!
Boa noite. Estou querendo fazer uma “volta ao mundo”, realizando trabalhos voluntários. Vou começar na América do Sul, em seguida quero passar pela Europa. Porém, não terei a passagem de volta e o comprovante da hospedagem, certamente será do hotel que vou realizar serviço voluntariado. Você acha que terei problemas para entrar na Europa?
Olá Deborah!
Já ouvimos falar de pessoas na mesma situação. Geralmente a pessoa tem uma passagem de saída da Europa, mesmo que seja para um país fora do espaço Schengen. Não seria uma solução para você? Mesmo que seja uma passagem de ônibus ou trem para um país fora do tratado. Boa viagem e qualquer coisa estamos a disposição.
Boa Tarde,
Preciso de ajuda rsrs.
Estou planejando um Mochilão pela Europa em agosto de 2019. Vou com meu namorado, vamos ficar 30 dias, passaremos por 7 países. Mas o que tem tirado meu sono são os documentos para passar pela imigração. Estamos dividindo os custos da viagem; então alguns comprovantes de hospedagem estão no nome dele e outros no meu nome, como comprovar que temos hospedagem para todo o período? Podemos passar juntos?
Outra duvida é sobre o comprovante de subsistência, quando sairmos do Brasil já vamos com passagens de ida e volta, hospedagens e locomoções internas pagas. O valor que levaremos será para alimentação, passeios e compras. Vou levar extrato financeiro da minha conta, meu cartão de credito (limite bom) e estou tentando abrir uma conta no N26 para transferir a maior parte do valor para lá e claro levar uma quantia em dinheiro. Minha duvida é sobre os comprovantes do meu namorado; não poderemos utilizar extrato da conta dele e também não tem cartão de credito. Também estamos tentando abrir uma conta no N26 para ele, mas o valor que mandaremos não é suficiente comparado com o mínimo que eles podem pedir na imigração. Posso de certa forma ser responsável financeiro por ele? Utilizando meus comprovantes para mostrar que ele terá como se manter? Pq somando os nossos comprovantes juntos conseguimos o mínimo necessário, só que grande parte estará em meu nome, como o cartão de credito. E não consigo colocá-lo como adicional.
Me ajudem por favor, preciso resolver essas questão para continuar com o planejamento.. kkk
Olá Carlos!
Fique tranquilo, vocês poderão passar pelo imigração como um casal. Sigam junto para o guichê e assim que for perguntado informem que são um casal. Quanto aos comprovantes de hospedagem é só informar isso também, que alguns estão no seu nome e outros no nome dele. Dificilmente vão pedir a comprovação de hospedagem para todo o período, apenas se forem para a temida salinha. Geralmente só pedem do primeiro destino, da cidade de entrada na Europa. Quanto aos comprovantes financeiros, como ele não tem como apresentar os deles, caso seja pedido, apresente os seus e informe que a responsabilidade dos gastos na viagem são suas. Não faço ideia do que seja N26 e não acredito que isso seja necessário. Qualquer outra dúvida estamos a disposição por e-mail. Abraço!
Ola, gostaria de saber, se no momento da imigração eles ligam para o hostel para confirmar q tenho a reserva, pois queria ir com a reserva cancelada, pq vou ficar na casa de um amigo q nao posso fazer carta convite pois ele nao esta 100% legal na Europa Pode me ajudar??
Se eles desconfiarem podem ligar sim.
PARABÉNS , GOSTEI MUITO , OBRIGADA PELAS INFORMAÇÕES , POIS , QUASE TUDO QUE GOSTARIA DE SABER FOI EXPLICADO CONTINUAREI NA MINHA BUSCA , POIS ESTOU PROGRAMANDO VIAJAR PARA EUROPA EM JULHO DE 2020
Obrigado Marleth!
Feliz por ajudar!