fbpx

Saiba porque no dia 31 de agosto é comemorado o Dia do Blog

O Dia do Blog é comemorado no dia 31 de agosto. Nesse post contamos o motivo da escolha dessa data.

Dia do blog

Por que o dia 31 de agosto foi escolhido como Dia do Blog?

O dia 31 de agosto foi escolhido como o Dia do Blog por conta das formas cardinais assemelhar com a escrita:

3 1 0 8

B L O G

Inicialmente chamados de weblog, termo criado em 1997 por John Barger e abreviado para “blog” em 1999 por Peter Merholz, que, brincando com a palavra weblog, dividiu-a em duas partes para gerar a frase “we blog” (nós blogamos).

Qual foi o primeiro Blog da história?

Existem muitas contradições, mas o que é mais dito e em pesquisas afirmado, é que o primeiro Blog foi criado em 1994 por Justin Hallcriou e trata-se do Links.net. Não é necessário dizer que nessa época o conceito de blog nem sequer existia.

Hoje em dia existem mais de 120 milhões de Blogs e quase 120 mil são criados todos os dias.

A história do blog Destinos Notáveis

O nosso blog foi criado no final de 2014 com o nome de Mochilão Barato e até o início de 2016 era apenas um hobby que era atualizado apenas quando os seus criadores viajavam de férias.

ganhar dinheiro na internet

Em 2016 com a nossa entrada do blog na Associação Brasileira de Blogs de Viagem, percebemos que ele poderia crescer muito, desde que trabalhássemos para isso.

Fizemos cursos de fotografia, de SEO, de escrita criativa, participamos de seminários e Workshops e de encontros com outros criadores de conteúdo. A consequência foi um crescimento muito grande do blog, com aumento substancial e constante dos acessos únicos e das visualizações de páginas.

Com o passar dos anos o nosso estilo de viajar mudou, tanto pelo crescimento profissional quanto pelo avançar da idade, e no início de 2020 decidimos que era hora de mudar de nome e nicho.

Atualmente, como Destinos Notáveis, falamos de viagens em família, viagens românticas, de mulheres que viajam sozinhas, de turismo LGBT+ e também de viagens de luxo. Nosso foco passou a ser os destinos, independente do estilo de viajar do leitor.

Como criar um Blog?

Se você se interessou em criar seu próprio blog, acreditamos que o primeiro passo é saber sobre qual assunto irá escrever e trabalhar, pois essa é uma tarefa árdua, mas se estiver aliada ao seu conhecimento e prática será bem mais fácil.

Ganhar dinheiro na internet

Abaixo algumas dicas para criar seu blog:

  • Planejamento inicial: defina seu planejamento estratégico e objetivos.
  • Defina o tema e o público: é preciso saber qual tipo de blog você terá, temática e o que o público gostaria de ler.
  • Escolha um bom domínio: um nome que chame atenção e fique na cabeça do leitor faz toda a diferença e ajuda o seu blog a ser lembrado.
  • Escolha uma hospedagem: depois de descobrir o que é blog e decidir preparar o seu, para que ele fique on-line é preciso de um local para armazenar os arquivos e esse é o papel de uma hospedagem de sites.
  • Pense no layout: você precisa de um layout que prenda a atenção e também deixe as informações bem organizadas. 
  • Mídias sociais: as mídias sociais são um excelente canal para atrair e fidelizar visitantes por meio da divulgação do conteúdo e da interação mais rápida com o público.

Blogs de viagem que nós indicamos

Por fim, todos nós continuamos de alguma forma blogando e navegando nas ondas e nas aventuras de sites de amigos, colegas ou plataformas que nos desperta o interesse. Por isso, abaixo estão algumas indicações de blogs de viagem para que possam desfrutar de lugares e histórias.

Vamos viajar pra onde agora: blog com dicas de viagem, roteiros e planejamentos para viagem sozinha, a dois ou em família.

6 Viajantes: blog de uma família que adora viajar. Dicas de viagens e lazer em família, inclusive para família numerosas.

Mapa-Múndi Blog: dicas de viagem, planejamento e roteiros. Conteúdo para viajantes independentes, interessados na cultura do destino e nos aprendizados adquiridos nas viagens.

Elizabeth Werneck: um blog pra quem gosta de gastronomia, praia, destinos exóticos e se maravilha e tem curiosidade com toda a história que aconteceu por ali.

Cãomigo: blog sobre viagens com cães, onde a equipe relata viagens com seus quatro cachorros, indica roteiros, hotéis e lugares pet friendly. Também fala sobre comportamento e bem-estar canino.

Rodrigo Schmiegelow – O Mundo em Lanches: mesmo com paisagens e arquiteturas incríveis, o que sempre nos surpreende mais são as pessoas e o que elas têm a oferecer: que vai do que viveram em suas vidas à gastronomia, onde podemos sentir de forma palpável um pouco mais desta bagagem toda.

Nas Estradas do Planeta: blog para quem adora viajar. Para os autores as viagens são como um portal para novas experiências, sejam emotivas, culturais ou recreativas. A imagem da estrada inspira um movimento em direção ao novo. Sempre que possível eles levam sua casa sobre rodas, além de nosso companheiro Fredy, o gato viajante.

Olivia Garimpando Por Aí: Olívia é uma viajante apaixonada e curiosa que tem como escritório o mundo. Ela quer inspirar cada vez mais mulheres a viajarem pelo Mundo. Malas (pequenas e de rodinhas) na mão e boa viagem!

Sabrina – Viaje sem pacote: um blog para quem curte conhecer os destinos por conta própria. Mais do que o aspecto financeiro, o que estimula a autora a viajar de forma independente é ter a liberdade de fazer o roteiro do jeito dela. O resultado disso são muitas dicas e destinos de viagens que ela compartilha com pessoas que priorizam viajar sem pacote.

Catia Noronha – Todas as Mães em Viagem: blog de viagens com crianças, com dicas de planejamento, roteiros e indicações de hospedagem.

Fê Moro – Viaja que Passa: adepta do slow travel e do nomadismo digital, o blog Viaja que Passa ajuda viajantes independentes a terem um experiência completa no destino, aliando pontos turísticos famosos a dicas que só um local seria capaz de dar.


Leia também

Fotografia de Viagem: 15 dicas para fotografar usando câmera DSLR ou celular

5 formas de ganhar dinheiro na internet relacionadas a viagem

VIAJE POR CONTA PRÓPRIA E ECONOMIZE MUITO!
Reserve hospedagem no Booking.com
Seguro Viagem com desconto em Segurospromo
Alugue um carro em Rentcars
Passagens aéreas promocionais em Passagens Promo
Passeios em Santiago e no Atacama com TourGo
Tours pela América do sul em Denomades.com
Passagens de ônibus, trem e avião dentro da Europa em Omio
Ingressos e passeios pelo mundo em GetYourGuide
Chip Internacional com 5% de desconto em America Chip
Chip Internacional com frete grátis em EasySIM4U
Chip Internacional da Viaje Conectado com 10%OFF cupom PROMO10

Deixe um comentário