fbpx

5 motivos por que você deveria usar uma VPN

Se você acha que o uso de programas de segurança digital, como as VPNs, é apenas para os aficionados em tecnologia, é melhor repensar seus conceitos. Com a crescente inclusão da internet na vida cotidiana (ainda mais com a pandemia), ter ferramentas que garantam a sua privacidade e a proteção dos seus dados pessoais na rede deixou de ser um luxo, agora, é uma necessidade.

usar uma VPN

E se você nem mesmo sabe do que estamos falando, relaxe. Abaixo explicamos todos os detalhes mais essenciais para você conhecer melhor as redes virtuais privadas (ou VPN) e por que elas são tão importantes para os usuários da internet hoje em dia.

Afinal, o que é uma VPN?

Em poucas palavras, uma VPN (sigla em inglês para Virtual Private Network) é uma ferramenta digital que consegue “cobrir” sua conexão na internet com uma camada de criptografia capaz de aumentar a sua segurança e privacidade durante a navegação. Ao usar uma VPN, portanto, o usuário consegue fazer com que todas as suas atividades na rede sejam protegidas contra os olhos curiosos de terceiros. Assim, ninguém mais tem acesso ao que você visualiza ou faz na internet.

Isso é especialmente útil para quando você precisa se conectar a uma rede de Wi-Fi pública, como a de hotéis, restaurantes e aeroportos. Pois nesses hotspots, o controle do acesso é, em geral, muito fraco (muitas vezes eles nem mesmo exigem uma senha para entrar), então é comum encontrar por lá inúmeras ameaças virtuais, indo desde a simples bisbilhotagem até problemas mais graves, como a invasão e a contaminação dos dispositivos por malware.

usar uma VPN

Por isso, o uso de um serviço de VPN de qualidade (como o oferecido pela NordVPN) é indispensável para quem depende dessas conexões públicas. Afinal, apenas com a proteção de uma boa rede virtual privada é possível garantir a máxima segurança e privacidade da sua experiência online, dentro ou fora de casa.

Clique aqui pra contratar a NordVPN com 72% de desconto e ainda ganhar 3 meses gratuitos!

Se você ainda não está convencido da importância dessa ferramenta no seu dia a dia online, veja abaixo 5 motivos por que você deveria começar a usar um servidor VPN hoje mesmo.

5 motivos para usar uma VPN todos os dias

1 – Maior segurança ao acessar Wi-Fi público

Como dito anteriormente, as VPNs são ótimos instrumentos para aumentar a sua segurança digital, em particular quando você precisa acessar a internet de uma rede não conhecida ou pública.

Para evitar que seus dados sejam interceptados durante uma sessão de estudo na sua cafeteria favorita, ou enquanto você confere as últimas publicações do feed do Instagram no aeroporto, uma VPN é sua melhor saída. Com a habilidade de criptografar tudo que você faz online, um serviço confiável como a NordVPN consegue ocultar de terceiros não autorizados desde seu histórico de navegação até suas informações bancárias.

2 – Garantia de privacidade, mesmo com o seu provedor de internet

Embora seja verdade que, ao navegar pela sua rede doméstica, você tem menos chances de sofrer um ataque de um hacker, não é possível dizer que, em casa, sua privacidade está totalmente garantida.

Isso porque, mesmo sob o conforto do lar, seus dados podem estar sujeitos à vigilância constante de seu provedor de internet. Isto é, empresas como a Vivo, a Tim e a Claro podem acessar livremente todo o seu histórico de navegação e até mesmo vender essas informações para empresas de publicidade (não importando se você usa o modo anônimo do navegador ou não).

Com uma VPN, sua conexão fica completamente criptografada, então nem mesmo seu provedor de internet consegue visualizar o que você faz na rede. É a melhor escolha para quem deseja ter mais privacidade online.

3 – Seus programas favoritos, onde quer que você vá

Para os usuários que viajam bastante para fora do país, perceber que suas séries favoritas não estão disponíveis no local onde você se encontra pode ser muito frustrante. Mas isso não é um problema sem solução.

Como a limitação geográfica das grandes plataformas de conteúdo de mídia é baseada no seu endereço IP, o uso de uma boa VPN pode ser a solução perfeita. Sendo capaz de ocultar seu IP real e mascará-lo com outra localização qualquer de sua escolha, um bom servidor VPN consegue desbloquear as restrições geográficas e possibilitar que você acompanhe seus programas prediletos onde quer que esteja, no Brasil e no mundo.

Clique aqui pra contratar a NordVPN com 72% de desconto e ainda ganhar 3 meses gratuitos!

4 – Mais velocidade, menos limitação

Há vários fatores que podem influenciar a rapidez da sua conexão, como o tamanho do seu plano de dados, o número de pessoas conectadas à sua rede ou sua proximidade com o roteador. Mas um elemento importante que muitas vezes acaba ignorado são as limitações impostas pelo seu próprio fornecedor de internet.

O que ocorre é que os provedores, para tentar manter a estabilidade da rede durante horários de pico, costumam impor restrições de velocidade e largura de banda a determinadas páginas e plataformas, como serviços de streaming e jogos online, o que leva à lentidão e aos travamentos intermináveis que arruínam seu entretenimento de sábado à noite.

Para resolver isso, a melhor alternativa é usar uma VPN. Como essas ferramentas conseguem envolver seu tráfego de dados por um túnel de criptografia, seu provedor de internet perde a capacidade de enxergar onde a banda larga está sendo usada e, assim, fica impossibilitado de limitar sua velocidade, mesmo durante as partidas mais pesadas do seu jogo favorito.

5 – Economias na compra de passagens aéreas e reservas de hotéis

Serviços de viagem, incluindo a venda de passagens aéreas e a locação de quartos de hotel ou de automóveis, usam a localização do seu endereço IP para definir o preço que irá aparecer na página que você acessa. Deste modo, ao usar uma rede virtual privada para alterar o seu local aparente, você pode pesquisar e conseguir valores bem mais em conta para as suas férias.

É necessário, contudo, tomar algumas precauções antes de tentar essa estratégia, porque esses serviços podem usar outros elementos para verificar sua posição no globo. Por exemplo, é recomendável apagar os cookies e o histórico do seu navegador, ou ainda usar o modo anônimo, antes de conferir a mudança dos valores. Assim, os sites não terão como descobrir de onde você realmente está acessando sua página e a economia será toda sua.

Como escolher um bom serviço de VPN?

Agora que você já sabe o que é uma VPN e por que ela é importante, resta a questão sobre como você pode eleger um provedor dentre todos que existem no mercado. Para responder a isso, existem três pontos centrais que devem ser levados em consideração: a velocidade, a segurança e a confiabilidade do serviço.

Em termos de velocidade, a melhor VPN é aquela que dispõe de um bom número de servidores espalhados pelo globo, possibilitando não apenas maior versatilidade no uso (com várias localidades a escolher), mas também a garantia de que os servidores não ficaram lotados e, consequentemente, gerarão uma conexão lenta e instável.

Quanto à segurança, é crucial verificar se o serviço de VPN possui bons protocolos de criptografia (e, de preferência, alguns recursos adicionais também) que assegurem a proteção dos seus dados de navegação. Provedores com protocolos arcaicos e defasados podem ser fonte de grandes dores de cabeça, então é melhor sempre buscar marcas que demonstram ativa preocupação em manter seus serviços minimamente atualizados.

Já em relação à confiabilidade, o que pesa mais é a reputação do provedor VPN. Afinal, se você vai confiar sua privacidade e segurança nas mãos de uma empresa, é melhor que ela não tenha um passado obscuro e uma fama questionável. Privilegie sempre serviços que tenham uma boa história no mercado, com avaliações positivas de especialistas e usuários em todo o mundo.

Considerando esses elementos, portanto, não é difícil concluir que conexões VPN gratuitas não são uma escolha válida. Com recursos limitados, reputação duvidosa e milhares de usuários para pouquíssimos servidores, essas opções infelizmente não têm a menor condição de fornecer serviços de qualidade.

Por isso, ao embarcar no universo das redes virtuais privadas, o mais aconselhável é contratar um serviço pago e tradicional como a NordVPN, que conta com mais de 5 mil servidores em todo o mundo, além de recursos extras de segurança e protocolos exclusivos de última geração. Apenas assim, você pode confiar que seus dados terão o máximo de proteção e que sua conexão será a mais estável e rápida possível.

usar uma VPN

Concluindo

Longe de serem ferramentas exclusivas dos entusiastas de tecnologia, as VPNs são hoje um artigo essencial para todos os usuários da internet. E não apenas por conta de sua habilidade de aprimorar a segurança e privacidade online. Versáteis, esses programas ajudam ainda a aumentar a velocidade da sua conexão, a economizar na compra de passagens e muito mais.

O único adendo, claro, é que não basta adquirir qualquer VPN. A busca por um serviço confiável e de qualidade é um passo primordial para que você consiga usufruir de todos esses benefícios sem ter nenhum problema posterior. Por isso, avalie bem as melhores opções do mercado. Aliás a NordVPN está com uma promoção muito bacana! Além de proteger a sua privacidade e seus dados, você ganha 3 meses gratuitos ao assinar o serviço por 2 anos. Seu investimento será de apenas U$ 89 para adquirir o serviço com um desconto. Preço ótimo pra garantir sua segurança online, não é mesmo?


Leia também

Fotografia de Viagem: 15 dicas para fotografar usando câmera DSLR ou celular

Google Flights: como achar passagens aéreas mais baratas

VIAJE POR CONTA PRÓPRIA E ECONOMIZE MUITO!
Reserve hospedagem no Booking.com
Seguro Viagem com desconto em Segurospromo
Alugue um carro em Rentcars
Passagens aéreas promocionais em Passagens Promo
Passeios em Santiago com Destino Chile (cupom #bloglovers 10%OFF)
Tours pela América do sul em Denomades.com
Passagens de ônibus, trem e avião dentro da Europa em Omio
Ingressos e passeios pelo mundo em GetYourGuide
Chip Internacional com 5% de desconto em America Chip
Chip Internacional com frete grátis em EasySIM4U
Chip Internacional da Viaje Conectado com 10%OFF cupom PROMO10

Deixe um comentário