Zugspitze é a montanha mais alta da Alemanha e fica pertinho de Munique. Abriga uma estação de esqui e é uma das montanhas mais bem estruturadas de todo o mundo, permitindo o acesso ao cume até mesmo de idosos e pessoas com mobilidade de locomoção.
Se você também é apaixonado por montanhas e por neve, visitando a Baviera, não deixe de conhecer Zugspitze. Saiba como nesse post.
A montanha Zugspitze
A montanha Zugspitze tem 2.960 metros de altitude e fica em uma cidade Garmisch-Partenkirchen, a menos de 100 quilômetros de Munique, na fronteira com a Áustria, sendo possível chegar lá utilizando o transporte público. No inverno, esquiadores do mundo inteiro vão a sua super estruturada estação de esqui, assim como turistas que só buscam apreciar a neve.
Mas durante todo o ano há diversas atividades para se fazer por lá, mesmo quando não há neve na maior parte da montanha, na geleira do Zugspitze sempre há a chamada neve eterna.
É uma das montanhas de alta altitude mais acessíveis de todo o mundo. Em poucos lugares é tão fácil chegar ao topo de uma montanha alpina sem precisar fazer qualquer tipo de caminhada e muito menos escalada (apesar de existirem várias vias para quem prefere subir assim), sendo necessário apenas tomar um trem ou um trem e um teleférico.
Como chegar em Zugspitze
Para chegar em Zugspitze utilizando o transporte público, basta pegar um trem da DB Bahn na estação central de Munique com destino a Garmisch-Partenkirchen. O bilhete de ida e volta custa €22 e você pode voltar no horário que quiser. Os trens partem de hora em hora e a viagem dura 1:25h.
Você pode comprar a passagem pelo site da DB Bahn, pelo aplicativo da empresa ou ainda diretamente nas máquinas das estações de embarque. O aplicativo é muito útil, pois apresenta informações completas de forma simples como numeração dos trens, plataforma de embarque, preços e horários.
Quem viaja em família ou grupo de amigos pode utilizar os bilhetes coletivos, onde é possível incluir várias pessoas no mesmo bilhete por um valor promocional, gerando uma boa economia. O ticket ida e volta custa os mesmos 23 euros e a cada pessoa incluída gera um custo extra de 5 euros, até um máximo de 5 pessoas. Crianças e adolescente menores de 15 anos viajam de graça desde que acompanhadas pelos pais ou avós.
Atenção: esse preço só vale em trens regionais (Regio), não sendo permitido embarcar nos trens Intercity (IC), Eurocity (EC) ou Intercity Express (ICE). De 2ª a 6ª é permitido embarcar em qualquer trem que saia após 9h e nos sábados e domingos em qualquer horário.
O Topo do Zugspitze
Para acessar a montanha é preciso sair da estação de Garmisch-Partenkirchen e seguir as placas que indicam Zugspitze. A uma pequena distância está a bilheteria do parque, de onde parte o trem de cremalheira vai até o topo do Zugspitze, passando antes pela estação de Eibsee, a 980 metros de altitude. Até Eibsse são 35 minutos de viagem por meio a lindos cenários.
É possível seguir viagem no trem até o topo em uma viagem de mais 45 minutos, porém a maioria prefere desembarcar em Eibsse para apreciar a beleza do lago de mesmo nome e então tomar um teleférico para a estação do cume, que vai dos 980 metros de altitude aos 2.962 metros do topo em apenas 13 minutos, em um trajeto que além do visual inesquecível, garante muita emoção e adrenalina, já que o teleférico chega a ficar na vertical por alguns segundos, já próximo da estação no cume.
O que fazer em Zugspitze
No topo da montanha há uma plataforma com vários pontos de observação, de onde nos dias de tempo claro é possível desfrutar de uma visão panorâmica de 360° com vista de mais de 400 picos, vales e lagos da Áustria, Itália, Suíça e Alemanha.
No topo é possível tomar dois teleféricos que levam a geleira onde está o gelo eterno e é possível ver neve durante todo o ano, assim como as brincadeiras com trenó.
Mesmo durante o verão (junho a outubro) estão disponíveis mini-trenós gratuitos na pista que fica logo atrás do restaurante Gletschergarten.
Já no inverno é possível alugar trenós e capacetes na loja de esqui e esquiar em uma das três montanhas para esqui: Hausberg, Kreuzeck e Alpspitze – que garantem uma área de esqui diversificada, ideal desde iniciantes a profissionais.
GRUPO GRATUITO NO WHATSAPP
Participe gratuitamente do nosso grupo no WhatsApp e receba diariamente dicas para acumular muitas milhas e alertas de passagens promocionais com milhas.
Fique tranquilo, o grupo é restrito e apenas os administradores enviam mensagem.
QUERO ENTRAR NO GRUPO!
Não deixe de conquistar a montanha Wank, já que não é necessária nenhuma experiência alpina, bastando caminhar com algum esforço e chegar ao cume de 1.780 metros, de onde se tem uma linda vista do local.
Em diferentes pontos da montanha há quiosques e restaurantes que vendem bebidas e comidas rápidas, assim como opções de buffet para almoço. Ter uma boa refeição ou mesmo tomar um delicioso chocolate quente nesse incrível cenário é algo imperdível.
Para utilizar o trem de cremalheira, teleféricos, assim como ter acesso a montanha Zugspitze é preciso pagar. Há diferentes opções de tickets e os preços podem ser conferidos no site oficial da atração.
É possível visitar o Zugspitze a partir de Tirol na Áustria, sendo necessário adquirir tickets do Tiroler Zugspitzbahn, sendo os preços inclusive mais acessíveis, porém com oferta menor de atrações.
Seguro Viagem para Europa
A União Europeia, através do Tratado de Schengen, exige a apresentação de seguro viagem com cobertura de ao menos 30 mil euros, que deve ser contratado ainda no Brasil, para autorizar a entrada de estrangeiros como turista.
Nós sempre utilizamos a Seguros Promo para contratar nossos seguros viagem. Lá você encontra opções de seguro viagem de diversas seguradoras e com diferentes coberturas, podendo decidir qual atende melhor suas necessidades e orçamento.
SEGURO VIAGEM COM DESCONTO É NA SEGUROS PROMO!
15% OFF em todos os planos de seguro viagem com o cupom PARABENS + 5% OFF no pagamento via PIX ou boleto.
Não dê bobeira, há opções por menos de R$10,00 por dia.
FAÇA UMA COTAÇÃO AGORA!
*Válido até 31/07/2022, independente da data da viagem.
Saiba mais em Seguro Viagem Internacional com desconto.
Mais sobre a Alemanha
O que fazer em Berlim
O que fazer em Trier
O que fazer em Munique
O que fazer em Heidelberg
O que fazer em Frankfurt
O que fazer em Colônia
Campo de Concentração Sachsenhausen
6 cidades alemãs para incluir no roteiro
Leia também
VIAJE POR CONTA PRÓPRIA E ECONOMIZE MUITO! Reserve hospedagem no Booking.com Seguro Viagem com desconto em Segurospromo Alugue um carro em Rentcars Passagens aéreas promocionais em Passagens Promo Passeios em Santiago e no Atacama com TourGo Tours pela América do sul em Denomades.com Passagens de ônibus, trem e avião dentro da Europa em Omio Ingressos e passeios pelo mundo em GetYourGuide Chip Internacional com 5% de desconto em America Chip Chip Internacional com frete grátis em EasySIM4U Chip Internacional da Viaje Conectado com 10%OFF cupom PROMO10 |
Parabéns pela dica! Vou na primavera pra Alemanha e quero fazer um bate volta a partir de Munique. É tranquilo? E lá na montanha eu consigo alugar calçados e roupas próprias pra neve?
Olá Gilvana!
É tranquilo sim, apesar de um pouco cansativo.
Como quando fomos não vimos nenhuma loja para aluguel de equipamentos. É provável que só funcionem durante a temporada de esqui. Como você vai na primavera, talvez apenas uma boa impermeável seja suficiente, já que é quase certo que não haverá muita neve ou nenhum neve (exceto na geleira no topo da montanha).
Boa viagem!