Gante na Bélgica é uma das mais belas e vibrantes cidades não só do país, mas de toda a Europa. Nesse post: o que fazer, como chegar e dicas.
Conhecemos Gante em 2019 durante uma viagem de 22 dias pela Europa. Ficamos cinco dias na Bélgica, sendo três em Bruxelas, um em Gante e um em Bruges.
Gante na Bélgica
Localizada na região de Flandres, no norte da Bélgica, Gante (em neerlandês e alemão Gent, em francês Gand) é a combinação perfeita da grandiosidade do passado existente na Bélgica, sendo um dos seus principais pontos comerciais durante a Idade Média.
É também um dos lugares mais contemporâneos do país, sendo um dos lugares que mais recebe estudantes universitários, seja para o estudo ou para o turismo.
A cidade possui uma das maiores universidades da Europa e, por isso, tem um espírito jovial e animado pelas ruas. É basicamente uma mistura perfeita do charme que Bruges tem – ainda com algumas construções medievais – com a animação presente em Bruxelas.
Como chegar em Gante
Gante fica a cerca de 57 quilômetros de distância da capital da Bélgica, Bruxelas, o que facilita o acesso.
De Bruxelas
De carro, você demora aproximadamente 45 minutos, mas de trem a viagem é muito mais fácil. Isso porque existem mais de 70 opções por dia, que saem de Bruxelas com destino a Gante e a viagem demora cerca de 30 minutos.
A passagem também tem um preço bacana de 11 euros, mas pode aumentar um pouco dependendo do horário de embarque. Aos fins de semana há um desconto especial de 50% nesse valor e a passagem de ida e volta custa €11.
Bate-volta
A maioria dos turistas acaba visitando a cidade em apenas meio período em um bate-volta partindo de Bruxelas, visitando Gante de manhã e no início da tarde seguindo para Bruges.
É sim possível conhecer boa parte das atrações turísticas de Gante e de Bruges em um só dia, mas é preciso ter consciência que vai ser corrido e que você não vai aproveitar com calma.
Não é preciso reservar as passagens
Assim como em outras cidades da Bélgica, justamente pela variedade de opções de trem, não é necessário reservar um lugar, basta chegar e comprar a passagem na hora.
Saiba mais em Como viajar de trem na Bélgica no blog Apure Guria.
Durma em Gante!
Nosso roteiro foi um pouco diferente, já que optamos por dormir duas noites em Gante e usar a cidade como base para conhecer Bruges.
Reservamos o primeiro dia inteiro para conhecer as atrações de Gante e segundo dia para visitar Bruges, que fica a apenas 50 quilômetros de lá. A passagem de trem entre as cidades custou 6,60 euros cada trecho.
Optamos por ficar hospedado em Gante por ser mais barato do que em Bruges, ainda que fosse mais caro que em Bruxelas. A intenção foi ter mais tempo para conhecer com calma cada uma das cidades que visitamos na Bélgica.
O que fazer em Gante
A lista do que fazer na cidade é grande. Mesmo com um dia inteiro, nós não conseguimos conhecer todas as atrações. Como a maioria dos viajantes passa apenas metade do dia na cidade, separamos abaixo as principais atrações de Gante, mas existem muitas outras.
Veldstraat
Essa é a principal rua comercial de Gante, com cerca de 400 metros de comprimento. Em séculos passados, o lugar era extremamente importante por conta dos vários hotéis que possuía, onde várias celebridades da época se hospedavam.
A maioria dos casarões clássicos foi preservada e restaurada, sendo transformados em comércios locais, mas ainda mantendo a arquitetura clássica. A rua não permite a entrada de carros, o que facilita para andar como turista, conhecer os comércios e tirar algumas fotos.
Estação de trem Gent-St-Pieters
A estação foi construída originalmente em 1913 justamente com o propósito de ser exposta para o público, tendo sido desenhada pelo arquiteto Louis Clocquet.
O prédio é extremamente bonito, com uma arquitetura robusta e rústica, ao mesmo tempo, unindo tijolos a uma torre de relógio comprida e uma decoração interna ainda mais interessante, com vários arabescos.
Catedral de São Bavo
A Bélgica é, como um todo, um país de muita tradição dentro do cristianismo, especialmente no âmbito do catolicismo. Justamente por isso, as principais cidades do país possuem vários edifícios que remontam a essa história.
Em Gante, não é diferente! Com 89 metros de altura, a Catedral de São Bavo é uma das mais tradicionais do país e demorou quase três séculos para ser construída.
Ela se encontra quase no início do Centro Histórico de Gante, onde se inicia uma caminhada que faz com que qualquer um viaje no tempo.
Dentro da catedral, há um púlpito extremamente antigo e que retrata perfeitamente a arquitetura barroca, além de várias pinturas de grandes nomes europeus da arte de séculos passados, formando um painel lindo, que representa cenas diferentes da Bíblia Sagrada.
Entrada: 4 euros.
Castelo de Gante
Gravensteen, também conhecido como Castelo dos Condes, o lugar era o lar e a residência de vários condes de Flandres.
Isso inicialmente. Depois de um tempo, quando os condes deixaram de ser os principais burgueses da cidade de Gante, o lugar se tornou uma fortaleza, depois uma prisão, em seguida uma fábrica de algodão e hoje resiste ao tempo como um museu, que representa todas essas coisas.
O lugar é incrível e gigantesco. Possui 24 torres com muros extremamente altos de onde se tem uma linda vista de toda a região.
Uma das coisas mais interessantes desse museu é o fato de que é totalmente diferente de qualquer outro que você vai encontrar tanto em Gante, quanto na Bélgica inteira.
O lugar não tem móveis dentro ou pinturas, mas, sim, instrumentos de tortura. Ou seja, a decoração se baseia em objetos históricos usados no Castelo de Gante, ao longo dos séculos.
A visita é autoguiada utilizando-se dos audioguias inclusos no ingresso e das informações contidas nas placas no percurso.
Ingresso: 10 euros.
Praça Korenmarkt
A praça é um dos lugares mais bacanas de Gante, sendo recheada de lojas, restaurantes e alguns comércios pequenos. O lugar sempre é muito movimentado, mas é um dos passeios indispensáveis para quem passa pela cidade.
Especialmente porque a maioria dos prédios históricos da cidade continua ali, de forma restaurada e agora funcionando como comércio. Apesar da restauração, a mágica da arquitetura antiga continua presente.
Igreja de São Nicolau
Na praça também está a Igreja de São Nicolau, que é uma das mais simbólicas de Gante. O prédio é lindo e a sua torre principal fica no meio do prédio, com uma iluminação natural que os belgas costumam chamar de A Lanterna.
Mais uma vez, a arquitetura gótica pode facilmente ser percebida e, seja você católico ou não, vale a pena a visita!
Campanário
Como todo lugar da Bélgica, o Campanário é um dos passeios que não tem como deixar de ir.
A torre de Gant é chamada de Belfry, sendo mais uma das construções do país que faz parte do patrimônio histórico da humanidade tombado pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura). Foi construída em 1442 e, antigamente, servia como um centro de vigilância e esconderijo para os tesouros da cidade.
O lugar é maravilhoso, com uma vista panorâmica linda de toda a cidade. Recheada de detalhes dourados, a torre possui a escultura de um dragão no seu topo, reconhecida como “O Guardião de Gante”.
Ingresso: 8 euros.
Praça Vrijdagmarkt
É justamente nessa praça que acontece o Festival de Verão. O lugar fica totalmente lotado de barraquinhas, comércios e atrações durante o festival, mas, em dias normais, é um lugar de fácil acesso e super recomendado.
Há uma pequena feira que acontece por lá, às sextas-feiras, com restaurantes e cafés ao redor.
A grande recomendação, além da própria praça em si que é linda e um ótimo lugar para tirar fotos, fica para o Bar Dulle Griet. O lugar serve um copo gigantesco de cerveja, de mais de um litro e existe uma curiosidade muito divertida sobre isso: para evitar que as pessoas roubem o copo lúdico, você precisa deixar um dos pés do seu sapato como garantia. E, caso quebre o copo, são cobrados 80 euros. Então toma cuidado!
Passeio de Barco
Essa é sempre uma das recomendações em cidades que possuem um Porto e, em Gante, não é diferente. Uma das formas mais fáceis, simples e divertidas de ver a cidade inteira é topar um passeio de barco. Dura aproximadamente 50 minutos, com um guia que vai dando algumas explicações ao longo do caminho. Durante a viagem, o guia explica a história dos principais pontos turísticos da cidade.
Os barcos ficam perto do Castelo de Gante e do centro turístico, funcionando das 10 horas da manhã às 18 horas. A recomendação é que você compre os passeios de barco pela internet em vez de tentar fazer isso pessoalmente. É mais seguro, considerando que, às vezes, os barcos podem estar um pouco cheios.
Custa: 7,50 euros.
Uma outra opção divertida é o barco busão, que se chama Water tram. Ele faz 6 paradas diferentes para que as pessoas possam tirar algumas fotos e, por isso, dura um pouco mais. A vantagem é que é mais fácil de conseguir comprar o passeio pessoalmente, porque tem mais vagas.
Custa: 12,50 euros.
Bate-volta a Bruges
A viagem de Gante até Bruges demora cerca de 30 minutos. De Gante até Bruges a passagem para cada trecho custa €6.70. Nos fins de semana também é possível comprar a passagem promocional ida e volta com 50% de desconto.
Saiba mais em Bruges na Bélgica: o que fazer, como chegar, dicas.
Dicas gastronômicas
Assim como as outras principais cidades da Bélgica, os doces são os grandes atrativos de Gante.
Cuberdons
Os doces locais se chamam Cuberdons, possuem forma de cone e um recheio gelatinoso. É algo bem diferente de tudo que já tínhamos provado. Como é caro, recomendamos que compre apenas algumas unidades para provar e se gostar compre mais.
Batata Frita e Waffles
Para quem é fã de algo mais salgado, uma opção é óbvia: a batata frita belga! Elas são fritas duas vezes, o que as deixa muito mais crocantes e deliciosas. E combinam perfeitamente com aquela cerveja de mais de um litro. Mas cuidado com o copo!
Comida Vegetariana
Uma das coisas mais interessantes em Gante também é o fato de que esta é uma das cidades europeias com maior número de vegetarianos. Por conta disso, é muito comum encontrar restaurantes com esse tipo de comida.
Não fique assustado! Se você não for vegetariano, existem outras opções disponíveis por toda a cidade, mas recomendo que você experimente. A comida local vegetariana é muito prazerosa.
Chocolate
E, claro, não tem como falar em Bélgica sem mencionar o seu chocolate! Um dos lugares mais bacanas que vendem o famoso chocolate belga é a Chocolaterie Van Hoorebeke.
O lugar possui diferentes tipos de chocolate, para todos os gostos, com um preço relativamente acessível. Vale muito a pena!
Compras em Gante – vale a pena?
Assim como no restante da Bélgica, é tudo muito caro. Para falar a verdade, os preços mais acessíveis são os dos passeios pela cidade. Todos os eletrônicos parecem baratos, mas quando a conversão é feita, o preço quase iguala aquilo que encontramos no Brasil.
Como sempre, o que vale mais a pena são os produtos feitos dentro do país. No caso, é mais difícil de encontrar eletrônicos desse tipo, o que deixa como opção produtos de artesanato nas pequenas feiras de comércio e algumas lojas de roupas – especialmente roupas de frio.
Onde Ficar em Gante
Assim como Bruges, o passeio em Gante costuma durar apenas um dia. As pessoas não passam a noite na cidade, normalmente. Mas se você, assim como nós fizemos, quiser ficar mais tempo, temos uma super indicação de onde ficar em Gante.
O B&B Faja lobi é uma opção para quem gosta de hospedagens do tipo B&B (bed and breakfast). O alojamento ocupa uma casa histórica em um bairro residencial, localizado a cerca de 17 minutos a pé do centro histórico.
Fomos muito recepcionados pela colaboradora do B&B e o tratamento que nos foi dado por ela durante a estádia foi excepcional. O quarto que ficando era enorme, cama muito confortável e o banheiro excelente. O café da manhã é delicioso e servido até às 11 horas.
O ponto negativo foi apenas das escadas estreitas e a ausência de elevador, o que é perfeitamente compreensível por se tratar de um edifício histórico.
Melhor época para visitar Gante
PRIMAVERA E VERÃO
O verão e a primavera são as estações mais agradáveis na cidade. Ou seja, o período entre março e setembro é o mais indicado para quem prefere esse tipo de clima mais quente.
Em contrapartida, o preço das passagens e hospedagem sobe consideravelmente.
Além disso, é durante esta época que a cidade realiza o Festival de Gante, que tem dez dias de duração, recebendo mais de um milhão de pessoas e, nele, acontecem apresentações teatrais, shows culturais e vários outros eventos que valem muito a pena. A entrada para o festival é gratuita, com vários itens que podem ser comprados por lá.
OUTONO E INVERNO
Para quem pensa em economizar, durante o outono e o inverno (da Bélgica, não do Brasil) tudo sai mais barato. O único lado ruim é o fato de que o clima se torna, de certa forma, imprevisível. As chuvas são mais constantes e os ventos são muito gelados.
SEGURO VIAGEM PARA EUROPA
Para ser aceito como turista na Europa é obrigatória a contratação ainda no Brasil de um seguro viagem com cobertura mínima de 30 mil euros.
Nós sempre contratamos através da SegurosPromo, um site comparador de preços que exibe diversos resultados de diversas seguradoras e você escolhe o que melhor se encaixar nas suas necessidades e orçamento.
SEGURO VIAGEM COM DESCONTO É NA SEGUROS PROMO!
15% OFF em todos os planos de seguro viagem e + 5% OFF no pagamento via PIX ou boleto.
Não dê bobeira, há opções por menos de R$10,00 por dia.
FAÇA UMA COTAÇÃO AGORA!
Leia também
O que fazer em Bruxelas na Bélgica
Bruges na Bélgica: o que fazer, como chegar, dicas
MEININGER Hotels: hospedagem barata em Bruxelas
Paris: o que fazer, roteiros, onde ficar, dicas para economizar
Londres: o que fazer, dicas para viajar por conta própria e economizar
Documentos necessários para viajar para Europa
VIAJE POR CONTA PRÓPRIA E ECONOMIZE MUITO! Reserve hospedagem no Booking.com Seguro Viagem com desconto em Segurospromo Passeios em Santiago e no Atacama com TourGo Tours pela América do sul em Denomades.com Passagens de ônibus, trem e avião dentro da Europa em Omio Ingressos e passeios pelo mundo em GetYourGuide CHIP Internacional com 10% de desconto em Airalo |
Muito boas a dicas. Pensando ir a Bélgica em 2023 .País que ainda não conheço. Se resolver volto para ver detalhes. Dica de roteiro para 13 dias e as principais cidades perto uma das outras que vi as distancias são perto. Obrigada
Depois nos conte como foi! Boa viagem!