fbpx

O que fazer em Marrakech no Marrocos

Saiba o que fazer em Marrakech no Marrocos. Atrações imperdíveis e dicas importantes para aproveitar melhor sua viagem.

Marrakech no Marrocos

Marrakech no Marrocos

Marrakech é uma das cidades mais conhecidas do Marrocos, uma das Cidades Imperiais, como são conhecidas Fez, Marraquexe, Rabate e Meknès, as quatro cidades que foram capitais das antigas dinastias que reinaram no Marrocos.

A Medina de Marrakech é a mais famosa do país e uma das mais visitadas por turistas estrangeiros no mundo. Visitá-la é uma inserção total na cultura local.

praca JEMAA EL FNA

Envolta por uma muralha, dentro da Medina ou Almedina, será possível encontrar muitos “riads”, que são as casas tradicionais do país, com as famosas fontes, que enfeitam um pátio central, em seu interior, atualmente transformadas em pensões.

Muralhas Medina de Marrakech

Os riads por fora são extremamente simples, mas seu interior é grandioso, isso porque, na cultura local devemos cuidar mais do nosso interior e zelar pelo nosso bem-estar, e dar menos prioridade ao exterior.

O que fazer em Marrakech

Marrakeck é repleta de histórias e encantos, quem visita a cidade pode desfrutar de muita sabedoria local, com suas incríveis atrações.

Jardim Majorelle

O Jardim Majorelle ou Casa dos Ilustres, como é reconhecida pelo governo Francês, pertenceu a Yves Saint Laurent e Pierre Bergé, que se apaixonaram pelo local, quando o visitaram em Marrakeck.

A Villa Oásis, como foi batizada pelo casal, após a compra e decisão de habitar o local, havia pertencido anteriormente ao ilustre pintor francês Jacques Majorelle, que após sua mudança para o Marrocos, especificamente Marrakech, mandou construir sua vivenda de estilo mourisco. Hoje o local é um dos pontos mais visitados da cidade.

O Jardim Majorelle é um grande Jardim Botânico, onde habita espécies de plantas do mundo todo, são mais de três mil espécies exóticas e raras.

O jardim circunda a residência principal, que possui no térreo o Museu Berbere, onde está exposto atualmente, parte das obras de Yves Saint Laurent e Pierre Bergé, e está aberto ao público.

Museu Yves Saint Laurent Marrakech

O Museu Yves Saint Laurent Marrakech, é extremamente impressionante, possui uma vasta coleção aprovada pela Fundação Pierre Bergé, que contempla desde vestuários a acessórios de alta costura, além de ter exposto, milhares de esboços e objetos variados pertencentes a Yves Saint Laurent.

O Museu se encontra na Rua Yves Saint Laurent, próximo ao Jardim Majorelle, antiga residência do Designer.

Lá você poderá desfrutar de um auditório, biblioteca, livraria e um café restaurante com terraço, além da beleza do local, que teve sua construção inspirada em fios de tecidos, tanto que seu interior se assemelha a uma jaqueta de alta costura – aveludado, suave e luminoso.

Túmulos Saadianos

Escondido entre vários edifícios e atrás de uma muralha em uma pequena viela, se encontra os Túmulos Saadianos, que por muito tempo teve a sua localização desconhecida. Descoberto em 1917, foi restaurado e aberto ao público.

No seu interior, estão cerca de 60 túmulos, entre eles encontra-se os túmulos da família real, que reinou durante a dinastia Saadian entre os séculos XVI e XVII, seus soldados e servos. 

Os túmulos dos soldados e servos, da família real, podem ser vistos logo na entrada, em um complexo de jardins, já o da família real Saadian, se encontra dentro das três salas que o local possui.

Jemaa el-Fna

Jemaa el-Fna é a principal praça de Marrakech, onde você realmente vai se sentir no Marrocos. Nessa praça é onde tudo acontece, desde vendas de frutas, sucos, comidas, a músicos que encantam cobras e macacos adestrados.

Praça Jemaa el-Fna

Você pode encontrar também, tapetes e prataria, tem de tudo! Mas muito cuidado com os vendedores, há um assédio muito grande contra turistas. Caso deseje tirar fotos das barracas, vendas e encantadores, saiba que isso pode te custar várias gorjetas, pois eles cobram por essa imagem.

A praça é circundada por muitos Rooftops, que são restaurantes que ficam no terraço, dessa forma você consegue ter uma imagem ampla e bela da região.

Mosquée de la Koutoubia (Mesquita Koutoubia)

Considerada a Mesquita mais importante de Marrakech e um dos monumentos mais representativos da região islâmica, era no início rodeada de barracas de livros, por isso o nome, que significa “Mesquita dos Livreiros”.

Mesquita Koutoubia

Fica próxima à praça Jemaa el-Fna, mas só é permitida a entrada de muçulmanos, assim como em todas as Mesquitas da cidade. Ou seja, terá que observar o exterior apenas.

Jardim da Menara

Criado inicialmente para servir de lazer aos Sultões marroquinos, mas que hoje encanta a todos que ali visitam.

Jardim da Menara

Possui um lago artificial que é abastecido por águas das montanhas marroquinas. O lago serve como forma de irrigar as diversas macieiras e oliveiras que cercam o local.

Junto ao lago há um pavilhão que foi construído na dinastia Saadian no século XVI, mas que hoje possui um aspecto aprimorado, já que séculos depois passou a servir de descanso aos Sultões.

Le Jardin Secret

Para os amantes de natureza, o Jardim Secreto, localizado no coração da Almedina, era no início um palácio da dinastia Saadian, que após a queda da família real no século XVII, ficou abandonado.

Foi restaurado em 2013 e hoje serve como uma realidade alternativa no centro de Marrakeck. Anteriormente abrigou muitos Sultões e figuras políticas importantes da cidade.

O Jardim Secreto é composto pelo Palácio central, que foi restaurado e mantido como a 400 anos atrás, e por dois jardins de beleza única que contemplam plantas do mundo todo.

Maison de la Photographie (Casa de Fotografia)

Fundada com o intuito de apresentar ao público, fotografias antigas de Marrakech. Possui uma exposição com mais de dez mil fotografias da antiga Marrakech, de como era a cidade a dois séculos atrás.

A coleção é composta por diversas chapas de vidro de fotógrafos anônimos da época, além de fotografias tiradas por pioneiros da área no século XVIII, que contemplam variados temas, como por exemplo a rotina dos marroquinos, a cultura da época e a história do Marrocos.

Duas vezes ao ano, a Maison organiza exposições com variados temas de seus acervos mais exclusivos e valiosos.

Cactus Thiemann

A maior fazenda de Cactos da África, se encontra nos arredores de Marrakech. É possível andar entre os cactos e muitos chegam a ter a altura de um prédio.

Há, aproximadamente, 200 variedades de cactos, desde os mais comuns, aos mais raros de se encontrar pelo mundo. É uma experiência única.

Para visitar o local, é necessário agendar, já que as visitas são guiadas.

Souk Semmarine

Um dos maiores mercados de Marrakech, formado por ruas estreitas e becos, um labirinto repleto de lojas. É possível encontrar de tudo, desde peças modernas a peças antigas, como os famosos tapetes que só se vê em novelas.

Souk Semmarine

Se você se perder, não se preocupe, explore o Souk, faz parte da aventura marroquina. E não deixe de negociar, os Marroquinos são ótimos nisso, então sempre negocie para obter aquele valor bem amigável.

O Souk vai te surpreender de inúmeras formas, são muitas cores, variedades, cheiros, texturas, você ficara tentado a levar um pouco de tudo. O que mais encanta é o mistério, a aventura, é tudo novo, tudo se torna uma experiência inimaginável, até o sapato do Aladin você vai encontrar no Souk.

Museu Al Maaden de Arte Contemporânea Africana (MACAAL)

Um dos primeiros museus de arte contemporânea da África, independente e sem fins lucrativos. O museu traz a arte Marroquina e de seus países vizinhos de forma diferente, outros meios de expor a arte africana contemporânea.

São inúmeras obras, mostrando a criatividade, diversidade artística e cultura do continente africano. Além de artistas africanos de grande nome, o museu também expõe a arte de artistas em início de carreira e de grandes nomes internacionais.

Palácio da Bahia

Um dos palácios mais impressionantes de Marrakech, seu nome significa “brilho”, o que define bem esse palácio, pois brilho é o que não falta por aqui.

Palácio da Bahia em Marrakech

Construído no século XIX para ser a residência oficial do Sultão Mulei Haçane, impressiona por sua grandeza e beleza.

Palácio da Bahia, Marrocos

São mais de 8 000 m² de jardim, com uma beleza impressionante e 150 divisões, que dão para enormes pátios no interior do palácio, seguindo uma linha das casas “riads”, só que em um tamanho muito mais grandioso.

Palácio el Badi

Um palácio em ruinas com quase 500 anos. Construído na famosa dinastia Saadian pelo Sultão Amade Almançor, pouco depois de ter assumido o trono, após ter vencido a batalha contra Portugal – Batalha de Alcácer-Quibir.

Quando a dinastia Saadian deixou o poder, a dinastia Alauita, que estava em ascensão, utilizou o Palácio el Badi como fonte de recurso para a construção de sua residência na nova capital Mequinez.

Hoje o palácio é apenas uma ruina do que já foi em seus dias de glória, mas não perdeu seu encanto e valor, é um lugar lindo de se visitar e estar, com suas laranjeiras circundando toda a área e trazendo um charme sem igual.

Museu de Marrakech

O Museu de Marrakech é constituído por artigos do acervo particular de seu fundador, o marroquino Omar Benjelloun, que o fundou na década de 1990.

Inserido no Palácio Mnebbi, possui exposto um acervo impressionante de documentos históricos, arte contemporânea, peças arqueológicas e etnográficas.

O local ainda apresenta eventos especiais como, peças de teatro e concertos famosos.

Dicas para aproveitar mais de Marrrakech

Como não é permitido bebida alcoólica na maioria dos locais, para quem desejar, recomendo o Kosybar, que fica na Almedina (cidade antiga) e serve drinks maravilhosos.

Quando estiver no Marrocos, em Marrakech, preste atenção aos detalhes, quando se analisa os locais por inteiro, você consegue entender a história e valor histórico daquele lugar.

Um terraço para quem deseja ter uma vista panorâmica da parte central de Marrakech, é o Nomad, além de ser agradável e muito bonito, possui comidas maravilhosas, e a ideia é você ficar do lado de fora, para apreciar o máximo da vista que esse terraço proporciona e realizar sua reserva para garantir seu lugar.

Aproveite a viagem e absorva o máximo possível, Marrakech vai mudar a sua forma de ver as coisas.

Onde ficar em Marrakech

Em Marrakech optei por me hospedar fora da Medina, no Hotel Le Grand Imilchil, um hotel simples mas confortável no moderno bairro Gueliz, a poucos metros do portão que dá acesso a praça Jemaa el-Fna, principal ponto turístico da Medina. 

Foi uma ótima decisão pois me permitiu escolher um hotel como opção de hospedagem com um custo benefício bem melhor do que os riads da Medina, ter fácil acesso a supermercados, restaurantes não turísticos e os de redes internacionais como Mcdonald´s, Burguer King e Pizza Hut, poder caminhar pelas ruas mesmo tarde da noite e o melhor de tudo, longe do constante assédio dos aproveitadores sempre presentes nas Medinas.

Seguro viagem para o Marrocos

Não viaje para o Marrocos sem seguro viagem. A saúde pública por lá é gratuita apenas para marroquinos pobres, devendo o restante da população pagar por qualquer atendimento, assim como os turistas. 

A maioria dos médicos por lá só falam francês ou árabe, mas há clínicas particulares que se especializam no atendimento estrangeiro. Contratar um seguro viagem com boa cobertura é essencial para garantir sua tranquilidade durante a viagem.

Nós sempre contratamos através da SegurosPromo, um site que compara preços em diversas seguradoras, apresentando diversas opções para que o viajante escolha a que melhor se encaixe no seu perfil.

SEGURO VIAGEM COM DESCONTO É NA SEGUROS PROMO!
15% OFF em todos os planos de seguro viagem com o cupom FERIAS + 5% OFF no pagamento via PIX ou boleto.
Não dê bobeira, há opções por menos de R$10,00 por dia.
FAÇA UMA COTAÇÃO AGORA!
*Válido até 31/07/2023, independente da data da viagem.


Leia também

Marrocos: o que você precisa saber antes de viajar

Como visitar o Deserto do Saara no Marrocos

O que fazer em Fez no Marrocos

O que fazer em Casablanca no Marrocos

O que fazer em Meknès

O que fazer em Rabat no Marrocos

Ramadan no Marrocos: o que é, quando acontece, como turistas devem se comportar

VIAJE POR CONTA PRÓPRIA E ECONOMIZE MUITO!
Reserve hospedagem no Booking.com
Seguro Viagem com desconto em Segurospromo
Passagens aéreas promocionais em Passagens Promo
Passeios em Santiago e no Atacama com TourGo
Tours pela América do sul em Denomades.com
Passagens de ônibus, trem e avião dentro da Europa em Omio
Ingressos e passeios pelo mundo em GetYourGuide

Deixe um comentário