Saiba o que fazer em Rabat no Marrocos. Atrações imperdíveis e dicas importantes para aproveitar melhor sua viagem.
Rabat, capital do Marrocos e sede dos poderes, é a cidade da residência oficial da família real marroquina.
Por ser a cidade com maior importância política e administrativa do país, acaba sendo menos explorada no seu lado turístico, não sendo tão procurada como Fez e Marrakesh, por exemplo.
É uma das cidades do Marrocos que possui o clima mais agradável, sendo esse um dos motivos da família real ter escolhido Rabat como sede do governo.
O que fazer em Rabat
Alguns pontos interessantes para se conhecer, ou melhor, degustar da culinária local é o restaurante Le Dhow, o Le Bistrot du Pierri e o Café Maure. O Le Dhow é um restaurante flutuante, localizado em um barco que fica atracado em Rabat. Já o Le Bistrot du Pierri, é um dos melhores locais para se comer, possui uma excelente recomendação entre todos que o visitam. E não poderia faltar o café mais famoso da cidade, o Café Maure, que é parada obrigatória a todos que visitam Rabat.
Agora uma curiosidade sobre o Marrocos. Será perceptível como alguns monumentos possuem teto de telhas verdes, se diferindo do restante ao seu redor, isso é porque a cor é de uso exclusivo para edificações religiosas e todas às construções de uso da família real, como palácios e mausoléus, por exemplo.
A seguir, será possível conhecer mais sobre as ilustres atrações de Rabat, que tanto encantam a todos que as visitam.
Medina de Rabat
Diferente das outras cidades do Marrocos, Rabat possui uma Medina pequena, mas muito bem cuidada, limpa, tranquila e organizada. Assim como todas as Medina, possui ao seu redor uma muralha, que na Idade Média servia de proteção contra os inimigos.
A Medina de Rabat possui algumas portas principais e não é muito difícil se localizar, já que é possível atravessá-la de um lado a outro em pouco tempo de caminhada, e nessa exploração, se surpreender com as enormes portas do local, que são extremamente decoradas.
Dentro da Medina de Rabat existem quatro ruas principais e cada uma irá oferecer a quem as visita diversas opções de produtos, serviços e imersões culturais.
A Av. Mohammed V, que vai além da cidade moderna, perfeita para quem deseja ir as principais Riads (casas e mansões tradicionais do Marrocos, com as famosas fontes em uma sala central) ou saborear ao longo dela a culinária local.
Já a rua Zanqa Sidi Fateh é indicada aos admiradores dos tecidos Marroquinos, tendo em vista que ao longo dela se encontram diversos comércios de tecidos locais.
Na rua Souika pode ser encontrado de tudo, ou seja, os mais diversos produtos de origem marroquina que é difícil não querer comprar quando está diante deles, é uma enorme riqueza em detalhes, cada peça com a sua história, verdadeiras obras de arte.
A quarta rua é a Consuls, conhecida por seus artesanatos e souvenir, então se deseja levar uma lembrança do Marrocos para as pessoas que ama e admira, é um ótimo local para se encontrar.
Av. Mohammed V
Uma das principais avenidas de Rabat, a Mohammed V, é impressionante de se ver, caminhar por ela é obrigatório, se visitar a cidade de Rabat. Possui monumentos de grande valor histórico e cultural, já que grande parte da Avenida foi desenvolvida pelos franceses na época colonial do protetorado Francês.
Repleta de palmeiras e fontes… possui um cenário perfeito para fotos de viagem, além de abrigar a sede do parlamento, cinemas, lojas, restaurantes, bancos e a estação ferroviária.
Para se ter uma experiência ainda melhor, deve ser vista de cima, de algum hotel, loja ou restaurante, dessa forma você terá a sua frente umas das avenidas mais magnificas do mundo.
Torre Hassan
Datada do século XII, a Torre Hassan é uma ruína de um projeto inacabado, que deveria ter sido a maior mesquita do Marrocos, mas teve a sua construção interrompida após a morte do Califa Almóada Abu Lúçufe Lacube Almançor, junto com o restante da Mesquita.
Após o terremoto de 1755, teve grande parte de sua construção destruída, mas ainda assim, é um dos principais pontos de Rabat para se visitar.
A Torre Hassan, foi desenvolvida junto a muitos outros projetos, na época em que a capital do reino mudou-se para Rabat. A intenção do Lacube, era mostrar ao mundo o tamanho de “seu poder e da sua fé”.
Mausoléu de Mohammed V
O Mausoléu de Maomé V, foi construído para abrigar os túmulos do Rei marroquino Mohammed V, e de seus dois filhos, o Rei Haçane II e o Príncipe Mulai Abdalá, respectivamente, avô, pai e tio do atual Rei do Marrocos.
Uma construção impressionante e luxuosa, feita totalmente em mármore e com uma decoração que não poupou recursos, já que tudo é muito refinado.
Uma verdadeira obra da arte arquitetônica marroquina, mas que não permite a entrada de pessoas que não sejam muçulmanas, o que acaba não sendo um grande problema, pois só o exterior desse Mausoléu, já deixa qualquer um de boca aberta.
Museu Mohammed VI
Um dos principais museus de arte moderna e contemporânea do Marrocos, situada na área nova da cidade, é de uma arquitetura diferenciada, já que seu exterior remete ao costumeiro formato das edificações marroquinas, mas em seu interior você é transportado para uma outra dimensão, um local de extrema modernidade e requinte, que vai te apresentar obras de valor histórico inimaginável.
O Museu Mohammed VI em Rabat, apresenta obras de mais de 200 artistas locais, e em algumas poderá notar traços de semelhança as obras de Picasso.
Kasbah des Oudayas
A Kasbah das Oudayas, sempre foi um importante ponto da cidade, ainda mais por estar aos pés do oceano atlântico, o que te traz uma beleza linda de se admirar.
Essa fortaleza, que no interior de suas muralhas, possui pequenas ruas, bastante estreitas, mas que trazem um ar medieval que só indo ao local para entender. Com suas fachadas em branco e azul, torna o contraste, junto a imensidão azul do mar, única e digna de uma visita.
Se visitar o local, explore as ruas e labirintos e não se esqueça de ir até o terraço admirar a beleza da região unida ao mar, com uma orla calma e tranquila.
Jardim Andaluz de Rabat
E não só de muralhas e praias, o turista de Rabat viverá. Escondido dentro da Kasbah de Rabat, está o pulmão da cidade, o Jardim Andaluz, uma imensidão verde, onde a paz e a tranquilidade reinam.
Sua paisagem é repleta de flores de todos os tipos e nações diferentes, é um jardim completo, com espécies comuns de se ver a até espécie muito raras. O local convida, a todos que o veem, a ficar e ter um momento de paz interior na viagem.
Suas plantas se emergem diante das muralhas de Kasbah des Oudayas, trazendo uma mistura do medieval ao encanto da vegetação. É um ótimo refúgio nos dias quentes de Rabat, excelente para se refrescar e dar uma pausa nas visitações históricas, pois estará diante de um verdadeiro oásis dentro da civilização marroquina.
O jardim que encantava o Sultão da época de sua inauguração, meados do século XX e criado pelo domínio francês, tem sua visitação aberta ao público sem nenhum custo.
Praia e Farol de Rabat
Cheia de clubes particulares, semelhantes aos de Casablanca, a orla de Rabat é um excelente local de visita, a partir do Kasbah até o Farol Rabat.
Há a opção de se descer até a orla e aproveitar a calmaria da região para relaxar, mas para os mais aventureiros, o local apresenta diversas opções de esportes radicais, como por exemplo, Stand-up Paddle, Caiaque, Surf, Windsurf e para quem deseja apreciar a vista da região a partir da água, há a opção de locar Jet Ski e sair desbravando as belezas de Rabat.
Catedral de São Pedro
Um dos poucos locais no Marrocos, onde é possível encontrar uma igreja católica. A Catedral de São Pedro, realiza missas todos os dias, e é bastante frequentada por turistas que acabam ficando um tempo a mais na região, e por estrangeiros que moram no país.
Toda em tijolos brancos, a Catedral é uma obra arquitetônica de 1930, possuindo duas torres agulhas que podem ser vistas de vários pontos da cidade, ou seja, é um local de bastante presença na região.
A pouca caminhada da Catedral, está a Praça da Galeria de Artes Espace Expressions CDG, que pode ser uma ótima parada após a missa para refletir e degustar de um excelente café, de uma das diversas cafeterias que circundam a Praça.
Palácio Real Dâr-al-Makhzen
Sede do governo marroquino e residência oficial da família real, o Palácio Dâr-al-Makhzen, é basicamente uma cidade, fortificada por imensas muralhas, destinada a uso da família real e dos membros do governo que ali residem, já que o Palácio possui mais de 2.000 funcionários e todos residem em uma parte destinada a moradia dos mesmos.
Dentro das muralhas do Palácio se encontram os Ministérios, órgãos administrativos e políticos, ou seja, toda a administração do país parte do Palácio Real Dâr-al-Makhzen.
A família real tem o palácio como residência oficial, mas só o usam em ocasiões diplomáticas e políticas, sendo assim, residem a maior parte do tempo em outro palácio da região, onde podem desfrutar de mais calmaria, levando em conta o agito diplomático que deve ser o Dâr-al-Makhzen.
O Palácio não está aberto ao público, mas vale a pena conhecer seus arredores.
Vila dos Potter em Rabat
Uma vila que é ponto certo para quem visita Rabat, é uma vila muito viva e real. Repleta de artesãos, onde você pode pedir qualquer coisa e se deslumbrar com a peça mais bela e perfeita que você já viu, eles possuem um talento que impressiona qualquer um, realizam verdadeiras mágicas.
Não deixe de ler Marrocos: o que você precisa saber antes de viajar.
SEGURO VIAGEM PARA O MARROCOS
Não viaje para o Marrocos sem seguro viagem. A saúde pública por lá é gratuita apenas para marroquinos pobres, devendo o restante da população pagar por qualquer atendimento, assim como os turistas.
A maioria dos médicos por lá só falam francês ou árabe, mas há clínicas particulares que se especializam no atendimento estrangeiro. Contratar um seguro viagem com boa cobertura é essencial para garantir sua tranquilidade durante a viagem.
Nós sempre contratamos através da SegurosPromo, um site que compara preços em diversas seguradoras, apresentando diversas opções para que o viajante escolha a que melhor se encaixe no seu perfil.
SEGURO VIAGEM COM DESCONTO É NA SEGUROS PROMO!
15% OFF em todos os planos de seguro viagem e + 5% OFF no pagamento via PIX ou boleto.
Não dê bobeira, há opções por menos de R$10,00 por dia.
FAÇA UMA COTAÇÃO AGORA!
Leia também
Como visitar o Deserto do Saara no Marrocos
O que fazer em Marrakech no Marrocos
O que fazer em Fez no Marrocos
O que fazer em Casablanca no Marrocos
Ramadan no Marrocos: o que é, quando acontece, como turistas devem se comportar
VIAJE POR CONTA PRÓPRIA E ECONOMIZE MUITO! Reserve hospedagem no Booking.com Seguro Viagem com desconto em Segurospromo Passeios em Santiago e no Atacama com TourGo Tours pela América do sul em Denomades.com Passagens de ônibus, trem e avião dentro da Europa em Omio Ingressos e passeios pelo mundo em GetYourGuide CHIP Internacional com 10% de desconto em Airalo |